Notícias em 23/09/2021

Relatório de Situação nº 570 | 23/09/2021

Relatório de Situação nº 570 | 23/09/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 570 | 23/09/2021

 Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Covid-19 | Última fase do desconfinamento

23/09/2021

Portugal passa a situação de alerta a partir do dia 1 de outubro

A evolução positiva do país no controlo da covid-19 permite passar para a situação de alerta a partir do próximo dia 1 de outubro.

Esta decisão, anunciada no final do Conselho de Ministros de 23 de setembro, quinta-feira, aprova a terceira fase do plano do Governo de levantamento de restrições por causa da Covid-19. A decisão é anunciada num momento em que Portugal se aproxima de uma taxa de vacinação da sua população de 85%, regista uma trajetória sólida de descida da taxa de incidência de infeções (atualmente em 137,4 casos por 100 mil habitantes) e em que a taxa de transmissão se encontra abaixo de 1 mais precisamente em 0,82.

De acordo com o plano do executivo, nesta fase deixam de existir limites máximos para o número de pessoas em grupo no interior dos restaurantes, cafés, pastelarias e em esplanadas, bem como são levantados os limites de lotação para estabelecimentos, espetáculos culturais e eventos familiares.

Outra mudança passará pela reabertura dos bares e discotecas, com obrigatoriedade de apresentação de certificado digital de vacinação ou de um teste Covid-19 com resultado negativo.

O uso de máscara, também a partir desta data, continuará a ser obrigatório em transportes públicos, grandes superfícies, lares, hospitais e salas de espetáculos e em eventos.

O uso de máscaras nos recreios das escolas deixa de ser obrigatório e a Direção-Geral da Saúde vai atualizar as normas do isolamento profilático nos estabelecimentos de ensino.

Para mais informações, consulte:

Manter a pandemia controlada – 23 de setembro


Primeira fase da vacinação contra a gripe inicia a 27 de setembro – DGS

Primeira fase da vacinação contra a gripe inicia a 27 de setembro

A vacina contra a gripe é fortemente recomendada para grupos prioritários da população e é uma medida de prevenção primária com impacte na ocorrência e gravidade da doença.

Em 2021, em contexto de pandemia COVID-19, mantêm-se medidas excecionais e específicas no âmbito da vacinação gratuita contra a gripe, nomeadamente o início mais precoce, a vacinação faseada e a gratuitidade para os profissionais que trabalham em contextos com maior risco de ocorrência de surtos e/ou de maior suscetibilidade e vulnerabilidade.

A 1a fase da vacinação gratuita tem início a 27 de setembro e destina-se a pessoas em determinados contextos, incluindo residentes, utentes e profissionais de estabelecimentos de respostas sociais, doentes e profissionais da rede de cuidados continuados integrados e profissionais do Serviço Nacional de Saúde. Nesta fase estão ainda incluídas as grávidas.

A 2a fase integrará os outros grupos-alvo abrangidos pela vacinação gratuita, destacando-se pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e pessoas portadoras de doenças ou condições que constam na Norma da vacinação contra a gripe 2021/22.

A Direção-Geral da Saúde apela à adesão das pessoas que têm critério para a vacinação contra a gripe, num processo que será feito de forma organizada, decorrendo nos próximos meses.


Vacinação contra a gripe

23/09/2021

Campanha avança este ano mais cedo devido à pandemia

A primeira fase da vacinação gratuita contra a gripe arranca no próximo dia 27 de setembro, segunda-feira, e vai abranger utentes de lares, rede de cuidados continuados, profissionais do Serviço Nacional de Saúde e grávidas, divulgou a Direção-Geral da Saúde.

Em comunicado a DGS refere que este ano a vacinação contra a gripe se inicia mais cedo devido à situação de pandemia.

“Em 2021, em contexto de pandemia covid-19, mantêm-se medidas excecionais e específicas no âmbito da vacinação gratuita contra a gripe, nomeadamente o início mais precoce, a vacinação faseada e a gratuitidade para os profissionais que trabalham em contextos com maior risco de ocorrência de surtos e/ou de maior suscetibilidade e vulnerabilidade”, sublinha.

Segundo a autoridade de saúde, a primeira fase da vacinação gratuita destina-se a pessoas em determinados contextos, incluindo residentes, utentes e profissionais de estabelecimentos de respostas sociais, doentes e profissionais da rede de cuidados continuados integrados e profissionais do Serviço Nacional de Saúde e também as grávidas.

Na segunda fase, serão integrados os outros grupos-alvo abrangidos pela vacinação gratuita, destacando-se pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e pessoas portadoras de doenças ou outras condições previstas na norma da vacinação contra a gripe 2021/22.

A Direção-Geral da Saúde apela à adesão das pessoas que têm critério para a vacinação contra a gripe, num processo que será feito de forma organizada, decorrendo nos próximos meses.

A vacina contra a gripe é fortemente recomendada para grupos prioritários da população e é uma medida de prevenção primária com impacte na ocorrência e gravidade da doença.


Mini-carros levam crianças à cirurgia

23/09/2021

No CH do Baixo Vouga crianças vão à boleia até ao bloco operatório

As crianças submetidas a cirurgia no Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) já podem ir até ao bloco operatório ao volante de dois minis BMW i8 Coupé, que foram oferecidos pela Associação de Solidariedade CORAÇÃO JAP, no dia 21 de setembro.

Esta medida visa amenizar o habitual receio e ansiedade das crianças no momento que antecede a cirurgia, permitindo uma maior humanização dos cuidados de saúde prestados.

Para saber mais, consulte:

CHBV > Notícias


Estruturas residenciais para idosos

23/09/2021

IGAS colabora em projeto de criação de referencial de boas práticas

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), o Instituto da Segurança Social, a Ordem dos Enfermeiros, a Ordem dos Farmacêuticos e a Ordem dos Médicos vão realizar um projeto colaborativo para criar um referencial de boas práticas na prestação de cuidados de saúde nas estruturas residenciais para idosos.

Este referencial de boas práticas, cujo projeto surgiu na sequência de uma reunião que decorreu no dia 15 de setembro, será centrado no cidadão e pretende identificar as práticas inovadoras com resultados comprovados e as oportunidades proporcionadas pelas tecnologias digitais.

Para saber mais, consulte:

IGAS > Notícias