Notícias em 16/08/2021

Relatório de Situação nº 532 | 16/08/2021

Relatório de Situação nº 532 | 16/08/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 532 | 16/08/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação 


Despacho n.º 8109-B/2021 – Diário da República n.º 158/2021, 3º Suplemento, Série II de 2021-08-16
Defesa Nacional, Administração Interna, Ambiente e Ação Climática e Agricultura – Gabinetes dos Ministros da Defesa Nacional, da Administração Interna e do Ambiente e da Ação Climática e da Ministra da Agricultura
Declaração da situação de alerta entre as 00h00 de 17 de agosto de 2021 e as 23h59 de 18 de agosto de 2021, para os distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu

Realização de Teste Rápido de Antigénio (TRAg) em modalidade de autoteste com supervisão – Infarmed

InfarmedImg

16 ago 2021

Para: Divulgação geral

Circular Informativa Conjunta N.º 011/DGS/INFARMED/INSA/100.20.200 de 15/08/2021

No contexto da atual situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e pela doença COVID-19, o Ministério da Saúde tem vindo a adotar e implementar medidas com vista à prevenção, contenção e mitigação da transmissão do SARS-CoV-2 e da referida doença, declarada como pandemia pela Organização Mundial da Saúde, a 11 de março de 2020.

A Resolução do Conselho de Ministros n.º 101-A/2021, a 30 de julho, contém medidas de acesso, nomeadamente a estabelecimentos turísticos ou de alojamento local, a estabelecimentos de restauração e a eventos.

O acesso é permitido às pessoas portadoras de um Certificado Digital COVID da UE de vacinação, de recuperação ou de testagem, nos termos do Decreto-Lei n.º 54-A/2021 de 25 de junho e da Orientação n.º 007/2021 da DGS, bem como às pessoas portadoras de um boletim de resultado negativo de teste para SARS-CoV-2.

Atendendo às características de desempenho e fiabilidade dos testes para SARS-CoV-2, atualmente disponíveis, os que conferem maior garantiana proteção da Saúde Pública são os testes de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN) e os testes rápidos de antigénio(TRAg) de uso profissional, os únicos válidos para efeitos da emissão de Certificado Digital COVID da UE de testagem.

Para mais informaçõres deverão consultar a Circular Informativa Conjunta N.º 011/DGS/INFARMED/INSA/100.20.200 de 15/08/2021 em anexo.

 

EMA inicia avaliação de medicamento para COVID-19 – Infarmed

InfarmedImg

16 ago 2021

O Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), começou a avaliar uma nova indicação terapêutica para o medicamento anti-inflamatório RoActemra (tocilizumabe), neste caso, para incluir o tratamento de pacientes adultos, hospitalizados com COVID-19 grave, que já recebem tratamento com corticosteroides e precisam de oxigénio extra ou ventilação mecânica.
O medicamento RoActemra é considerado um tratamento potencial para COVID-19 devido à sua capacidade de bloquear a ação da substância produzida pelo sistema imunológico do corpo (interleucina-6) em resposta à inflamação, que desempenha um papel importante na COVID-19.
A conclusão da avaliação está prevista pela EMA para meados de outubro, prazo que poderá ser mais longo caso sejam necessárias informações suplementares.

Clique para aceder ao Comunicado original.


Covid-19 | Vacinação de jovens

16/08/2021

Governo diz que já foram vacinados 80% dos jovens de 16 e 17 anos

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, disse hoje que foram vacinados, no passado fim de semana, 80% dos jovens de 16 e 17 anos.

«Foi um fim de semana, na nossa perspetiva, com êxito muito bom, extraordinário. Na vacinação dos 16 e 17 anos, vacinámos 80% desta faixa e, obviamente, iremos continuar a vacinar todos aqueles que faltam», afirmou o governante.

Para o Secretário de Estado, a adesão dos jovens daquelas idades «foi uma grande lição de maturidade», sublinhando esperar que «essa lição de consciência cívica e de maturidade se transmita agora também para as faixas mais jovens, dos 12 aos 15, que vão ser vacinadas pela primeira vez nos dois fins de semana subsequentes».

«Dada esta consciência e esta maturidade da nossa população, (esperamos) que possam também ser dois fins de semana de grande adesão», reforçou, indicando que o Governo tem já um «bom indicador», nomeadamente o facto de 150 mil jovens dos 15 e 16 anos já terem feito o seu agendamento, apesar de se estar ainda no início da semana.

«Além do autoagendamento, teremos também agendamento central e casa aberta, que facilitarão a vacinação destas faixas etárias», referiu.

Para saber mais, consulte:


Vacinação contra a Covid-19

16/08/2021

Mais de 153 mil jovens de 16 e 17 anos vacinados no fim de semana

Mais de 153 mil jovens com idades entre os 16 e 17 anos foram vacinados neste fim de semana, até às 18h50 de domingo, de acordo com dados revelados pela task force da vacinação contra a Covid-19.

De acordo com a task force, a partir de hoje, dia 16 de agosto, a modalidade «Casa Aberta» passa a estar disponível para os utentes elegíveis com idade igual ou superior a 16 anos.

Quanto à vacinação dos jovens com idades entre os 12 e 15 anos, até às 23h59 de 14 de agosto «foram realizados mais de 159 mil pedidos de agendamento para os dias 21, 22, 28 e 29 de agosto». Os jovens desta faixa etária que não tenham feito o autoagendamento «irão receber um SMS de agendamento, à semelhança do procedimento que foi efetuado pelos jovens dos 16 e 17 anos».

Além disso, irá ainda «ser aberto um novo período de autoagendamento para os jovens dos 12 aos 15 anos».

Para usufruir do sistema de senha digital da modalidade «Casa Aberta» é necessário que o utente aceda ao portal criado para o efeito e tire uma senha no próprio dia em que pretende ser vacinado, obrigatoriamente para um centro de vacinação localizado no seu concelho de residência.

Na solicitação da senha digital, o utente deve antecipadamente verificar se o centro de vacinação pretendido tem o semáforo verde, consultando essa informação no portal da afluência.

Para saber mais, consulte:


Sistema «Alta Segura»

16/08/2021

ULS Matosinhos com leitura eletrónica da identificação do utente

O Serviço de Urgência do Hospital Pedro Hispano, inserido na Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos, tem a funcionar um sistema de leitura eletrónica da pulseira de identificação do utente, que evita a sua saída sem que estejam finalizados todos os procedimentos médicos e de enfermagem.

O sistema «Alta Segura», instalado no início de agosto, tem por objetivo aumentar as condições de segurança no momento da alta clinica, evitando situações de saída de utentes sem a prescrição médica devida ou ainda com procedimentos a realizar.

Este sistema, que foi desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia de Informação da instituição, visa também impedir que doentes em estado confusional, com demência ou doenças como Alzheimer, possam sair das instalações sem alta clínica e sem o devido acompanhamento dos seus familiares ou cuidadores.

Por outro lado, as funcionalidades do sistema permitem também reduzir o tempo de registo do atendimento.

A operacionalização desta funcionalidade apenas exige que o segurança, no momento da saída do utente, leia o QR code existente na pulseira de identificação do utente, e de acordo com a mensagem – alta (sinalizado a verde), sem alta (sinalizado a vermelho), sem alta de enfermagem (sinalizado a amarelo) — atue em conformidade e encaminhe.

Para saber mais, consulte:

ULS Matosinhos > Notícias


Medicamentos antipsicóticos

16/08/2021

Hospital de Santarém passa a ceder medicamentos gratuitamente

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) vai passar a ceder medicamentos antipsicóticos simples gratuitamente aos doentes seguidos em ambulatório.

Esta medida dá resposta ao despacho do Secretário de Estado da Saúde, que determina a dispensa gratuita, no Serviço Nacional de Saúde, de medicamentos antipsicóticos simples pertencentes ao grupo 2 – sistema nervoso central.

Os fármacos têm de ser prescritos por médicos especialistas em psiquiatria, psiquiatria da infância e adolescência ou neurologia nos hospitais públicos.

Conforme é referido no diploma, a cedência gratuita destes medicamentos constitui «um passo importante nos processos de adesão à terapêutica, tendo como consequência a redução das respetivas intercorrências».

Para a diretora do Serviço de Psiquiatria do HDS, Paula Pinheiro, «a implementação deste despacho vem trazer grande benefício na qualidade de vida dos doentes acompanhados no nosso Serviço e que tem sido possível graças à dedicação e colaboração de todos os envolvidos».

Para saber mais, consulte:

HDS > Notícias

Despacho n.º 5609/2021 164706454
Saúde – Gabinete do Secretário de Estado da Saúde
Determina que o Estado dispensa a título gratuito, no Serviço Nacional de Saúde, os medicamentos antipsicóticos simples, indicados no anexo ao presente despacho, pertencentes ao grupo 2 – sistema nervoso central


Nova edição do Boletim de Farmacovigilância – Infarmed

Boletim de Farmacovigilância, Volume 25, nº5, maio de 2021

16 ago 2021

Volume 25, n.º 5, maio de 2021

Já está disponível a nova edição do Boletim de Farmacovigilância, Volume 25, nº 5 de maio de 2021.

Pode consultar esta e outras edições na área das “Publicações“.