Notícias em 17/09/2021

Relatório de Situação nº 564 | 17/09/2021

Relatório de Situação nº 564 | 17/09/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 564 | 17/09/2021

 Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Despacho n.º 9241-A/2021 – Diário da República n.º 182/2021, 2º Suplemento, Série II de 2021-09-17
Negócios Estrangeiros, Defesa Nacional, Administração Interna, Saúde e Infraestruturas e Habitação – Gabinetes do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, dos Ministros da Defesa Nacional e da Administração Interna, da Ministra da Saúde e do Ministro das Infraestruturas e da Habitação
Aprova as listas dos países e das competições desportivas internacionais a que se aplicam as regras em matéria de tráfego aéreo, aeroportos, fronteiras terrestres, marítimas e fluviais e estabelece os requisitos de validade de certificados de vacinação ou recuperação emitidos por países terceiros em condições de reciprocidade


Relatório de monitorização das linhas vermelhas para a COVID-19 – 17/09/2021 – INSA

imagem do post do Relatório de monitorização das linhas vermelhas para a COVID-19 – 17/09/2021

17-09-2021

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) divulgam o relatório n.º 25 de monitorização das linhas vermelhas para a COVID-19. O relatório inclui os diversos indicadores descritos no documento das Linhas Vermelhas, nomeadamente a incidência a 14 dias e o índice de transmissibilidade (R(t)), nacionais e por região de saúde.

Do presente documento, destacam-se os seguintes pontos:

  • O número de novos casos de infeção por SARS-CoV-2/COVID-19, por 100 000 habitantes, acumulado nos últimos 14 dias, foi de 166 casos, com tendência decrescente a nível nacional. Nenhuma região apresentou uma incidência superior ao limiar de 480 casos em 14 dias por 100 000 habitantes;
  • No grupo etário com idade superior ou igual a 65 anos, o número de novos casos de infeção por SARS-CoV-2/COVID-19, por 100 000 habitantes, acumulado nos últimos 14 dias, foi de 94 casos, com tendência decrescente a nível nacional;
  • R(t) apresenta valor inferior a 1, indicando uma tendência decrescente da incidência de infeções por SARS-CoV-2 a nível nacional (0,83) e em todas as regiões;
  • O número de casos de COVID-19 internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) no continente revelou uma tendência decrescente, correspondendo a 40% (na semana anterior foi de 50%) do valor crítico definido de 255 camas ocupadas;
  • A nível nacional, a proporção de testes positivos para SARS-CoV-2 foi de 1,9% (na semana anterior foi de 3,1%) encontrando-se baixo do limiar definido de 4,0%. Observou-se um aumento do número de testes para deteção de SARS-CoV-2 realizados nos últimos sete dias;
  • A proporção de casos confirmados notificados com atraso foi de 5,5% (na semana passada foi de 4,9%), mantendo-se abaixo do limiar de 10,0%;
  • Nos últimos sete dias, 98% dos casos de infeção por SARS-CoV-2 / COVID-19 foram isolados em menos de 24 horas após a notificação e, no mesmo período, foram rastreados e isolados, quando necessário, todos os contactos em 92% dos casos;
  • A variante Delta (B.1.617.2), originalmente associada à Índia, é a variante dominante em todas as regiões, com uma frequência relativa de 99,7% dos casos avaliados na semana 35/2021 (30 de agosto a 5 de setembro) em Portugal;
  • A mortalidade específica por COVID-19 (11,9 óbitos em 14 dias por 1 000 000 habitantes) apresenta uma tendência estável decrescente;
  • A análise dos diferentes indicadores revela uma atividade epidémica de infeção por SARSCoV-2 de moderada intensidade, com tendência decrescente a nível nacional, assim como uma tendência decrescente na pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade por COVID-19.

Monitorização das linhas vermelhas para a COVID-19 | Relatório nº 25 – 17/09/2021
Resumo da análise de risco | Relatório nº 25 – 17/09/2021


OMS destaca projeto nacional de microinfluenciadores em evento co-organizado com Portugal – DGS

OMS destaca projeto nacional de microinfluenciadores em evento co-organizado com Portugal

O projeto dos microinfluenciadores sociais para a resposta à COVID-19, desenvolvido pela Direção-Geral da Saúde, esteve em destaque como uma boa prática no evento paralelo sobre a importância da Literacia em Saúde no contexto dos Behavioral and Cultural Insights (BCI) promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Neste evento, em que Portugal foi um dos países anfitriões, conjuntamente com a OMS Europa, Áustria e Federação Russa, foi apresentado este novo projeto de informação personalizada para a comunidade, que conta com mais de 5000 microinfluenciadores, os chamados “Agentes de Saúde Pública”. A avaliação desta iniciativa, pelo seu caráter inovador, está a ser realizada pela Organização Mundial da Saúde.

