Notícias em 09/03/2022

COVID19 |Relatório de Situação nº 737 | 09/03/2022

COVID19 |Relatório de Situação nº 737 | 09/03/2022 – DGS

COVID19 |Relatório de Situação nº 737 | 09/03/2022

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL | Relatório de Situação


Relatório de Farmacovigilância: monitorização da segurança das vacinas contra a COVID-19 em Portugal (atualização) – Infarmed

Relatório Vacinas COVID-19 - RAM

09 mar 2022

Para: GERAL

Consulte, em anexo, o relatório de farmacovigilância sobre a monitorização da segurança das vacinas contra a COVID-19 em Portugal, atualizado 28 de fevereiro de 2022.

 


Recolha voluntária do lote FT056 do medicamento Aprovel, 150 mg, Irbesartan, comprimido, validade 03-2023 – Infarmed

InfarmedImg

Circular Informativa – Rectificação à Circular n.º 017/CD/550.20.001 Data: 07/03/2022

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: med

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

09 mar 2022

No âmbito da recolha voluntária, a que se reporta a Circular Informativa n.º 017/CD/8.1.7., de 22/02/2022, e dada a deteção de um erro no número de lote descrito na mesma, a empresa Sanofi – Produtos Farmacêuticos, Lda. está a proceder à recolha voluntária lote FT056 com a validade 03/2023 do medicamento Aprovel, 150 mg, Irbesartan, comprimido, devido à deteção de uma impureza na substância ativa utilizada para o fabrico deste lote de medicamento acima do limite aceitável.

Assim, o Infarmed determina a suspensão imediata da comercialização do(s) referido(s) medicamento(s).

Face ao exposto:

  • As entidades que possuam este(s) lote(s) de medicamento em stock não o(s) podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução.
  • Os doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a este(s) lote(s) não devem interromper o tratamento. Logo que possível, devem consultar o médico assistente para que lhes seja prescrito um medicamento alternativo.

O Presidente do Conselho Diretivo
Rui Santos Ivo


Literacia em Saúde Mental

09/03/2022

Hospital de Évora desenvolve projeto nas escolas do distrito

A Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência (UPIA) do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital do Espírito Santo-Évora está a desenvolver, com a sua Equipa Comunitária de Saúde Mental na Infância e Adolescência, um programa de melhoria da literacia em saúde mental denominado #Influenci@-TE.

O programa #Influenci@-TE tem sido aplicado, desde setembro de 2021, nas escolas do Redondo, Alandroal, Borba, Vila Viçosa, Reguengos, Mourão e Portel, às turmas do 8.º ano.

Os objetivos do programa são a aquisição de conhecimentos e conceitos básicos sobre saúde mental, redução do estigma e da exclusão social, transmissão de atitudes e valores que promovam a identificação de sintomas, no próprio e no outro, e a célere procura de ajuda.

O programa é constituído por três sessões e, além da sua aplicação, está a ser realizada uma caracterização sociodemográfica dos alunos abrangidos. Têm sido aplicados questionários antes e depois do programa para avaliar a sua eficácia.

Salomé Ratinho, Médica Pedopsiquiatra e Coordenadora da UPIA, realça que “a adesão dos alunos e professores tem sido entusiasmante e pretendemos, a longo prazo e enquanto Unidade, estender este programa a todas as escolas do distrito e ao longo dos anos, por exemplo, capacitando os professores para a aplicação do programa».

A Equipa Comunitária de Psiquiatria da Infância e Adolescência, que iniciou funções em maio de 2021, tem como objetivo responder mais e melhor às necessidades dos cidadãos, melhorando o acesso e reforçando as respostas de proximidade.

A equipa é multidisciplinar e é composta por um médico com a especialidade de psiquiatria da infância e adolescência, dois enfermeiros, sendo um enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiátrica, um psicólogo clínico, um técnico superior de serviço social, um terapeuta ocupacional e um assistente técnico.

Para saber mais, consulte:

Hospital do Espírito Santo-Évora > Notícias


Capital Humano em Saúde

09/03/2022

IPO Coimbra com projeto finalista sobre «Mudança para a Liderança»

O projeto «Mudança para a Liderança» do Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPO de Coimbra) foi um dos 12 projetos selecionados para passar à fase seguinte da 2.ª edição da Bolsa «Capital Humano em Saúde».

Esta é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares que tem como objetivo reconhecer e potenciar o capital humano do Serviço Nacional de Saúde.

O projeto do IPO de Coimbra procura maximizar o capital humano da instituição, desenvolvendo as competências dos profissionais com responsabilidades presentes ou futuras na direção de serviços/unidades, coordenação de grupos ou comissões, para que sejam gestores e líderes das suas equipas e disponham de ferramentas para construir modelos de gestão focados na criação de valor, de forma integrada e alinhada com as necessidades da organização.

Em comunicado, o IPO de Coimbra revela que este projeto é ambicioso, implica a adoção de medidas a curto, médio e longo prazo, mas é um projeto que marcará a diferença na instituição.

Para saber mais, consulte:

IPO de Coimbra > Notícias


Aplicação móvel MyCHTMAD

09/03/2022

APP do CHTMAD vai facilitar contactos com utentes

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) já tem disponível online a aplicação para dispositivos móveis MyCHTMAD, que tem como principais objetivos melhorar a acessibilidade dos utentes à sua informação clínica e de saúde e facilitar o agendamento de consultas, tratamentos, exames, etc.

Através da aplicação MyCHTMAD, com acesso a partir do telemóvel, computador ou tablet, os utentes do centro hospitalar podem ainda efetuar agendamentos e/ou cancelamentos de episódios marcados, descarregar declarações de presença e consultar o seu histórico.

A aplicação também permite a consulta de taxas moderadoras em dívida, notícias e outras informações úteis.

Para Elsa Justino, vogal do Conselho de Administração, “a aplicação vem melhorar, de forma significativa, a comunicação dos utentes com o centro hospitalar”. Acrescenta, ainda, que “durante estes últimos anos, o centro hospitalar tem vindo a efetuar uma série de melhorias nos serviços, nomeadamente com a criação de um Centro de Contactos e a instalação de Quiosques, de forma a facilitar o acesso ao público”.

Já para Victor Costa, diretor do Serviço de Gestão de Informação (SGI), “esta solução torna evidente a mais valia em colocar à disposição da população as novas tecnologias de informação”, por esse motivo, “o SGI encontra-se a preparar novas funcionalidades para a aplicação”.

Em comunicado, o Conselho de Administração refere que a MyCHTMAD é um “novo serviço mais próximo e mais cómodo, que evita deslocações e facilita o contacto do utente com o CHTMAD e com os seus profissionais”.

Visite:

CHTMAD – http://chtmad.com/


Protocolo entre o INEM e CHUSJ

09/03/2022

Acordo visa a troca de informações no âmbito da Psicologia Clínica

O Serviço de Psicologia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) assinaram na terça-feira, dia 8 de março, um protocolo de cooperação nos domínios clínico, formação, investigação e intervenção na área da Psicologia Clínica.

Através deste documento, as duas instituições poderão articular-se e cooperar na intervenção em ocorrências com início em contexto pré-hospitalar, que resultem no transporte de vítimas para o CHUSJ, bem como passarão a colaborar na referenciação de utentes com os quais tenha sido realizada intervenção pelo Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise, no terreno ou por teleassistência, e que necessitem de acompanhamento psicológico.

Este protocolo permitirá ainda o desenvolvimento de programas e ciclos de formação nesta área, a presença em eventos de formação e estágios promovidos por ambos os parceiros, a participação conjunta em simulacros e exercícios de emergência, e o desenvolvimento de programas de investigação em áreas específicas de interesse mútuo.

Para saber mais, consulte:


IPO Porto | Nova técnica cirúrgica

09/03/2022

Procedimento menos invasivo para tratamento do cancro de pulmão

A equipa de Cirurgia Torácica da Clínica do Pulmão do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO do Porto) introduziu uma nova técnica cirúrgica no seu plano de tratamento a doentes com cancro de pulmão em fase precoce, ou seja, em estadios iniciais.

Trata-se de uma segmentectomia anatómica por VATS (video-assisted thoracoscopic surgery), uma intervenção cirúrgica realizada no IPO do Porto desde 2019, mas agora com recurso a ferramentas cirúrgicas e tecnológicas mais eficazes que permitem aumentar a precisão da resseção e, consequentemente, diminuir o risco de infeção e outras complicações para o doente.

«Esta é uma técnica inovadora, já existente em Portugal, mas que estamos a aplicar pela primeira vez na cirurgia torácica no IPO do Porto. Intraoperatoriamente, após a laqueação dos ramos arteriais, injetamos no doente uma substância (verde de indocianina) que vai delimitar por imunofluorescência e com mais rigor, a zona da árvore pulmonar que mantém irrigação e a zona do segmento pulmonar a ressecar», explica Gonçalo Paupério, diretor do Serviço de Cirurgia Torácica do IPO do Porto, assegurando que desta forma é possível extrair o tumor de forma mais precisa.

«A introdução desta nova opção cirúrgica permite-nos, por um lado, definir com maior precisão o plano do segmento a ressecar e oferecer menor risco de complicações para o doente, nomeadamente infeções e enfartes pulmonares, assegurando assim melhor recuperação para o doente», esclarece o cirurgião.

Em 2021, o Serviço de Cirurgia Torácica realizou 22 segmentectomias anatómicas por VATS. De acordo com Gonçalo Paupério, «este ano vamos assistir no IPO do Porto a uma intensificação deste tipo de cirurgias, porque o serviço está empenhado em mudar o paradigma e adotar estratégias cirúrgicas cada vez menos invasivas e mais inovadoras».

Para saber mais, consulte:

IPO do Porto > Notícias


Conheça o programa do webinar “Investigação em Tuberculose: que caminhos” – INSA

imagem do post do Conheça o programa do webinar “Investigação em Tuberculose: que caminhos”

09-03-2022

Conheça o programa do webinar “Investigação em Tuberculose: que caminhos”, que terá lugar dia 21 de março, a partir das 10:00, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Tuberculose (TB), que se assinala a 24 de março. Promovids pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, a iniciativa tem como objetivo mostrar à comunidade científica e médica o que de melhor se faz na investigação da tuberculose em Portugal.

A reavaliação do uso de antibióticos beta-lactâmicos no tratamento da TB multirresistente, a descoberta e validação de biomarcadores séricos para o diagnóstico da doença recorrendo a perfis proteicos e metabólicos, e as novas abordagens para definir a suscetibilidade e resistência em TB, bem como as causas e consequências no atraso no diagnóstico desta patologia, em virtude da pandemia de COVID-19, serão os temas abordados no programa do evento. A participação no webinar é gratuita mas carece de inscrição até dia 17 de março, através deste link.

A tuberculose (TB) continua a ser um problema de Saúde Pública a nível mundial, constituindo-se como uma das das principais causas de morbilidade e mortalidade por doença infeciosa. A resistência aos antibióticos e, em particular, a multirresistência, tem constituído um desafio para os programas de controlo da TB e o laboratório assume cada vez maior importância na confirmação dos casos, com isolamento do agente e subsequente estudo de suscetibilidade aos antibacilares.

O diagnóstico laboratorial precoce, em particular dos casos mais graves, e a vigilância molecular que permite a deteção de possíveis surtos são fundamentais para o decréscimo do número de casos de TB que se tem vindo a assistir nos últimos anos em Portugal. O Laboratório Nacional de Referência para a Tuberculose do INSA garante atualmente, de forma sistemática, a sequenciação do genoma completo da bactéria Mycobacterium tuberculosis para a deteção molecular de mutações associadas a resistência aos antibacilares usados no tratamento de primeira, segunda e terceira linha.


Instituto Ricardo Jorge volta a colaborar em estudo internacional sobre Hipercolesterolemia Familiar

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge volta a colaborar em estudo internacional sobre Hipercolesterolemia Familiar

09-03-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis, colaborou num estudo internacional de avaliação de doentes Homozigotos com Hipercolesterolemia Familiar (HoFH). Os resultados deste trabalho foram agora publicados na revista “The Lancet” e permitem caracterizar a população adulta com esta doença genética rara a nível mundial.

De um modo geral, os doentes com HoFH têm níveis bastante elevados de colesterol-LDL no sangue e desenvolvem doença cardiovascular aterosclerótica muito precocemente. Dada a raridade da doença, os estudos até à data realizados envolveram poucos doentes. O objetivo deste novo trabalho foi avaliar as características clínicas e genéticas da doença e o impacto dos vários tratamentos atualmente utilizados para baixar o colesterol sanguíneo nos HoFH em todo o mundo.

A nível global, observou-se a existência de homogeneidade nos valores de colesterol-LDL antes do início do tratamento. Pelo contrário há uma diferença acentuada nos valores do colesterol-LDL nos doentes em tratamento consoante o desenvolvimento económico do país onde vivem, havendo uma descida mais acentuada nos valores de colesterol-LDL nos doentes de países mais ricos do que nos países pobres.

Houve mais doentes a conseguir atingir o valor de colesterol recomendado pelas diretrizes internacionais nos países ricos (21%) do que nos pobres (3%), refletindo uma assimetria no acesso ao tratamento. Outro dos resultados indica que 66,6% dos doentes dos países ricos receberam uma intervenção terapêutica mais agressiva com três ou mais fármacos hipolipemiantes contra 24% nos países pobres. Também foi possível apurar que o primeiro evento cardiovascular adverso importante ocorre cerca de uma década antes nos países pobres.

Os autores concluíram ainda que os doentes com HoFH são diagnosticados tardiamente, estão submedicados e têm um elevado risco de desenvolver doença cardiovascular aterosclerótica prematura. O uso de regimes terapêuticos combinados está relacionado com valores mais baixos de colesterol-LDL e melhor sobrevida.

Concluíram também que a nível mundial existem diferenças significativas nos regimes terapêuticos, controlo dos níveis de colesterol-LDL e na sobrevivência à doença sem desenvolver eventos cardiovasculares, o que exige uma reavaliação crítica da política global de saúde, para reduzir as desigualdades e melhorar a vida de todos os doentes com HoFH.

Este estudo, no qual o INSA participou na qualidade de coordenador do Estudo Português da Hipercolesterolomia e laboratório de referencia para o estudo molecular da FH, deu origem ao artigo “Worldwide experience of homozygous familial hypercholesterolaemia: retrospective cohort study“.


Infarmed Newsletter

Imagem da Infarmed Newsletter

08 mar 2022

Aceda à nova edição da Infarmed Newsletter.

Infarmed Newsletter – Edições anteriores.


Catálogo Português de Nutrição

Catálogo Português de Nutrição

A versão 3.0 do Catálogo Português de Nutrição (CPN) foi publicada pelo Centro de Terminologias Clínicas (CTC). Em paralelo, foi publicado o Documento de apoio ao CPN que pretende apresentar o racional utilizado para o desenvolvimento da 3ª versão do CPN, enquadrar os termos técnicos que compõem este catálogo no modelo de prestação de cuidados nutricionais e seus domínios de informação e ainda fomentar boas práticas de implementação do CPN V3.0 pelos sistemas de informação do Sistema de Saúde em Portugal, bem como pelos profissionais no contexto do registo clínico. 

Sem conhecimento profundo da terminologia e uniformização da linguagem técnica não existe boa prática profissional. Ao harmonizar a utilização de terminologias clínicas para registo de informação nas instituições do Serviço Nacional de Saúde e também de todo o Sistema de Saúde melhoramos a qualidade de todo o sistema de informação. Foi com este objetivo que foi criado o Catálogo Português da Nutrição (CPN), ou seja com o objetivo de uniformizar o registo da prestação de cuidados especializados de nutrição nas aplicações informáticas do Sistema de Saúde em Portugal. O CPN permite codificar as observações/achados, o diagnóstico, os procedimentos e intervenções realizadas ou a realizar no âmbito da prestação de cuidados nutricionais. O processo de codificação é também de extrema importância para possibilitar a identificação de problemas nutricionais nos sistemas de informação em saúde e consequentemente para a sua caracterização e análise. 

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção Geral da Saúde é o Owner do Catálogo Português de Nutrição e desenvolveu a sua 3ª atualização (CPN V3.0) que depois foi submetido a um processo de auscultação e recolha de contributos de um painel de peritos, bem como a um processo de consulta pública. 

Em paralelo, o PNPAS produziu um documento de apoio que pretende apresentar o racional utilizado para o desenvolvimento da 3ª versão do CPN, enquadrar os termos técnicos que compõem este catálogo no modelo de prestação de cuidados nutricionais e seus domínios de informação e ainda fomentar boas práticas de implementação do CPN V3.0 pelos sistemas de informação do Sistema de Saúde em Portugal, bem como pelos profissionais no contexto do registo clínico.

À semelhança de todos os Catálogos Semânticos da Saúde, o CPN utiliza a terminologia clínica internacional do Sistema de Codificação SNOMED CT. Porém, com o objetivo de adaptar a terminologia do CPN à prestação de cuidados especializados de nutrição, a Versão 3.0 do CPN foi desenvolvida através de um mapeamento da Nutrition Care Process Terminology (NCPT) para o SNOMED CT, sendo que quase todos os termos da NCPT que atualmente se encontram no SNOMED CT (atualização da edição internacional de julho de 2021) foram incluídos no CPN V3.0. Contudo, uma parte significativa da NCPT não se encontra ainda incluída no SNOMED CT, razão pela qual não foi possível que o CPN adotasse esta terminologia na íntegra. Assim, o CPN 3.0 não integra ainda a totalidade dos termos com relevância para a área da prestação de cuidados nutricionais. 

O domínio desta linguagem é assim uma ferramenta essencial para todos os que trabalham na área das Ciências da Nutrição e que agora damos a conhecer. 

O Catálogo Português de Nutrição V3.0 pode ser consultado no website do Centro de Terminologias Clínicas e o Documento de Apoio ao Catálogo Português de Nutrição (CPN V3.0) pode ser consultado aqui: