Notícias em 21/10/2021

Relatório de Situação nº 598 | 21/10/2021

Relatório de Situação nº 598 | 21/10/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 598 | 21/10/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação 


Informação nº 005/2021 de 21/10/2021 – DGS

Informação nº 005/2021 de 21/10/2021

Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral 2021-2025 – Atividades em contexto escolar – Ano letivo 2021/2022


Covid-19 | Certificados digitais

21/10/2021

Mais de 8,7 milhões de certificados emitidos em quatro meses

Mais de 8,7 milhões certificados digitais de vacinação, testagem e recuperação da Covid-19 foram emitidos em quatro meses pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Desde 16 de junho, data em que o certificado digital Covid da UE começou a ser emitido em Portugal, até 19 de outubro foram emitidos 8.786.955 certificados, dos quais 8.264.017 são de vacinação, 267.235 de testagem e 255.703 de recuperação.

Atualmente, o documento é necessário em Portugal para entrar num bar ou numa discoteca, para visitar idosos em lares ou pessoas internadas em hospitais, para viajar e para eventos para salas com mais de 1.000 pessoas ou 5.000 no exterior. Também têm a função de tranquilizar as pessoas, além de ter dado «um contributo decisivo» para uma maior liberdade: «A vacinação foi crucial e o certificado é que atesta isso» afirmou o Presidente da SPMS, Luis Goes Pinheiro.

O responsável apelou ainda aos portugueses para estarem atentos à data de validade do certificado de vacinação, que é de 180 dias, e que procedam à sua renovação na aplicação móvel SNS24, no portal do SNS24 ou nos Espaços Cidadão.

«A app SNS24 é um dos veículos que nós pretendemos que venham a ser preferenciais na relação com o cidadão, pela sua simplicidade, e por concentrar no mesmo ponto o que é importante para as pessoas na sua relação com o SNS», afirmou, avançando que «nos próximos quatro trimestres haverá novidades a um ritmo muito acelerado» nesta aplicação.

Com a pandemia, salientou, o centro de contacto (808 24 24 24) ganhou uma maior notoriedade e as pessoas foram sentindo que era «uma porta sempre aberta para si».

«Tanto é que 2021 já é o ano com mais chamadas atendidas no SNS. Estamos a falar de mais de 4.350.000», realçou, referindo também que o serviço passou cerca de 1,3 milhões de requisições de testes de diagnóstico à Covid-19.

O responsável disse que quando a pandemia começou, há mais de um ano, o SNS 24 recebia «cerca de metade [das chamadas], portanto, já é muito relevante o número de pessoas que usam o SNS 24».

Devido à notoriedade que a marca alcançou, a SPMS decidiram estendê-la a todos os outros canais de acesso, digitais e presencias, para facilitar a vida aos utentes.

Foi criada a aplicação móvel SNS24, por transformação da antiga app MySNScarteira, e o portal SNS 24, que já existia, mas que passou a ser «o principal portal de prestação de serviços do SNS».

Foram também criados os balcões SNS 24, unidades que funcionam, por exemplo, nas juntas de freguesia e que se destinam a apoiar pessoas que têm «muita dificuldade» em usar sistemas de informação.

Já foram abertos 111 balcões e irão abrir mais até ao final do ano, sendo o objetivo estender estas unidades a todo o país, avançou Luís Goes Pinheiro.

Atualmente, existem na área de influência das Administrações Regionais de Saúde do Norte, do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo, mas o responsável adiantou que o objetivo é também chegar ao Alentejo e o Algarve e que «o país esteja cheio de pontinhos verdes com o símbolo do SNS 24».


Mais recursos para o Bloco Operatório

21/10/2021

Hospital de Braga investe 100 mil euros em novo equipamento

O Hospital de Braga adquiriu, recentemente, uma nova torre de laparoscopia, num investimento que rondou cerca de 100 mil euros.

Este novo equipamento, instalado no Bloco Operatório, é uma plataforma de equipamentos médicos utilizado por várias especialidades que permite ao cirurgião realizar inúmeros procedimentos guiados por imagem de vídeo.

“Queremos continuar a reforçar este Hospital com equipamentos e tecnologias de primeira linha, apostando em mais e melhores recursos para os profissionais com foco na melhoria contínua da prestação de cuidados aos nossos utentes”, afirmou João Porfírio Oliveira, Presidente do Conselho de Administração.

Através desta nova torre laparoscópica, o cirurgião evita cicatrizes maiores, o que diminui o risco de infeção pós-operatória e aumenta significativamente o conforto na convalescença ao causar menos dor pós-operatória, permitindo uma recuperação para atividades pessoais e profissionais muito mais rápida.

Trata-se de uma torre de laparoscopia 3D que proporciona uma melhor imagem de vídeo tridimensional ao cirurgião, o que torna o procedimento mais rápido e seguro com benefício óbvio para os utentes.

