Notícias em 19/08/2021

Relatório de Situação nº 535 | 19/08/2021

Relatório de Situação nº 535 | 19/08/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 535 | 19/08/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Atualizada lista de farmácias e laboratórios que disponibilizam testes rápidos de antigénio comparticipados – INSA

imagem do post do Atualizada lista de farmácias e laboratórios que disponibilizam testes rápidos de antigénio comparticipados

19-08-2021

Foi atualizada a listagem de farmácias de oficina e laboratórios de patologia clínica ou análises clínicas que, desde o dia 1 de julho, aderiram à disponibilização de testes rápidos de antigénio (TRAg) comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde. Esta listagem encontra-se disponível no Portal do SNS e no site do Infarmed.

À data, os TRAg de uso profissional comparticipados podem ser realizados em 499 farmácias e 114 laboratórios aderentes, uma lista dinâmica, que se encontra em expansão à medida que mais estabelecimentos mostram disponibilidade para esta prestação, para a qual é requisito a inscrição na Entidade Reguladora da Saúde.

O pagamento destes testes às farmácias e laboratórios processa-se com base nas regras definidas para a comparticipação de medicamentos ou meios complementares de diagnóstico e terapêutica, com as necessárias adaptações. A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde já concluiu o desenvolvimento de uma solução tecnológica de suporte ao sistema de monitorização e controlo e está agora em curso a adaptação pelas farmácias e laboratórios dos seus softwares de dispensa. Até lá, vigora uma norma transitória que prevê que a comparticipação dos testes é realizada, desde que a farmácia ou o laboratório estejam registados no SINAVElab.


Resolução da Assembleia da República n.º 248/2021 – Diário da República n.º 161/2021, Série I de 2021-08-19
Assembleia da República
Recomenda ao Governo a criação de uma rede de contacto e apoio a microempresários e a empresários em nome individual para acesso às medidas de resposta à pandemia causada pela doença COVID-19

Resolução da Assembleia da República n.º 249/2021 – Diário da República n.º 161/2021, Série I de 2021-08-19
Assembleia da República
Recomenda ao Governo que reveja o regime de funcionamento de atividades económicas de venda de bens e prestação de serviços no contexto do combate à pandemia da doença COVID-19


Covid-19 | Vacinação de jovens

19/08/2021

Agendamento reservado a jovens dos 12 aos 17 anos até sábado

O autoagendamento para a vacinação contra a Covid-19 está desde hoje reservado aos jovens entre os 12 e os 17 anos, prolongando-se até sábado em exclusivo para esta faixa etária.

Este agendamento estava reservado para os jovens entre os 12 e os 15 anos, mas o gabinete da task force responsável pelo plano de vacinação anunciou hoje de manhã que reabriu também para os jovens de 16 e 17 anos.

Os jovens que se inscrevam nos próximos três dias poderão ser vacinados no fim de semana de 28 e 29 de agosto.

Durante o fim de semana que agora vai começar – de 21 e 22 de agosto – começam já a ser vacinados os primeiros utentes dos 12 aos 15 anos de idade que na semana passada agendaram para estes dias.

De acordo com o calendário já divulgado pela task force, as segundas doses de vacina para os menores entre 12 e 15 anos serão administradas nos fins de semana de 11/12 e 18/19 de setembro, para que esta faixa etária possa concluir o processo de vacinação antes do início do ano letivo.

A task force recorda que durante o fim de semana estará também a funcionar a modalidade «Casa Aberta» para essa mesma faixa etária.

Para usufruir do sistema de senha digital da modalidade «Casa Aberta» é necessário que o utente aceda ao portal criado para o efeito e tire uma senha no próprio dia em que pretende ser vacinado, obrigatoriamente para um centro de vacinação localizado no seu concelho de residência.

Na solicitação da senha digital, o utente deve antecipadamente verificar se o centro de vacinação pretendido tem o semáforo verde, consultando essa informação no portal da afluência.

A partir de 22 de agosto, o autoagendamento ficará disponível para todos os utentes com idade igual ou superior a 16 anos, que podem fazer a marcação online.

Para saber mais, consulte:


HFF | Centros de Referência

19/08/2021

Centros na área da cirurgia oncológica com certificação revalidada

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) obteve a revalidação da certificação do Centro de Referência de Tratamento de Cancro do Reto e do Centro de Referência de Cancro Hepatobilio/Pancreático.

A certificação é emitida pela Direção-Geral da Saúde, de acordo com o modelo ACSA, e visa aferir e atestar a qualidade das organizações prestadoras de cuidados de saúde e promover o seu empenho voluntário na melhoria contínua, consolidando a cultura de qualidade e segurança que se pretende generalizada a todo o Serviço Nacional de Saúde.

Estes dois centros, que se caracterizam pela existência de grupos multidisciplinares dedicados especificamente ao tratamento de patologias oncológicas do reto e do pâncreas e das vias biliares, envolvem e integram várias especialidades com vista à prestação de cuidados altamente diferenciados.

«Esta revalidação representa o reconhecimento do empenho dos profissionais na qualidade organizativa e da prática clínica, sendo um fator muito relevante para a confiança dos cidadãos nestes dois Centros de Referência do HFF», refere Alexandra Ferreira, vogal do Conselho de Administração da instituição.

Para o diretor do serviço de Cirurgia Geral do HFF, onde se integram estes dois centros, «o diagnóstico, estadiamento e tratamento destes cancros são tarefas de grande complexidade, exigindo uma elevada diferenciação das equipas de profissionais de saúde que tratam os doentes com estas patologias».

Os centros de Referência são alvo de permanente avaliação e monitorização pelos respetivos responsáveis locais, mas também pelas entidades nacionais que acompanham o cumprimento dos indicadores de processo, estrutura e resultados.

Estes centros de referência garantem uma avaliação nos primeiros cinco dias após a solicitação da consulta, independentemente do número de doentes já programados. Proporcionam o diagnóstico e tratamento nas várias áreas das patologias referidas, nomeadamente as diversas consultas diagnósticas e pré-operatórias, os tratamentos cirúrgicos e oncológicos necessários, procurando garantir os melhores resultados para os doentes.

Para saber mais, consulte:

HFF > Notícias


Nova edição do Boletim de Farmacovigilância, junho/julho – Infarmed

Boletim de Farmacovigilância, Volume 25, nºs 6 e 7, junho e julho 2021

19 ago 2021

Volume 25, nºs 6 e 7, junho/julho de 2021

Já está disponível a nova edição do Boletim de Farmacovigilância, Volume 25, nºs 6 e 7 de junho e julho de 2021.

Pode consltar esta e outras edições na área das “Publicações“.