Notícias em 13/09/2021

Relatório de Situação nº 560 | 13/09/2021

Relatório de Situação nº 560 | 13/09/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 560 | 13/09/2021

 Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Orientação nº 011/2021 de 13/09/2021 – DGS

Orientação nº 011/2021 de 13/09/2021

COVID-19: Utilização de Máscaras.

Foi revogada a Orientação nº 005/2021 de 21/04/2021 – COVID-19: Uso de Máscaras.

Todas a Normas e Orientações que anteriormente mencionavam a Orientação nº 005/2021, passam a remeter para a Orientação nº 011/2021 de 13/09/2021.


Covid-19 | Vacinação Jovens

13/09/2021

Mais de 130 mil jovens dos 12 aos 15 anos vacinados no fim de semana

Foram mais de 130 mil os jovens dos 12 aos 15 anos vacinados contra a Covid-19 durante o fim de semana, dias 11 e 12 de setembro, a grande maioria concluindo a sua vacinação, anunciou esta segunda-feira, a task force que coordena o processo.

De acordo com a task force, no sábado e no domingo foram vacinados cerca de 131 mil jovens dos 12 aos 15 anos, dos quais mais de 127 mil receberam as segundas doses, e que cerca de 23 mil não concluíram a sua vacinação por terem faltado ao agendamento.

“Durante este fim de semana, cerca de 23 mil jovens faltaram à segunda dose. À semelhança do ocorrido na semana passada, estima-se que a grande maioria destes jovens seja vacinada ao longo da presente semana, na modalidade “casa aberta”, afirmou a estrutura que coordena a logística da vacinação.

Segundo o último relatório da vacinação da Direção-Geral da Saúde, divulgado no dia 7 de setembro, mais de 156 mil jovens entre os 12 e os 17 anos já tinham a vacinação completa (25%) e mais de 504 mil (81%) tinham recebido a primeira dose.

Para saber mais, consulte:


Covid-19 | Casa aberta

13/09/2021

Task force apela para vacinação de segundas doses

A task force que coordena o processo de vacinação contra a Covid-19 em Portugal apelou às 90 mil pessoas chamadas para a segunda dose que não compareceram para irem vacinar-se na modalidade «casa aberta», sem marcação.

Em comunicado, a task force salienta que atualmente há «um ritmo de vacinação mais reduzido», uma vez que a maior parte da população já foi inoculada, e que há «disponibilidade de vacinas», pelo que as segundas doses podem ocorrer num centro de vacinação diferente do local onde foi administrada a primeira dose.

A task force relembra que a modalidade «Casa Aberta» está a funcionar sem restrições às faixas etárias, nem ao local de residência dos utentes.

Para saber mais, consulte:


Covid-19 | Utilização de máscaras

13/09/2021

Máscara na rua facultativa, mas recomendada em algumas situações

A partir desta segunda-feira, dia 13 de setembro, a utilização de máscara no exterior deixa de ser obrigatória, passando a ser recomendada em algumas situações.

De acordo com a orientação da DGS, a utilização da máscara passa a ser facultativa no exterior e recomendada «quando é previsível a ocorrência de aglomerados populacionais ou sempre que não seja possível manter o distanciamento físico recomendado».

A sua utilização na rua é também recomendada para «pessoas mais vulneráveis», nomeadamente «com doenças crónicas ou estados de imunossupressão com risco acrescido para Covid-19 grave», sempre que «circulem fora do local de residência ou permanência habitual».

No documento, a DGS relembra que o uso de máscara «é uma medida eficaz na prevenção da transmissão de SARS-CoV-2», frisando que, apesar do fim da obrigatoriedade da sua utilização no exterior, o porte desta «continua a ser uma importante medida de contenção da infeção, sobretudo em ambientes e populações com maior risco».

O uso da máscara continuará a ser obrigatório «nos estabelecimentos de educação, ensino e creches», em «espaços e estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços», nos «edifícios públicos ou de uso público», nas «salas de espetáculos, cinemas ou similares», nos «transportes coletivos de passageiros» e «em locais de trabalho, sempre que não seja possível o distanciamento físico».

O porte da máscara vai continuar a ser obrigatório também nos «estabelecimentos residenciais para pessoas idosas, unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e outras estruturas e respostas residenciais para crianças, jovens e pessoas com deficiência, requerentes e beneficiários de proteção internacional e acolhimento de vítimas de violência doméstica e tráfico de seres humanos».

É ainda obrigatório o uso de máscara por pessoas «com infeção por SARS-CoV-2 ou com sintomas sugestivos» da doença e por pessoas consideradas «contacto de um caso confirmado de Covid-19», exceto quando se encontrarem sozinhas «no seu local de isolamento».

O fim do uso obrigatório de máscaras em espaços públicos exteriores acontece no dia em que caduca o último diploma aprovado pelo parlamento e promulgado pelo Presidente da República, em 11 de junho, por um período de 90 dias, não tendo a Assembleia da República proposto a sua renovação.

