Notícias em 03/09/2021

Relatório de Situação nº 550 | 03/09/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 550 | 03/09/2021

 Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Cerca de 80% da população iniciou a vacinação contra a COVID-19 – DGS

Cerca de 80% da população iniciou a vacinação contra a COVID-19

Relatório de Vacinação n.º 28 indica que cerca de 80% da população já tem pelo menos uma dose da vacina contra a COVID-19 e 72% dos portugueses têm a vacinação completa.

Até ao dia 22 de agosto, 7.399.577 pessoas tinham concluído o respetivo esquema vacinal e a 8.264.586 foi administrada, no mínimo, uma dose.

As pessoas com 65 ou mais anos estão praticamente todas vacinadas. Cerca de 99% tem a primeira dose e 97% o esquema vacinal completo. Verificam-se os mesmos valores nos idosos com idade igual ou superior a 80 anos.

Relativamente aos mais novos, 19% dos jovens (faixa etária dos 0 aos 17 anos) já tomaram uma dose. Entre os 18 e os 24 anos, 73% (571.163) iniciaram a vacinação e 39% (306.454) completaram o esquema.

Quanto aos portugueses entre os 25 e os 49 anos e entre os 50 e os 64, há 87% e 97%, respetivamente, de pessoas com a primeira dose, enquanto a vacinação completa destes grupos etários se traduz em 74% e 91%.

Portugal recebeu 16,67 milhões de doses de vacinas e distribuiu 14,96 milhões por todo o território.

Passou a ser a incluído no Relatório o valor da população residente censitária de 2021 como denominador de cobertura vacinal nacional (as duas primeiras métricas apresentadas), na sequência da publicação dos resultados dos CENSOS 2021 pelo Instituto Nacional de Estatística.

Nas restantes métricas de cobertura vacinal apresentadas no relatório são ainda utilizadas as estimativas de população residente de 2020 por falta de desagregação etária.

A utilização dos valores e estimativas mais recentes para a população residente tem como objetivo reportar os valores de cobertura vacinal com a maior confiança para informar a população portuguesa e os decisores.


Relatório de monitorização das linhas vermelhas para a COVID-19 | Relatório nº 23 – 03/09/2021 – DGS

Relatório de monitorização das linhas vermelhas para a COVID-19 | Relatório nº 23 - 03/09/2021

O número de novos casos de infeção por SARS-CoV-2 / COVID-19, por 100 000 habitantes, acumulado nos últimos 14 dias, foi de 294 casos, com tendência estável a decrescente a nível nacional. Apenas no Algarve se observa uma incidência superior ao limiar de 480 casos em 14 dias por 100 000 habitantes (635).

No grupo etário de 65 ou mais anos, o número de novos casos de infeção por SARS-CoV-2/COVID-19, por 100 000 habitantes, acumulado nos últimos 14 dias, foi de 127 casos, com tendência estável a crescente a nível nacional.

O R(t) apresenta valor ligeiramente inferior a 1, indicando uma tendência estável a decrescente da incidência de infeções por SARS-CoV-2 a nível nacional (0,96) e nas regiões Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve. Nas regiões Norte e Centro, o R(t) é igual ou superior a 1, o que corresponde a uma tendência de incidência estável a crescente nestas regiões.

O número de casos de COVID-19 internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) no continente revelou uma tendência estável a decrescente, correspondendo a 55% (na semana anterior foi de 59%) do valor crítico definido de 255 camas ocupadas.

A nível nacional, a proporção de testes positivos para SARS-CoV-2 foi de 4,0% (na semana anterior foi de 4,4%) encontrando-se no limiar definido de 4,0%. Observou-se uma diminuição do número de testes para deteção de SARS-CoV-2 realizados nos últimos sete dias.

A proporção de casos confirmados notificados com atraso foi de 4,5% (na semana passada foi de 5,6%), mantendo-se abaixo do limiar de 10,0%.

Nos últimos sete dias, pelo menos 98% dos casos de infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19 foram isolados em menos de 24 horas após a notificação e, no mesmo período, foram rastreados e isolados, quando necessário, todos os contactos em 85% dos casos.

A variante Delta (B.1.617.2), originalmente associada à Índia, é a variante dominante em todas as regiões, com uma frequência relativa de 100% dos casos avaliados na semana 33/2021 (16 a 22 de agosto) em Portugal.

A mortalidade específica por COVID-19 (14,6 óbitos em 14 dias por 1 000 000 habitantes) apresenta uma tendência estável a decrescente.

A análise dos diferentes indicadores revela uma atividade epidémica de infeção por SARS-CoV-2 de elevada intensidade, com tendência estável a decrescente a nível nacional, assim como uma tendência estável a decrescente na pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade por COVID-19.


Testes rápidos de antigénio comparticipados até ao final de setembro

Testes rápidos de antigénio comparticipados até ao final de setembro

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg) será prolongada, de acordo com uma portaria publicada em Diário da República.

Estes testes vão continuar a ser comparticipados até ao final de setembro, prorrogando a medida que entrou em vigor em 1 de julho e que vigorou inicialmente até dia 31 desse mês.

“Ainda que a evolução da situação epidemiológica tenha evidenciado alguma estabilização, importa assegurar a manutenção da vigência do regime excecional e temporário estabelecido, permitindo utilizar, de uma forma progressiva e proporcionada ao risco, os testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional para deteção do SARS-CoV-2”, refere o diploma assinado pelo Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes.

Recorde-se que a comparticipação dos testes rápidos foi implementada pelo Governo no âmbito do reforço da política de testagem e como medida que visa intensificar a sua utilização pela população e reforçar o controlo da pandemia de COVID-19.

A portaria fixa o valor de 10 euros como preço máximo para efeitos de comparticipação e limita-a a um máximo de quatro testes por utente por mês.

Os utentes que têm o certificado de vacinação (que ateste o esquema vacinal completo há pelo menos 14 dias), o certificado de recuperação e menores de 12 anos não beneficiam deste apoio.

Os testes poderão ser realizados nas farmácias de oficina e laboratórios de patologia clínica ou análises clínicas devidamente autorizados pela Entidade Reguladora de Saúde (ERS). A lista de locais aderentes pode ser consultada aqui.


Relatório de Farmacovigilância – Monitorização da segurança das vacinas contra a COVID 19 em Portugal atualizado – Infarmed

Relatório Vacinas COVID-19 - RAM

03 set 2021

Para: Geral

Relatório de Farmacovigilância – Monitorização da segurança das vacinas contra a COVID 19 em Portugal atualizado

Relatório de Farmacovigilância – Monitorização da segurança das vacinas contra a COVID 19 em Portugal atualizado


Covid-19 | 75% da população totalmente vacinada

03/09/2021

Portugal perto de alcançar os 85% da população vacinada com pelo menos uma dose

Numa visita ao início da tarde ao Centro de Vacinação de Lordelo, o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, Saúde – poucas horas antes da meta ser atingida – salientou que o processo de vacinação e as metas que foram sendo estipuladas, embora tenham sofrido um ou dois atrasos com a demora da entrega de vacinas, estão a ser “claramente cumpridas”.

No início do ano, recordou, existiam “imensas dúvidas” sobre se o Serviço Nacional de Saúde (SNS) seria ou não capaz de realizar este processo de vacinação e, num trabalho conjunto envolvendo câmaras municipais e diferentes ministérios, foi possível, referiu, dizendo que “a grande lição” que se pode retirar deste processo é que quando se trabalha em conjunto “todas as coisas são possíveis”. Sobre a desativação dos centros de vacinação, Diogo Serras Lopes afirmou ainda que não há um prazo para a desativação dos centros de vacinação.

“Neste momento, essa necessidade [vacinar mais de 100 mil pessoas por dia] não vai existir claramente. Não sabemos o que vai ser decidido a seguir, mas ao que sabemos hoje, essa necessidade não existe”. “É natural que os centros de vacinação deixem de existir e esta passa a ser feita onde sempre foi [centros de saúde]”, afirmou


Covid-19| Redução do índice de transmissão

03/09/2021

Quase todas as regiões de Portugal registam uma redução do índice de transmissibilidade

Quase todas as regiões do país registaram uma redução do índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2, de acordo com o relatório sobre a curva epidémica do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) hoje divulgado.

Apenas a região Norte registou uma média a cinco dias do Rt – que estima o número de casos secundários de covid-19 resultantes de uma pessoa infetada – superior a 1.

“Verifica-se que Portugal apresenta uma taxa de notificação acumulada de 14 dias entre 240 a 479.9 casos por 100 mil habitantes, com tendência decrescente. Na mesma situação que Portugal estão Chipre, Grécia, Islândia e Espanha”, revela ainda o INSA.

A nível nacional, Portugal apresentou uma média a cinco dias de 1.905 infeções, uma redução face aos 2.175 casos diários registados na semana anterior.


Nova técnica no Hospital de Santarém

03/09/2021

HDS realiza primeiro implante cardioversor desfibrilhador subcutâneo

O Serviço de Cardiologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) implantou o primeiro cardioversor desfibrilhador subcutâneo num doente com indicação formal para este tipo de dispositivo, tendo o doente tido alta ao fim de 24 horas.

De acordo com o diretor do Serviço de Cardiologia, Vítor Martins, “trata-se de um dispositivo em que o elétrodo é totalmente subcutâneo eliminando as desvantagens da técnica clássica em que os elétrodos são colocados através de uma veia central para que a extremidade fique dentro do coração”.

O responsável explica que nesta nova técnica, utilizada sobretudo em pessoas jovens com probabilidade muito elevada de morte súbita, mas que não necessitam de pacing ou ressincronização cardíaca, “o gerador implantado fica escondido na região axilar entre os músculos desta região e o elétrodo entre a axila e a região esternal de modo a criar um triângulo que permita uma desfibrilhação eficaz”.

No final da intervenção, com duração inferior a 60 minutos, e realizada em ambiente de Bloco Operatório com apoio de anestesia, é realizado um teste de desfibrilhação para confirmação da eficácia do sistema em que, através da indução de uma arritmia maligna (fibrilhação ventricular), o sistema já implantado irá dar um choque automático revertendo esta arritmia letal.

“Esta técnica, realizada anteriormente apenas nos hospitais centrais, passa a estar disponível no HDS com vantagens inequívocas para a população na prevenção da morte súbita de etiologia arrítmica”, realça.

A primeira intervenção esteve a cargo de Vítor Martins e Gustavo Rodrigues, com o apoio do anestesista António Roxo.

Para saber mais, consulte:

HDS – http://www.hds.min-saude.pt/


Dia Mundial da Saúde Sexual

03/09/2021

Serviço de Obstetrícia do HFF organiza debate online

Portugal é o primeiro país em todo o mundo, a instituir oficialmente um “Dia Nacional da Saúde Sexual”, que vai ser comemorado pela primeira vez amanhã, dia 4 de setembro. Para assinalar esta data, o Serviço de Obstetrícia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) promove esta sexta-feira, um Webinar subordinado ao tema da saúde sexual.

Reconhecendo-se no quadro legislativo a saúde e os direitos sexuais como uma prioridade, pretende-se celebrar as conquistas ao longo dos anos na área da saúde sexual e reprodutiva, como também sensibilizar e consciencializar para as necessidades nesta área.

Esta conferência digital sobre a saúde sexual conta com o contributo de diversos profissionais de saúde especialistas do HFF, de outras instituições de saúde nacionais e com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.

A participação neste Webinar é gratuita, mas está sujeita a inscrição, através do email: webinarsaudesexual@hff.min-saude.pt, onde deverá ser indicado o nome, profissão e instituição a que pertence.

Para saber mais, consulte:

HFF > Notícias


Dia Nacional da Saúde Sexual passa a assinalar-se a 4 de setembro

Dia Nacional da Saúde Sexual passa a assinalar-se a 4 de setembro

Portugal é o primeiro país a instituir oficialmente o Dia Nacional da Saúde Sexual, que se assinala no dia 4 de setembro.

O slogan adotado para assinalar este dia em 2021 é “Liga-te [saúde sexual num mundo digital]”.

Em 2010, a Associação Mundial de Saúde Sexual (WAS) convocou todas as suas organizações para celebrar o Dia Mundial da Saúde Sexual todos os dias 4 de setembro, com o intuito de promover uma maior consciência social sobre a saúde sexual em todo o mundo.

O primeiro Dia Mundial da Saúde Sexual foi comemorado com o slogan “Vamos conversar sobre isso!”, para começar a quebrar tabus e medos em torno da sexualidade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Saúde Sexual é um estado de bem-estar físico, emocional, mental e social em relação à sexualidade; não é apenas a ausência de doença, disfunção ou enfermidade.

A Saúde Sexual requer uma abordagem positiva e de respeito à sexualidade e relações sexuais, bem como a possibilidade de ter experiências sexuais com prazer e seguras, livres de coerção, discriminação e violência.

Para alcançar e manter a saúde sexual, os direitos sexuais de todas as pessoas devem ser respeitados, protegidos e alcançados.

Mais informações aqui.