Leia aqui a notícia da OMS.


Taxa de incidência volta a descer

17/09/2021

Incidência e índice de transmissibilidade descem em todo o país

A taxa de incidência nacional de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias registou uma descida significativa, de 191,1 para 173,6 casos por 100 mil habitantes, e o índice de transmissibilidade caiu de 0,84 para 0,83.

De acordo com o boletim epidemiológico conjunto da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge divulgado esta sexta-feira, dia 17 de setembro, revela que a taxa de incidência (média de novos casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias) registada em Portugal continental baixou de 196,1 para 177,9.

O Rt, índice que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de uma pessoa portadora do vírus, encontra-se à data em 0,83 a nível nacional e em 0,82 em Portugal continental.


Dia Mundial do Dador de Medula Óssea

17/09/2021

SEAS participa em sessão comemorativa, dia 17 de setembro

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, participou esta sexta-feira nas comemorações do Dia Mundial do Dador de Medula Óssea, que se celebra amanhã (dia 18 de setembro), organizadas pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST).

“Quero deixar uma mensagem de reconhecimento e agradecimento a todos os dadores de medula óssea que, com a sua generosidade e de uma forma genuinamente voluntária e altruísta, ajudam a cuidar dos outros. A salvar vidas”, sublinhou o SEAS, deixando também um agradecimento aos profissionais do IPST “pela proatividade, pela dedicação e pelo empenho que colocam na sua missão”.

Lembrando o impacto que as doações têm para os doentes e respetivas famílias, Lacerda Sales afirmou que “se queremos salvar vidas, temos de dar o exemplo e mostrar que podemos contribuir para esta causa nobre, para transformar a vida de alguém.”

Segundo o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, desde a sua criação, em 1995, o Registo Nacional de Dadores de Medula Óssea “já promoveu a realização de mais de 1.200 colheitas para doentes necessitados, das quais 73 em 2020 e 55, até ao momento, em 2020”.

Prof. Hélder Trindade, responsável pela criação do Registo de dadores de Medula Óssea em Portugal, recebeu a medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde – grau “ouro”.

Na ocasião, o governante entregou a medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde – grau “ouro” ao Prof. Doutor Hélder Trindade pelo papel de relevo que desempenhou no diagnóstico dos primeiros casos de VIH em Portugal, pelo pioneirismo em Portugal na área da citometria de fluxo, que permitiu uma transformação notável na área laboratorial da transplantação e pelo crescimento do CEDACE – Registo de Dadores de Medula Óssea.


Tratamento de carcinoma do pulmão

17/09/2021

Hospital Distrital de Santarém cria Unidade de Pneumologia Oncológica

Os doentes com carcinoma do pulmão do Hospital Distrital de Santarém (HDS) terão ao seu dispor, a partir do dia 1 de outubro, uma Unidade de Pneumologia Oncológica que vai incluir, pela primeira vez em hospitais distritais, o tratamento cirúrgico do carcinoma do pulmão.

Segundo comunicado divulgado pelo HDS, com a contratação de cirurgiões torácicos será possível realizar o tratamento cirúrgico tanto de patologia maligna como benigna, o que irá aliviar o hospital de referência – Hospital de Santa Marta -, o qual ficará reservado para os procedimentos mais complexos.

De acordo com Paulo Sintra, diretor clínico do HDS, desde há muito que o hospital desenvolve atividade diferenciada na área oncológica, conseguindo instalar em 2010 o Serviço de Radioterapia.

Segundo o mesmo responsável, a atividade oncológica deste hospital tem-se destacado tanto pelo número crescente de novos doentes – 1300-1400 novos doentes/ano -, como por se tratar de uma das mais dinâmicas entre os hospitais distritais, mas também, e essencialmente, pela qualidade.

“O desenvolvimento de áreas como o melanoma, oncologia hematológica, pneumologia oncológica, entre outras, tem beneficiado de uma estrutura articulada, desde o diagnóstico – que conta agora com um equipamento de ressonância magnética de última geração -, aos cuidados paliativos, cuja Unidade foi alargada com desenvolvimento de consulta de dor crónica, passando pelos tratamentos mais inovadores na área da quimioterapia e radioterapia”, sublinhou Paulo Sintra.


Dia Mundial da Segurança do Doente

17/09/2021

Entidades do SNS assinalam data, que se comemora a 17 de setembro

Comemora-se esta sexta-feira, 17 de setembro, o Dia Mundial da Segurança do Doente, uma data instituída pela Organização Mundial da Saúde, em maio de 2019.

Este ano, a efeméride é dedicada à priorização da segurança nos cuidados maternais e neonatais, particularmente na altura do parto, uma fase delicada da gravidez.

Para assinalar a data, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) iluminou as fachadas das suas três unidades (Hospital de Aveiro, Hospital de Águeda e Hospital de Estarreja) com luz laranja (cor associada à Segurança do Doente) como símbolo de compromisso, na garantia da segurança dos seus doentes.

O Hospital de Braga organizou uma série de ações para integrar esta campanha a nível mundial, nomeadamente o desafio da OMS em iluminar um monumento em cor de laranja, em que vai ser garantida a iluminação noturna do Santuário do Sameiro (na noite de 17 de setembro). Do programa do dia 17 consta ainda uma realização de exposição fotográfica, com mensagens alusivas ao tema, uma iniciativa surpresa e ainda dois workshops de babywearing e de  massagem infantil.

Também o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL) desenvolveu um poster sobre a Segurança do Doente, inserido nas comemorações do Dia Mundial da Segurança do Doente.

Para saber mais, consulte:


Dia Mundial da Segurança do Doente

17/09/2021

DGS assinala data com uma conferência, dia 17 de setembro

No âmbito da celebração do Dia Mundial da Segurança do Doente 2021, a Direção-Geral da Saúde (DGS) promove a conferência “A Segurança do Doente em Portugal”, com a apresentação dos resultados do Plano Nacional para a Segurança do Doente 2015-2020. Ao longo desta sessão, serão apresentadas boas práticas implementadas nas instituições do Serviço Nacional de Saúde, bem como o “Plano de Ação Mundial para a Segurança do Doente 2021-2030” da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Serão ainda reveladas as linhas orientadoras do Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2021-2026 (PNSD 2021-2026).

A sessão terá transmissão em streaming e estará acessível através do seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=naAWN6jvPkw

Programa:

Para saber mais:

DGS > Programa


Utilização de máscaras nas escolas

17/09/2021

Hospital de Guimarães ensina crianças a usar corretamente a máscara

A Direção de Enfermagem do Hospital Senhora da Oliveira de Guimarães, em parceria com a direção da Escola Secundária Francisco de Holanda, promoveu uma ação de educação para a saúde nas Escolas Básicas de Santa Luzia e Pegada, com o objetivo de demonstrar a correta utilização da máscara por parte dos alunos, bem como a técnica de lavagem e desinfeção das mãos.

A ação, que foi conduzida por dois enfermeiros do Serviço de Pediatria, visou reforçar a relação de proximidade dos profissionais de saúde com a comunidade, com a qual tem um compromisso de excelência nos cuidados que presta à população que serve.

A iniciativa surgiu na sequência da orientação da Direção-Geral da Saúde que recomenda a utilização de máscara nas crianças que frequentam o 1.º ciclo, como medida adicional de proteção em espaços interiores ou exteriores, desde que as crianças tenham treino no uso e utilizem as máscaras de forma correta e seja garantida a supervisão por um adulto.

Para saber mais, consulte:

Hospital Senhora da Oliveira de Guimarães – https://www.hospitaldeguimaraes.min-saude.pt/


Dador de medula óssea

17/09/2021

IPO Porto assinala Dia Mundial com evento comemorativo

O Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO Porto) assinala no sábado, dia 18 de setembro, o Dia Mundial do Dador de Medula Óssea com um evento que visa desmistificar receios e ideias erróneas e colocar Portugal e os seus dadores no mapa global.

De acordo com dados do IPO Porto, em 2020, foram exportadas 67 doações para 14 países diferentes, a que acrescem ainda 29 colheitas a dadores familiares e 106 colheitas autólogas exclusivamente para transplante de doentes do instituto.

O evento contará com a presença de especialistas e testemunhos de dadores de medula óssea de todo o país. Haverá ainda um painel dedicado ao tema das terapias celulares inovadoras, as células CAR T, terapêutica que o IPO Porto iniciou de forma pioneira em Portugal em 2019.

O evento, que acontecerá em formato híbrido com transmissão no canal de YouTube, será pela primeira vez integrado nas celebrações do World Marrow Donor Day (Dia Mundial do Dador de Medula Óssea), uma iniciativa da World Marrow Donor Association – associação internacional que reúne os registos de dadores de todo o mundo -, dando assim reconhecimento internacional aos dadores portugueses de células e medula óssea.

«Este é um dia para consciencializar as entidades responsáveis e a comunidade, em especial os grupos étnicos, sobre a importância da inscrição como dador voluntário de medula óssea e do impacto que o transplante tem no tratamento dos doentes, ajudando a salvar vidas», refere Susana Roncon, diretora da Terapia Celular do IPO Porto.

Em comunicado, a médica alerta para a necessidade de informar a população em geral, sobretudo os mais novos, acerca dos processos inerentes à dádiva de medula.

O Serviço de Terapia Celular realiza colheita de células e medula óssea a dadores voluntários inscritos no CEDACE (Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão).

Estes produtos celulares são enviados para centros de transplante nacionais e internacionais para tratarem doentes com patologia oncológica e não oncológica.

O Serviço iniciou a atividade de exportação no ano 2000, tendo já enviado mais de 700 produtos para 36 países diferentes nos continentes da Europa, América, Ásia e Oceânia.

Em paralelo com esta atividade, recebe dadores familiares e ainda doentes que realizam colheita de células para si próprios (as chamadas colheitas autólogas), sendo o único serviço do Norte e Centro de Portugal a realizar este procedimento a crianças e adolescentes.

Neste momento, o CEDACE conta com mais de 400 mil dadores, mantendo o terceiro lugar dos países com mais dadores inscritos por milhão de habitantes.

Para saber mais, consulte:


Literacia e Capacitação dos Profissionais

17/09/2021

CHPVVC lança e-book com foco na literacia em saúde

Com o foco na literacia em saúde e na capacitação dos recursos humanos e como resultado de uma formação integrada por várias dezenas de profissionais, o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde (CHPVVC) assinalou, a 8 de setembro, o Dia Internacional da Literacia, com o lançamento do seu primeiro e-book de conteúdos. Assinado por vários grupos profissionais, este e-book alia a formação adquirida, no âmbito da literacia em saúde, a práticas e procedimentos já implementados na vivência do quotidiano hospitalar.

Da consulta de educação terapêutica e da importância no controlo da Diabetes, ao Plano de Parto, da Visita Pré-Operatória de Enfermagem, à capacitação da pessoa com ostomia, são cada vez mais amplos o alcance e os benefícios da literacia em saúde, em distintas patalogias.

Este e-book foca-se, ainda, em matérias como a tecnologia ao serviço das pessoas, a democratização da informação, o contributo das novas tecnologias no contexto da Hospitalização Domiciliária, a literacia no enquadramento da Alta Hospitalar e a própria comunicação em contexto de Cuidados Paliativos.

Para saber mais:

Descarregue o e-book: Literacia em Saúde e Capacitação dos Profissionais


Plano Nacional para a Segurança dos Doentes

17/09/2021

Despacho que aprova o Plano publicado em breve

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, encerrou esta sexta-feira a conferência “A Segurança do Doente em Portugal”, promovida pela Direção-Geral da Saúde, no âmbito do Dia Mundial da Segurança do Doente.

No decorrer da sessão, onde foram apresentadas as linhas orientadores do Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2021-2026 (PNSD 2021-2026), Lacerda Sales adiantou que já foi assinado o despacho que aprova o referido Plano.

“Ao promovermos a segurança do doente, contribuímos também para a sustentabilidade dos sistemas de saúde modernos, através da redução de danos e incidentes evitáveis”, salientou o SEAS, acrescentando que é necessário “continuar a implementar práticas seguras em ambientes seguros, porque só com doentes seguros conseguiremos ter um SNS seguro”.

Destacando alguns dos principais resultados do Plano Nacional para a Segurança do Doente 2015-2020, o Secretário de Estado referiu que os mesmos só foram possíveis “graças ao empenho e dedicação das Comissões da Qualidade e Segurança, bem como de todos os profissionais do Serviço Nacional de Saúde, dos cuidados de saúde primários aos hospitalares”