Nomeação da Diretora de Serviços de Gestão, Informação, Relações Públicas e Arquivo da Secretaria-Geral do Ministério da Saúde

«Despacho n.º 4260/2022

Sumário: Designa, em regime de substituição, Belmira Maria da Silva Rodrigues para o cargo de diretora de serviços de Gestão, Informação, Relações Públicas e Arquivo da Secretaria-Geral do Ministério da Saúde.

Considerando a suspensão da comissão de serviço da licenciada Cláudia Sofia Coelho Fernandes Monteiro no cargo de Diretora de Serviços de Gestão, Informação, Relações Públicas e Arquivo da Secretaria-Geral do Ministério da Saúde, por força da designação para chefe do Gabinete de um membro do XXIII Governo Constitucional;

Considerando a necessidade de assegurar o normal funcionamento da Direção de Serviços de Gestão, Informação, Relações Públicas e Arquivo da Secretaria-Geral do Ministério da Saúde, durante o período da suspensão;

Nestes termos e ao abrigo do disposto nos artigos 20.º, 26.º-A e 27.º da Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, na sua atual redação, determino o seguinte:

1 – Designo, em regime de substituição, Belmira Maria da Silva Rodrigues para o cargo de Diretora de Serviços de Gestão, Informação, Relações Públicas e Arquivo da Secretaria-Geral do Ministério da Saúde, cujo currículo académico e profissional, que se anexa ao presente despacho, evidencia a competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequadas ao exercício das respetivas funções.

2 – O presente despacho produz efeitos a 7 de abril de 2022.

5 de abril de 2022. – A Secretária-Geral, Ana Pedroso.

Súmula Curricular

Habilitações académicas: Mestre em Administração e Políticas Públicas, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – ISCTE.

Licenciada em Contabilidade, Gestão e Administração Pública pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa – ISCAL e em Psicologia Social e das Organizações pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada – ISPA.

Experiência profissional:

Desde 1 de dezembro de 2021, exerce funções no Departamento de Jogo Online – Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos do Turismo de Portugal.

De 1 de janeiro até 30 de novembro de 2021, em comissão de serviço, em regime de substituição, foi Diretora do Departamento de Contabilidade e Gestão Orçamental, da Direção Financeira e de Tecnologias do Turismo de Portugal, com funções de gestão da contabilidade orçamental, patrimonial e financeira.

De 18 de novembro de 2019 até 31 de dezembro de 2020, exerceu funções de Assessora Financeira na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril do Turismo de Portugal, sendo responsável pela gestão das equipas afetas à área financeira, secretaria e recursos humanos.

Desde maio de 2012 até 17 de novembro de 2019, exerceu funções de Chefe de Divisão de Apoio à Gestão, na Direção-Geral da Saúde – DGS, tendo sido responsável pelas áreas financeira e patrimonial, aprovisionamento, de recursos humanos, formação, recursos informáticos e expediente.

De fevereiro de 2011 até maio de 2012, Diretora de Serviços de Administração da DGS, Direção de Serviços extinta na sequência do PREMAC, tendo sido responsável pela Divisão de Gestão de Recursos Financeiros, pela área de pessoal e de vencimentos, aprovisionamento, formação, recursos informáticos e de expediente.

De junho de 2007 a fevereiro de 2011, exerceu funções como Chefe de Divisão de Participação da Sociedade Civil na DGS, tendo sido responsável pela definição de procedimentos, métodos de trabalho e conceção de instrumentos em áreas chave.

Desde 2008 até 2018, foi representante suplente no Comité do II Programa de Saúde Pública (2008-2013), e, desde 2006, Ponto Focal do Programa Comunitário de Saúde Pública, tendo sido responsável pela sua promoção, a nível nacional, e pelo apoio à elaboração de candidaturas.

De dezembro de 2005 a junho de 2007, desempenhou funções como Chefe de Divisão da Formação e Investigação na DGS, assumindo atribuições ao nível da coordenação interna dos estágios de formação, gestão do plano de formação interno e da formação externa dirigida aos profissionais de saúde no âmbito do Plano Nacional de Saúde.

De abril de 2005 a dezembro de 2005, desempenhou funções como técnica na Divisão de Formação e Investigação da DGS, tendo exercido atribuições ao nível da coordenação técnico-pedagógica da formação.

De novembro de 1999 a abril de 2005, desempenhou funções de avaliação da qualidade dos projetos de formação desenvolvidos a nível nacional, no Sistema de Acreditação de Entidades Formadoras, do Instituto para a Qualidade na Formação – IQF.

De janeiro de 1996 a novembro de 1999, foi formadora e consultora de várias empresas privadas na área dos recursos humanos.»