Notícias em 08/10/2021

Relatório de Situação nº 585 | 08/10/2021

Relatório de Situação nº 585 | 08/10/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 585 | 08/10/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Covid-19 | Terceira dose da vacina

08/10/2021

Idosos com mais de 80 anos e residentes em lares com prioridade

A administração da terceira dose da vacina contra a Covid-19 inicia-se na próxima semana, com prioridade às pessoas com 80 e mais anos e utentes de lares e de cuidados continuados, anunciou esta sexta-feira, dia 8 de outubro, a Diretora-Geral da Saúde.

«Vamos iniciar a terceira dose de reforço a pessoas com 65 ou mais anos, sendo que neste grupo etário a prioridade são as pessoas que têm 80 ou mais anos e as pessoas que são utentes de lares e da rede de cuidados continuados e de outras instituições similares», referiu Graça Freitas em conferência de imprensa.

Segundo a responsável da Direção-Geral da Saúde, esta dose de reforço da imunidade «destina-se, nesta fase, às pessoas com mais idade, porque há sempre esta associação entre o fator idade e o fator vulnerabilidade».

A Diretora-Geral adiantou ainda que esta dose de reforço será administrada a «pessoas que ficaram com imunidade na primeira série vacinal», mas em que, com o passar do tempo, é necessário «passar a imunidade outra vez para o nível ótimo».

Graça Freitas salientou ainda que, relativamente aos imunossuprimidos, já está a ser administrada uma dose adicional da vacina contra o SARS-CoV-2 há algumas semanas.


Atualização da lista de medicamentos cuja exportação é temporariamente suspensa – outubro 2021 – Infarmed

Alertas_Notícias - Blister

08 out 2021

Circular informativa n.º 110/CD/100.20.200 de 08/10/2021

A Deliberação n.º 087/CD/2021 de 07/10/2021, atualiza a lista de medicamentos cuja exportação é temporariamente suspensa.
Esta suspensão visa assegurar a normalização do abastecimento dos medicamentos críticos que estiveram em rutura no mês de setembro, bem como dos medicamentos que estão a ser abastecidos ao abrigo de autorização de utilização excecional.
A lista em formato eletrónico encontra-se em Gestão da disponibilidade do medicamento.

O Presidente do Conselho Diretivo


Cuidados paliativos

08/10/2021

Garcia de Orta promove iniciativas de sensibilização sobre o tema

Em outubro, o mês de sensibilização para os Cuidados Paliativos, o Hospital Garcia de Orta, em Almada, realiza diversas iniciativas que visam promover a consciencialização sobre a temática.

As iniciativas são desenvolvidas pelas Equipas Intra-hospitalares de Suporte em Cuidados Paliativos de Adultos e Pediátricos e ainda em parceria com a Equipa Comunitária de Suporte Cuidados Paliativos Almada Seixal.

Assim, no dia 8 de outubro, data em que se assinala o Dia Internacional dos Cuidados Paliativos Pediátricos, o HGO convida todos a usar um chapéu, um gesto que tem como objetivo promover a consciencialização para a causa.

Já a 9 de outubro assinala-se o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, que este ano tem como mote «Não deixe ninguém para trás. Equidade no acesso aos cuidados paliativos».

Também em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde Almada Seixal, Câmara Municipal de Almada, Câmara Municipal do Seixal e bibliotecas municipais, foram selecionados livros sobre Cuidados Paliativos do Adulto e da Criança que podem ser encontrados nas bibliotecas de Almada e do Seixal, até ao final do mês de outubro.

Para saber mais, consulte:


Promoção do aleitamento materno

08/10/2021

Centro Hospitalar Cova da Beira inaugura cantinho da amamentação

A Unidade de Neonatologia do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) tem à disposição, desde o dia 7 de outubro, um espaço exclusivo dedicado à amamentação, confortável e acolhedor, especialmente pensado para receber as recém-mamãs e os seus bebés, neste importante momento das suas vidas.

O espaço está dotado de todas as condições físicas e equipamentos necessários ao processo de amamentação.

De 10 a 16 de outubro, o CHUCB promove ainda a segunda temporada da Semana Mundial do Aleitamento Materno, com o propósito de relembrar a importância de proteger e apoiar a amamentação, enquanto imperativo vital de saúde e bem-estar de mulheres e crianças, sob o tema «Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos», delineado pela World Alliance for Breastfeeding Action.

As sessões serão transmitidas na página de facebook do CHUCB em www.facebook.com/centrohospitalarcovadabeira.

Para saber mais, consulte:

CHUCB – http://www.chcbeira.min-saude.pt/


Cuidados Paliativos Pediátricos

08/10/2021

Centro Hospitalar de Setúbal assinala dia internacional

Comemora-se esta sexta-feira, 8 de outubro, o Dia Internacional dos Cuidados Paliativos Pediátricos.

Para assinalar a data, a Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátrica do Centro Hospitalar de Setúbal desafiou os colaboradores da instituição a usarem um chapéu no local de trabalho pelos cuidados paliativos.

Sob o mote «Use um chapéu e junte-se a nós nesta causa!», esta iniciativa simbólica, da International Children’s Palliative Care Network (Rede Internacional de Cuidados Paliativos Infantis), pretende sensibilizar para as crianças e jovens potenciais utilizadores e destacar que os cuidados paliativos pediátricos constituem um direito humano básico.

Para saber mais, consulte:


Desinfeção de espaços hospitalares

08/10/2021

Hospital de Braga associou-se a projeto inovador de robótica

O Hospital de Braga foi palco da testagem de um robô de desinfeção de espaços hospitalares, um equipamento que aquela unidade equaciona vir a adquirir, por aumentar a prevenção de infeções e garantir a segurança dos profissionais.

De acordo com o Hospital de Braga, o novo sistema promove uma maior sustentabilidade ambiental, «uma vez que desinfeta sem recorrer a agentes tóxicos e contaminantes tradicionalmente usados para o efeito».

«Este novo sistema, denominado “Zhello”, é uma tecnologia de execução simples, prática e integrada, composta por um robô autónomo móvel, torres de desinfeção e um sistema de gestão de operação eficiente. A solução garante não só o aumento da eficácia na desinfeção, como permite um ganho ao nível da eficiência na operação», acrescenta o hospital.

«A versatilidade do Zhello possibilita que responda a diferentes necessidades, sendo que, além de permitir a gestão de múltiplas rotas de desinfeção, pode automatizar outros processos logísticos, como são exemplo os carros de refeições hospitalares», acrescenta.

Para o Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, João Porfírio Oliveira, estes projetos «são sempre uma mais-valia», uma vez que «contribuem para uma maior eficiência de processos, com maior flexibilidade e autonomia».

«O Hospital de Braga aceitou associar-se a este projeto não só por se tratar de um novo sistema robótico mais autónomo e intuitivo, que aumenta a prevenção de infeções, mas também porque garante a segurança dos profissionais, nomeadamente no que diz respeito ao risco de exposição à radiação», referiu.

Para saber mais, consulte:

Hospital de Braga > Notícias


CHUSJ desenvolve dispositivo

08/10/2021
CHSJ_Porto651

Capacete médico com ventilação permite segurança em cirurgias

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) desenvolveu, em colaboração com o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, um capacete médico que, com ventilação, permite «trabalhar com segurança e conforto» em intervenções cirúrgicas em que há riscos associados a agentes infeciosos ou desconhecidos.

A ideia de desenvolver um dispositivo médico que permitisse «trabalhar com segurança, com a cara destapada e em condições Covid-19 com o mínimo de conforto», partiu do médico ortopedista do CHUSJ, Francisco Serdoura.

«No início da pandemia da Covid-19 tivemos a perceção da dificuldade de aquisição de equipamentos de proteção individual e das condições em que, de facto, os profissionais trabalhavam com máscaras e óculos», afirmou o clínico.

Francisco Serdoura lançou o repto ao CEiiA, sediado em Matosinhos, para que trabalhassem juntos no desenvolvimento de uma solução: um capacete médico. Um ano e meio depois surge o protótipo deste capacete que, além da proteção, segurança e conforto, incorpora um sistema de ventilação.

«O equipamento permite que a pessoa tenha ventilação, seja no bloco operatório, seja em Unidades de Cuidados Intensivos», esclareceu o médico. Foram ainda incluídos mecanismos que poderão vir a permitir, por exemplo, «a comunicação entre equipa, a conectividade de uma série de equipamentos e a evolução do capacete para apoio de realidade virtual».

Em processo de validação e certificação, o capacete médico terá utilização no combate à pandemia da Covid-19, mas também «noutras circunstâncias em que é necessária a proteção individual» dos profissionais de saúde.

O capacete médico é um dos projetos já em curso do 4LifeLAB, um laboratório colaborativo, recentemente aprovado, que pretende posicionar Portugal nas cadeias de valor globais dos mercados de saúde.

O laboratório colaborativo vai ficar sediado no Hospital de São João e tem como parceiros o CHUSJ, o CEiiA, o Centro Clínico Académico, o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Universidade do Minho, Fraunhofer AICOS, TMG, WiseHS e FioCruz (Brasil).


Health Systems and Policies

08/10/2021

Instituto de Higiene e Medicina Tropical acolhe a I Conferência Internacional, dia 12 de novembro

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) recebe no dia 12 de novembro a I Conferência Internacional NOVAsaúde – Health Systems and Policies, área estratégica focada na investigação em sistemas e políticas de saúde.

A sessão terá lugar no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade NOVA de Lisboa – na Sala Fraga de Azevedo e será presencial, com inscrições limitadas, e online, via Zoom.

Esta conferência realiza-se no final do primeiro ano de trabalho e pretende apresentar o que tem sido realizado pelo grupo, bem como alguns projetos para o trabalho futuro.

Programa

9h – 9h30

Abertura:

  • Filomeno Fortes – Diretor IHMT-NOVA
  • João Sàágua – Reitor da UNL
  • Hans Kluge – Regional Director, World Health Organization Regional Office for Europe
  • Jorge Simões – Professor Catedrático IHMT-NOVA
  • Apresentação dos quatro temas: moderação Paulo Sousa (ENSP – NOVA)

9h30 – 10h00 – Profissões da Saúde – Inês Fronteira (IHMT-NOVA)

10h – 10h30 – Nova Gestão Pública – Helena Serra (FCSH – NOVA)

10h30 – 11h00 – Gestão de Unidades de Saúde – João Paulo Magalhães (IHMT-NOVA)

11h – 11h30 – Regulação da Saúde – CatarinaDelaunay (FCSH – NOVA)

11h30 -12h15 – Discussão

12h15-12h30 – Encerramento

Para saber mais, consulte:

I Conferência Internacional NOVAsaúde Health Systems and Policies > Inscrições


CHS | Investimento

08/10/2021

Autorizada a contratação de médicos e investimento de 17,2 M€

O Ministério da Saúde autorizou a contratação de médicos para sete especialidades do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) e um investimento de 17,2 milhões de euros (M€) na ampliação das suas instalações.

De acordo com comunicado do Ministério da Saúde, foram autorizadas «além dos médicos especialistas contratados no último procedimento concursal (em julho deste ano), contratações nas especialidades de Ortopedia, Ginecologia/Obstetrícia, Anestesiologia, Cardiologia, Pneumologia, Medicina Intensiva e Oncologia Médica».

O documento refere ainda que o CHS vai lançar o concurso internacional para a ampliação das instalações durante a primeira quinzena de outubro e a obra, que representa um investimento de 17,2 milhões de euros, deverá estar terminada em 2023.


Prémio HINTT 2021

08/10/2021

IPO de Coimbra colabora com projeto vencedor

O Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil Coimbra (IPO de Coimbra) foi parte integrante de um projeto vencedor do Prémio HINTT – Maturidade Digital, na categoria «Value Proposition», atribuído à Fraunhofer AICOS, pela candidatura «DERM.AI- Utilização de Inteligência Artificial para Potencializar o Rastreio Teledermatológico».

Este projeto, que resulta de uma colaboração do IPO de Coimbra com a Associação Fraunhofer Portugal e a SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde), visa o uso da inteligência artificial no rastreio teledermatológico, tendo como objetivos avaliar uma aplicação móvel que permita uma aquisição fácil de lesões de pele com qualidade e o desenvolvimento de uma plataforma de Inteligência Artificial para priorização do risco das lesões.

Esta plataforma constitui uma ferramenta de apoio à decisão do triador, sendo particularmente útil na avaliação de risco de cancro cutâneo, nomeadamente do melanoma, no qual um rastreio atempado é de grande importância.

O IPO de Coimbra já tinha sido finalista na cerimónia de atribuição do Prémio HINTT, em 2019, com a candidatura «Cuidar da mulher sobrevivente de cancro da mama», e no ano passado conquistou o Prémio HINTT – Maturidade Digital, na categoria «Patient Safety», com o projeto Oncommunities.

Para saber mais, consulte:

IPO de Coimbra > Notícias


Curso sobre deteção, identificação e quantificação de Legionella pelo método cultural – INSA

imagem do post do Curso sobre deteção, identificação e quantificação de Legionella pelo método cultural

08-10-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Saúde Ambiental (DSA), promove, dias 14, 15 e 18 de outubro, nas suas instalações em Lisboa, a 2ª edição do curso sobre deteção, identificação e quantificação de Legionella species pelo método cultural. A iniciativa tem como destinatários técnicos de laboratório, professores e investigadores, empresas e profissionais na área da Saúde Pública interessados na temática.

O método cultural de pesquisa é o gold standard para detetar Legionella species em amostras ambientais, sendo um método muito moroso que pode levar até 14 dias para obter um resultado definitivo, e que requer que os técnicos envolvidos possuam experiência e formação adequadas. O atual enquadramento normativo para a prevenção e controlo da Legionella Species (Lei nº 52/2018, de 20 de agostoPortaria 25/2021, de 29 de janeiro) salienta a relevância do método cultural para a pesquisa da bactéria.

Organizado pela Unidade da Água e do Solo do DSA, o curso tem abertas as pré-inscrições para quem quiser participar, bastando para isso preencher o seguinte formulário. Para mais informações, consultar o programa do curso “Legionella species: deteção, identificação e quantificação pelo método cultural” ou a plataforma de e-Learning do Instituto Ricardo Jorge.

A Legionella é uma bactéria comum que pode ser encontrada, em número reduzido, em ecossistemas aquáticos como rios, lagos ou reservatórios e que, se inalada, pode causar a chamada “doença do legionário”, uma forma pouco comum de pneumonia e com graves consequências em termos de Saúde Pública. As áreas de maior risco de infeção são aquelas onde se podem formar os aerossóis, como chuveiros e torneiras, termas, fontes, repuxos, banhos turcos e saunas, humidificadores e sistemas de ar condicionado e refrigerado (torres de refrigeração e condensadores de vapor).


Presidente do Infarmed eleito Presidente da Heads of Agencies Group (HAG)

Foto do Presidente do INFARMED, I.P.

08 out 2021

A 29 de setembro de 2021, os líderes de 19 Agências de Avaliação de Tecnologias de Saúde associaram-se e inauguraram uma nova rede colaborativa focada na avaliação de tecnologias de saúde (ATS), de forma a permitir uma partilha e discussão de alto nível.

O Heads of Agencies Group elegeu o Professor Rui Santos Ivo, Presidente do INFARMED, I.P., como seu Presidente, sendo coadjuvado pela Professora Dominique Le Guludec (HAS, França) e o Dr. Trygve Ottersen (NIPH, Noruega) como Vice-Presidentes.

O trabalho deste grupo baseia-se num Memorando de Entendimento conjunto e será apoiado por um secretariado assegurado pelo Instituto de Saúde dos Países Baixos (ZIN, Países Baixos), sob a coordenação  de Marcus Guardian.

No período de vigência desta rede, o Heads of Agencies Group (HAG) irá focar-se em:

  • Apoiar o desenvolvimento da base para trabalho conjunto em todas as atividades de ATS na União Europeia (UE) no âmbito do modelo de cooperação antecipado pelo Regulamento sobre ATS;
  • Apoiar a preparação das instituições e sistemas nacionais para a adoção do Regulamento sobre ATS;
  • Apoiar o trabalho conjunto feito a nível técnico e científico pelas agências de ATS na Europa;
  • Aconselhar decisores políticos e instituições nacionais e europeias relevantes em matérias relativas a ATS, particularmente a cooperação neste processo.

As agências que até agora se juntaram ao grupo incluem a AEMPS (Espanha), AIFA (Itália), AGENAS (Itália), AIHTA (Áustria), INFARMED, I.P. (Portugal), KCE (Bélgica), NIPH (Noruega), G-BA (Alemanha), HAS (França), HIQA (Irlanda), IQWIG (Alemanha), FIMEA (Finlândia), NCPE (Irlanda), REDETS (Espanha), RER (Itália), RIZIV-INAMI (Bélgica), NOMA (Noruega), TLV (Suécia) e ZIN (Países Baixos).