Notícias em 28/09/2021

Relatório de Situação nº 575 | 28/09/2021

Relatório de Situação nº 575 | 28/09/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 575 | 28/09/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Consulte as listas de laboratórios e farmácias que realizam testes rápidos antigénio comparticipados – Infarmed

Imagem alusiva às Lista de farmácias e lista de laboratórios que fazem testes COVID-19

28 set 2021

A área Testes COVID-19 disponibiliza, a par da lista de farmácias de oficina, a lista de laboratórios e postos de colheita que realizam testes rápidos antigénio (TRAg) de uso profissional comparticipados.

Estas listas estão em constante atualização e nelas pode pesquisar as farmácias e laboratórios na sua localidade.

Adicionalmente, pode também recorrer ao mapa interativo que os localiza via georeferenciação.


Reclamações sobre SARS-CoV-2 Teste Antígeno – Autoteste do fabricante Genrui Biotech Inc. – Infarmed

InfarmedImg

Circular Informativa N.º 105/CD/550.20.001 Data: 27/09/2021

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: div

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; Fax: 21 111 7552; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

28 set 2021

O fabricante dos testes SARS-CoV-2 Teste Antígeno-autoteste, Genrui Biotech Inc., recebeu algumas reclamações/incidentes relacionados com a utilização dos referidos testes, nomeadamente devido ao facto de o tubo de diluição da amostra não apresentar líquido ou apresentar um volume de líquido insuficiente para prosseguir com o teste e obter um resultado válido.

Desta forma, o utilizador, aquando da realização do teste, deverá seguir as instruções de utilização do fabricante e verificar se o tubo tem uma quantidade suficiente de líquido para a realização do teste. Para além disso, após a colheita da amostra, ao colocar a zaragatoa no tubo, deverá verificar se a cabeça da zaragatoa se encontra submersa completamente no líquido, apertando o tubo de diluição da amostra.

O Infarmed recomenda não realizar o teste no caso de se verificar ausência de líquido ou quantidade insuficiente de líquido no tubo e o contacto com o fornecedor para proceder à substituição do teste

Quaisquer incidentes ou outros problemas relacionados com dispositivos médicos devem ser notificados à Unidade de Vigilância de Produtos de Saúde do Infarmed através dos contactos: tel.: +351 21 79871 45; fax: +351 21 111 73 16; e-mail: dvps@infarmed.pt.

O Vice-Presidente do Conselho Diretivo


Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 28-09-2021 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 28-09-2021

28-09-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Até à data, foram analisadas 17.490 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 303 concelhos de Portugal.

No âmbito da monitorização contínua da diversidade genética do SARS-CoV-2 que o INSA está a desenvolver, têm vindo a ser analisadas uma média de 552 sequências por semana desde o início de junho de 2021, provenientes de amostras colhidas aleatoriamente em laboratórios distribuídos pelos 18 distritos de Portugal continental e pelas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, abrangendo uma média de 128 concelhos por semana.

De acordo com o relatório do INSA, a variante Delta (B.1.617.2) apresenta uma frequência relativa de 100% na semana 37 (13 a 19 de setembro) em todas as regiões. Do total de sequências da variante Delta analisadas até à data, 66 apresentam a mutação adicional K417N na proteína Spike (sub-linhagem AY.1), sendo que não foi detetado qualquer caso associado a esta sub-linhagem desde a semana 33 (16 a 22 de agosto).

Relativamente à variante Gamma (P.1), foram detetados mais dois casos na semana 36 (6 a 12 de setembro), à semelhança do que havia sido registado na semana 35 (30 de agosto a 5 de setembro). As quatro sequências P.1 detetadas nas semanas 35 e 36 apresentam a mutação adicional de interesse P681H na proteína Spike, sendo que a análise genética sugere a existência de uma associação epidemiológica entre três destes casos, todos detetados na região do Alentejo. Não é detetado qualquer caso associado à variante Beta desde a semana 29 (19 a 25 de julho).

partir de junho, o INSA adotou uma nova estratégia de monitorização contínua da diversidade genética do novo coronavírus em Portugal, a qual assenta em amostragem semanais de amplitude nacional. Esta abordagem permitirá uma melhor caracterização genética do SARS-CoV-2, uma vez que os dados serão analisados continuamente, deixando de existir intervalos temporais entre análises.

Desde abril de 2020, o INSA tem vindo a desenvolver o “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em Portugal”, com o objetivo principal de determinar os perfis mutacionais do SARS-CoV-2 para identificação e monitorização de cadeias de transmissão do novo coronavírus, bem como identificação de novas introduções do vírus em Portugal. Os resultados deste trabalho podem ser consultados aqui.


Vacinação contra a Covid-19

28/09/2021

Ministra da Saúde faz balanço muito positivo do processo de vacinação

A Ministra da Saúde, Marta Temido, fez hoje um “balanço francamente positivo” do processo de vacinação contra a Covid-19, cuja Task Force de foi hoje dada por encerrada pelo coordenador, Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo.

Com 84,03% da população residente com a vacinação completa, Marta Temido salientou o esforço de coesão nacional feito pelo governo, expresso em reuniões semanais para acompanhamento do planeamento da operação logística, mas valorizou, sobretudo o esforço dos portugueses.

“Houve aqui um esforço de coesão nacional que conduziu muito a estes resultados. O aspeto mais importante foi, sem dúvida nenhuma, a adesão dos portugueses à vacinação, a tradição de confiança nas autoridades de saúde e num plano de vacinação que é voluntário e que sempre teve na base a melhor evidência (prova científica)”, afirmou.

“É um balanço francamente positivo e que só foi possível de atingir porque conseguimos trabalhar todos em conjunto”, sublinhou a Ministra da Saúde.

Após o último briefing da Task Force, realizado no Comando Conjunto das Operações Militares, em Oeiras, e que contou ainda com as presenças do Primeiro-Ministro, António Costa, e do Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, Marta Temido esclareceu também que a revisão das condições de isolamento para crianças e jovens vacinados será conhecida em breve.

“A Direção-Geral da Saúde está neste momento a trabalhar em articulação com o Ministério da Saúde num conjunto de normas que decorrem da evolução daquilo que é o nosso estado vacinal, portanto, 85% de vacinação, e que tem de ter um reflexo nas regras -, mas também daquilo que são regras fixadas em termos das últimas decisões do Conselho Ministros”, adiantou.

“Esperamos que no final desta semana e até domingo estejamos em condições de ter todo este conjunto de regras conhecidas por todos e aplicadas por todos”, concluiu Marta Temido.


Vacinação contra a Covid-19

28/09/2021

Portugal já doou quase dois milhões de vacinas

Portugal já doou aproximadamente dois milhões de vacinas contra a covid-19, revelou esta terça-feira o coordenador da task force de vacinação, que oficializou também o fim da sua missão de gestão logística no âmbito da pandemia.

Na reunião com o Primeiro-ministro, António Costa, a Ministra da Saúde, Marta Temido, e o Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, o Vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, responsável até agora pela coordenação do processo de vacinação contra a Covid-19, destacou o país como um dos que mais doações de vacinas fez a nível internacional.

“Chegaram, grosso modo, 20 milhões de vacinas. Já doámos cerca de dois milhões de vacinas, 10% do que adquirimos”, afirmou Gouveia e Melo, explicando ainda que dois milhões estão em stock e mais de 15 milhões foram administradas à população.


Task Force | Plano de vacinação

28/09/2021

Henrique Gouveia e Melo anuncia fim da missão da “task force” da vacinação

A Task Force do Plano de vacinação contra a Covid-19 em Portugal terminou a sua missão de planificação e gestão logística no contexto da pandemia, anunciou esta terça-feira o Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo, Henrique Gouveia e Melo.

No âmbito da reunião que decorre esta manhã no Comando Conjunto das Operações Militares, em Oeiras, o coordenador da equipa, que recebeu o Primeiro-Ministro, António Costa, a Ministra da Saúde, Marta Temido, e o Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, destacou o êxito da operação de vacinação.

“Estamos em 84 e qualquer coisa de segundas doses. Já podíamos ter atingido os 85% de vacinação completa, mas vamos relembrar algumas pessoas e dentro de semana ou semana e meia, senhor primeiro-ministro, terá os 85%”, disse o Vice-Almirante, confirmando que este é “o último ‘briefing’” sobre a pandemia: “Acho que entrego a minha missão, está terminada e agora fica o núcleo a fazer a transição”.

Recorde-se que a Task Force da vacinação contra a Covid-19 foi criada pelo Despacho conjunto nº. 11737/2020, de 26 de novembro, das áreas governativas da Defesa Nacional, Administração Interna e Saúde.


Campanha de vacinação da gripe

28/09/2021

Portugal está preparado para administração semanal de 400 mil vacinas

O Coordenador da task force de vacinação, Vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, destacou esta terça-feira a capacidade logística de Portugal para a administração semanal de 400 mil vacinas da gripe.

“Estamos preparados para fazer 400 mil vacinas por semana e para terminar o processo até 15 de dezembro”, revelou o Vice-almirante, na reunião na sede da task force, no Comando Conjunto das Operações Militares, em Oeiras.

De acordo com Henrique Gouveia e Melo, que confirmou o fim da missão no contexto da pandemia de Covid-19 e a transição para um núcleo de coordenação, o “desafio é conjugar duas agendas: a vacinação da gripe e a eventual terceira dose da vacinação Covid-19”, sublinhando que o processo “vai depender muito” da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, onde são concentrados os agendamentos das vacinas.

“O processo correu muito bem para a Covid e estamos a tentar replicar para a gripe”, resumiu, sem deixar de esclarecer que Portugal já tem 480 mil vacinas da gripe em território nacional, num processo de vacinação que “já começou ontem”, arrancando primeiramente pelos lares de idosos.

Para o vice-almirante, a eventual sobreposição da vacinação da gripe com a administração de uma eventual terceira dose contra a covid-19 não será um problema a nível logístico, face à disponibilidade de vacinas e à continuidade dos atuais centros de vacinação para esta transição.

“Temos em stock cerca de dois milhões de vacinas. Não haverá qualquer problema para a terceira dose, seja ele qual for o âmbito”, salientou.


Projeto inovador de nutrição

28/09/2021

Mascote do serviço de Pediatria do HFF ensina mais novos a comer de forma criativa

“Dora-Sin Brinca com o Prato”. É o nome do inovador projeto do Serviço de Pediatria e da Unidade de Nutrição e Dietética do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF).

A refeição passou assim a ser apresentada aos nossos pequenos utentes de forma criativa e apelativa, recorrendo a pratos com caras animadas, preparados e decorados pelas auxiliares de alimentação e dietética e posteriormente distribuídos a todas as crianças internadas com idade pré-escolar, entre os três e os cinco anos.

Este projeto tem lugar durante as principais refeições no internamento do Serviço de Pediatria, iniciativa que conta com o apoio a AMASIN – Associação dos Amigos e Utentes do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, que financiou a aquisição dos pratos e que está a “ter bom acolhimento”.

Este é um mais dos programas de humanização dos cuidados de saúde da Estrela “Dora-Sin”, a mascote do serviço de Pediatria do HFF, e tem como objetivos principais:

  • melhorar a apresentação das refeições no Serviço de Pediatria;
  • promover uma alimentação saudável na criança em idade pré-escolar;
  • contribuir para a prevenção da obesidade infantil e doenças cardiovasculares.

No HFF a alimentação das crianças internadas segue as indicações da Direção Geral da Saúde no Manual de Dietas Hospitalares (2018) que tem como objetivo uniformizar esta temática a nível nacional.

Para mais informações, consulte:

Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca


INEM forma professores

28/09/2021

Formação em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa nas escolas

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) realiza esta terça-feira, no Alentejo, uma formação em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV/DAE) dirigida a professores de estabelecimentos de ensino públicos. Esta é a primeira de um conjunto de formações de âmbito nacional que vão permitir instituir o ensino de SBV/DAE nos estabelecimentos de ensino público secundário.