Para saber mais, consulte:

Hospital de Braga > Notícias


Linha de Aconselhamento Psicológico

21/10/2021

Serviço integrado na linha telefónica do SNS 24 atendeu 112 mil chamadas

A Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS recebeu 112 mil chamadas desde que foi criada no início da pandemia de Covid-19, revelou o Presidente da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro.

O serviço de aconselhamento psicológico, que está integrado na linha telefónica do SNS 24 (808 24 24 24), foi criado no dia 1 de abril de 2020, tendo em conta a prioridade atribuída à saúde mental na pandemia, e desde então recebeu 112 mil chamadas, das quais 8 mil de profissionais de saúde.

Para Luís Goes Pinheiro , a criação da linha foi “crucial”, explicando que março e abril de 2020 foram meses em que “havia muita incerteza, muita ansiedade e muitas dúvidas” relativamente ao presente e ao futuro decorrentes do medo da doença e do confinamento que “foi violentíssimo para as pessoas”.

Por isso, acrescentou, foi fundamental disponibilizar este serviço, que contou com o apoio da Ordem dos Psicólogos Portugueses e da Fundação Calouste Gulbenkian, e ter “uma voz” que pudesse dar tranquilidade e apoio às pessoas mais fragilizadas.

A linha de aconselhamento psicológico, que está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e que conta com 50 a 100 profissionais, um número que vai variando conforme a procura do serviço, enquadra-se na estratégia nacional de saúde mental.

Visite:

SNS 24- Aconselhamento psicológico no SNS 24


Prémio Healthcare Excellence

21/10/2021

Projeto do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa vence 8.ª edição

O projeto Clínica APIC, do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa (CHTS), uma unidade de admissão centralizada de doentes para cirurgia convencional eletiva, venceu a 8.ª edição do Prémio Healthcare Excellence, atribuído pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.

De acordo com um comunicado, o projeto Clínica APIC distinguiu-se por ser uma «unidade mais ágil e segura», que «centraliza num único espaço/momento todos os procedimentos administrativos de admissão e cuidados de enfermagem» relacionados com os doentes que seguem para cirurgia.

A unidade do CHTS – que começou a funcionar no início de setembro de 2020, nos dias úteis, entre as 07 e as 19 horas – permitiu «diminuir o tempo médio de internamento cirúrgico, bem como reduzir a taxa de ocupação hospitalar».

A Clínica APIC «veio permitir um melhor planeamento da estadia hospitalar antes da intervenção cirúrgica», realça o documento, destacando uma «maior humanização dos cuidados e a possibilidade de fornecer acompanhamento em todo o processo (contacto personalizado entre os familiares e os enfermeiros)» e também uma «maior satisfação dos doentes e profissionais de saúde, visto que estes últimos passaram a prestar melhores cuidados e a agilizar as altas».

A tudo isto acrescem benefícios para «a segurança do doente», uma «menor taxa de complicações» e uma «menor probabilidade de risco de infeções».

O júri do prémio – no valor de cinco mil euros – assinalou ainda que o projeto tem «um grande grau de aplicabilidade» no Serviço Nacional de Saúde, podendo ser implementado em diferentes instituições hospitalares com «apenas uma reorganização de serviços».

Entre as 36 candidaturas recebidas, o júri da 8.ª edição do prémio decidiu ainda atribuir uma primeira menção honrosa à cirurgia de ambulatório e hospitalização domiciliária em doentes em idade geriátrica com cancro da mama, do Centro Hospitalar Universitário de São João; e duas segundas menções honrosas ao sistema de rastreabilidade têxtil, do Centro Hospitalar Universitário de São João, e à prevenção de quedas, da Unidade Local de Saúde de Matosinhos.

Para saber mais, consulte:

CHTS – http://www.chts.min-saude.pt/


Urgência Pediátrica do CHL

21/10/2021

Hospital de Leiria cria estacionamento gratuito para acompanhantes

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) criou seis lugares gratuitos de estacionamento no Hospital de Santo André, em Leiria, dirigidos aos acompanhantes de crianças que recorram à Urgência Pediátrica ou estejam no internamento do Serviço de Pediatria ou na Unidade de Cuidados Especiais Neonatais e Pediátricos (UCEP).

Estes lugares de estacionamento localizam-se entre a Urgência Pediátrica e a Consulta Externa do HSA, junto aos lugares destinados às grávidas e utentes com mobilidade condicionada. Os acompanhantes das crianças devem requerer ao vigilante que esteja no exterior da Urgência Pediátrica, um dístico por utente, para colocar de forma visível no interior do veículo, para a utilização gratuita do lugar de estacionamento.

