Notícias em 30/03/2022

EMA inicia avaliação de nova vacina COVID-19 – Infarmed

InfarmedImg

29 mar 2022

O Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), iniciou um processo de avaliação contínua (rolling review) da vacina COVID-19 HIPRA. Esta vacina, à base de proteína, encontra-se a ser desenvolvida como vacina de reforço para adultos que já foram totalmente vacinados com uma vacina COVID-19 de tecnologia diferente.

A EMA avaliará a conformidade da vacina, à medida que os dados estiverem disponíveis, com os padrões habituais da União Europeia, de forma a garantir a sua eficácia, segurança e qualidade. A avaliação continuará até que evidências suficientes estejam disponíveis para um pedido formal de autorização de introdução no mercado.

Mais informações no Comunicado original da EMA.


Nota Orientadora sobre doação de medicamentos e dispositivos médicos para apoio à resposta de emergência à Ucrânia – Infarmed

Distribuição

29 mar 2022

Os medicamentos e produtos de saúde foram um dos bens identificados pelas autoridades ucranianas após o eclodir do conflito. O fornecimento destes produtos está seriamente limitado por zonas de conflito em constante mudança, assim como, devido a danos nas infraestruturas e circuitos legais. As restrições de acesso exigem que o planeamento e capacidade logística sejam fundamentais, de forma a que os medicamentos e demais produtos de saúde cheguem ao destino desejado, em condições que garantam a sua qualidade, segurança e eficácia.


Dia Nacional do Doente com AVC

30/03/2022

Efeméride tem como objetivo sensibilizar a população para a doença

Comemorado a 31 de março, o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC) foi instituído no ano de 2003, com o objetivo de sensibilizar a população para a realidade da doença em Portugal, enquanto doença prevenível e tratável, e a melhoria das práticas clínicas nesta área.

Comemorações

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

O Serviço de Neurologia/Unidade de AVC do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vai assinalar a data com uma caminhada comemorativa, iniciativa que vai já na 7.ª edição, a qual vai ter lugar no próximo dia 2 de abril. A caminhada é aberta à população em geral, com partida da portaria principal dos Hospitais da Universidade de Coimbra, pelas 09h15.

Centro Hospitalar Universitário do Algarve

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve associa-se às comemorações com um conjunto de iniciativas promovidas pelas equipas multidisciplinares nas várias unidades hospitalares.

Em Faro, está agendada uma palestra temática. A iniciativa, que decorre entre no dia 30 de março, entre as 9 e as 11h40, no auditório da Unidade Hospitalar de Faro vai proporcionar a apresentação de temas como: «O circuito de reabilitação após AVC», «O cérebro em contradança», «Espaço saúde 360º Algarve», «Adesão terapêutica» e «Oferta desportiva no concelho de Faro».

Ainda no mesmo dia, e com o objetivo de fomentar hábitos de vida saudáveis, a organização, em parceria com o Grupo Pegadas à 4ª feira, promove a «Caminhada do AVC pela cidade de Faro». O Ponto de encontro será no Fórum Algarve, pelas 19h30.

Na unidade de Portimão, a efeméride vai ser assinalada a partir do dia 31 de março com uma exposição no hall da entrada principal que tem como objetivo sensibilizar a população para a problemática do AVC.

No dia 31 de março as equipas multidisciplinares de Faro e de Portimão vão visitar as escolas aderentes à campanha «Heróis Fast», numa “ação de sensibilização.

Segue-se pelas 12 horas, no refeitório do CHUA em Faro uma iniciativa interna denominada «Almoço – comer com saúde é comer com sabor».

Para saber mais, consulte:


Via Verde do AVC

30/03/2022

INEM encaminhou 16 doentes de AVC por dia em 2021

Em 2021, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) encaminhou para os hospitais mais adequados 5.816 utentes com sinais e sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), através da Via Verde do AVC.

No Dia Nacional do Doente com AVC, que se assinala em 31 de março, o INEM recorda que perante os sinais e sintomas de AVC (falta de força num braço, boca ao lado e dificuldade em falar), os utentes devem ligar de imediato o Número Europeu de Emergência – 112 e transmitir todas as informações solicitadas, para que possam receber o tratamento mais adequado.

As primeiras horas após o início dos sintomas de AVC são essenciais, pois é esta a janela temporal que garante a eficácia dos principais tratamentos. Por esse motivo, ligar 112 e, após a chamada ser transferida para o INEM, colaborar com os profissionais do Centro de Orientação de Doentes urgentes (CODU) do INEM é fundamental para uma triagem e encaminhamento corretos de todas as situações suspeitas de AVC.

