Nomeação do Diretor de Serviço de Informação e Análise da DGS

«Despacho n.º 9604/2021

Sumário: Provimento do Doutor Pedro Licínio Cordeiro dos Santos Pinto Leite no cargo de diretor de serviço de Informação e Análise da Direção-Geral da Saúde.

Findo o procedimento concursal de seleção para provimento do cargo de Diretor de Serviço de Informação e Análise da Direção-Geral da Saúde, aberto pelo Aviso n.º 11922/2021 no Diário da República, 2.ª série, n.º 121 de 24 de junho de 2021, e na BEP com o n.º OE202106/0651, e após ter sido dado o cumprimento ao disposto no n.º 6 do artigo 21.º da Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, de acordo com a redação atual, a escolha recaiu no candidato Doutor Pedro Licínio Cordeiro dos Santos Pinto Leite, por reunir as condições para o desempenho do cargo a prover, porquanto, demonstrou que detém experiência profissional no âmbito das funções que competem ao cargo, e é detentor de competência técnica e aptidão pretendidas para melhor prosseguir os objetivos do departamento de Serviços de Informação e Análise, como decorre da súmula curricular anexa ao presente despacho.

Assim, nos termos dos n.os 9 e 10 do artigo 21.º da legislação supracitadas, procedo ao provimento do doutor Pedro Licínio Cordeiro dos Santos Pinto Leite no cargo de Diretor de Serviço de Informação e Análise da Direção-Geral da Saúde, em comissão de serviços, com efeitos a 08 de setembro de 2021, pelo período de três anos, renovável por iguais períodos de tempo.

08-09-2021. – A Diretora-Geral da Saúde, Maria da Graça Gregório de Freitas.

Súmula Curricular

Pedro Licínio Cordeiro dos Santos Pinto Leite

Formação Académica e Profissional:

Médico Especialista em Saúde Pública, inscrito na Ordem dos Médicos, Secção Regional do Norte, com cédula profissional n.º 56319.

Internato Médico de Saúde Pública na Unidade de Saúde Pública (USP) do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Almada-Seixal, da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (2016-2020).

Programa de Investigação clínica Clinical Scholars Research Training Program da Harvard Medical School (2016-2018).

Curso de Especialização em Saúde Pública no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (2017).

Pós-Graduação em Medicina de Viagem e Populações Móveis pelo Serviço de Doenças Infeciosas do centro Hospitalar de São João e Ordem dos Médicos (2016).

Mestrado Integrado em Medicina pela Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (2007-2013).

Experiência Profissional:

Médico especialista em Saúde Pública (carreira especial médica/ categoria Assistente) – Chefe da divisão de Epidemiologia e Estatística de Direção de Serviços de Informação e Análise da Direção-Geral da Saúde (em regime de substituição) (2020 – presente).

Membro do Centro Colaborador para Políticas e Planeamento da Força de Trabalho em Saúde da Organização Mundial da Saúde (2018 – presente).

Coordenador da gestão de casos e rastreio de contactos no âmbito da vigilância epidemiológica da COVID-19 no ACES Almada-Seixal e Interlocutor da USP para vigilância clínicas (2020).

Membro da equipa do Programa Regional para as Arboviroses da Unidade de Doenças Negligenciadas, Tropicais e Transmitidas por Vetores do Departamento de Doenças Transmissíveis e determinantes Ambientais da Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (2019).

Membro da equipa da Direção de Avaliação de Tecnologias de Saúde da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP (INFARMED) (2019).

Membro da equipa de elaboração e implementação do Plano Local de Saúde de Almada e Seixal 2017 – 2020 (2018-2019).

Membro da equipa da Consulta do Viajante da USP do ACES Almada-Seixal (2016-2019).

Membro da equipa da Unidade Food and Healthcare Industries, Biotechnology da Direção-Geral GROW da Comissão Europeia (2015).

Preletor convidado do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa e Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto para o Curso de Especialização em Saúde Pública e doutoramento Global Public Health nas áreas de força de trabalho em Saúde Pública.»