Notícias em 12/08/2021

Relatório de Situação nº 528 | 12/08/2021

Relatório de Situação nº 528 | 12/08/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 528 | 12/08/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Suspensão da vacinação no Queimódromo do Porto – Infarmed

12 ago 2021

Foi libertado um comunicado esta manhã anunciando que a vacinação no Queimódromo do Porto foi suspensa pela coordenação da Task force de Vacinação para averiguação do cumprimento das normas e procedimentos em vigor.

Esta decisão decorre de uma alegada falha na cadeia de frio.

Os utentes vacinados nos dias 10 e 11 de agosto serão contactados pelas entidades de saúde, até a próxima semana, no sentido de monitorizar a eficácia das vacinas inoculadas. Poderão ainda esclarecer as suas dúvidas sobre a vacinação: vacina.covid@arsnorte.min-saude.pt.

Dadas as características das vacinas contra a COVID-19, não é expectável que a falha ocorrida no processo de conservação tenha impacto na saúde dos utentes. O Infarmed está a acompanhar a situação. Na eventualidade de existir alguma suspeita de reação adversa, esta deve ser comunicada através do Portal RAM.

Os agendamentos previstos para este centro de vacinação serão reagendados para outros centros nas proximidades.

Será solicitada uma investigação dos factos à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS).


Mais de 2 milhões de testes à COVID-19 realizados em julho – DGS

Mais de 2 milhões de testes à COVID-19 realizados em julho

O novo máximo mensal de testagem à COVID-19 foi atingido em julho, com a realização de mais de 2 milhões de testes de diagnóstico à COVID-19 (TAAN + TRAg), anunciou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Ao longo do mês de julho realizaram-se em Portugal 2.031.649 testes de diagnóstico à COVID-19 (TAAN + TRAg), com uma média diária de 65.537 testes. “Tratam-se dos números de testagem mensal mais elevados desde o início da pandemia e que correspondem a 12,9% do total de testes de diagnóstico efetuados desde março de 2020”, realça o INSA.

Em 2021, foram efetuados mais de 63% da totalidade dos testes de diagnóstico desde o início da pandemia, com os meses de abril, maio, junho e julho (até 26 de julho) a concentrarem cerca de 40% do número total de testes.

Este aumento da testagem em Portugal “assenta no plano de promoção da operacionalização da estratégia de testagem em Portugal”.

O plano “vai ao encontro das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dá continuidade a um vasto programa de testagem, massiva e sistemática, alinhado com a Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2”, tal como definido pela Norma n.º 019/2020 da Direção-Geral da Saúde, atualizada no dia 22 de junho de 2021.

O INSA reforça que “o esforço de testagem, que decorre desde março de 2020, é, a par da vacinação e das medidas não farmacológicas como o uso de máscara e o distanciamento físico, um dos pilares fundamentais da prevenção de focos de contágio e de controlo da pandemia”.


Covid-19 | «Casa Aberta»

12/08/2021

Vacinação de jovens com 16 e 17 anos disponível no fim de semana

Os jovens com idades entre os 16 e 17 anos que não tenham realizado o autoagendamento para a vacinação contra a Covid-19, que decorre no sábado e no domingo, vão poder recorrer à modalidade «Casa Aberta» nesses dias.

De acordo com a task force que coordena o processo de vacinação «os utentes dos 16 e 17 anos, que não se auto agendaram, podem ainda ser vacinados no fim de semana de 14 e 15 de agosto recorrendo ao sistema de senhas digitais da modalidade casa aberta».

Para o próximo sábado e domingo estão agendados cerca de 102 mil utentes entre os 17 e 16 anos, aproximadamente metade da população dessa faixa etária.

Para usufruir do sistema de senha digital da modalidade «Casa Aberta» é necessário que o utente aceda ao portal criado para o efeito e tire uma senha no próprio dia em que pretende ser vacinado, obrigatoriamente para um centro de vacinação localizado no seu concelho de residência.

Na solicitação da senha digital, o utente deve antecipadamente verificar se o centro de vacinação pretendido tem o semáforo verde, consultando essa informação no portal da afluência.

Para saber mais, consulte:


Covid-19 | Agendamento da vacina

12/08/2021

Jovens entre 12 e 15 anos podem agendar a vacina até sábado

Está desde hoje disponível o autoagendamento da vacina contra a Covid-19 para as pessoas entre 12 e 15 anos de idade, que podem realizar o pedido até sábado.

Durante três dias, a plataforma para realizar o pedido de agendamento vai estar disponível exclusivamente para esta faixa etária, para a qual já estão previstos dois períodos para a administração das primeiras doses da vacina.

De acordo com a task force que coordena o processo de vacinação, os jovens a partir dos 12 anos que façam o autoagendamento até sábado serão vacinados nos fins de semana de 21 e 22 de agosto e de 28 e 29 de agosto. Depois, as segundas doses serão administradas nos fins de semana de 11 e 12, e 18 e 19 de setembro, para que esta faixa etária possa concluir o processo de vacinação antes do início do ano letivo.

O autoagendamento da vacina volta a estar disponível para os utentes com idade igual ou superior a 18 anos no dia 15 de agosto. A partir dessa idade, as pessoas podem também recorrer à modalidade «Casa Aberta», que dispensa marcação, exigindo apenas a obtenção de uma senha eletrónica.

Entretanto, o próximo fim de semana, 14 e 15 de agosto, será reservado à vacinação dos jovens com 16 e 17 anos.

O coordenador da task force manifestou-se otimista com o cumprimento do calendário previsto, adiantando que apesar de privilegiar os fins de semana para a operação de vacinação dos mais novos, não afasta outras possibilidades.

«Estaremos abertos a qualquer mudança ou qualquer adaptação que seja necessário fazer para que o processo corra bem, porque no fim o objetivo é vacinar esta população juvenil e, portanto, faremos o que for necessário», disse o Vice-Almirante Gouveia e Melo.

Para saber mais, consulte:


Siga estes conselhos e proteja-se do calor – DGS

Siga estes conselhos e proteja-se do calor

Em dias de temperaturas elevadas, a Direção-Geral da Saúde recomenda a adoção de medidas de proteção adicionais.

Para se proteger dos efeitos do calor intenso:

  • Beba água ou sumos de fruta natural, mesmo quando não tem sede, e evite o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Faça refeições frias, leves e coma mais vezes ao dia;
  • Utilize roupa larga, que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção UVA e UVB;
  • Mantenha-se em ambientes frescos arejados, pelo menos 2 a 3 horas por dia;
  • Evite a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas;
  • Utilize protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renove a sua aplicação de 2 em 2 horas e após os banhos na praia ou piscina;
  • Evite atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente desportivas e de lazer no exterior;
  • Se trabalhar no exterior, hidrate-se frequentemente, proteja-se com roupa larga e chapéu e trabalhe acompanhado porque em situações de calor extremo poderá ficar confuso ou perder a consciência;
  • Escolha as horas de menor calor para viajar de carro e não permaneça dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol;
  • Tenha especial atenção com os doentes crónicos, grávidas, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida;
  • Se está grávida modere a atividade física, evite a exposição direta ao sol e ingira frequentemente líquidos;
  • Assegure que as crianças consomem frequentemente água ou sumos de fruta natural e que permanecem em ambiente fresco e arejado. As crianças com menos de 6 meses não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta;
  • Contacte e acompanhe os idosos e outras pessoas que vivam isoladas. Assegure a sua correta hidratação e permanência em ambiente fresco e arejado;
  • Se é doente crónico ou está sujeito a terapêuticas e/ou dietas especificas, siga as recomendações do seu médico assistente ou do Centro de Contacto do SNS 24: 808 24 24 24;
  • No período de maior calor, corra as persianas ou portadas. Ao entardecer deixe que o ar circule pela casa;
  • Se estiver num espaço público climatizado, proteja-se, use sempre máscara e mantenha a distância física.
  • Mantenha-se informado quanto às previsões meteorológicas e siga as recomendações da Direção-Geral da Saúde;
  • Em caso de emergência, ligue 112
  • Para mais informações, telefone para o Centro de Contacto SNS24: 808 24 24 24.

Saiba como se proteger das temperaturas elevadas – INSA

imagem do post do Saiba como se proteger das temperaturas elevadas

12-08-2021

A exposição ao calor intenso pode produzir efeitos negativos na saúde, nomeadamente ao nível da desidratação. As crianças, os doentes crónicos, pessoas com 65 ou mais anos, portadores de doenças crónicas ou pessoas isoladas e em carência económica e social são particularmente vulneráveis. Saiba quais as medidas gerais de prevenção e as medidas específicas a adotar face ao aumento da temperatura ambiente.