Para saber mais, consulte:

DGS > Orientação nº 011/2021 de 13/09/2021


Circular Normativa n.º 9/2021
Processo de apresentação da faturação de migrantes no âmbito do Despacho n.º 1876/2018 – Entrada em produção do sistema FAIT – Apresentação de faturação de acordos bilaterais


Informação sobre Migrantes – DGS

Informação sobre Migrantes

Já se encontra disponível no portal da Administração Pública ePortugal a Secção Migrantes: Viver e Trabalhar em Portugal.

Nesta secção, encontram-se diversos conteúdos e contactos úteis sobre áreas relevantes para a integração de cidadãos/ãs estrangeiros, nomeadamente:

  • Vistos e autorizações de residência;
  • Apoio jurídico;
  • Trabalho e criação de negócios;
  • Impostos e Segurança Social;
  • Acesso a cuidados de saúde;
  • Ensino e formação profissional;
  • Alojamento e habitação;
  • Constituição de família em Portugal;
  • Prevenção de tráfico de seres humanos;

A página inclui ainda uma ligação para a secção Cidadãos Europeus – viajar, viver e fazer negócios em Portugal, com informação específica para cidadãos/ãs da União Europeia a residir em Portugal.

A publicação da secção «Migrantes: Viver e Trabalhar em Portugal» no ePortugal é uma das medidas do Plano Nacional de Implementação do Pacto Global das Migrações.


Deliberações concluídas durante o segundo trimestre de 2021

13/09/2021

Publica-se a versão não confidencial das deliberações concluídas durante o o segundo trimestre de 2021.

Consultar listagem.


Tratamento da obesidade

13/09/2021

CHULN com técnica inovadora nas cirurgias da obesidade

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) operou, na última semana, quatro doentes com recurso à cirurgia endoluminal, uma técnica inovadora utilizada pelos serviços de Cirurgia e Gastrenterologia para tratamento da obesidade.

O CHULN revela, em comunicado, que conta operar pelo menos 40 doentes até dezembro de 2021 com esta nova cirurgia, uma solução ainda pouco utilizada em Portugal, sem internamento e com pós-operatório mais confortável.

A cirurgia endoluminal utiliza os orifícios naturais do corpo humano para a sua atuação (a boca, por exemplo), com recurso a endoscópio. No caso do sleeve gástrico, em vez de cortar parte do estômago, esta técnica recorre apenas a agrafos, o que preserva o órgão e permite novas intervenções, se necessário.

Com a utilização desta técnica, as hospitalizações não superam as 24 horas, o que permite também libertar camas para outros utentes que necessitem de internamento. Tem ainda como vantagem a redução das dores no pós-operatório e um regresso mais rápido à atividade profissional e à vida normal. Existe também a possibilidade de repetir a técnica após a primeira cirurgia endoluminal, evitando a cirurgia bariátrica, se o resultado obtido não estiver dentro dos parâmetros definidos

De acordo com o Diretor do Departamento de Cirurgia do CHULN, João Coutinho, «vamos poder inserir no Programa de Tratamento Cirúrgico da Obesidade os doentes já intervencionados e com reganho de peso pós cirurgia».

Segundo o responsável, esta técnica «será muito importante também no tratamento das doenças benignas esófago-gástricas, nas fístulas pós cirurgias esófago-gástricas e na resseção de tumores malignos de estádio I/II do esófago e do estômago, assim com nos tumores malignos de estádio I/II do reto. Em alguns Centros de Referência Internacionais, a técnica começa também a ser usada em patologia pancreática».

Com esta cirurgia, o CHULN dá mais um passo importante para garantir o acesso atempado dos doentes com obesidade à prestação de cuidados de saúde e à sua avaliação por equipas multidisciplinares. Só entre março e julho deste ano, o CHULN realizou mais de 100 cirurgias a doentes com patologia de obesidade.

Para saber mais, consulte:

CHULN – http://www.chln.min-saude.pt/


HGO | Urgência Pediátrica

13/09/2021

Garcia de Orta reabre atendimento noturno no dia 13 de setembro

A Urgência Pediátrica do Hospital Garcia de Orta (HGO) vai voltar a funcionar de forma ininterrupta, a partir das 20 horas desta segunda-feira, dia 13 de setembro.

Este serviço, que assegura o atendimento de crianças e jovens de idade inferior a 18 anos com doença com carácter urgente/emergente, reabre agora após uma aposta no reforço das suas equipas de profissionais.

Em comunicado, o HGO explica que o Serviço de Urgência Pediátrica conta atualmente com oito médicos pediatras, que passam a assumir as funções de chefe de equipa de urgência, o dobro do existente em 2019.

O Diretor do Serviço de Pediatria do HGO, João Franco, ressalva para a importância de «sensibilizar para o acesso apropriado à Urgência Pediátrica, reservando-o para situações de verdadeira urgência».

De acordo com o responsável, «perto de 70% das admissões diárias correspondem a situações que podem ser observadas durante o dia, em consulta com o médico assistente ou nas diversas modalidades de atendimento para doença aguda, no Agrupamento de Centros de Saúde Almada Seixal».

