Notícias em 28/10/2021

Relatório de Situação nº 605 | 28/10/2021

Relatório de Situação nº 605 | 28/10/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 605 | 28/10/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Orientação nº 014/2020 de 21/03/2020 atualizada a 28/10/2021 – DGS

Orientação nº 014/2020 de 21/03/2020 atualizada a 28/10/2021

Infeção por SARS-CoV-2 (COVID-19) – Limpeza e desinfeção de superfícies em estabelecimentos de atendimento ao público ou similares


Orientação nº 011/2020 de 17/03/2020 atualizada a 28/10/2021 – DGS

Orientação nº 011/2020 de 17/03/2020 atualizada a 28/10/2021

Infeção por SARS-CoV-2 (COVID-19) – Medidas de prevenção da transmissão em estabelecimentos de atendimento ao público


Orientação nº 002/2021 de 03/02/2021 atualizada a 28/10/2021 – DGS

Orientação nº 002/2021 de 03/02/2021 atualizada a 28/10/2021

COVID-19: Procedimentos para estruturas de acolhimento e abrigo de pessoas com necessidade de proteção


Covid-19 | Terceira dose da vacina

28/10/2021

Reforço da vacinação praticamente concluído nos lares de idosos

A ministra da Saúde informou esta quinta-feira, dia 28 de outubro, que a vacinação contra a gripe e a terceira dose contra a covid-19 está praticamente concluída nos lares de idosos, avançado que o processo nesta faixa da população deverá estar finalizado até dezembro.

“O processo mantêm-se a decorrer com normalidade. Terminámos já praticamente a vacinação nas estruturas residenciais para idosos e abrimos agora a vacinação à população em geral”, afirmou Marta Temido, na conferência de imprensa realizada após o Conselho de Ministros.

Desde 18 de outubro que está em marcha a coadministração das vacinas contra a gripe e a terceira dose da vacina contra a covid-19, que integra os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos e em situação de imunossupressão.

A terceira dose da vacina começou nos utentes acima de 80 anos, estando a decorrer por ordem decrescente de idades.

Marta Temido deu conta de que já se iniciou o auto-agendamento para a terceira dose da vacina contra a covid-19 das pessoas com mais de 80 anos e aquelas que optem por não se auto-agendar vão receber, ao longo das próximas semanas, mensagens nos números de contacto com um convite para a vacinação.

Segundo a ministra, 194.257 pessoas com mais de 65 anos receberam a dose de reforço da vacina contra a covid-19 e foram também inoculados com dose adicional 5.500 utentes.

A governante revelou, ainda, que foram administradas 384.754 vacinas contra a gripe desde o início da campanha de vacinação, a 27 de setembro.


DGS | Orientação para creches

28/10/2021

Encarregados de educação já podem entrar nas creches para entregar os filhos

Os Encarregados de educação já podem entrar nas creches para entregar os filhos, os brinquedos já podem ser partilhados e o calçado das crianças não precisam de ficar à porta da sala, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com a orientação da DGS sobre creches, creches familiares e amas, atualizada a 27 de outubro, no acesso às instalações por parte do encarregado de educação, ou pessoa por ele designado, para entregar ou ir buscar a criança, “deverá respeitar-se o distanciamento físico, evitar-se aglomerados e está recomendada a utilização de máscara facial”.

O documento deixa cair ainda a obrigatoriedade do calçado das crianças ficarem à porta da sala de atividades onde as crianças se sentam ou deitam no chão, assim como a proibição de partilha de brinquedos.

Mantêm-se a necessidade de garantir um número de crianças por sala de forma que, na maior parte das atividades, “seja maximizado o distanciamento”, sem comprometer o normal funcionamento das atividades lúdico-pedagógicas.

No período de refeições, as medidas de distanciamento e higiene devem ser mantidas, designadamente a lavagem prévia de mãos, o desfasamento das deslocações para evitar cruzamento de crianças e a marcação de lugares, assegurando o máximo distanciamento físico entre pessoas.

“Entre trocas de turno de refeição (se aplicável) deve ser realizada a adequada desinfeção das superfícies utilizadas (mesas, cadeiras de papa, entre outras)”, acrescenta a orientação.

A DGS refere ainda que todos os funcionários devem usar máscara certificada e que todo o espaço da creche deve ser limpo e desinfetado com a utilização de produtos adequados, “incluindo brinquedos, puxadores, corrimãos, botões e acessórios em instalações sanitárias, teclados de computador e mesas.

Entre outras medidas, a orientação estabelece que “A higienização deve ser especialmente rigorosa nas superfícies que estão à altura das crianças. A limpeza com água e detergente será, na maioria dos casos, suficiente, mas em casos específicos pode ser decidido fazer igualmente a desinfeção”.

Relativamente à Estratégia de Testes Laboratoriais para SARS-CoV-220, a orientação refere que poderá ser “considerado um rastreio a todos os funcionários, independentemente do seu estado vacinal”.

Para saber mais, consulte:

DGS > Orientação nº 025/2020 de 13/05/2020 atualizada a 27/10/2021


Recolha voluntária do medicamento Ambroxol Fludoran 6 mg/ml Xarope – Infarmed

Circular Informativa N.º 113/CD/550.20.001, de 26/10/2021

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: med

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

28 out 2021

A empresa ToLife – Produtos Farmacêuticos, S.A, irá proceder à recolha voluntária do lote n.º 01931, com a validade 11/2022, do medicamento Ambroxol Fludoran, ambroxol, Xarope, 6mg/ml, frasco de 200 ml com o número de registo 5840798, por terem sido detetados resultados fora das especificações (OOS) para os parâmetros pH e impureza individual desconhecida (durante os testes de estabilidade).

Assim, o Infarmed determina a suspensão imediata da comercialização deste lote.

Face ao exposto:

  • As entidades que possuam embalagens deste lote de medicamento em stock não as podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução;
  • Os doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a este lote não devem interromper o tratamento. Logo que possível, devem solicitar a substituição por outro lote ou pedir ao médico ou farmacêutico a indicação de um medicamento alternativo.

50º aniversário do Grupo Pompidou

28/10/2021

SEAS reconheceu o trabalho desenvolvido na luta contra o abuso e o tráfico ilícito de drogas no espaço europeu

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, participou esta quinta-feira, dia 28 de outubro, no 50º aniversário do Grupo Pompidou, que se realizou online, expressando o seu reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na luta contra o abuso e o tráfico ilícito de drogas no espaço europeu.

“Esta foi uma oportunidade para refletir sobre o passado e olhar para o futuro, bem como para destacar as iniciativas que temos promovido no âmbito da presidência portuguesa do Grupo Pompidou, que se prolonga até dezembro do próximo ano, altura em que Lisboa receberá a 18ª Conferência Ministerial deste grupo”, considerou António Lacerda Sales.

Portugal congratula-se com as novas oportunidades que a revisão do estatuto do Grupo Pompidou e que o Plano de Ação Europeu para as Drogas, adotado em junho de 2021, sob a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, oferece para reforçar a cooperação entre o Grupo e a União Europeia.


Hospital de Braga vence Prémio

28/10/2021

Hospital de Braga reconhecido com projeto na área da oncologia

O Hospital de Braga foi vencedor do Prémio Saúde Sustentável na categoria dos cuidados de saúde centrados no cidadão com o projeto “Melhoria do Circuito do Utente no Hospital de Dia Oncológico”.

O Prémio Saúde Sustentável, iniciativa do Jornal de Negócios e Sanofi que já se encontra na sua décima edição e conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, tem como objetivo a divulgação e incentivo de boas práticas da sustentabilidade da saúde em Portugal.

Na edição deste ano, o Hospital de Braga foi vencedor com um projeto na área da oncologia desenvolvido no ano de 2020 que consistiu no apoio da consultora Lean Health Portugal e o envolvimento da equipa multidisciplinar do Hospital que estudaram os processos do Hospital de Dia Oncológico com o objetivo de diminuir desperdício e melhorar a eficiência desta área hospitalar.

A equipa multidisciplinar do hospital de dia oncológico e a Lean Health Portugal trabalhou com o objetivo de garantir os mesmos níveis de excelência, centrado na experiência do utente e dos profissionais de saúde. O Hospital de Dia Oncológico foi analisado pormenorizadamente, identificando-se desperdícios e ineficiências e assim definir-se e implementar um plano de melhoria aplicado no serviço.

Para João Porfírio Oliveira, Presidente do Conselho de Administração, “ este Prémio é o reconhecimento do trabalho e dedicação exemplar desenvolvido pelos profissionais deste Hospital mesmo em época de pandemia”.

De acordo com o Hospital de Braga, com este projeto, conseguiu-se alcançar seis áreas distintas com resultados bastante positivos, nomeadamente na melhoria do circuito do utente que levanta a sua medicação oral; na otimização da utilização das salas do serviço, no circuito geral do utente, na melhoria da utilização das salas de tratamento e agendamentos, assim como na melhoria do circuito da folha verde e do espaço da equipa de farmácia.

Para saber mais, consulte:

Hospital de Braga > Notícias


Ourém | Saúde Mental

28/10/2021

CHMT celebra protocolo para operacionalizar equipa comunitária

O Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT) e a Câmara Municipal de Ourém celebraram, no dia 27 de outubro, um protocolo para a operacionalização de uma Equipa Comunitária de Saúde Mental.

A assinatura deste protocolo decorreu no Centro de Congressos de Ourém, espaço onde se irão desenvolver parte das atividades da equipa, a partir do dia 15 de novembro, em simultâneo com as que já são realizadas no Centro de Saúde de Ourém.

As Equipas Comunitárias de Saúde Mental são um dos pilares para a prestação e promoção de cuidados assistenciais na área da Saúde Mental, quer pela proximidade e acessibilidade, quer pelo combate ao estigma e caráter inclusivo, envolvendo o trabalho em rede entre os cuidados primários, hospitalares e estruturas na comunidade.

Estas equipas são constituídas por médicos psiquiatras, psicólogos clínicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e administrativos. Repartem a sua atividade assistencial em consultas externas, visitas domiciliárias, no treino de atividades de vida diária e no desenvolvimento do início de programas individualizados de reabilitação na doença mental grave.

Intervêm igualmente junto de grupos vulneráveis e famílias, na sensibilização para a promoção da Saúde Mental e na articulação com autarquias, instituições particulares de solidariedade social ou outras estruturas relevantes da comunidade.

Para saber mais, consulte:

CHMT > Notícias


Unidades de saúde com novas instalações

28/10/2021

USF Novo Sentido e UCC de Campanhã, no Porto, vão ter novo espaço

A partir de 3 de novembro, a Unidade de Saúde Familiar (USF) Novo Sentido e a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Campanhã, até aqui instaladas na Rua Matias de Albuquerque, vão passar a funcionar nas novas instalações na Rua Dr. José António Marques.

As novas instalações, onde se localizava a antiga Escola Preparatória do Cerco e onde tem vindo a funcionar o Centro de Vacinação do Agrupamento de Centros de Saúde do Porto Oriental, representam um investimento de aproximadamente 1.500.000€ e resultam de um protocolo celebrado entre a Administração Regional de Saúde do Norte e a Câmara Municipal do Porto no que se refere à cedência do espaço.

A área bruta do novo edifício é de 1.670 m2 e é constituído por um módulo de saúde familiar (com nove gabinetes médicos, três gabinetes de enfermagem, duas salas de tratamento, dois gabinetes de vacinas e injetáveis, quatro gabinetes da saúde materna/infantil e demais áreas de apoio), e um módulo de cuidados na comunidade (com três gabinetes médicos, um polivalente e um de enfermagem).

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Norte – http://www.arsnorte.min-saude.pt/


Instituto Ricardo Jorge promove webinar sobre financiamento, transparência e oportunidades na investigação científica

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove webinar sobre financiamento, transparência e oportunidades na investigação científica

28-10-2021

A Comissão de Ética do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) organiza, no próximo dia 4 de novembro, o webinar “Investigação Científica: financiamento, transparência e oportunidades”. A decorrer no período da manhã, a iniciativa contará com a participação da deputada europeia Maria da Graça Carvalho, enquadrando-se nas celebrações do Dia do INSA 2021, agendado para o dia 5 de novembro.

Desde sempre que o acesso ao financiamento é fundamental para o desenvolvimento da investigação científica, sobressaindo, cada vez mais, o papel das agências internacionais, em particular, as que funcionam sob a égide da União Europeia, que disponibilizam fundos estruturais para serem distribuídos através de diferentes instrumentos que calibram o mérito científico com o fator inovação, a exequibilidade, e a razoabilidade orçamental.

Neste cenário de lógica competitiva, o webinar “Investigação Científica: financiamento, transparência e oportunidades” proporcionará à Comunidade INSA uma reflexão, a partir da intervenção da Deputada Europeia Maria da Graça Carvalho, no âmbito do novo Quadro Comunitário 2030, sobre o racional da decisão que possa conduzir a oportunidades de financiamento de projetos de investigação, bem como a sua componente ética que exigirá o cumprimento de princípios de transparência, responsabilidade e de integridade científica nas diversas fases do procedimento.

Na ocasião, será também apresentado o balanço 2020/2021 da atividade da Comissão de Ética, numa comunicação a cargo da Presidente da Comissão de Ética do INSA, Nina de Sousa Santos, numa sessão com a moderação de João Lavinha e conclusões proferidas por Carolino Monteiro, ambos membros da Comissão de Ética do INSA. Haverá ainda espaço para a interação entre os participantes e o público, com um momento dedicado ao debate do tema do evento.

O webinar será transmitido em direto através das redes sociais do INSA (FacebookTwitter e YouTube).


Seminário Ricardo Jorge “Epidemiologia da Diabetes em Portugal”

imagem do post do Seminário Ricardo Jorge “Epidemiologia da Diabetes em Portugal”

28-10-2021

“Epidemiologia da Diabetes em Portugal” é o título do próximo Seminário Ricardo Jorge, que terá lugar dia 15 de novembro (11:00). O evento contará com a apresentação de Ana Rita Torres (Departamento de Epidemiologia do INSA) e Paulo Dário (Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis do INSA), com comentários de José Manuel Boavida, presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia.

Na ocasião, serão divulgados os trabalhos desenvolvidos pelo Departamento de Epidemiologia do INSA sobre as projeções da incidência da diabetes na população portuguesa, bem como a investigação desenvolvida pelo Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis na área da diabetes MODY, de causa genética.

A Diabetes Mellitus é uma das mais frequentes causas de morbilidade e mortalidade a nível global, tendo representado em 2019, a 9ª causa de morte. Segundo a Federação Internacional da Diabetes, trata-se do desafio de saúde com um dos mais acentuados crescimentos do século XXI. Portugal é o segundo país da Europa com maior prevalência de diabetes em adultos tratando-se, portanto, de um problema de saúde prioritário no nosso país.

A participação no seminário “Epidemiologia da Diabetes em Portugal”, que decorrerá em formato online através da plataforma Teams, é gratuita, mas carece de inscrição prévia, até ao dia 12 de novembro. Os interessados em assistir ao próximo Seminário Ricardo Jorge deverão efetuar a sua inscrição aqui.

Os Seminários Ricardo Jorge têm como objetivo estimular a discussão sobre temas de interesse para as atividades do Instituto, para a ciência e para a saúde pública nacional e global. Promovidos pelo Conselho Científico do Instituto Ricardo Jorge, estes encontros pretendem ainda divulgar interna e externamente algum do trabalho desenvolvido, trazendo novas perspetivas, saberes e ideias que possam melhorar as atividades realizadas.