Notícias em 08/03/2022

COVID19 |Relatório de Situação nº 736 | 08/03/2022

COVID19 |Relatório de Situação nº 736 | 08/03/2022 – DGS

COVID19 |Relatório de Situação nº 736 | 08/03/2022

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL | Relatório de Situação


Relatório de Vacinação Diário nº 94 | 08/03/2022

– DGS

Relatório de Vacinação Diário nº 94 | 08/03/2022

Plano de Vacinação COVID-19 | Relatório de Vacinação Diário| Portugal Continental


Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 08-03-2022 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 08-03-2022

08-03-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Até à data, foram analisadas 29.270 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 304 concelhos de Portugal.

No âmbito da monitorização contínua da diversidade genética do SARS-CoV-2 que o INSA está a desenvolver, têm vindo a ser analisadas uma média de 523 sequências por semana desde o início de junho de 2021, provenientes de amostras colhidas aleatoriamente em laboratórios distribuídos pelos 18 distritos de Portugal continental e pelas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, abrangendo uma média de 139 concelhos por semana.

Segundo o mais recente relatório do INSA, a frequência relativa da linhagem BA.1 atingiu um máximo na semana 2 (95,6%, 10 a 16 de janeiro), altura em que iniciou uma tendência decrescente. Em concordância, a monitorização diária da proporção de amostras com “falha” na deteção do gene S (perfil SGTF) mostra que essa tendência decrescente se mantém até à atualidade, registando-se uma frequência estimada de 23,8% ao dia 7 de março.

Parte das sequências da linhagem BA.1 da variante Omicron foram reclassificadas a nível internacional, constituindo agora a sublinhagem BA.1.1, a qual se caracteriza por uma mutação adicional na ligação da proteína Spike às células humanas. Esta sublinhagem tem circulado em Portugal desde o início de dezembro e a sua frequência relativa aumentou progressivamente até à semana 7 (14 a 20 de fevereiro), representando cerca de 30% das sequências analisadas. Contudo, acompanhando a descida de frequência relativa da linhagem BA.1, a linhagem BA.1.1 representa cerca de 20% das sequências analisadas na semana 8 (21 a 27 de fevereiro de 2022; dados preliminares).

A linhagem BA.2 foi detetada pela primeira vez em Portugal em amostragens aleatórias por sequenciação na semana 52 (27 de dezembro de 2021 a 2 de janeiro de 2022), tendo a sua frequência relativa aumentado paulatinamente desde então. Dada a circulação residual da variante Delta (<1% na semana 5), a linhagem BA.2 pode agora ser monitorizada de forma indireta através da proporção de amostras positivas não-SGTF, pelo que se estima que esta linhagem seja já claramente dominante em Portugal, representando 76,2% das amostras positivas ao dia 7 de março de 2022.


Suspensão da comercialização da máscara cirúrgica tipo IIR marca WellMask, com marcação CE, do fabricante NSBS, Unipessoal, Lda – Infarmed

Circular Informativa N.º 011/CD/550.20.001 de 04/02/2022

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: dm

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

08 mar 2022

Foi identificada a notificação, no portal de registo de dispositivos médicos, a máscara cirúrgica do tipo IIR, marca WellMask, com referência MC001, do fabricante NSBS, Unipessoal, Lda. ostentando marcação CE indevida, por não existir evidência de cumprimento de todos os requisitos legais aplicáveis a nível europeu incluindo documentação técnica incompleta face ao estabelecido nos anexos II e III do Regulamento (UE) 2017/745.

Assim, apesar do fabricante declarar não ter procedido à efetiva disponibilização no mercado de nenhuma unidade deste dispositivo ostentando marcação CE, o Infarmed determinou a imediata suspensão da comercialização no mercado do referido dispositivo.

O Vice-Presidente do Conselho Diretivo

António Faria Vaz


direção-geral da administração e do emprego público

08-03-2022 COVID-19 – Prorrogação da declaração da situação de alerta

Foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 29-C/2022 (Diário da República n.º 46, 1.º Suplemento, Série I, de 7 de março) que prorroga, no âmbito da pandemia da doença COVID-19, a declaração da situação de alerta em todo o território nacional até às 23:59 do dia 22 de março de 2022


Ucrânia | Ajuda humanitária

08/03/2022
Comunicado

Portugal vai enviar mais medicamentos e componentes sanguíneos

Portugal vai enviar esta semana para a Ucrânia medicamentos no valor de cerca de 200 mil euros doados por empresas farmacêuticas e componentes sanguíneos de dadores portugueses.

A informação foi avançada pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, que referiu que «durante esta semana, quarta ou quinta-feira, sairá um contingente privado no valor aproximado de 200 a 250 mil euros e que contempla igualmente soros, antibióticos, analgésicos, corticosteroides que foram doados por diferentes casas farmacêuticas».

O governante informou ainda que serão enviadas 500 unidades de plasma fresco congelado de quarentena, 2.000 unidades de plasma tratado por solvente detergente do grupo A e 10.000 unidades de albumina humana. Estes componentes sanguíneos destinam-se fundamentalmente para ajudar situações de politraumatizados e queimados.

Sobre a disponibilidade manifestada por médicos portugueses e ucranianos para apoiarem os refugiados e as vítimas da ofensiva militar, Lacerda Sales afirmou que «o Ministério da Saúde tem sempre prontidão, através do INEM, o seu módulo de Emergência Médica e profissionais», caso seja necessário. «É uma equipa de cerca de 30 profissionais, mas se houver necessidade de ajustar ou de aumentar esse número também se faz», assegurou.

Portugal disponibilizou 603 camas em hospitais do Serviço Nacional de Saúde para doentes emergentes, das quais 495 em enfermaria e 108 camas em unidades de cuidados intensivos. Foram ainda disponibilizadas 12 camas pediátricas de oncologia solicitadas pelo Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

As camas estão dispersas por diferentes pontos do país, mas a maioria localiza-se nos «maiores hospitais de Lisboa, Porto e Coimbra», disse, ressalvando que a solicitação de camas «é ajustável e dinâmica» em função das necessidades ao longo do país.

Perante a baixa cobertura vacinal contra a Covid-19 do povo ucraniano, que ronda os 35%, o Secretário de Estado assegurou que Portugal disponibiliza «todos os mecanismos possíveis para vacinar quem o quiser fazer».

Explicou que será feito uma avaliação do estado vacinal das pessoas que chegam, a quem é atribuído um número de utente definitivo, para poderem ter «a melhor assistência aos cuidados de saúde». Depois desse levantamento ser feito, as pessoas que quiserem poderão ser vacinadas através do processo de agendamento central ou de casa aberta.

Esta é a segunda remessa de ajuda humanitária enviada por Portugal, através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil. A primeira seguiu no dia 3 de março por transporte terrestre para um armazém na Polónia junto à fronteira com a Ucrânia e incluía 204 mil unidades de medicamentos de uso hospitalar e de ambulatório, entre os quais antibióticos, medicamentos analgésicos, soros para hidratação, bem como 416 mil seringas e agulhas, no valor de 100 mil euros.


Protocolo de colaboração

08/03/2022

INEM e Exército assinaram acordo para partilha de conhecimentos

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e o Exército Português assinaram, no dia 7 de março, um protocolo de colaboração que visa promover a partilha de experiências profissionais e conhecimentos técnicos e científicos entre as duas entidades.

O protocolo prevê o desenvolvimento de pontes entre as instituições em áreas como a Formação em Emergência Médica, emprego de hospitais móveis de campanha, defesa biológica, química e radiológica, utilização de infraestruturas, psicologia clínica e gestão do medicamento, dispositivos médicos e produtos de saúde.

O Exército Português tem, entre outras, a missão de colaborar com as autoridades civis em tarefas relacionadas com a satisfação das necessidades básicas e a melhoria da qualidade de vida das populações, com elevada experiência e conhecimento na área da logística, incluindo no apoio sanitário em situações de campanha e na área da gestão do medicamento, dispositivos médicos e produtos de saúde.

Já ao INEM compete a definição, coordenação, organização e avaliação das atividades do Sistema Integrado de Emergência Médica, nomeadamente no que respeita à formação em emergência médica e planeamento civil, bem como orientar a ação coordenada dos agentes de saúde em caso de catástrofe, calamidade ou acidente grave.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias


Prevenção da recorrência de AVC

08/03/2022

Hospital de Braga aposta em intervenção pouco invasiva

O Laboratório de Hemodinâmica do Hospital de Braga já realizou nove intervenções «pouco invasivas» que previnem a recorrência de um acidente vascular cerebral (AVC).

De acordo com informação avançada pelo Hospital de Braga, com aquele procedimento diminui-se o risco de recorrência de um AVC a cinco anos.

Este procedimento está a ser implementado desde maio de 2021, sendo que até então os doentes que dele necessitavam tinham de ser transferidos para outras unidades. Os destinatários são doentes, sobretudo jovens, que sofreram um AVC sem explicação aparente.

A intervenção consiste no encerramento de um orifício entre as aurículas do coração, designado «foramen ovale patente» (FOP). «O facto deste orifício estar aberto não é a causa em si do AVC, mas pode desempenhar um papel fundamental na origem desta doença, ao permitir a passagem de pequenos coágulos de sangue do lado direito para o lado esquerdo do coração e daí para o cérebro», explica o hospital, em comunicado.

O encerramento do FOP é um procedimento pouco invasivo, com recurso a um cateter introduzido na virilha e guiado até ao coração, e está indicado para pacientes com história de acidente cerebrovascular cuja causa não se consiga identificar após um estudo neurológico completo, sobretudo em jovens.

É realizado em regime de internamento curto (cerca de 24 horas) e conta com a intervenção de três equipas médicas e demora entre uma a duas horas.

O Hospital de Braga prevê realizar 12 intervenções por ano, «aumentando assim não apenas a diferenciação do Laboratório de Hemodinâmica, mas acima de tudo o bem-estar dos doentes, uma vez que assim se evita a deslocação dos mesmos para outros hospitais».

Para saber mais, consulte:

Hospital de Braga – https://www.hospitaldebraga.pt/


ULSCB com novos equipamentos

08/03/2022

Dois novos aparelhos permitem tratar patologias respiratórias

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) dispõe, desde fevereiro, de dois aparelhos de alto fluxo nasal, conhecidos por AIRVO 2.

Estes equipamentos permitem tratar patologias respiratórias graves, agudas e crónicas, designadamente problemas causados pela Covid, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), asma, bronquiectasias, fibrose pulmonar, além de doenças neuromusculares, tal como esclerose lateral amiotrófica e miopatias.

Em comunicado, a ULSCB explica que «o ar que respiramos contém 21% de oxigénio» e que «com o AIRVO 2 esta percentagem pode atingir os 100%, combinado com a entrega de fluxo de ar até 60 litros, por minuto, de que necessitam os doentes com este tipo de patologias».

De acordo com a ULSCB, este aparelho veio trazer ao doente mais mobilidade, autonomia, capacidade física e mental, contribuindo para uma maior e melhor qualidade de vida.

Integrado num programa de fisioterapia, o Serviço de Medicina Física e de Reabilitação da ULSCB está a utilizar o aparelho num doente com DPOC, permitindo-lhe a manutenção e otimização, física e respiratória, estando em perspetiva o seu uso no domicílio.

Para saber mais, consulte:

ULSCB – http://www.ulscb.min-saude.pt/


Dia Internacional da Mulher

08/03/2022

Data assinala-se esta terça-feira, dia 8 de março

Celebra-se esta terça-feira, dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, uma data que tem origem nas manifestações femininas por melhores condições de trabalho e direito de voto, no início do século XX, na Europa e nos Estados Unidos.

A data foi adotada pela ONU, em 1975, para lembrar tanto as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, como as discriminações e as violências a que muitas mulheres ainda estão sujeitas em todo o mundo.

Para saber mais, consulte:

ONU > Dia Internacional da Mulher (em inglês)


DGS sensibiliza para as questões de igualdade e de género no Dia Internacional da Mulher

DGS sensibiliza para as questões de igualdade e de género no Dia Internacional da Mulher

Neste dia 08 de março, a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, sensibiliza para as questões de igualdade e de género, alinhada com a campanha mundial da Organização das Nações Unidas, que este ano tem como tema “Igualdade de género hoje, para um amanhã mais sustentável”.

Dados recentes mostram a associação entre género, equidade social e mudança climática, reconhecendo-se que a igualdade de género é essencial para um futuro sustentável e igualitário.

Mulheres e meninas sofrem os maiores impactos da crise climática, que amplificam as desigualdades de género existentes e colocam em risco a vida e os meios de subsistência das mulheres. À medida que carregam o peso dos impactos climáticos, também elas são essenciais para liderar e impulsionar mudanças na adaptação, mitigação e respostas às soluções climáticas.

O tema da igualdade de género assume igualmente especial relevância no atual contexto de crise humanitária, onde mulheres e crianças devem ser especialmente protegidas. Alerta-se para os fluxos de população refugiada, enquanto contextos de risco para eventuais situações relacionadas com todos os tipos de violência de género, incluindo tráfico de seres humanos.

Mais informações: