Notícias em 14/10/2021

Relatório de Situação nº 591 | 14/10/2021

Relatório de Situação nº 591 | 14/10/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 591 | 14/10/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Instituto Ricardo Jorge promove Seminários “Ciência e COVID-19” – DGS

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove Seminários “Ciência e COVID-19”

14-10-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) promoveu, dia 14 de outubro, a segunda sessão do ciclo de seminários temáticos científicos sobre COVID-19, em modalidade presencial com transmissão online, intitulado “Ciência e COVID-19”, com o objetivo de contribuir para o esclarecimento e informação dos decisores e quadros superiores das instituições centrais do Ministério da Saúde. A sessão decorreu no auditório do INSA, em Lisboa, e teve como tema geral “Farmacovigilância e monitorização da efetividade das vacinas contra a COVID-19”.

A iniciativa contou com palestrantes da comunidade científica portuguesa e dos serviços de saúde e abordou, em linguagem clara, temas de interesse em função da situação epidemiológica e do estado do conhecimento cientifico ligado à COVID-19, bem como permitir uma melhor compreensão de questões relacionadas com a pandemia por profissionais envolvidos direta ou indiretamente na gestão da epidemia e no planeamento e implementação de medidas de combate à COVID-19.

Na sessão de 14 de outubro, três especialistas procuraram explicar de forma acessível noções e conceitos relacionados com a farmacovigilância da vacina contra a COVID-19, a metodologia e os dados referentes ao estudo e monitorização da efetividade das vacinas contra a COVID-19, e a caracterização dos tipos e do relevo dos estudos serológicos para a decisão no controlo da pandemia.

As apresentações foram feitas por Miguel Antunes (Gestão de Risco de Medicamentos do INFARMED), Ausenda Machado e Ana Paula Rodrigues (Departamento de Epidemiologia do INSA), numa sessão moderada por Ana Maria Correia, Diretora do Centro de Saúde Pública Dr. Gonçalves Ferreira. Às palestras seguiu-se um período de debate, com perguntas e respostas sobre os referidos temas, bem como as conclusões finais da sessão.

Com uma periodicidade quinzenal, os seminários “Ciência e COVID-19” decorrem, preferencialmente, no auditório do INSA com a presença física dos preletores convidados para as respetivas sessões. As sessões são transmitidas através da plataforma online Teams, para um grupo restrito de agentes do setor da Saúde, mediante convite e, ou, inscrição prévia. De acordo com a capacidade do auditório, poderá assistir presencialmente um número limitado de participantes do público-alvo identificado.


EMA inicia avaliação de medicamento para a COVID-19

Alertas_Notícias - Fabrico de medicamentos

14 out 2021

O Comité de Medicamentos de Uso Humanos da Agência Europeia de Medicamentos (CHMP/EMA) deu início a uma avaliação contínua do medicamento Evusheld, uma combinação de dois anticorpos monoclonais (tixagevimabe e cilgavimabe), para a prevenção de COVID-19 em adultos.

A decisão do CHMP de iniciar a avaliação contínua é baseada nos resultados preliminares dos ensaios clínicos que sugerem que o medicamento pode ajudar a proteger contra a doença.

Aceda ao comunicado original no website da EMA.


Prevenção da Covid-19

14/10/2021

Regulador europeu avalia medicamento para prevenir infeções

A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) anunciou esta quinta-feira, dia 14 de outubro, o início do processo de avaliação contínua de uma combinação de dois anticorpos desenvolvidos pela farmacêutica AstraZeneca para prevenir a Covid-19 em adultos.

Este procedimento de revisão contínua é utilizado pela EMA para acelerar a avaliação de um novo medicamento em situações de emergência de saúde pública, tendo já sido usado para a aprovação das vacinas contra o vírus SARS-CoV-2 na União Europeia.

«O Comité de Medicamentos Humanos da EMA (CHMP) deu início a uma revisão contínua do Evusheld, uma combinação de dois anticorpos monoclonais – tixagevimabe e cilgavimabe -, que está a ser desenvolvida pela AstraZeneca AB para a prevenção de Covid-19 em adultos», informou o regulador europeu.

Em comunicado, a EMA adiantou ainda que esta decisão dos especialistas do CHMP de iniciar a avaliação contínua é baseada nos resultados preliminares dos estudos clínicos, que sugerem que o medicamento pode ajudar a proteger contra a doença provocada pelo coronavírus.

«A EMA começou a avaliar dados de estudos laboratoriais e em animais», avançou a agência, que vai analisar também novas informações da farmacêutica sobre a qualidade, a segurança e a eficácia do Evusheld assim que estiverem disponíveis.

«Embora a EMA não possa prever os cronogramas gerais, [esta análise] deve levar menos tempo do que o normal devido ao trabalho realizado durante a revisão contínua», referiu.

Os anticorpos tixagevimab e o cilgavimab foram concebidos para se ligarem à proteína spike do SARS-CoV-2, com o objetivo de impedir que o vírus entre nas células do corpo e cause a infeção.

Em fase de revisão contínua estão mais dois tratamentos à base de anticorpos, desenvolvidos pela Eli Lilly e pela GlaxoSmithKline and Vir Biotechnology, enquanto outros cinco estão na etapa mais avançada de avaliação da autorização para serem introduzidos no mercado.

Para já, a EMA apenas aprovou, em junho de 2020, o antiviral remdesivir para o tratamento da covid-19 em adultos e adolescentes a partir de 12 anos e com pneumonia, que requerem oxigénio suplementar.


Dia Mundial da Visão

14/10/2021

Data alerta para a importância dos rastreios

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Rastreio da Saúde Visual Infantil e do Rastreio da Retinopatia Diabética, assinala o Dia Mundial da Visão, que se comemora na segunda quinta-feira de outubro. É um dia anual de consciencialização e chamada de atenção para a deficiência visual, incluindo a cegueira.

O tema escolhido, este ano, pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira é “Ame os seus olhos” (“Love your eyes”). A campanha consiste na divulgação de um guião de sensibilização para uma boa saúde visual baseada em quatro pilares fundamentais, os “4 P”: Prevenir, Proteger, Preservar e Priorizar a visão (https://www.iapb.org/world-sight-day).

Enquanto estratégia de saúde pública para a visão, o Serviço Nacional de Saúde, através da DGS, tem implementados os rastreios de base populacional elegíveis: Rastreio da Ambliopia e Rastreio da Retinopatia Diabética.

A ambliopia é a causa mais frequente de perda de visão monocular entre os 20 e os 70 anos, sendo, pela sua frequência e impacto social, um reconhecido problema de saúde pública. O Rastreio de Saúde Visual Infantil (RSVI), com o objetivo de identificar crianças com alterações oftalmológicas capazes de provocar ambliopia, já rastreou 100 mil crianças desde 2018, tendo encaminhado 6 mil para tratamento.

Por outro lado, na idade ativa, nos países desenvolvidos, a diabetes é a principal causa de cegueira. A prevalência geral da retinopatia diabética em pessoas com idade superior a 40 anos é de 34,6%. A taxa de retinopatia avançada ameaçando a visão é de 10,2% entre as pessoas com diabetes.

O rastreio e tratamento precoces evitam a maior parte dos casos de cegueira em pessoas com diabetes. Permitem, em média, a vigilância de mais de 200.000 pessoas por ano, sendo que todos os doentes identificados com doença ocular são referenciados para a Rede Nacional de Especialidade Hospitalar e de Referenciação em Oftalmologia, tendo por base a gravidade da doença.

Esta data apresenta-se como a mais importante na área da Saúde da Visão, sendo uma iniciativa conjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da International Agency for the Prevention of Blindness (IAPB) – Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira.

Centro Hospitalar de Setúbal assinala Dia Mundial da Visão

O Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) assinalou o Dia Mundial da Visão, com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de verificar regularmente a saúde dos seus olhos, dando particular ênfase ao diagnóstico precoce em doenças com risco de perda irreversível da acuidade visual.

Neste sentido, o Serviço de Oftalmologia realizou, no dia 14 de outubro, um rastreio oftalmológico – Retinopatia Diabética, Glaucoma e Ambliopia aos funcionários e filhos de funcionários do CHS.

Para saber mais:

Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira > Dia Mundial da Visão (em inglês)


Prémio Saúde Sustentável

14/10/2021

HFZ-Ovar finalista na categoria “Cuidados de Saúde Centrados no Cidadão”

O projeto do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) “Health Medical Response and Information Exchange (HMR-IE) – Ai Covid”, que aponta caminhos para a uniformização dos procedimentos na orientação de doentes Covid, é um dos três finalistas na categoria “Cuidados de Saúde Centrados no Cidadão” do Prémio Saúde Sustentável 2021.

O Prémio Saúde Sustentável – já na sua décima edição e que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República – é uma iniciativa do Jornal de Negócios e da farmacêutica Sanofi Portugal orientada para a divulgação e incentivo de boas práticas da sustentabilidade da saúde em Portugal.

Os vencedores de cada prémio serão anunciados publicamente durante uma cerimónia a realizar no próximo dia 27 de outubro, em local e hora a anunciar.

Na edição de 2020, o prémio foi atribuído em dois âmbitos: institucional e personalidade. Na distinção institucional, entre 111 candidaturas foram premiadas sete categorias correspondentes aos critérios: experiência do cidadão, resultados em saúde, integração de cuidados, impacto populacional, transição digital, escalabilidade e replicabilidade – galardão atribuído ao HFZ-Ovar, com a Escala de Risco Covid-19, um projeto que permite antecipar o risco de infeção pelo novo coronavírus.

Já em 2019, esta unidade hospitalar havia vencido a categoria “Cuidados Hospitalares” do Prémio Saúde Sustentável, com o seu projeto de desmaterialização de registos e processos, em curso desde outubro de 2017, designado por HOSP – Hospital de Ovar sem Papel.

Para saber mais, consulte:

Hospital de Ovar > Notícias

Prémio Saúde Sustentável – http://premiosaudesustentavel.negocios.pt


Curso de Preparação para o Parto

14/10/2021

Centro Hospitalar da Oeste já retomou sessões presenciais

O Serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar do Oeste (CHOeste) retomou, no início da semana, as sessões presenciais do curso de Preparação para o Parto e Parentalidade, suspensas desde abril de 2020 no âmbito das medidas de combate à pandemia de Covid-19.

O curso é gratuito e dirigido a grávidas a partir das 28 semanas de gestação, seguidas nas consultas de Obstetrícia do CHOeste e que decidam ter o filho na respetiva maternidade, localizada na unidade de Caldas da Rainha.

As sessões do curso são ministradas por uma equipa de enfermagem recentemente reforçada e as sessões de grupo cumpre todas as recomendações emitidas pelo Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo da Infeção e das Resistências aos Antimicrobianos.

As inscrições para frequência do curso podem ser efetuadas a partir das 20 semanas de gestação, através do preenchimento de uma ficha e entregue nos secretariados presencialmente ou por correio eletrónico: sec.obstetricia@choeste.min-saude.pt.

Através da disponibilização deste curso desde 2016, o CHOeste tem contribuído para um maior esclarecimento e preparação para o nascimento, ajudando a desenvolver e a criar competências aos futuros pais para que se sintam mais seguros, autónomos e confiantes, para ultrapassar alguns desconfortos, medos e receios ao longo da gravidez, parto e puerpério.

Para saber mais, consulte:

CHOeste > www.choeste.min-saude.pt/


Dia Mundial da Visão alerta para a importância dos rastreios

Dia Mundial da Visão alerta para a importância dos rastreios

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Rastreio da Saúde Visual Infantil e do Rastreio da Retinopatia Diabética, assinala o Dia Mundial da Visão, que se comemora na segunda quinta-feira de outubro. É um dia anual de consciencialização e chamada de atenção para a deficiência visual, incluindo a cegueira.

O tema escolhido, este ano, pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira é “Ame os seus olhos” (“Love your eyes”). A campanha consiste na divulgação de um guião de sensibilização para uma boa saúde visual baseada em quatro pilares fundamentais, os “4 P”: Prevenir, Proteger, Preservar e Priorizar a visão (https://www.iapb.org/world-sight-day).

Enquanto estratégia de saúde pública para a visão, o Serviço Nacional de Saúde, através da DGS, tem implementados os rastreios de base populacional elegíveis: Rastreio da Ambliopia e Rastreio da Retinopatia Diabética.

A ambliopia é a causa mais frequente de perda de visão monocular entre os 20 e os 70 anos, sendo, pela sua frequência e impacto social, um reconhecido problema de saúde pública. O Rastreio de Saúde Visual Infantil (RSVI), com o objetivo de identificar crianças com alterações oftalmológicas capazes de provocar ambliopia, já rastreou 100 mil crianças desde 2018, tendo encaminhado 6 mil para tratamento.

Por outro lado, na idade ativa, nos países desenvolvidos, a diabetes é a principal causa de cegueira. A prevalência geral da retinopatia diabética em pessoas com idade superior a 40 anos é de 34,6%. A taxa de retinopatia avançada ameaçando a visão é de 10,2% entre as pessoas com diabetes.

O rastreio e tratamento precoces evitam a maior parte dos casos de cegueira em pessoas com diabetes. Permitem, em média, a vigilância de mais de 200.000 pessoas por ano, sendo que todos os doentes identificados com doença ocular são referenciados para a Rede Nacional de Especialidade Hospitalar e de Referenciação em Oftalmologia, tendo por base a gravidade da doença.

Esta data apresenta-se como a mais importante na área da Saúde da Visão, sendo uma iniciativa conjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da International Agency for the Prevention of Blindness (IAPB) – Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira.


Conheça o programa da 13.ª Reunião Anual PortFIR – INSA

imagem do post do Conheça o programa da 13.ª Reunião Anual PortFIR

14-10-2021

Conheça o programa da 13.ª Reunião Anual PortFIR, este ano dedicada ao tema “Alimentação saudável e sustentabilidade alimentar | O que trouxe a pandemia?”, e que terá lugar dia 28 de outubro, em formato online. O evento visa abordar os temas da alimentação saudável, sustentabilidade alimentar e saúde, procurando refletir e debater os impactes, desafios e oportunidades que se colocam em consequência da COVID-19, bem como divulgar movimentos e iniciativas regionais e locais, centradas na alimentação, consumo e sociedade, levadas a cabo para mitigação dos efeitos da pandemia em diferentes setores.

De acordo com o programa da reunião, está prevista a realização de várias palestras sobre temas como as tendências e os comportamentos alimentares dos portugueses, a produção sustentável e o consumo responsável e a procura de soluções para uma alimentação cada vez mais amiga do ambiente. As intervenções serão enquadradas pela sessão de abertura e por uma conferência inaugural dedicada à resposta da União Europeia para esta problemática.

Promovida pelo Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, a 13.ª Reunião Anual PortFIR (Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar) tem também como objetivo divulgar trabalhos de investigação na área da alimentação, nutrição e/ou segurança alimentar. Nesse sentido, foram selecionados dois resumos do total de trabalhos submetidos previamente, e que serão apresentados oralmente no final da sessão, com entrega do prémio à melhor comunicação em formato poster.

O Programa PortFIR – Plataforma de Informação Alimentar tem como objetivo a implementação de redes portuguesas de partilha de conhecimento em segurança alimentar e nutrição, assente num portal que inclui a Tabela da Composição de Alimentos portuguesa (TCA) e que, futuramente, incluirá outras bases de dados, sustentáveis e de qualidade reconhecida, sobre contaminação de alimentos e consumos alimentares. Atualmente conta com cerca de 150 membros, de mais de 90 organismos e entidades públicas e privadas, nomeadamente legisladores e reguladores, laboratórios, universidades, centros de investigação, associações e organizações do setor agroalimentar e da saúde e empresas da produção e/ou distribuição alimentar, restauração e saúde.


Investigadora do Instituto Ricardo Jorge colabora na criação do manual de biossegurança de Cabo Verde

imagem do post do Investigadora do Instituto Ricardo Jorge colabora na criação do manual de biossegurança de Cabo Verde

14-10-2021

Isabel Lopes de Carvalho, investigadora do Departamento de Doenças Infeciosas do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), encontra-se na Cidade da Praia, em Cabo Verde, entre os dias 11 e 16 de outubro, com o objetivo de dar apoio na elaboração do manual nacional de biossegurança daquele país.

A missão, na qual participa a especialista do INSA, decorre dos resultados da Joint External Evaluation (JEE), ferramenta de avaliação e monitorização do regulamento sanitário internacional (RSI), realizada entre os 44 Estados-membros da UA entre 2016 e 2019, que detetaram em Cabo Verde a existência de uma capacidade limitada em matéria de biossegurança e bioproteção.

Fundamentais para proteger os profissionais de saúde, a comunidade em geral e o meio ambiente contra a exposição e libertação não intencional de microrganismos infeciosos, os índices de biossegurança e bioproteção estão agora a ser reforçados em Cabo Verde, com profissionais de vários setores (saúde humana, animal e ambiente) a trabalhar na elaboração de um manual de biossegurança, sob a perspetiva One Health.

Doutorada em Microbiologia pela Faculdade de Ciências de Lisboa em colaboração com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC, Estados Unidos), Isabel Lopes de Carvalho é investigadora no Departamento de Doenças Infeciosas do INSA, tendo como principais áreas de atividade as doenças transmitidas por vetores e em particular a resposta a emergências, implementação de novas abordagens para deteção e diagnóstico de organismos patogénicos, biossegurança e biopreparação.