Para saber mais, consulte:

HGO > Notícias


Dia Mundial da Sépsis

13/09/2021

Data comemorativa visa alertar para as consequências da doença

Celebra-se esta segunda-feira, dia 13 de setembro, o dia Mundial da Sépsis que foi criado há dez anos, iniciativa da Global Sepsis Alliance, com a missão de promover mecanismos de redução da incidência da Sépsis e alertar para as consequências da doença.

A Sépsis é uma reacção inflamatória generalizada do organismo, como resposta a um foco infeccioso instalado em qualquer órgão do corpo humano.

A prevenção da Sépsis é uma tarefa de todos: lave as mãos antes de comer, após utilizar as casas de banho ou ao chegar a casa, e sempre depois de frequentar lugares públicos.

Saiba mais em:

Global Sepsis Alliance > https://www.worldsepsisday.org/sepsis (em inglês)


Reforço profissionais de saúde

13/09/2021

CHMT contratou 25 novos enfermeiros e 2 novos assistentes operacionais

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) contratou 25 novos enfermeiros e dois assistentes operacionais para reforçar as equipas dos serviços de medicina interna, obstetrícia, cardiologia, pediatria, urologia, ortopedia, cirurgia e urgência médico-cirúrgica.

A dinâmica do CHMT já foi dada a conhecer aos novos profissionais, em duas sessões de acolhimento, que contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração, Casimiro Ramos.

Na ocasião, Casimiro Ramos apresentou a Instituição, os seus eixos de valor e missão, assim como os indicadores assistenciais e de recursos humanos do CHMT.

De acordo com o CHMT, os novos profissionais juntaram-se aos mais de 2.200 colaboradores do quadro, reflectindo o “o esforço que está a ser feito para o rejuvenescimento do quadro dos profissionais, com o objetivo de continuar a dotar o CHMT dos recursos humanos e técnicos necessários para a prestação dos melhores cuidados de saúde à população que serve”.

Para saber mais, consulte:

CHMT > Notícias


Novo Polo de Saúde de Abela

13/09/2021

Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano inaugurou novo edifício

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) inaugurou, no dia 9 de setembro, o novo edifício Polo de Saúde de Abela, no concelho de Santiago do Cacém.

A construção do novo Polo de Saúde em Abela, da responsabilidade da ULSLA, representou um investimento de cerca de 141.000,00€, cofinanciado pelo programa operacional Alentejo 2020, do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O novo Polo de Saúde situa-se na rua da Ribeira, em Abela, implementado num terreno, com uma área de cerca de 235 m2, cujo direito de superfície foi cedido pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém à ULSLA.

Esta unidade é constituída por um gabinete médico e outro de enfermagem, sala de tratamentos, sala de espera e parque de estacionamento para utentes e ambulâncias.

De acordo com a USLA, este investimento vem dar resposta  a uma necessidade há muito identificada: “humanizar o cuidar, melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde, prestar os melhores cuidados”.

Para saber mais, consulte:

ULSLA > Notícias


Curso “Amianto nos edifícios: localização, aplicação, risco e avaliação da exposição” – INSA

imagem do post do Curso “Amianto nos edifícios: localização, aplicação, risco e avaliação da exposição”

13-09-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental (DSA), promove, dia 17 de setembro, nas suas instalações em Lisboa, uma nova edição do curso “Amianto nos edifícios: localização, aplicação, risco e avaliação da exposição”. A iniciativa visa dotar os participantes de conhecimentos sobre os riscos para a saúde resultantes da exposição ao amianto, bem como as diversas aplicações deste material nos edifícios.

programa da formação proporcionará ainda conhecimentos sobre a metodologia de monitorização ambiental, a determinação da concentração de fibras no ar e interpretação de resultados com o objetivo de avaliar a exposição. Os interessados em participar no curso, que se destina essencialmente a técnicos da construção civil, a engenheiros sanitaristas, a técnicos de segurança e saúde no trabalho, técnicos de saúde ambiental e inspetores do trabalho, deverão efetuar a sua inscrição através do preenchimento do seguinte formulário.

Devido às suas propriedades, o amianto teve, no passado, numerosas aplicações nomeadamente na indústria da construção, encontrando-se presente em diversos tipos de materiais. O INSA, através da Unidade do Ar e Saúde Ocupacional do DSA, desenvolve há mais de 40 anos estudos relacionados com a exposição a amianto, tendo sido pioneiro, a nível nacional, na resposta a pedidos de avaliação da exposição profissional e ambiental a este agente.

O amianto ou asbestos é a designação comercial utilizada para a variedade fibrosa de seis minerais metamórficos de ocorrência natural. O perigo do amianto decorre sobretudo da inalação das fibras libertadas para o ar, sendo que, regra geral, a presença de amianto em materiais de construção representa um baixo risco para a saúde, desde que o material esteja em bom estado de conservação, não seja friável e não esteja sujeito a agressões diretas.