Quando a temperatura ambiente é superior à da pele, o corpo, em vez de perder calor, ganha-o, por irradiação e por condução, sendo a transpiração a principal forma de arrefecimento do corpo. Nestas situações, a prioridade é manter-se bem hidratado, aumentando a ingestão de água ou de sumos de fruta natural sem açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Paralelamente, faça refeições frias, leves e procure alimentar-se mais vezes ao dia.

Deverá também manter-se afastado das fontes de calor, sempre que possível, procurando ambientes frescos e arejados ou climatizados e evitando a exposição direta ao sol, particularmente nas horas de maior calor. De resto, utilize roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta, e evite atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente, desportivas e de lazer no exterior.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, tem ativo, desde o dia 1 de maio, o Sistema de Monitorização e Vigilância ÍCARO, um instrumento de observação no âmbito do qual se estuda o efeito de fatores climáticos na saúde humana. Este sistema, que começou a ser desenvolvido em 1999 em parceria com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, conta agora também com a participação da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Autoridade Nacional de Proteção Civil, emitindo diariamente um índice de alerta que é disponibilizado às autoridades de saúde.

Para mais informações, consulte a área dedicada aos Efeitos do Calor na Saúde no site da DGS ou, se persistirem dúvidas, ligue para o Centro de Contacto SNS 24 (808 24 24 24).


Cuidados Continuados em Ourém

12/08/2021
paliativos_sns

Mais 15 camas na tipologia de Longa Duração e Manutenção

O concelho de Ourém, no distrito de Santarém, conta com mais 15 camas na tipologia de Longa Duração e Manutenção (ULDM), ao abrigo de um novo Contrato-Programa.

O Contrato-Programa foi celebrado no dia 10 de agosto entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, o Instituto da Segurança Social e o prestador TMG – Residência para Seniores.

Atualmente, o concelho de Ourém passa a contar com 89 camas na tipologia de ULDM, 50 camas na tipologia de Média Duração e Reabilitação e 15 camas de Cuidados Paliativos.

A TMG – Residência para Seniores está integrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados desde 2009 e conta também com 19 camas de Unidade de Média Duração e Reabilitação e 15 camas em Unidade de Cuidados Paliativos.


CHTMAD com novo equipamento

12/08/2021

Equipamento permite avaliar diagnóstico em doentes com cancro da mama

Os Serviços de Cirurgia e Imagiologia do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) têm um novo equipamento para marcação do gânglio sentinela, um exame que possibilita a avaliação e definição do diagnóstico clínico em doentes com cancro da mama.

Em comunicado, o CHTMAD explica que este equipamento «aumenta o conforto e acessibilidade aos cuidados de saúde, uma vez que deixa de ser necessária a deslocação ao Porto, no dia da cirurgia, para realizar este exame» numa estimativa de cerca de 150 doentes por ano.

Entre as vantagens estão também uma maior flexibilização e rentabilização do agendamento semanal destas intervenções, diminuindo os tempos de espera para a cirurgia.

A aposta neste equipamento constitui, também, um contributo importante para a atividade de outras especialidades, proporcionando uma contínua prestação de cuidados de saúde de qualidade à população e o reforço da política de proximidade, refere a nota.

Para saber mais, consulte:

CHTMAD – http://www.chtmad.min-saude.pt/


Cuidados Intensivos

12/08/2021

ULS da Guarda remodela Serviço de Medicina Intensiva

O Serviço de Medicina Intensiva (SMI) da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda foi recentemente remodelado, sendo agora possível, no mesmo espaço, o internamento de doentes com infeção Covid ou outras infeções com necessidade de isolamento.

Neste momento, a lotação do serviço é de 8 camas para SMI Polivalente (2 camas com isolamento e pressão negativa) e 4 camas para SMI Covid.

Entre remodelação de estruturas e equipamentos foram investidos nos últimos dois anos mais de 800 mil euros neste serviço.

Para saber mais, consulte:

ULS da Guarda – http://www.ulsguarda.min-saude.pt/