Notícias em 25/10/2021

Relatório de Situação nº 602 | 25/10/2021

Relatório de Situação nº 602 | 25/10/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 602 | 25/10/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


EMA inicia avaliação de novo medicamento para a COVID-19 – Infarmed

25 out 2021

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla em inglês), através do seu Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP na sigla em inglês), iniciou uma avaliação contínua do medicamento antiviral oral molnupiravir (também conhecido como MK 4482 ou Lagevrio) para o tratamento de COVID-19 em adultos.

A decisão do CHMP para dar início a esta avaliação é baseada em resultados preliminares de estudos laboratoriais (dados não clínicos) e clínicos. Esses estudos sugerem que o medicamento pode reduzir a capacidade do SARS CoV 2 (o vírus que causa a COVID-19) de se multiplicar no corpo humano, evitando assim a hospitalização ou morte em pacientes esta doença.

Para mais informações, pode aceder ao comunicado original no website da EMA.


Ponto de situação da vacinação a 24 de outubro – DGS

Ponto de situação da vacinação a 24 de outubro

A 2ª fase da campanha de vacinação contra a gripe iniciou-se na segundafeira (18 de outubro) e integra os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos e que não estão abrangidos nos grupos-alvo da 1ª fase.

A campanha está a decorrer por ordem decrescente de idades, à semelhança do passado, começando pelos utentes com idade igual ou superior a 80 anos.

Os utentes vão ser convocados através de uma SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a COVID-19 ou apenas para a vacina contra a gripe ( se não forem elegíveis para COVID-19).

O agendamento será automático. Poderá haver casos, porém, em que sejam chamados doentes abaixo da faixa que se encontra aberta por já cumprirem todos os critérios de elegibilidade e para não atrasar o processo.

O auto-agendamento das vacinas contra a gripe e reforço da vacina contra COVID-19 no Portal COVID-19 será possível acima dos 80 anos, a partir de 26 de outubro.

O ritmo de vacinação da gripe está dependente da entrega das vacinas no território nacional e sujeita a ajustes de acordo com a disponibilidade de vacinas.

A partir do início de novembro prevê-se que o número de vacinas disponíveis seja suficiente para acelerar o ritmo da vacinação.

Breve súmula da campanha de vacinação em Portugal:

  • COVID-19:
    • Vacinação primária completa : 85,7% da população
    • Número de pessoas com terceira dose ou dose adicional de vacina contra a COVID-19: 123.000
  • Gripe:
    • Vacinas administradas: 279.000

Campanha de vacinação

25/10/2021

3.ª dose da vacina contra a Coivd-19 administrada a 123 mil pessoas

Portugal já tem 85,7% da população com a vacinação primária completa contra a Covid-19, sendo que o número de pessoas com terceira dose ou dose adicional atingiu as 123 mil, de acordo com os últimos dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

No que respeita à vacinação contra a gripe, cuja segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe começou a 18 de outubro, para quem tem 65 anos ou mais, conta atualmente com 279 mil vacinas administradas.

De acordo com a DGS, os utentes vão ser convocados através de uma SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a Covid-19 ou apenas para a vacina contra a gripe ( se não forem elegíveis para Covid-19 ).

O agendamento será automático, no entanto, “poderá haver casos, porém, em que sejam chamados doentes abaixo da faixa que se encontra aberta por já cumprirem todos os critérios de elegibilidade e para não atrasar o processo”, lê-se no documento que faz o ponto de situação do processo de administração de vacinas em Portugal.

“O autoagendamento das vacinas contra a gripe e terceira dose da vacina contra a Covid-19, será possível acima dos 80 anos a partir de 26 de outubro, no Portal Covid-19, do Ministério da Saúde,” no entanto a DGS adianta que o ritmo de vacinação, tanto da gripe como da terceira dose da Covid-19, está previsto acelerar em novembro, altura em que a quantidade de doses disponíveis deverá aumentar.

Para saber mais, consulte:

DGS > Relatório de Situação n.º601 | 24/10/2021


Lisbon Addictions 2022

25/10/2021

Conferência sobre comportamentos aditivos e dependências em Lisboa

A Lisbon Addictions 2022 vai realizar-se entre os dias 23 e 25 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa sob o tema abrangente de “Global Addictions”.

Os principais especialistas internacionais da área das dependências vão apresentar as mais recentes descobertas científicas neste domínio e abordará os desafios relacionados com as drogas ilícitas, álcool, tabaco, dependência de écran, jogo e outros comportamentos aditivos.

A conferência é organizada pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD); pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA); pelo Journal Addiction/Society for the Study of Addiction (Addiction/SSA); e pela International Society of Addiction Journal Editors (ISAJE).

Na ocasião serão apresentados os mais recentes estudos científicos que ajudam a caracterizar, compreender e responder à problemática das dependências e dos comportamentos aditivos com abordagens tão diversas como: políticas e intervenções internacionais, métodos inovadores e direitos humanos.

O evento incluirá palestras, apresentações de investigadores reconhecidos internacionalmente e comunicações rápidas, sessões temáticas, workshops, sessões de e-posters, eventos paralelos e um concurso de vídeo.

As inscrições e a “call for abstracts” abrem esta segunda-feira, dia 25 de outubro. Os interessados (investigadores, cientistas, técnicos, etc.) podem submeter o seu “abstract” para as seguintes temáticas:

  • Global perspectives on addictions and drug markets
  • Prevention cultures
  • Alcohol dependence and problems
  • Addictions and mental health
  • Hepatitis C, other infectious diseases and drug-related harms
  • Behavioural addictions
  • Current and future challenges in global drug policy
  • Open track (para abstracts que não se enquadrem nas opções anteriores).

Os jornalistas podem registar-se para o evento na página da conferência (no menu ‘registration’, selecione a opção ‘press’).

Para atualizações regulares subscreva a newsletter do evento em: http://eepurl.com/bOrqM1

Visite:


ULSG | Reforço na Oftalmologia

25/10/2021

Equipa da Unidade Local de Saúde da Guarda tem novo oftalmologista

O Serviço de Oftalmologia da Unidade Local de Saúde da Guarda (ULSG) foi reforçado com um novo especialista.

O oftalmologista, António Spencer, estreou-se na ULS da Guarda este sábado, dia 23 de outubro, foi recebido pelo Conselho de Administração e por parte da equipa de oftalmologia. O médico vem de Portalegre e, de acordo com a ULSG, será um enorme contributo para ajudar a reduzir a lista de espera na oftalmologia.

Para saber mais, consulte:

ULSG > Notícias


Hospitalização domiciliária

25/10/2021

Unidade do CHL prestou cuidados de saúde a 390 doentes no domicílio

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) tratou 390 doentes no domicílio, entre junho de 2020 e junho de 2021, dos quais 63 infetados pelo SARS-CoV-2.

O balanço de um ano de funcionamento feito pela responsável desta unidade, Amália Pereira, aponta para a realização de 3.385 visitas domiciliárias, num total de 58.085 quilómetros percorridos pelos concelhos da área de influência do CHL, que integra os hospitais de Leiria, Alcobaça e Pombal.

Para esta unidade, foram referenciados 585 doentes, com uma demora média de sete a nove dias, com um total de 2.877 dias de internamento.

A UHD, acreditada pela Joint Commission International (JCI), funciona 24 horas por dia, conta com o apoio permanente de enfermagem e passou a contar com duas unidades móveis a partir deste ano. As equipas são constituídas por médicos internistas, enfermeiros, assistente social, nutricionista, assistente operacional, secretária clínica e uma gestora.

“Os doentes e os cuidadores têm disponível o contacto telefónico da equipa de prevenção para qualquer situação. Caso não se consiga resolver a situação no domicílio do doente, as emergências ou urgências são diferidas para o Serviço de Urgência com ou sem a participação do INEM através da Viatura Médica de Emergência e Reanimação, sempre com a participação da equipa da UHD”, especificou Amália Pereira.

A responsável de serviço revelou que 43% das patologias estão relacionadas com o trato geniturinário, com necessidade de antibioterapia endovenosa durante o tempo completo de tratamento, 21% são infeções respiratórias, como pneumonias da comunidade e traqueobronquites agudas, e 18% referem-se a infeções da pele e tecido celular subcutâneo, sobretudo pés diabéticos infetados referenciados da consulta de pé diabético.

Para saber mais, consulte:

CHL > Notícias


Referencial outono/inverno

25/10/2021

Plano da DGS define três cenários de evolução da epidemia de Covid-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou o Referencial outono/inverno 2021-22, que pretende ser um documento orientador da ação no setor da saúde, de acordo com a evolução epidemiológica da Covid-19 e os potenciais desafios relacionados com este período do ano.

O documento contempla três cenários de evolução da epidemia de Covid-19, do mais favorável ao menos favorável, prevendo medidas para cada um, reduzindo o potencial impacto deste período na saúde da população em geral e, em especial, nos grupos de risco.

Caso a epidemia se agrave,  a DGS indica que deve ser garantida a resposta a doentes urgentes e dada prioridade a população mais vulnerável. “Garantir uma comunicação eficaz, informativa, centralizada e tranquilizadora” e “garantir o uso eficiente e reposição da reserva estratégica”.

O Referencial pretende orientar a operacionalização da resposta ao nível regional e local e assenta em seis linhas estratégicas: vigilância e intervenção em Saúde Pública; vacinação; gestão de casos; resposta intersetorial e literacia e comunicação.

Dirigido às entidades do Ministério da Saúde, o documento não substitui os planos específicos de reforço da capacidade de resposta e recuperação do sistema de saúde e do Serviço Nacional de Saúde.

Para saber mais, consulte:

DGS > Referencial


Instituto Ricardo Jorge participa em seminário sobre investigação nos Laboratórios do Estado

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge participa em seminário sobre investigação nos Laboratórios do Estado

25-10-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através dos seus departamentos de Epidemiologia (DEP), de Genética Humana (DGH), de Alimentação e Nutrição (DAN) e de Doenças Infeciosas (DDI), participou, dia 25 de outubro, no seminário intitulado “A Investigação nos Laboratórios do Estado e a Construção de uma Sociedade Mais Segura e Mais Resiliente”. A iniciativa, que contou com a presença do Presidente da República Portuguesa, teve como objetivo mostrar a interrelação e o papel dos Laboratórios do Estado em temas de grande importância para as sociedades modernas.

“Sistemas de vigilância e alerta do efeito das temperaturas extremas na saúde da população”, “Programa Nacional do Rastreio Neonatal para Doenças Raras”, “Alterações climáticas e exposição humana a micotoxinas: desafios emergentes” e “Surtos e pandemias de doenças infeciosas” foram os títulos das comunicações apresentadas por Susana Silva (DEP), Ana Marcão (DGH), Paula Alvito (DAN) e Jorge Machado (DDI), respetivamente.

Organizada pelo Fórum dos Conselhos Científicos dos Laboratórios do Estado, a iniciativa abordou temas relacionados com as alterações climáticas, os recursos naturais, a segurança alimentar, a segurança civil e a saúde e bem-estar das populações, bem como o contributo da ciência e da investigação aplicada nas decisões estratégicas para o País nestes domínios, tendo contado ainda com a intervenção de investigadores e especialistas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, do Instituto Hidrográfico e da Direção-Geral do Território.

Os Laboratórios do Estado são entidades produtoras de conhecimento científico e de desenvolvimento tecnológico e constituem um dos pilares do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação, cabendo-lhes um papel fulcral no apoio à definição e implementação de políticas públicas, na respetiva vertente científica e tecnológica. Têm ainda como funções o desenvolvimento de ações conducentes a uma efetiva transferência do conhecimento científico e tecnológico para os vários setores da economia e da sociedade.

O evento está disponível para visualização na plataforma YouTube, através deste link.