Notícias em 23/08/2021

Relatório de Situação nº 539 | 23/08/2021

Relatório de Situação nº 539 | 23/08/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 539 | 23/08/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Apenas 0,3% das pessoas vacinadas contraíram COVID-19

Apenas 0,3% das pessoas vacinadas contraíram COVID-19

Entre janeiro e 8 de agosto de 2021, foram identificados 16.671 casos de infeção em 5.467.487 pessoas com esquema vacinal completo contra a COVID-19 há mais de 14 dias. Os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam, assim, que apenas 0,3% das pessoas vacinadas contraíram o vírus SARS-CoV-2.

Entre estes casos, registam-se 115 pessoas internadas com diagnóstico principal por COVID-19 e 50 internadas com diagnóstico secundário. Dos internados com diagnóstico principal COVID-19, 67% tinham mais de 80 anos.

No mesmo período foram registados 168 óbitos em pessoas com esquema vacinal completo. Destes, 81% (134) tinham mais de 80 anos.

De ressalvar que o número de internados é provisório, uma vez que a consolidação destes dados só ocorre um a dois meses após o diagnóstico. Pela mesma razão, o risco de hospitalização é sempre apresentado com maior atraso do que o risco de morte (letalidade).

“Independentemente da realização de mais estudos, a proteção oferecida pela vacina parece reduzir três vezes o risco de morte na população mais idosa”, destaca o relatório.

A população mais vulnerável à COVID-19 encontra-se quase totalmente vacinada, pelo que é esperado que a proporção de casos com esquema vacinal completo no total de óbitos aumente. No entanto, é realçado que a pequena proporção de pessoas não vacinadas em idades mais avançadas é responsável por 40% dos óbitos, o que reforça a proteção conferida pelas vacinas contra a doença grave e morte.

Esta monitorização é efetuada pela DGS, INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e Task Force para a Vacinação COVID-19.


“Casa Aberta” | Maiores 12 anos

23/08/2021

Modalidade disponível para mais de 12 anos e vacina Janssen

A vacinação contra a Covid-19 na modalidade de “Casa Aberta” está disponível a partir de hoje, dia 23 de agosto, para jovens com idade igual ou superior a 12 anos, de acordo com a task force que coordena o processo de vacinação.

A recomendação da Direção-Geral de Saúde para a vacinação universal das crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos foi conhecida em 10 de agosto, deixando assim de ficar circunscrita a situações específicas, como os casos em que existam doenças de risco para a Covid-19.

Cerca de 150 mil menores foram vacinados contra a Covid-19 no último fim de semana.

Também a partir de hoje, os utentes poderão também ser vacinados, através desta modalidade “Casa Aberta”, em qualquer centro de vacinação, desde que recorram ao sistema de senha digital.

Para usufruir deste sistema é necessário que o utente aceda ao portal criado para o efeito e tire uma senha no próprio dia em que pretende ser vacinado. O número de senhas disponível está limitado à capacidade de cada centro de vacinação.

“Para esta modalidade, será usada exclusivamente a vacina da Janssen, de toma única”, refere a task force em comunicado.

De acordo com a norma n.º 004/2021 da DGS, recomenda-se que a vacina da Janssen, seja utilizada:

  • Em pessoas do sexo masculino com idade igual ou superior a 18 anos;
  • Em pessoas do sexo feminino com idade igual ou superior a 50 anos;
  • Em pessoas do sexo feminino com menos de 50 anos de idade, que assim o desejem, se devidamente informadas, numa base de ponderação dos benefícios e dos riscos, individualizada, podem ser vacinadas com a vacina Janssen, desde que se obtenha o seu consentimento livre e esclarecido.

Para saber mais, consulte:


Covid-19 | Vacinação de jovens

23/08/2021

Foram vacinados 150 mil menores no último fim-de-semana

Foram vacinados no último fim-de-semana cerca de 150 mil menores, entre os 12 e os 15 anos, revelou esta tarde o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde. “Cerca de 150 mil crianças foram vacinadas durante este fim de semana, esperando-se que no próximo continue a vacinação desta faixa etária e, posteriormente, através da casa aberta se possa continuar, para chegarmos entre as terceira e quarta semana [de setembro] com 85% de esquema vacinal completa”, sublinhou António Lacerda Sales.

O governante, que participou hoje na celebração do quarto aniversário da criação do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), elogiou as crianças que decidiram vacinar-se contra a covid-19 e destacou os 72% da população já com as duas doses da vacina.

Para o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde estas crianças deram a todos uma “grande lição de maturidade e muitas vezes foram as próprias a “convenceram os pais a serem vacinados”.


Covid-19 | Vacinação de jovens

23/08/2021

Aproximadamente 118 mil jovens vacinados até às 17 horas de sábado

Cerca de 118 mil jovens já estavam vacinados às 17 horas de sábado, segundo informação da task force que coordena o plano de vacinação contra a Covid-19.

De acordo com a task force, para todo o fim de semana estavam agendadas cerca de 110 mil vacinações, pelo que o dia, segundo a fonte, «supera muito as expectativas».

A vacinação contra a Covid-19 de crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos começou sábado, no primeiro de dois fins de semana dedicados a esta faixa etária.

Para este primeiro fim de semana estavam agendadas cerca de 110 mil pessoas, mas além dos que fizeram o pedido de autoagendamento, e os que tenham sido chamados pelos serviços de saúde, a task force decidiu abrir também a modalidade «Casa Aberta», à semelhança do que aconteceu no fim de semana anterior com os jovens de 16 e 17 anos.

As datas para a toma da segunda dose também já estão definidas. No fim de semana de 11 e 12 de setembro, os jovens entre os 12 e os 15 anos estarão de regresso para completar a vacinação, mesmo antes do início do ano letivo.

A vacinação desta faixa etária vai continuar no fim de semana de 28 e 29 de agosto, estando aberto o autoagendamento para essas datas até sábado, que abrange também a faixa etária dos 16 e 17 anos.

De acordo com o calendário definido pela task force, o objetivo é concluir o processo de vacinação dos jovens até 19 de setembro, perto do início do ano letivo.


Covid-19 | Plano de desconfinamento

23/08/2021

Regras da segunda fase do plano entram hoje em vigor

As regras previstas para a segunda fase do plano de desconfinamento entram hoje em vigor, com exceção do fim da obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos, cuja lei vigora até 12 de setembro.

Com Portugal a atingir antecipadamente a meta dos 70% de população vacinada contra a Covid-19, o Governo decidiu avançar para a segunda fase do plano de desconfinamento, que estava prevista para 5 de setembro.

Assim, e a partir de hoje os restaurantes, cafés e pastelarias passam a poder ter até oito pessoas (em vez de seis) por grupo no interior dos espaços e até 15 pessoas (em vez de 10) por grupo em esplanadas.

Os eventos, quer de natureza familiar, incluindo casamentos e batizados, quer os espetáculos culturais, passam a ter o limite de ocupação de 75%.

Quanto aos espaços comerciais, a lotação passa de cinco para oito pessoas por cada 100 metros quadrados (indicação de distanciamento físico de uma pessoa por cada 12,5 metros quadrados).

Os transportes públicos coletivos deixam de ter limitações de lotação e nos táxis e no transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica (TVDE) passa a ser possível a utilização do banco dianteiro.

A partir de 1 de setembro, as Lojas de Cidadão passam a fazer atendimento presencial sem ser preciso recorrer a marcação prévia.

Apesar destas mudanças, continua a exigência de apresentação do certificado digital ou de teste negativo para realizar viagens aéreas ou marítimas; aceder a estabelecimentos turísticos e alojamento local; entrar no interior de restaurantes aos fins de semana e feriados; em aulas de grupo nos ginásios, termas e ‘spas’, casinos e bingos, casamentos e batizados com mais de 10 pessoas, e eventos culturais, desportivos ou corporativos para mais de 1.000 pessoas (em ambiente aberto) ou 500 pessoas (em ambiente fechado).

Na sequência destas alterações, foi também decretada a passagem do país do estado de calamidade para situação de contingência, que vai vigorar, pelo menos, até às 23h59 de dia 30 de setembro de 2021.

Para saber mais, consulte:

Controlar a Pandemia – 20 de agosto de 2021


Homenagem aos profissionais de saúde

23/08/2021

SEAS presente na celebração do 4.º aniversário do Centro Hospitalar Universitário do Algarve

Em dia de celebração do quarto aniversário da criação do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, juntou-se à homenagem que a instituição prestou aos profissionais de saúde “pelo esforço e dedicação” que colocam todos os dias no desempenho das suas funções, agora evidenciado com a resposta à pandemia.

O governante agradeceu a contribuição do centro hospitalar algarvio para o combate à pandemia recebendo doentes de outras zonas do país, numa manifestação da importância deste serviço de assistência médica.

Lacerda Sales, que participava na cerimónia de inauguração de uma escultura de homenagem aos profissionais, da autoria do médico Francisco José, anunciou que o CHUA vai apresentar uma candidatura a fundos europeus para adquirir um angiógrafo, aparelho que permite efetuar exames radiográficos aos vasos sanguíneo, cujo investimento deverá concretizar-se até ao final deste ano.

No decurso desta deslocação e questionado sobre a continuação do uso da máscara, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou que “acompanha o Presidente da República” lembrando que é o uso obrigatório resultou de uma Lei da Assembleia da República e caberá a esse órgão poder novamente alterá-la.

Lacerda Sales referiu ainda que quanto ao início das aulas e às regras a seguir pelos estabelecimentos de ensino, o Governo está neste momento a revisitar o referencial de escolas do ano passado.


Uso racional do medicamento

23/08/2021

DGS e Infarmed promovem campanha dedicada aos cuidados de verão

A Direção-Geral da Saúde (DGS), o Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, a Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos e a Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia desenvolveram uma campanha digital dedicada aos «Cuidados de Verão», no âmbito do uso seguro e responsável do medicamento.

A campanha, a decorrer no mês de agosto, visa sensibilizar os cidadãos para os cuidados a ter com os medicamentos durante a época verão, com especial enfoque nos comportamentos a adotar face a temperaturas mais elevadas.

No âmbito desta campanha, foi desenvolvida uma infografia, subordinada ao tema «Cuidados de Verão para o Uso Seguro e Responsável do Medicamento», que contém diversos conselhos importantes adaptados aos contextos «em viagem», «em casa» e «na rua».

Para saber mais, consulte: