Nomeação do Diretor Executivo do ACES Pinhal Interior Norte

«Despacho n.º 9860/2021

Sumário: Designa para o cargo de diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte, pelo período de três anos, o licenciado Victor Hugo Ferreira Bernardo.

Nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 19.º em conjugação com o n.º 1 do artigo 21.º, ambos do Decreto-Lei n.º 28/2008, de 22 de fevereiro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 137/2013, de 7 de outubro, e com a última redação conferida pelo Decreto-Lei n.º 239/2015, de 14 de outubro, os diretores executivos dos agrupamentos de centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde são designados pelo membro do Governo responsável pela área da saúde, sob proposta fundamentada do conselho diretivo da respetiva Administração Regional de Saúde, I. P., para um mandato não superior a três anos, renovável por iguais períodos.

Foi ouvida, nos termos do n.º 5 do citado artigo 19.º do referido decreto-lei, a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, que se pronunciou sobre a designação constante do presente despacho.

Assim:

Nos termos e ao abrigo dos artigos 19.º e 21.º do Decreto-Lei n.º 28/2008, de 22 de fevereiro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 137/2013, de 7 de outubro, e pelo Decreto-Lei n.º 239/2015, de 14 de outubro, em conjugação com a Portaria n.º 394-B/2012, de 29 de novembro, determino, sob proposta do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro, I. P., o seguinte:

1 – É designado para o cargo de diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte, pelo período de três anos, o licenciado Victor Hugo Ferreira Bernardo, atendendo à competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequada evidenciadas na respetiva nota curricular que se anexa ao presente despacho, dele fazendo parte integrante.

2 – O presente despacho produz efeitos no dia seguinte ao da sua publicação.

30 de setembro de 2021. – A Ministra da Saúde, Marta Alexandra Fartura Braga Temido de Almeida Simões.

ANEXO

Nota curricular

Dados biográficos

Victor Hugo Ferreira Bernardo

Rua João Gaspar Simões, nr. 14, 3080-093 Figueira da Foz

Formação Académica e Profissional: Frequência do Curso Doutoramento em Administração da Saúde, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (a decorrer); Curso Mestrado em Gestão e Economia de Unidades de Saúde, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2017/2019); PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde, pela AESE, Business School (2018); Pós-graduação em Gestão e Economia de Organizações de Saúde, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2016/2017); Curso de Especialização em Administração Hospitalar (XXXV) pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (2005/2007); Licenciatura em Comunicação Organizacional, pela Escola Superior de Educação de Coimbra (2000); Bacharelato em Comunicação (vertente de Relações Públicas) pela Escola Superior de Educação de Coimbra (1999).

Experiência Profissional: Gestor do Departamento Médico e Cuidados Paliativos no Centro Hospitalar do Oeste, EPE (jan. de 2021-presente); Diretor do Serviço de Gestão de Recursos Humanos na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, EPE, responsável pelas funções inerentes à coordenação e gestão do serviço, tais como contratação de pessoal, processamento de vencimentos, gestão de presenças, processo de avaliação (SIADAP), entre outras (jun. de 2018 a dez. 2020); Gestor Operacional no Grupo José de Mello Saúde, com a função de administrar todos os processos relacionados com a gestão da clínica CUF Miraflores, clínica-satélite da CUF Infante Santo (jan. 2015 a set. 2015).

Chief Operations Officer (COO) no Luanda Medical Center, em Angola (através de concurso internacional, aberto pelo grupo Israelita Mitrelli); responsável pela Gestão Operacional da Unidade Hospitalar, incluindo contacto com fornecedores, abertura de concursos, comparação de propostas, aquisição de equipamentos, medicamentos, consumíveis, material de consumo clínico, etc.; Intermediário nas relações institucionais (ministérios, instituições governamentais e não governamentais, etc. (mar. 2014 a out. 2014); Diretor Operacional na empresa Idealmed, responsável pela gestão operacional de unidades-satélite da Unidade Hospitalar de Coimbra tendo, posteriormente, assumido a gestão operacional da Unidade de Coimbra. Como funções principais destaca-se o acompanhamento da produção, recolha e tratamento da informação necessária à faturação, elaboração de relatórios para a administração, gestão de recursos humanos, gestão de serviços administrativos, entre outros (ago. 2012 a mar. 2014); Administrador Hospitalar nos Hospitais da Universidade de Coimbra, EPE (CHUC, EPE a partir de dezembro de 2011), responsável pela Área de Gestão Integrada de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica, integrando os Serviços de Patologia Clínica, Anatomia Patológica, Radiologia, Radioterapia, Sangue e Medicina Transfusional, Medicina Nuclear e Medicina Física e de Reabilitação. Como funções principais destaca-se a elaboração, implementação e acompanhamento de contratos-programa anuais (jun. 2009 a mar. 2012); Professor regente da disciplina de Gestão e Organização de Unidades de Saúde, do curso superior de Análises Clínicas pelo Instituto Superior Egas Moniz (mai. 2009 a set. 2009); Professor convidado, pelo Instituto Superior Egas Moniz, lecionando aulas específicas nas disciplinas de Gestão de Serviços de Saúde, Gestão Hospitalar I e Gestão Hospitalar em Radiologia (nov. e dez. 2008); Administrador Hospitalar no Hospital Garcia de Orta, EPE, responsável pelos serviços do departamento Médico (Doenças infeciosas, Gastrenterologia Medicina Física e de Reabilitação, Patologia Clínica, Radiologia, Oncologia, Consulta Externa/Gestão de Doentes, Bloco de Exames Especiais) e acompanhamento da produção do hospital, através do Gabinete de Apoio à Gestão. Integrado na gestão do processo de Acreditação do Sistema de Gestão da Qualidade junto do Caspe Healthcare Knowledge Systems (CHKS), antigo King’s Fund (nov. 2007 a jun. 2009).»