Dados de 2021 indicam que o INEM encaminhou 5.816 doentes com suspeita de AVC para os hospitais mais adequados, através da Via Verde do AVC, mais 877 relativamente a 2020, o que representa uma média de 16 casos diários. Já em 2022, até 28 de março, o INEM encaminhou 1.295 casos.

Número de Casos/ano

2015 3.115
2016 3.386
2017 3.164
2018 3.496
2019 4.415
2020 2021 4.939 5.816
2022 1.295*
*até 28/03/2022

O distrito do Porto continua a ser aquele que regista um maior número de casos, com 1.325 doentes encaminhados através da Via Verde do AVC, seguido de Lisboa e Braga, com 1.103 e 511 casos, respetivamente.

Os números referentes a 2021 indicam que o Hospital de Braga foi o que mais casos suspeitos de AVC recebeu através da Via Verde do AVC, com 478 registos. Seguem-se o Centro Hospitalar e Universitário São João, no Porto, e o Centro Hospitalar Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com 404 e 393 casos, respetivamente.

O AVC é um défice neurológico súbito, motivado por isquemia (deficiência de irrigação sanguínea) ou hemorragia no cérebro e continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal, sendo também a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos no conjunto das doenças cardiovasculares.

Para prevenir o AVC, deve-se adotar hábitos de vida saudáveis, evitar o tabaco e a vida sedentária e ter especial atenção a doenças como a hipertensão, diabetes ou arritmias cardíacas.

Visite:

INEM – www.inem.pt/


HFF | Humanização de cuidados

30/03/2022

Carro e mota elétricos animam Pediatria

As crianças internadas no Serviço de Pediatria do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) têm, agora, um carro e uma mota elétricos, com que podem brincar durante o internamento.

No primeiro dia de atividade, os pequenos utentes já tiveram oportunidade de pegar no volante e percorrer alguns metros.

O HFF refere que o objetivo é alegrar os mais pequenos nesta situação de maior vulnerabilidade. Estes brinquedos foram doados pelo Grupo Auchan, com a Feber, que, “Como militante do Bom, São e Local”, pretende apoiar e melhorar a vida das comunidades locais, promovendo o espírito de solidariedade entre os colaboradores, através da participação em iniciativas como esta, cujo objetivo passa por promover uma maior humanização dos cuidados de saúde prestados a crianças hospitalizadas.

Para saber mais, consulte:

HFF > Notícias


Exposição Projet´art

30/03/2022

Casa de Saúde do Bento Menni participa na Semana da Interculturalidade

A Casa de Saúde do Bento Menni, em conjunto com o Gabinete de Intervenção Comunitária em Saúde Mental (GIC), aceitaram o desafio lançado pela EAPN em participar na Semana da Interculturalidade, tendo como objetivo a estimulação, o diálogo e a relação entre culturas, mostrando que a interculturalidade é uma excelente forma de combate à exclusão social.

Neste sentido, irá estar patente no Átrio do Pavilhão da Consulta Externa do Hospital Sousa Martins, a exposição “Projet´art” que reúne um conjunto de obras de arte realizadas pelos utentes desta unidade de saúde, de 4 a 10 de abril de 2022, com inauguração prevista dia 4 de abril às 11 horas.

Para saber mais, consulte:

ULS Guarda – http://www.ulsguarda.min-saude.pt/


Projeto “SBV/DAE-ESCOLAS”

30/03/2022

INEM forma 1.253 professores em SBV/DAE nos primeiros seis meses do projeto

Nos primeiros seis meses do projeto “SBV/DAE INEM – Escolas”, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) formou 1253 professores, do ensino público Secundário em em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV/DAE). Estas formações, que decorrem em várias regiões do país, vão permitir instituir o ensino de SBV/DAE nos estabelecimentos de ensino público secundário.

As formações decorrem em várias regiões do país e vão permitir implementar o ensino das técnicas de suporte básico de vida e do uso do desfibrilhador nas escolas.

O INEM implementa o projeto “SBV/DAE INEM – Escolas” desde setembro de 2021 e organizou um total de 111 formações em diversas escolas do país. Até fevereiro deste ano, já 1253 professores tinham o curso de suporte básico de vida (SBV) e em desfibrilhação automática externa (DAE). Destes, 420 docentes também completaram o curso de formadores.

“O objetivo é a implementação e difusão massiva do ensino de SBV/DAE no Ensino Secundário, após o protocolo firmado entre os ministérios da Saúde e da Educação e que envolveu centros de formação de agrupamentos de escolas das zonas Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve”, explica o INEM em comunicado.

As formações são da responsabilidade dos centros de formação das delegações regionais do INEM. A delegação regional do Norte formou 197 professores em SBV/DAE e 170 completaram o curso de formadores. No Centro, 492 professores têm a formação em SBV/DAE e 233 concluíram o curso de formadores. Na delegação do Sul, foram formados 564 professores em SBV/DAE e 17 em FF-SBV/DAE.

De acordo com o conceito de “Cadeia de Sobrevivência”, existe um conjunto de procedimentos e atitudes que, quando desencadeados de forma adequada e eficaz, aumentam a possibilidade de sobrevivência de vítimas de paragem cardiorrespiratória. É por isso fundamental que, quem presencia este tipo de ocorrência, reconheça a gravidade da situação e saiba como atuar, ligando de imediato 112 e iniciando manobras de SBV com DAE, vulgarmente chamadas manobras de reanimação. O conhecimento e o domínio destes procedimentos podem salvar vidas e devem, por isso, ser incorporados desde cedo na vida de cada cidadão.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias


Evento Final I Projeto “Promover a Integração através da Equidade em Saúde” – 30 de março – DGS

Evento Final I Projeto “Promover a Integração através da Equidade em Saúde” – 30 de março 

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Organização Internacional das Migrações (OIM), encontram-se a promover o evento final do Projeto “Promover a Integração através da Equidade em Saúde”, no próximo dia 30 de março, das 14h00 às 17h00.

O evento de encerramento pretende apresentar as atividades e os resultados alcançados no âmbito do projeto, bem como reunir um conjunto de especialistas na área da Saúde e Migrações, que irão partilhar a sua visão sobre diversos temas, nomeadamente discutir os desafios enfrentados pelo migrantes aquando do acesso aos cuidados de saúde.

Consulte no anexo o programa do evento e assista ao mesmo no Canal de Youtube da DGS (transmissão em português) ou no Canal de Youtube da OIM Portugal (transmissão em inglês).


Cientista portuguesa envolvida na investigação da variante Omicron na África do Sul visita Instituto Ricardo Jorge

imagem do post do Cientista portuguesa envolvida na investigação da variante Omicron na África do Sul visita Instituto Ricardo Jorge

30-03-2022

Marta Nunes, cientista portuguesa radicada há 13 anos em Joanesburgo (África do Sul) e que esteve envolvida na investigação da variante Omicron na África do Sul, visitou, dia 10 de março, as instalações do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em Lisboa, na sequência de contactos com investigadores do INSA aquando da identificação desta variante em novembro de 2021. Na ocasião, a especialista reuniu-se com o Conselho Diretivo e quadros dirigentes da instituição e conheceu alguns dos seus laboratórios envolvidos no combate à pandemia de COVID-19.

“Quando começou a pandemia, nós que estávamos no hemisfério sul queríamos aprender com o hemisfério norte, porque era onde a pandemia já estava mais instalada. Com o aparecimento da variante Omicron aconteceu o contrário e, tendo começado no hemisfério sul, foi o hemisfério norte a procurar-nos para termos conversas e saberem o que poderiam esperar.” Marta Nunes relata assim os acontecimentos do final de 2021, altura da identificação desta variante na África do Sul e em que foi contactada pela equipa de investigação do INSA, com vista à partilha de informações sobre as características e a evolução da mais recente variante do SARS-CoV-2.

Dessas conversas ficou também o convite para a visita ao INSA agora realizada pela também diretora-adjunta da Unidade de Investigação de Análise de Vacinas e Doenças Infeciosas do Hospital Chris Hani Baragwanath. Depois de conhecer alguns dos laboratórios dos departamentos de Doenças Infeciosas e de Genética Humana, Marta Nunes fez questão de enfatizar a “qualidade do trabalho de investigação desenvolvido pelos profissionais do INSA”.

Antes da pandemia, Marta Nunes já desenvolvia investigação ligada a vacinas e a doenças infeciosas, com destaque para as doenças respiratórias, tendo sido relativamente fácil a adaptação do trabalho realizado à nova realidade. Ao longo dos últimos dois anos, a cientista portuguesa tem estudado a COVID-19 em áreas como os fatores de risco dos doentes ou o impacto da doença em grupos específicos, realizando também estudos de efetividade das vacinas contra o SARS-CoV-2. Mais recentemente, esteve na linha da frente da investigação à Omicron, identificada pela primeira vez em novembro de 2021 na África do Sul.