Notícias em 14/09/2021

Relatório de Situação nº 561 | 14/09/2021

Relatório de Situação nº 561 | 14/09/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 561 | 14/09/2021

 Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Orientação nº 011/2021 de 13/09/2021 – DGS

Orientação nº 011/2021 de 13/09/2021

COVID-19: Utilização de Máscaras.

Foi revogada a Orientação nº 005/2021 de 21/04/2021 – COVID-19: Uso de Máscaras.

Todas as Normas e Orientações que anteriormente mencionavam a Orientação nº 005/2021, passam a remeter para a Orientação nº 011/2021 de 13/09/2021.


Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 14-09-2021 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 14-09-2021

14-09-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Até à data, foram analisadas 16.380 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 303 concelhos de Portugal.

No âmbito da monitorização contínua da diversidade genética do SARS-CoV-2 que o INSA está a desenvolver, têm vindo a ser analisadas uma média de 552 sequências por semana desde o início de junho de 2021, provenientes de amostras colhidas aleatoriamente em laboratórios distribuídos pelos 18 distritos de Portugal continental e pelas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, abrangendo uma média de 126 concelhos por semana.

De acordo com o relatório do INSA, a variante Delta (B.1.617.2) apresenta uma frequência relativa de 99,7% na semana 35 (30 de agosto a 5 de setembro) em todas as regiões. Do total de sequências da variante Delta analisadas até à data, 66 apresentam a mutação adicional K417N na proteína Spike (sub-linhagem AY.1). Esta sublinhagem tem mantido uma frequência relativa abaixo de 1% desde a semana 24 (14 a 20 de junho).

A frequência relativa das variantes Beta (B.1.351) e Gamma (P.1), associadas inicialmente à África do Sul e ao Brasil (Manaus), mantém-se baixa, sendo inferior a 0,5% desde a semana 25 (21 a 27 de junho). Em particular, não foi detetado qualquer caso associado à variante Beta desde a semana 29 (19 a 25 de julho), sendo que relativamente à variante Gamma, após três semanas sem deteção de qualquer caso nas amostragens aleatórias, foi detetado um caso na semana 35 na Região de Lisboa e Vale do Tejo.

partir de junho, o INSA adotou uma nova estratégia de monitorização contínua da diversidade genética do novo coronavírus em Portugal, a qual assenta em amostragem semanais de amplitude nacional. Esta abordagem permitirá uma melhor caracterização genética do SARS-CoV-2, uma vez que os dados serão analisados continuamente, deixando de existir intervalos temporais entre análises.

Desde abril de 2020, o INSA tem vindo a desenvolver o “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em Portugal”, com o objetivo principal de determinar os perfis mutacionais do SARS-CoV-2 para identificação e monitorização de cadeias de transmissão do novo coronavírus, bem como identificação de novas introduções do vírus em Portugal. Os resultados deste trabalho podem ser consultados aqui.


Programa EU4HEALTH – DGS

Programa EU4HEALTH

A DGS e a ACSS, entidades representantes nacionais do EU4Health, elaboraram um folheto para dar continuidade ao processo de divulgação deste quarto programa de saúde, criado no âmbito do Regulamento (UE) 2021/522. O EU4Health constitui-se como uma resposta da União Europeia (UE) à COVID-19, centrada na resiliência dos sistemas de saúde.

Está previsto um investime de 5,3 mil milhões de euros em ações com valor acrescentado a nível europeu, complementando as políticas dos países da UE e visando:

O EU4Health será aplicado através de programas de trabalho anuais, tendo sido concluído, no início do segundo semestre deste ano, o programa de trabalho para 2021. As medidas previstas têm quatro vertentes: prevenção da doença, preparação para situações de crise e sistemas de saúde e digitalização, com uma incidência transversal na área do cancro.

O programa pode conceder financiamento através uma das três formas estabelecidas no Regulamento Financeiro: subvenções (onde se incluem as joint actions e as action grants), prémios ou contratos públicos (procurement).

Ainda estão a decorrer as candidaturas para a primeira fase das action grants, estando previsto o arranque para a segunda fase já em outubro. Podem candidatar-se elementos da academia, estabelecimentos de ensino, institutos de investigação, hospitais, organizações/redes de peritos, organizações da sociedade civil (associações, fundações, ONGs), entidades privadas, autoridades na área da saúde pública e outras instituições na área da saúde pública.

As candidaturas devem ser realizadas através do seguinte endereço: https://ec.europa.eu/info/funding-tenders/opportunities/portal/screen/home.

Para mais informações, consulte o folheto ou a página https://ec.europa.eu/health/funding/eu4health_pt.


Diversidade genética do SARS-CoV-2

14/09/2021

Variante Delta predomina em Portugal, indica o relatório do INSA

A variante Delta do coronavírus que provoca a Covid-19 permanece dominante no país, sendo responsável por 99,7% das infeções, avança o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), que adianta que foi detetado um caso da variante Gamma na região de Lisboa e Vale do Tejo.

De acordo com o relatório de situação de 14 de setembro, sobre diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal, “a variante Delta (B.1.617.2) apresenta uma frequência relativa de 99,7% na semana de 30 de agosto a 5 de setembro, mantendo-se dominante em todas as regiões, de acordo com os dados apurados até à data”.

Do total de sequências da Delta já analisadas pelo INSA, 66 apresentaram uma mutação adicional na proteína `spike´, uma sublinhagem conhecida por ‘Delta Plus’ que tem “mantido uma frequência relativa abaixo de 1%” desde junho.

Relativamente à variante Gamma, após três semanas sem deteção de qualquer caso nas amostragens aleatórias, foi detetado um caso na semana de 30 de agosto a 05 de setembro na região de Lisboa e Vale do Tejo, avança o relatório, que refere que não foi detetado qualquer caso da variante Beta.

Quanto à Alpha, associada inicialmente ao Reino Unido e que chegou a ser a predominante em Portugal, continua sem registo de casos nas últimas quatro semanas.

Estas quatro variantes – Delta, Gamma, Beta e Alpha – estão classificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como de preocupação (VOC – Variant of Concern), por poderem ser mais transmissíveis, causar maior gravidade de doença ou possuírem características que permitem a evasão ao sistema imunitário, com potencial redução da eficácia das vacinas.

No âmbito da monitorização contínua da diversidade genética do SARS-CoV-2, tem sido analisada uma média de 552 sequências genéticas do coronavírus SARS-CoV-2 por semana desde o início de junho, provenientes de amostras colhidas aleatoriamente em laboratórios dos 18 distritos de Portugal continental e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, abrangendo uma média de 126 concelhos por semana.

Em junho, o instituto anunciou um reforço da vigilância das variantes do vírus que causa covid-19 em circulação em Portugal, através da sua monitorização em contínuo.

Segundo o INSA, esta estratégia permitiu uma melhor caracterização genética do SARS-CoV-2, uma vez que os dados são analisados continuamente, deixando de existir intervalos de tempo entre análises, que eram dedicados, essencialmente, a estudos específicos de caracterização genética solicitados pela saúde pública.

Para saber mais, consulte:

INSA > Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 14/09/2021


Covid-19 | Vacinação de jovens

14/09/2021

Mais de 84% dos jovens dos 12 aos 17 anos com pelo menos uma dose da vacina

Mais de 84% dos jovens entre os 12 aos 17 anos já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19, segundo dados da task force que coordena o processo de vacinação.

Na segunda-feira, dia 13 de setembro, “cerca de 497 mil jovens dos 12 aos 17 anos já possuíam pelo menos uma dose”, revelou a task force, na semana em que arrancam as aulas para cerca de 1,2 milhões de crianças e jovens do ensino básico e secundário.

De acordo com a task force, este número representa “cerca de 84,4% do universo elegível” para a toma da vacina.

Recorde-se que o plano de vacinação dos jovens com menos de 18 anos arrancou durante o verão e só no último fim de semana, por exemplo, mais de 131 mil jovens dos 12 aos 15 anos foram vacinados contra a Covid-19.

Cerca de 150 mil jovens deveriam ter recebido a segunda e última dose este fim de semana: mais de 127 mil compareceram e receberam as segundas doses, ao contrário de cerca de 23 mil que faltaram ao agendamento.

“Durante este fim de semana, cerca de 23 mil jovens faltaram à segunda dose. À semelhança do ocorrido na semana passada, estima-se que a grande maioria destes jovens seja vacinada ao longo da presente semana, na modalidade “casa aberta”, referiu a estrutura que coordena a logística da vacinação.

Para saber mais, consulte:


Saúde Mental

14/09/2021

Tâmega e Sousa com projeto na área da Infância e Adolescência

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega I e as autarquias Baião, Cinfães e Resende, está a desenvolver um projeto de saúde mental na área da infância e adolescência.

Foi criada uma equipa multidisciplinar que está a realizar consultas descentralizadas nos territórios abrangidos pelo projeto, formada por profissionais da Unidade de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, além de enfermeiros, psicólogos e terapeutas.

Entre as áreas de atuação prioritária estão bebés e crianças em idade pré-escolar que não estejam a frequentar a creche ou jardins de infância e que estejam aos cuidados de pais com patologia mental identificada; crianças ou adolescentes que estejam em situação de recusa escolar e grávidas ou mães adolescentes.

De acordo com o Presidente do CHTS, Carlos Silva, «pretendemos realizar um trabalho de grande proximidade com as realidades locais e garantir um acompanhamento regular que permita obter melhores índices de saúde mental junto das populações mais jovens».

A consulta descentralizada permite, assim, que territórios mais periféricos tenham acesso a serviços especializados em articulação com outras estruturas e profissionais da comunidade, nomeadamente a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, as equipas de Psicológicos dos Agrupamentos de Escolas e as Unidades de Saúde Locais.

Para saber mais, consulte:

CHTS > Notícias


Aproximação à comunidade

14/09/2021

Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa leva consulta de urologia a Cinfães

Numa parceria entre o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) e o Município de Cinfães, está a ser trabalhada a possibilidade de passar a haver consultas médicas de especialidades hospitalares em Cinfães. Esta colaboração deverá, também, envolver o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Baixo Tâmega.

De acordo com o CHTS, depois da implementação nos concelhos de Cinfães, Resende e Baião de equipas da comunidade multidisciplinares de Saúde Mental da Infância e da Adolescência do CHTS, que todas as semanas se deslocam àqueles concelhos para trabalhar com as instituições locais a trabalhar nesta área, foi surgindo a vontade de se poder explorar o alargamento da proximidade dos serviços hospitalares às comunidades.

Por sugestão do presidente da Câmara de Cinfães, Armando Mourisco, foram já feitas reuniões com a presença do Presidente do Conselho de Administração do CHTS, Carlos Alberto, para se explorarem possibilidades de colaboração, estando neste momento muito bem encaminhada a possibilidade de passar a haver consultas regulares com especialistas do hospital, em Cinfães.

O caso da Urologia é aquele que está em fase mais adiantada de avaliação da melhor operacionalização, podendo estar no terreno dentro de algumas semanas, se não existirem contratempos.

Esta estratégia do CHTS de aproximação cada vez maior às comunidades, e em particular das mais distantes das unidades hospitalares de Penafiel e de Amarante, surge depois de se ter feito um enorme trabalho de recuperação das listas de espera, para consulta e para cirurgia, nas mais diferentes especialidades, sendo hoje muito residuais os casos de espera para além do tempo de resposta garantida.

O CHTS pretende assim dar um passo adicional na proximidade e na melhoria dos cuidados a esta vasta população da região do Tâmega e Sousa.

Na parceria do CHTS com o ACES Baixo Tâmega está também prevista, por exemplo, a formação dos médicos de Medicina Geral e Familiar em Insuficiência Cardíaca para assim poderem, também nesta área, ficar melhor apetrechados nos cuidados prestados aos utentes.

Para saber mais, consulte:

CHTS > Notícias


Infarmed acolhe estágio do Projeto BERC-Luso

Logo BERCLuso

13 set 2021

O BERC-Luso, um projeto de Capacitação Ética e Regulamentar nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, organiza, de 12 a 18 de setembro de 2021, o estágio intensivo “Investigação biomédica e ensaios clínicos: capacitação, regulamentação e ética”.

Este estágio tem lugar em Lisboa, nas instalações do INFARMED, I.P. e da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC), reunindo cinco formandos de cada um dos países parceiros, num total de 25 profissionais.

A sessão de abertura decorreu no passado dia 12 e contou com a presença de todos os membros do consórcio (INFARMED, I.P. – representado pelo seu Presidente, Rui Santos Ivo -, Ordem dos Farmacêuticos, CEIC e Cátedra UNESCO de Bioética), membros da Embaixada de Moçambique, o Embaixador de Angola, o Presidente do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, entre outras individualidades.

Consulte o programa de estágio.