O projeto “SBV/DAE INEM-Escolas” é o resultado de um protocolo firmado entre o INEM e a Direção-Geral da Educação (DGE) e envolve Centros de Formação de Agrupamentos de Escolas (CFAE) das zonas Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

Numa primeira fase, cabe ao INEM ministrar cursos de SBV/DAE e cursos de Formação de Formadores em SBV/DAE a docentes do ensino secundário.

Além da formação que decorre hoje, no Alentejo, o INEM tem previstas para os próximos meses formações noutras zonas do país, sendo este um momento decisivo para a implementação do projeto “SBV/DAE INEM-Escolas”, que vai permitir a difusão massiva do ensino de SBV/DAE no ensino secundário.

De acordo com o conceito de “Cadeia de Sobrevivência”, existe um conjunto de procedimentos e atitudes que, quando desencadeados de forma adequada e eficaz, aumentam a possibilidade de sobrevivência de vítimas de paragem cardiorrespiratória. É por isso fundamental que, quem presencia este tipo de ocorrência, reconheça a gravidade da situação e saiba como atuar, ligando de imediato 112 e iniciando manobras de SBV com DAE, vulgarmente chamadas manobras de reanimação. O conhecimento e o domínio destes procedimentos podem salvar vidas e devem, por isso, ser incorporados desde cedo na vida de cada cidadão.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias


Melhor vídeo de técnica cirúrgica

28/09/2021

Ginecologia/Obstetrícia do CHTV vence prémio europeu

A Unidade de Oncologia Ginecológica do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) recebeu o prémio de melhor vídeo de técnica cirúrgica com o trabalho intitulado “Surgical Technique: indocyanine green and infrared fluorescence in sentinel lymph node mapping in endometrial cancer”, pelo European Board and College of Obstetrics and Gynaecology.

Num vídeo de cerca de quatro minutos, “ilustrámos as tipificações atuais, a forma como utilizamos o verde de indocianina no cancro do endométrio e a própria cirurgia no que toca à pesquisa do gânglio sentinela com esta técnica minimamente invasiva”, refere Nuno Nogueira Martins, coordenador da Unidade de Oncologia Ginecológica do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do CHTV.

“Para nós, foi uma honra e uma agradável surpresa recebermos este prémio, quando há sempre vídeos muito bons de várias instituições de referência internacionais”, destaca o especialista, que esteve a acompanhar este congresso presencialmente em Atenas e, em representação da primeira autora, subiu ao palco para receber o prémio.

Sara Sousa Sales, Ângela Melo, Sónia Gonçalves, Francisco Nogueira Martins e Nuno Nogueira Martins são os autores deste vídeo, que se refere a uma “técnica pioneira e promissora realizada através de cirurgia minimamente invasiva para a pesquisa de gânglio sentinela, permitindo o diagnóstico de metástases ganglionares em situações de cancro do endométrio”.


Cardiologia no Médio Tejo

28/09/2021

CHMT implanta pela primeira vez cardioversor-desfibrilhador subcutâneo

O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) iniciou a implantação de cardioversores-desfibrilhadores subcutâneos. Este dispositivo inovador oferece um tratamento de primeira linha para doentes com risco de paragem cardíaca e está habilitado para a gestão remota do doente.

Segundo David Durão, Diretor do Serviço de Cardiologia, “os cardioversores-desfibrilhadores convencionais transvenosos são seguros e eficazes no tratamento de taquiarritmias ventriculares que podem causar morte súbita, mas estão associados a algumas possíveis complicações, a curto e longo prazo, quer relacionadas com o procedimento quer com os elétrodos intracardíacos, como endocardites, fratura do elétrodo ou trombose do vaso sanguíneo de acesso”. David Durão refere ainda, “o dispositivo implantado no CHMT, é implantado subcutaneamente (o elétrodo) e submuscular (o dispositivo) e permite um maior conforto ao doente e uma abordagem menos invasiva, sendo garantida a mesma proteção ao doente, em risco de morte súbita cardíaca”.

De acordo com David Durão, a realização deste procedimento só foi possível pela colaboração entre diversas especialidades e profissionais de saúde: “foi realizada formação prévia a enfermeiros, técnicos de cardiopneumologia, cardiologistas e articulámo-nos muito bem com o serviço de Anestesiologia, pelo que só me resta agradecer a colaboração de todos”.

A realização deste procedimento no CHMT, evita a deslocação de doentes para centros terciários, garantindo equidade e comodidade no tratamento dos doentes. Para David Durão, “na área da Arritmologia fica completa a oferta de tratamento de taquidisritmias à população de abrangência do CHMT, o que nos motiva a desenvolver novos projetos”.

Para saber mais, consulte:

CHMT > Notícias


Guia da DGS visa identificar e intervir sobre fatores de risco psicossocial no local de trabalho

Guia da DGS visa identificar e intervir sobre fatores de risco psicossocial no local de trabalho

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional de Saúde Ocupacional, lança hoje o Guia Técnico sobre “Vigilância da saúde dos trabalhadores expostos a fatores de risco psicossocial no local de trabalho”, que tem como objetivo melhorar a intervenção preventiva nesses fatores em contexto laboral.

Este guia, de características inovadoras, pretende identificar e promover boas práticas, não só ao nível da prevenção, mas também na promoção da saúde dos trabalhadores. Desta forma, são identificados os principais fatores de risco e os instrumentos a contemplar na avaliação de risco, as metodologias de avaliação e identificação de situações prioritárias e de emergência, bem como os processos de referenciação no caso de trabalhadores com potenciais perturbações mentais moderadas ou graves. São ainda estabelecidas medidas de prevenção e realçada a importância da reabilitação e reintegração dos trabalhadores.

O documento integra instrumentos/questionários validados para a população portuguesa, a serem utilizados pelos Serviços de Saúde do Trabalho/Saúde Ocupacional (SST/SO), que permitem fazer a avaliação desses fatores de risco. Pretende-se que seja um referencial de orientação à sua atuação, no âmbito dos riscos psicossociais.

Situações de stress, de depressão, de ansiedade ou de burnout são atualmente comuns nos trabalhadores, face à enorme pressão para responder às exigências do trabalho moderno e à atual situação pandémica. O ambiente de trabalho pode ser agravado pela definição de objetivos pouco realistas, pela urgência em alcançar resultados, pelas longas horas de trabalho, e ainda por contratos precários. São ainda identificados outras situações, tais como conflitos laborais, problemas como o assédio, violência física e mobbing.

Problemas como estes poderão refletir-se noutros, como a perda de capital humano, aumento do absentismo e presentismo laboral e baixos níveis de desempenho ou motivação dos trabalhadores. Podem ainda estar relacionados com um enorme fardo de doença e incapacidade que acarretam pesados encargos financeiros para os indivíduos, as empresas e a sociedade.

Para a elaboração do Guia, foi constituído um Grupo de Trabalho Técnico-Científico que integrou peritos de diversas áreas e entidades.

Consulte o Guia Técnico aqui, e a sua versão síntese aqui.


DGS lança guia sobre Saúde Mental

28/09/2021

Manual visa promover vigilância da saúde mental dos trabalhadores

A Direção-Geral da Saúde (DGS) lança esta terça-feira, dia 28 de setembro, um guia técnico de vigilância da saúde dos trabalhadores expostos a fatores de risco psicossocial no local de trabalho.

“A situação da Covid-19 e todas as consequências de termos estado em confinamento, com o trabalho isolado e à distância, acabou por ocasionar um certo grau de alteração ao nível das perturbações mentais e veio potenciar este tipo de situação”, afirmou José Rocha Nogueira, responsável do grupo de peritos que elaborou o documento técnico, no âmbito do Programa Nacional de Saúde Ocupacional (PNSOC).

De acordo com o responsável, “estimativas conservadoras” indicam que entre “20% a 50% dos trabalhadores que estejam em determinadas condições de trabalho podem vir a desenvolver perturbações psicológicas” relacionadas com a sua atividade laboral.

O documento alerta que as “situações de stress, de depressão, de ansiedade ou de `burnout´ são cada vez mais relatadas por um significativo número de trabalhadores, face à enorme pressão para responder às exigências do ambiente de trabalho moderno e à atual situação pandémica”.

De acordo com o coordenador do PNSOC, os trabalhadores em teletrabalho apresentam um risco psicossocial mais elevado, devido a uma eventual maior intromissão da entidade patronal, assim como quem esteve sujeito a situações mais críticas em ambiente laboral.

O documento disponibiliza também diversos instrumentos para avaliar os fatores de risco, caso de questionários de avaliação, que estão validados para Portugal e adequados a cada situação específica.

Para a concretização deste guia, que esteve em consulta pública em abril, a DGS constituiu um grupo de trabalho técnico-científico, coordenado pelo Programa Nacional de Saúde Ocupacional, que integrou peritos de diversas áreas e entidades públicas e privadas, como ordens profissionais e universidades.

Para saber mais:

DGS > Guia Técnico e versão síntese


Comissão de Ética do Instituto Ricardo Jorge promove 2ª edição de curso de ética e integridade científica

imagem do post do Comissão de Ética do Instituto Ricardo Jorge promove 2ª edição de curso de ética e integridade científica

28-09-2021

A Comissão de Ética do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em colaboração com o Conselho Científico do INSA, promove, nos dias 20, 21, 27 e 29 de outubro, a 2ª edição da Formação em Ética e Integridade Científica, respondendo assim ao elevado interesse suscitado pela iniciativa, cuja 1ª edição já se encontra esgotada. O curso decorre em formato online e visa sensibilizar e advertir os participantes para a importância e impacte deste conceito na comunidade científica e na população em geral.

Recorrendo às fontes internacionais, designadamente o Código de Conduta Europeu para a Integridade Científica, o curso pretende também contribuir para a reflexão sobre o fundamento ético através de uma vertente eminentemente prática, que inclui a discussão de casos verídicos, bem como a disseminação de boas práticas e de ampla bibliografia.

Os principais objetivos desta formação prendem-se com o desenvolvimento da utilização da integridade científica como uma ferramenta de trabalho, capacitando para a antevisão, identificação e discussão de constrangimentos éticos que possam surgir no âmbito da fraude, conflito de interesses ou coautoria, no contexto de trabalho em equipa, através de casos práticos.

Os interessados em participar no curso, que se destina essencialmente a pessoas que participam no processo de investigação científica, como investigadores ou colaboradores, independentemente da área de investigação e do grau académico, deverão efetuar a sua inscrição através do preenchimento do seguinte formulário.

Todas as sessões serão gravadas para serem reproduzidas posteriormente e podem ser acompanhadas através da plataforma online Teams. Para mais informações, consultar o programa do curso ou a Plataforma de e-Learning do INSA.


INFARMED, I.P. recebe Medalha de Honra da Ordem dos Farmacêuticos

Imagem da cerimónia de entrega da Medalha de Honra da Ordem dos Farmacêuticos

28 set 2021

A Ordem dos Farmacêuticos atribuiu ao INFARMED.I.P a Medalha de Honra da Ordem dos Farmacêuticos “como forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido, nos últimos 28 anos, com especial enfoque para o esforço, empenho e resiliência apresentados, durante o período de pandemia bem como durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia”.

A Medalha de Honra da Ordem dos Farmacêuticos foi recebida pelo presidente do INFARMED, I.P., Rui Santos Ivo, numa cerimónia que decorreu em Coimbra, no Dia do Farmacêutico.

Esta Medalha de Honra é o reconhecimento público do esforço extraordinário que a organização fez para dar a melhor resposta possível em circunstâncias absolutamente excecionais. Tal só foi possível com o esforço e dedicação de cada um dos colaboradores, que diariamente trabalham de forma incansável ao serviço da saúde dos Portugueses.