Notícias em 20/07/2021

Relatório de Situação nº 505 | 20/07/2021

Relatório de Situação nº 505 | 20/07/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 505 | 20/07/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 20-07-2021

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 20-07-2021

20-07-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Até à data, foram analisadas 11.929 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 295 concelhos de Portugal.

No âmbito da monitorização contínua da diversidade genética do SARS-CoV-2 que o INSA está a desenvolver, têm vindo a ser analisadas uma média de 570 sequências por semana desde o início de junho de 2021. De acordo com o relatório do INSA, esta amostragem envolveu laboratórios distribuídos pelos 18 distritos de Portugal continental e pelas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, abrangendo uma média de 110 concelhos por semana.

Entre as novas sequências analisadas, a variante Delta (B.1.617.2) é a variante mais prevalente em Portugal com uma frequência relativa de 94.8% na semana 27 (5 a 11 de julho), mantendo-se dominante em todas as regiões. Do total de sequências da variante Delta analisadas, 56 apresentam a mutação adicional K417N na proteína Spike (sublinhagem AY.1), sendo que a frequência relativa desta sublinhagem tem evidenciado uma tendência decrescente, não tendo sido detetado até à data qualquer caso nas semanas 26 e 27.

O relatório de diversidade genética do SARS-CoV-2 indica também que a frequência relativa das variantes Beta (B.1.351) e Gamma (P.1), associadas inicialmente à África do Sul e ao Brasil (Manaus), respetivamente, mantém-se baixa e sem tendência crescente. Em particular, não foi detetado até ao momento qualquer caso associado à variante Beta (B.1.351) nas semanas 26 e 27, e a frequência relativa da variante Gamma (P.1) nessas semanas foi de 0.4%. Não se detetaram novos casos da variante Lambda (C.37), a qual apresenta circulação vincada nas regiões do Peru e do Chile.

Entre outras variantes de interesse (VOI – variants of interest) em circulação em Portugal, destaca-se a variante/linhagem B.1.621 (detetada inicialmente na Colômbia), a qual apresentou uma frequência relativa à volta de 1% entre as semanas 22 e 25 e, com base nos dados apurados até à data, parece verificar-se um decréscimo da sua frequência relativa, tendo sido detetada a 0.2% e a 0.0% nas semanas 26 e 27, respetivamente. Esta variante de interesse apresenta várias mutações na proteína Spike, que são partilhadas com algumas das variantes de preocupação (VOC – variants of concern).

partir de junho, o INSA adotou uma nova estratégia de monitorização contínua da diversidade genética do novo coronavírus em Portugal, a qual assenta em amostragem semanais de amplitude nacional. Esta abordagem permitirá uma melhor caracterização genética do SARS-CoV-2, uma vez que os dados serão analisados continuamente, deixando de existir intervalos temporais entre análises.

Desde abril de 2020, o INSA tem vindo a desenvolver o “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em Portugal”, com o objetivo principal de determinar os perfis mutacionais do SARS-CoV-2 para identificação e monitorização de cadeias de transmissão do novo coronavírus, bem como identificação de novas introduções do vírus em Portugal. Os resultados deste trabalho podem ser consultados aqui.


Vacinação sem agendamento

20/07/2021

Modalidade «casa aberta» já disponível para maiores de 35 anos

A modalidade «Casa Aberta» encontra-se disponível a partir de hoje, dia 20 de julho, para a vacinação de primeiras doses de utentes que não estejam agendados, com idade igual ou superior a 35 anos e que não tenham sido infetados com Covid-19 nos últimos seis meses.

Em comunicado, a task force informa que, desde 19 de julho, esta modalidade está condicionada à utilização da vacina da Janssen, devendo os utentes ter em consideração o estipulado no ponto 2.b. da norma n.º 004/2021 da Direção-Geral da Saúde.

A task force reforça que os utentes que ainda não anteciparam a toma da 2ª dose da vacina AstraZeneca, após terem cumprido um intervalo de 8 semanas e que não tenham ainda sido contatados, podem apresentar-se proactivamente no mesmo centro de vacinação onde tomaram a 1ª dose.

Para saber mais, consulte:


Limitações na disponibilidade do medicamento contendo tocilizumab, 162 mg/0.9 ml, para administração subcutânea – Infarmed

InfarmedImg

20 jul 2021

Para: Divulgação geral

Circular Informativa n.º 087/CD/100.20.200 de 19/07/2021

O medicamento contendo tocilizumab, 162 mg/0.9 ml, solução injetável em caneta ou seringa pré-cheia, para administração subcutânea (Roactemra), irá sofrer dificuldades de abastecimento entre julho e dezembro de 2021, devido ao aumento da utilização desta substância ativa.

Nestas apresentações, o medicamento está indicado e financiado para o tratamento da artrite reumatóide, encontrando-se em vigor um Programa de Acesso Precoce (PAP) no âmbito de autorizações de utilização excecional para a arterite das células gigantes1.

Para garantir o acesso ao medicamento pelos doentes que não disponham de alternativas, é essencial a gestão criteriosa dos stocks disponíveis.

Assim, recomenda-se que a prescrição destes medicamentos seja reservada à continuação de tratamentos, devendo a decisão clínica de início de tratamento ser contextualizada em ausência de alternativas no arsenal terapêutico disponível (aplicável, por exemplo, aos doentes passíveis de serem enquadrados no PAP em vigor para a arterite das células gigantes).

Relativamente à dispensa, recomenda-se que sejam apenas cedidas as quantidades necessárias para um mês de tratamento.

Caso seja necessária a alteração da terapêutica instituída, recomenda-se a consulta ao documento Medicamentos Biológicos utilizados em doenças reumáticas, psoríase e doença inflamatória intestinal – Linhas de tratamento e alternativas terapêuticas da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica.

O Infarmed está a acompanhar a situação e continuará, em conjunto com a empresa responsável pela comercialização deste medicamento2, a disponibilizar informação atualizada sobre este assunto.

O Presidente do Conselho Diretivo

1PAP para doentes adultos com Arterite das Células Gigantes refratários à terapêutica instituída

2Carta divulgada aos profissionais de saúde pela Roche Farmacêutica Química, Lda.


Novo modelo de organização

20/07/2021

CHL reformula funcionamento do Serviço de Urgência Geral

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) implementou um novo modelo de organização e de gestão do Serviço de Urgência Geral (SUG), através da constituição de uma equipa interna fixa de dez médicos generalistas para esse serviço, das 8 às 22 horas, de segunda a sexta-feira.

Este modelo visa melhorar a prestação de cuidados aos utentes, existindo a possibilidade de alargamento no futuro, caso a solução obtenha os resultados desejados.

Até ao momento, as equipas médicas generalistas do SUG eram asseguradas diariamente, durante 24 horas, por prestadores de serviços médicos generalistas nas três unidades hospitalares (Leiria, Pombal e Alcobaça).

Com a alteração desta parte da equipa de médicos inicia-se também a implementação de um conjunto de procedimentos que visam uma redução do tempo até ao diagnóstico e orientação clínica do utente, pretendendo-se ainda reduzir o tempo até à identificação de quadros clínicos de maior gravidade.

Para o Diretor do SUG e promotor desta solução, Cláudio Quintaneiro, «a contratação de médicos pelo CHL e sua alocação ao SUG confere estabilidade às equipas. Permite uma adaptação e envolvimento com a instituição e melhora a articulação com os pares».

De acordo com o responsável, esta mudança promove também «uma maior disponibilidade para as equipas de especialidade se dedicarem aos doentes mais graves».

A equipa interna fixa de médicos generalistas conta com um coordenador geral e um coordenador de turno, sendo que os prestadores de serviços médicos generalistas continuarão a dar apoio ao SUG entre as 22 e as 8 horas, de segunda a sexta-feira, e durante 24 horas aos sábados e domingos.

Para saber mais, consulte:

CHL – http://www.chleiria.pt/


Investigação científica e clínica

20/07/2021

Instituto Ricardo Jorge e Fundação Calouste Gulbenkian assinam protocolo de cooperação

A Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), através do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), celebram amanhã, dia 21 de julho, um protocolo de cooperação de âmbito alargado com vista a desenvolver iniciativas no domínio da investigação científica e clínica.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), através do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), celebram amanhã, dia 21 de julho, um protocolo de cooperação de âmbito alargado com vista a desenvolver iniciativas no domínio da investigação científica e clínica.

O acordo celebrado prevê, nomeadamente, a colaboração no âmbito do estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2, que o IGC e o INSA têm vindo a desenvolver desde abril de 2020. Um trabalho conjunto que já permitiu a sequenciação de milhares de amostras do SARS-CoV-2, e que se tem revelado essencial na intervenção e definição de políticas de contenção da atual pandemia.

A cerimónia de assinatura do protocolo terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a partir das 12 horas, e será presidida pela presidente do Conselho de Administração da FCG, Isabel Mota, e pelo presidente do Conselho Diretivo do INSA, Fernando de Almeida.

Para saber mais, consulte:

INSA > Notícias


Aumento do número de transplantes

20/07/2021

369 órgãos transplantados no primeiro semestre de 2021

Os transplantes subiram no primeiro semestre do ano, sobretudo os cardíacos e a pulmonares, com um total de 369 órgãos transplantados até final de junho, mais 54 do que no ano passado, segundo a Coordenação Nacional da Transplantação.

Os dados, revelados a propósito do Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, que hoje se assinala, indicam que nos primeiros seis meses deste ano houve um total de 163 dadores de órgãos (dadores falecidos e dadores vivos), mais 22 do que no período homólogo de 2020, sendo que 143 foram dadores falecidos (mais 21).

Nos primeiros seis meses deste ano foram feitos 27 transplantes cardíacos, mais 12 do que em igual período do ano passado, 201 renais (mais 33), 99 hepáticos (mais 10) e 24 pulmonares (mais cinco). Os transplantes pancreáticos baixaram relativamente ao período homólogo, com oito realizados no primeiro semestre deste ano (menos seis).

De acordo com os dados do Instituto Português do Sague e da Transplantação (IPST), no primeiro semestre foram colhidos 424 órgãos (mais 78) e que a taxa de utilização foi de 82% (349 transplantados).

IPST assinala Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação

O IPST, em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Transplantação, organiza hoje uma sessão online para homenagear todos aqueles que direta ou indiretamente estão envolvidos na doação e na transplantação de órgãos.

No encontro serão discutidos os principais desafios que enfrentam os hospitais na identificação e tratamento dos dadores, na organização da colheita e no transplante de órgãos, envolvendo diversos profissionais e especialidades médicas e cirúrgicas.

O evento terá lugar pelas 11 horas e será transmitido em direto na plataforma Zoom e no Facebook da Sociedade Portuguesa de Transplantação.

Para saber mais, consulte:

IPST > Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação


Portugal distinguido pelo Secretariado da Convenção Quadro da OMS para o Controlo do Tabaco – DGS

Portugal distinguido pelo Secretariado da Convenção Quadro da OMS para o Controlo do Tabaco

Portugal foi identificado como caso de estudo na adoção de boas práticas da meta 3.a: Fortalecer a implementação da Convenção Quadro para o Controlo do Tabaco da OMS.

Foram destacadas as iniciativas de implementação da CQCT da OMS a nível nacional, através dos pilares estratégicos do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo, bem como da sua integração noutros planos nacionais.

Foi também destacada a adesão de Portugal ao Protocolo para a Eliminação do Comércio Ilícito de Produtos de Tabaco e a aprovação de medidas de proteção de exposição ao fumo do tabaco em locais públicos fechados e meios de transporte.

Para saber mais, consulte a notícia disponível em: https://ahpsr.who.int/publications/i/item/guide-for-who-fctc-parties-on-including-sdg-target-3.a-in-voluntary-national-reviews e o manual “Guide for WHO FCTC Parties on including SDG Target 3.a in Voluntary National Reviews” consultável em: https://www.who.int/fctc/VNR_Guide_7July2020.pdf.