 «Na sequência de vários constrangimentos verificados no HSA relacionados com o estacionamento dos acompanhantes dos utentes que acedem à Urgência Pediátrica ou estão internados no Serviço de Pediatria/UCEP, o Conselho de Administração decidiu aprovar esta alteração no Regulamento do Estacionamento e Circulação de Veículos no HSA, que assegura seis lugares de estacionamento, com caráter gratuito, para estas situações», refere Licínio de Carvalho, Presidente do Conselho de Administração do CHL.

A nova medida já se encontra em vigor desde o dia 14 de outubro. O dístico para usufruir gratuitamente do lugar é propriedade da empresa concessionária do estacionamento no HSA, e indica o período de validade desse estacionamento. Terminado este período, os acompanhantes abrangidos devem solicitar um novo dístico e devolver o antigo.

Após a alta da criança, o acompanhante deve entregar de imediato o dístico ao vigilante que esteja no exterior da Urgência Pediátrica e retirar a viatura do lugar.

Para saber mais, consulte:

CHL > Notícias


EMA promove formação para futuros utilizadores do novo Portal Europeu de Ensaios Clínicos – Infarmed

Alertas_Notícias - In vitro_Lab

21 out 2021

Com a entrada em aplicação do Regulamento Europeu de Ensaios Clínicos 536/2014 de 16 de abril a 31 de janeiro de 2022, entrará em funcionamento o novo Portal Europeu de Ensaios Clínicos, o Clinical Trial Information System (CTIS). Este portal tornará possível a submissão única, a nível europeu, de pedidos de autorização de ensaios clínicos, e será a interface de registo de informação e comunicação entre promotores de ensaios clínicos e Estados-membros, permitindo simultaneamente a divulgação publica de informação de ensaios clínicos que decorrem na União Europeia.

No sentido de assegurar a informação e desenvolver as competências necessárias, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla em inglês) está a desenvolver módulos com conteúdos formativos e de treino para suportar os futuros utilizadores na interação com o CTIS. Um conjunto abrangente destes módulos está já disponível no website da EMA.
 
Também neste âmbito, nas próximas semanas, estão agendados dois eventos visando a utilização do sistema:

Instituto Ricardo Jorge dinamiza curso “Um dia com o Rastreio Neonatal”

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge dinamiza curso “Um dia com o Rastreio Neonatal”

21-10-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através da Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética do seu Departamento de Genética Humana, promove, dia 27 de outubro, nas suas instalações no Porto, o curso “Um dia com o Rastreio Neonatal”. A iniciativa, que acontece pela 21ª vez, tem como objetivo principal informar os participantes sobre a organização do Programa Nacional do Rastreio Neonatal (PNRN).

Destinada a todos os profissionais que intervêm no diagnóstico de doenças incluídas no PNRN, a iniciativa pretende ainda discutir os problemas relacionados com a colheita de sangue, com a conservação e envio das fichas, assim como informar sobre as patologias atualmente rastreadas, os critérios de seleção utilizados e o modo pelo qual deve ser dado conhecimento aos pais sobre os resultados do rastreio. Os interessados em participar deverão efetuar a sua inscrição através do preenchimento do seguinte formulário.

Serão também abordadas questões relacionadas com o enquadramento ético do PNRNP e apresentadas as experiências do Centro de Referência para o Tratamento das Doenças Hereditárias do Metabolismo do Centro Hospitalar de São João (Porto) e da Associação Portuguesa de Fenilcetonúria e outras Doenças Hereditárias do Metabolismo das Proteínas (APOFEN). Para mais informações, consultar o programa do curso.

Desde agosto de 2019, o Programa Nacional de Diagnóstico Precoce (PNDP) passou a designar-se PNRN, de forma a refletir melhor o âmbito deste Programa e adaptar-se à terminologia em uso no plano internacional. O PNRN tem por objetivo diagnosticar, nas primeiras semanas de vida, doenças que, uma vez identificadas, permitem o seu tratamento precoce evitando a ocorrência de atraso mental, doença grave irreversível ou a morte da criança.

Sediado no Porto e integrado organicamente na Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética do Departamento de Genética Humana do Instituto Ricardo Jorge, o PNRN tem por missão planear, implementar e avaliar o rastreio neonatal metabólico de recém-nascidos. O rastreio neonatal continua a ser um programa nacional de grande sucesso revelando elevada qualidade, ilustrada pela taxa de cobertura, superior a 99% dos recém-nascidos, e pelo início da intervenção terapêutica em 10 dias (média).

O rastreio neonatal metabólico iniciou-se em 1979, por iniciativa do então Instituto de Genética Médica, incluindo inicialmente apenas o rastreio da Fenilcetonuria. Atualmente, realizam-se testes de rastreio de várias doenças graves, quase todas genéticas, oferecidos a todos os recém-nascidos. Estes testes, também conhecidos como o “teste do pezinho”, permitem identificar crianças que sofrem de doenças, como a fenilcetonúria ou o hipotiroidismo congénito, que podem beneficiar de intervenção terapêutica precoce.