Notícias em 05/08/2021

Relatório de Situação nº 521 | 05/08/2021

Relatório de Situação nº 521 | 05/08/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 521 | 05/08/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Vacinação contra COVID-19 em adolescentes com 12-15 anos – DGS

Vacinação contra COVID-19 em adolescentes com 12-15 anos

As questões relacionadas com a vacinação contra a COVID-19 em crianças e adolescentes são complexas e, no âmbito de recomendações técnicas, foram analisados os dados científicos disponíveis para uma avaliação beneficio-risco fundamentada.

A Direção-Geral da Saúde tem a destacar:

  • As crianças e adolescentes apresentam, de um modo geral, uma doença ligeira após a infeção por SARS-CoV-2, com um risco de internamento (menos de 0,3%) e morte (menos de 0,002%) extremamente baixo.
  • Algumas crianças e adolescentes, como por exemplo as que têm certas doenças crónicas, apresentam maior risco de desenvolver COVID-19 grave.
  • É expectável que a vacinação em massa das pessoas com 16 ou mais anos tenha um impacte positivo nas populações mais novas. Esta situação é dinâmica e pode alterar-se face a uma eventual emergência de novas variantes de preocupação.
  • Nas faixas etárias correspondentes aos adultos jovens ainda existem muitas pessoas por vacinar.
  • De acordo com o Segundo Inquérito Serológico Nacional (para SARS-CoV-2), realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), estima-se que, na faixa etária com 12-15 anos, que perfaz 409 873 pessoas, os suscetíveis à infeção correspondam a 3.5% da nossa população.
  • Existem duas vacinas contra a COVID-19, Comirnaty® e Spikevax®, que estão aprovadas para utilização em pessoas com 12 ou mais anos de idade.
  • Está em curso a avaliação de um sinal de segurança pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), associado à ocorrência de casos muito raros de miocardites e pericardites após a administração destas vacinas.
  • Os episódios de miocardites e pericardites, reportados até à data, ocorreram sobretudo em jovens do sexo masculino e continuam a ser estudados.
  • As pessoas com estas miocardites e pericardites são habitualmente hospitalizadas e apresentam uma evolução clínica benigna, não sendo conhecidos os seus fatores de risco nem as suas consequências a médio/longo prazo.
  • Na União Europeia ainda não foram notificados estes efeitos em crianças e adolescentes, já que só muito recentemente se iniciou, em alguns países, a vacinação nestas faixas etárias.
  • A pandemia COVID-19 prejudicou as crianças e adolescentes, a sua educação, desenvolvimento e saúde mental, bem estar e vida social, especialmente os mais desfavorecidos.

A Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19 (CTVC) teve em conta o parecer de um grupo de especialistas em pediatria, saúde infantil e vacinação, bem como dados científicos disponíveis, para recomendar uma estratégia de vacinação para os adolescentes dos 12-15 anos.

Assim, a Direção-Geral da Saúde, ouvida a CTVC e outras entidades e especialistas:

  • Reitera a importância de continuar a vacinação contra a COVID-19 das pessoas com 16 ou mais anos de idade, nos termos da Norma 002/2021 da DGS, para abranger aqueles em que atualmente se verifica o maior número de casos de COVID-19.
  • Recomenda a vacinação prioritária contra a COVID-19 dos adolescentes com 12-15 anos com comorbilidades associadas a maior risco de doença grave.
  • Emitirá recomendações sobre vacinação universal de adolescentes com 12-15 anos, logo que estejam disponíveis dados adicionais sobre a vacinação destas faixas etárias.
  • Considera que deve ser dada a possibilidade de acesso à vacinação, a qualquer adolescente com 12-15 anos, por indicação médica, de acordo com a calendarização da Campanha de vacinação.

Orientação nº 028/2020 de 28/05/2020 atualizada a 05/08/2021 – DGS

Orientação nº 028/2020 de 28/05/2020 atualizada a 05/08/2021

COVID-19: FASE DE MITIGAÇÃO – RECUPERAÇÃO. Utilização de equipamentos culturais: Salas de espetáculos, de exibição de filmes cinematográficos e similares; Livrarias, Arquivos e Bibliotecas; Museus, Palácios, Monumentos e similares; Programação cultural ao ar livre.


Orientação nº 027/2020 de 20/05/2020 atualizada a 05/08/2021 – DGS

Orientação nº 027/2020 de 20/05/2020 atualizada a 05/08/2021

COVID-19: Procedimentos nos Transportes Públicos Coletivos e Individuais


12 milhões de doses de vacinas administradas

05/08/2021

6,1 milhões de residentes em Portugal Continental têm o esquema vacinal completo

Portugal Continental ultrapassou a marca das 12 milhões de doses de vacinas contra a COVID-19 administradas à população, que permitiram vacinar mais de 6,8 milhões de pessoas, pelo menos com uma dose, das quais mais de 6,1 milhões têm o esquema vacinal completo.

O atingir de mais um marco, nesta altura, foi possível graças ao compromisso de todos os envolvidos no processo, nomeadamente profissionais de saúde, poder local, forças de segurança e forças armadas, bem como aos esforços que têm sido efetuados pelo Governo Português, via Ministério da Saúde e Infarmed, de negociar com as farmacêuticas e restantes Estados-Membros a entrega de vacinas adicionais ao calendário já esperado.

Sobre esse tema, será de assinalar a expectativa de entrega de mais de 1,2 milhões de vacinas adicionais, durante o mês de agosto, que se irão somar às 1,6 milhões de doses de vacinas já esperadas e decorrentes dos contratos iniciais com as empresas fornecedoras de vacinas.

5 de agosto de 2021


Covid-19 | Agendamento da vacina

05/08/2021

Autoagendamento exclusivo para 16 e 17 anos termina sexta-feira

O autoagendamento exclusivo para os jovens de 16 e 17 anos de idade, para vagas disponíveis no fim de semana de 14 e 15 de agosto, termina na sexta-feira e no sábado volta a estar disponível para os maiores de 18.

Segundo a informação divulgada pela task force do plano de vacinação contra a Covid-19, as segundas doses não são autoagendadas e ocorrem sempre no local onde foi administrada a primeira dose.

A possibilidade de os jovens a partir dos 16 anos poderem autoagendar a toma da primeira dose da vacina contra o vírus SARS-CoV-2 arrancou na terça-feira, uma semana depois de ter sido aberta a vacinação para a faixa etária para os de 18 ou mais anos, que entretanto foi suspensa e será retomada no sábado.

A modalidade do auto agendamento permite que as pessoas selecionem o local e a data em que pretendem ser vacinadas, recebendo depois uma mensagem SMS com a confirmação do dia, da hora e do centro de vacinação. A confirmação do agendamento implica que seja enviada resposta ao SMS.

Para saber mais, consulte:

Covid-19 > Pedido de Agendamento


Covid-19 | Comunicado EMA e ECDC

05/08/2021

Vacinação completa é a chave para proteção contra a doença grave e morte

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) recomendam a vacinação o mais breve possível contra a Covid-19 de toda a população elegível que ainda não foi vacinada ou não tenha completado o esquema vacinal recomendado.

Este comunicado conjunto sobre a vacinação contra a Covid-19, surge na sequência do aumento da circulação da variante Delta do SARS-CoV-2 nos países da União Europeia (UE) e nos Estados do Espaço Económico Europeu (EEE).

O documento refere que apenas com esquema vacinal recomendado com qualquer vacina autorizada na UE/EEE será possível proteção elevada contra doença grave, morte por SARS-CoV-2 incluindo variantes, como é o caso da variante Delta. A vacinação é igualmente importante para proteger a população com maior risco de doença grave e hospitalização, mas também para reduzir a disseminação do vírus e, como tal, evitar o surgimento de novas variantes e de infeções entre aqueles já vacinados.

A EMA e o ECDC recomendam igualmente que, em alguns casos, se considere reduzir o intervalo entre a primeira e a segunda dose das vacinas contra a Covid-19 aprovadas com esquema recomendado de duas doses, dentro dos limites autorizados, em particular para pessoas com maior risco de contrair uma forma grave da doença que ainda não tenha completado o esquema vacinal recomendado.

A EMA e o ECDC relembram que, apesar da efetividade das vacinas autorizadas na UE/EEE contra a Covid-19 ser muito elevada, nenhuma vacina é 100% eficaz, sendo, por isso, expectável que entre os vacinados ocorram infeções. No entanto, os dados têm mostrado que, nestes casos, as vacinas podem prevenir a doença grave e reduzem consideravelmente o número de pessoas hospitalizadas por Covid-19.

Para saber mais, consulte:

Infarmed > Comunicação conjunta EMA e ECDC sobre Covid-19


Recolha voluntária: Pantoprazol Hikma, 40 mg, pó para solução injetável – Infarmed

InfarmedImg

Circular Informativa N.º 092/CD/550.20.001 Data: 30/07/2021

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: med

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

05 ago 2021

Na sequência de defeito de qualidade relativo à existência um frasco rotulado como “Aciclovir Hikma 250 mg” no acondicionamento secundário do medicamento Pantoprazol Hikma, 40 mg, pó para solução injetável, o titular de AIM Hikma Farmacêutica (Portugal), S.A. encontra-se a proceder à recolha voluntária do lote afetado deste medicamento.
Assim, o Infarmed determina a suspensão da utilização e a recolha imediata do seguinte lote do medicamento:

Pantoprazol Hikma, 40 mg, pó para solução injetável, lote: 2010174.1, validade: 12/2022

Face ao exposto:

Atendendo a que este medicamento é utilizado apenas em meio hospitalar, as entidades que deles disponham não os poderão vender ou administrar, devendo proceder à sua devolução.

O Presidente Conselho Diretivo

Rui dos Santos Ivo


Recolha voluntária do medicamento Pantoprazol Zentiva, comprimido gastrorresistente, 40 mg, 56 unidades, Lote AR0528, validade 06-2023 – Infarmed

InfarmedImg

Circular Informativa N.º 090/CD/550.20.001 Data: 28/07/2021

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: med

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

05 ago 2021

A empresa Zentiva Portugal Lda., irá proceder à recolha voluntária do lote n.º AR0528, com a validade 06/2023, do medicamento Pantoprazol Zentiva, Pantoprazol 40 mg, comprimido gastroresistente, com o número de registo 5101019, por ter sido detetado, no decorrer de um estudo de estabilidade, um resultado fora de especificação para o parâmetro dissolução.

Assim, o Infarmed determina a suspensão imediata da comercialização deste lote.

Face ao exposto:

  • As entidades que possuam este(s) lote(s) de medicamento em stock não o(s) podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução;
  • Os doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a este lote não devem interromper o tratamento. Logo que possível, devem contactar o médico para substituir por outro lote ou um medicamento alternativo.

O Presidente do Conselho Diretivo

Rui Santos Ivo


Garcia de Orta com nova consulta

05/08/2021

Consulta de Doenças e Infeções Sexualmente Transmissíveis já disponível

O Serviço de Dermatovenereologia do Hospital Garcia de Orta dispõe de uma nova Consulta de Doenças / Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Esta consulta é realizada em articulação com as consultas do Serviço de Infeciologia, nomeadamente na área do tratamento e prevenção da infeção por vírus da imunodeficiência humana (VIH).

A consulta destina-se a utentes com suspeita ou em risco de IST, parceiros sexuais de doentes com IST e utentes que pretendam realizar rastreio de IST.

A marcação pode ser feita através do médico de família ou o endereço de e-mail consulta.dst@hgo.min-saude.pt. As consultas decorrem terças e sextas, das 9 às 12 horas.

Para saber mais, consulte:

Hospital Garcia de Orta > Notícias


Hospitalização Domiciliária

05/08/2021

ULS Nordeste já tratou de 200 doentes, em dois anos de funcionamento

A Unidade de Hospitalização Domiciliária da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste tratou, ao longo de dois anos de funcionamento, duas centenas de doentes aos quais foi proposto internamento no domicílio em vez do convencional internamento hospitalar.

Este modelo de prestação de cuidados de saúde, que permite a permanência no ambiente familiar, foi implementado no distrito de Bragança em julho de 2019 e apresenta elevadas taxas de sucesso a nível de satisfação dos doentes e famílias.

A taxa de sucesso é confirmada não só pela satisfação generalizada dos utentes internados em casa e dos seus cuidadores, como também pelos resultados obtidos pela unidade, que regista taxas de reinternamento destes doentes de 2,1% e de readmissão no hospital às 72 horas ou de idas ao Serviço de Urgência de forma não programada a rondar os 2,7%.

O tratamento em casa com o acompanhamento de equipas de saúde multidisciplinares permite uma recuperação mais rápida do doente, evita complicações associadas ao meio hospitalar e permite tratamento no ambiente familiar habitual do doente.

Esta unidade funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e conta com uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, que assegura o acompanhamento dos doentes através de visitas domiciliárias ao longo do dia e da noite.

Integram a equipa permanente uma médica especialista de Medicina Interna em horário fixo (que exerce também funções de coordenação da Unidade), seis médicos em regime de prevenção, dois enfermeiros em horário fixo, 9 enfermeiros em horário de prevenção, uma farmacêutica, uma nutricionista e uma assistente social.

Estes doentes são avaliados e acompanhados, sempre que necessário, por diversas especialidades, de acordo com a sua situação clínica, e, sempre que necessário, são também realizadas avaliações clínicas em colaboração com outras entidades do Serviço Nacional de Saúde.

Entre os motivos de internamento mais frequentes nesta unidade destacam-se as patologias do foro respiratório, infecioso, cardiovascular, urinário, digestivo e endócrino. Embora menos frequentes, foram também acompanhados em hospitalização domiciliária doentes com neoplasias (cancro), doenças de pele e tecido subcutâneo e doenças do sistema osteoarticular.

A Unidade de Hospitalização Domiciliária da ULS do Nordeste tem, atualmente, capacidade para cinco camas de internamento no domicílio em Bragança, estando previsto, de futuro, o aumento do número de camas e o alargamento da área de influência.

Para saber mais, consulte:

ULS do Nordeste > Notícias


CHUSJ | Tratamento da obesidade

05/08/2021
CHSJ_Porto651

Centro de Responsabilidade Integrado avaliado com nível ótimo

O Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Obesidade do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) foi a primeira unidade hospitalar portuguesa a obter a classificação «ótimo» pelo modelo de avaliação ACSA.

De acordo com o diretor desta estrutura, «conseguir certificar o CRI de Obesidade com o nível ótimo, foi uma enorme satisfação para toda a equipa (que integra colaboradores dos serviços de Cirurgia Geral, Anestesiologia, Endocrinologia, Nutrição, Psiquiatria, Psicologia, Gastrenterologia, do Bloco Operatório Central e do Serviço de Planeamento e Controlo de Gestão). É o reconhecimento externo do trabalho que a equipa tem desenvolvido ao longo destes últimos 2 anos.»

O responsável explicou ainda que «do ponto de vista assistencial, o CRI de Obesidade, já acumulava bastante experiência e reconhecimento nesta área» e que o desafio foi pensar numa lógica de sistema de qualidade, organizando todos os processos em concordância com a matriz do modelo ACSA e implementando procedimentos de avaliação dos resultados e de melhoria contínua».

Entre os vários critérios avaliados, destacam-se a atividade assistencial (tendo como base a centralidade do utente), a acessibilidade, a gestão dos processos, a participação dos profissionais, a qualidade, a segurança, as estruturas de suporte, os equipamentos e a interação com os fornecedores.

Os CRI são estruturas de gestão e prestação de cuidados diferenciados, especializadas em determinadas áreas, dependentes dos conselhos de administração das entidades públicas empresariais do Serviço Nacional de Saúde, que têm autonomia estrutural e funcional com base num compromisso de desempenho assistencial e económico-financeiro.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Notícias