Notícias em 26/04/2022

Ucrânia | Doentes oncológicos

26/04/2022

Portugal acolhe seis crianças ucranianas com doença oncológica

Chegaram a Portugal, durante a noite de 23 de abril, seis crianças ucranianas com doença oncológica e 10 adultos, acompanhados por uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), composta por um médico, um técnico assistente que fala ucraniano e um psicólogo.

As crianças estão estáveis (vários casos já estão em remissão) e serão acolhidas em quatro unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde – duas crianças vão ser seguidas pelo Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, uma criança vai para o Centro Hospitalar Universitário de São João, duas para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e o Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, receberá uma criança. A Administração Central do Sistema de Saúde proporcionou, juntamente com os Centros de Referência de Doença Oncológica Pediátrica, as vagas necessárias para tratamento.

A transferência destas crianças e respetivos acompanhantes foi feita ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, num processo conduzido pela Direção-Geral da Saúde e em articulação com o Alto Comissariado para as Migrações.

O Serviço Nacional de Saúde está, desde o primeiro momento, disponível para receber todos quantos precisem de cuidados médicos, tendo o Ministério da Saúde disponibilizado, para o efeito, 745 camas hospitalares para doentes emergentes, cujo tratamento não possa ser garantido na Ucrânia, incluindo 12 camas pediátricas de oncologia.

A vinda destes seis doentes oncológicos pediátricos é um excelente exemplo da forma como a sociedade civil se pode afirmar como verdadeiro parceiro do Estado nesta resposta humanitária à crise que se vive na Ucrânia. A Liga Portuguesa contra o Cancro, a Sociedade de Hematologia e Oncologia Pediátrica e a Associação Acreditar (que irá acolher estas 16 pessoas) estiveram desde o primeiro minuto a colaborar com o Ministério da Saúde.


Semana Europeia da Vacinação | 24 a 30 de abril de 2022 – DGS

Semana Europeia da Vacinação | 24 a 30 de abril de 2022

Em 2022 a Semana Europeia da Vacinação decorre sob o tema  “Long Life for All”, Longa Vida para Todos, reforçando a importância do acesso equitativo e global às vacinas, contribuindo assim para todos poderem ter uma vida longa e saudável.

Pretende-se chamar a atenção para a necessidade de existir consciência por parte de todos, para os benefícios da vacinação ao longo da vida e para os riscos de qualquer diminuição das taxas de vacinação.

Em Portugal, continuamos a alcançar excelentes resultados na vacinação, temos um Programa Nacional de Vacinação que conta com a confiança da população portuguesa e o profissionalismo e a dedicação dos profissionais de saúde que trabalham na área da vacinação, tornando o Pais numa referência a nível Internacional.

Apesar da elevada carga que significou a vacinação contra a COVID-19 no ano de 2021, é de salientar a resiliência dos profissionais de saúde que mantiveram a vacinação no âmbito do PNV dentro do mesmo nível dos anos anteriores, atingindo, simultaneamente, coberturas muito elevadas na vacinação contra a COVID-19 de quase toda a população em Portugal.

Mais informações aqui.


Semana Europeia da Vacinação

26/04/2022

«Longa Vida para Todos» é o mote da campanha deste ano

Comemora-se, de 24 a 30 de abril, a Semana Europeia da Vacinação, uma iniciativa promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) Europa, que este ano tem como tema «Longa Vida para Todos» («Long Life for All»).

Esta data visa reforçar a importância do acesso equitativo e alargado às vacinas, como contributo fundamental para uma vida longa e saudável para todos.

A vacinação é uma pedra angular da cobertura universal de saúde e vital para alcançar a saúde ideal para todos, em todo o mundo. O cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 – garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos em todas as idades – é uma das prioridades da OMS.

A Semana Europeia da Vacinação foi implementada pela primeira vez em 2005, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e a consciencialização sobre a necessidade e o direito de todas as crianças de serem protegidas de doenças evitáveis por vacina.

Para saber mais, consulte:

OMS Europa > Semana Europeia da Vacinação 2022 (em inglês)


IPO Lisboa | Novos equipamentos

26/04/2022

Instituto vai receber doação de material no valor de 65 mil euros

O Rotary Club de Lille e o Rotary Club de Lisboa Internacional vão doar ao Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) material especializado de tecnologia avançada em laparoscopia, que vai permitir o reforço de meios e contribuir para a qualidade de vida e bem-estar das pessoas com doença oncológica.

O anúncio da doação deste material, num valor que ultrapassa os 65 mil euros, foi feito numa visita realizada ao IPO Lisboa, no dia 22 de abril, com representantes das duas instituições.

De acordo com o diretor do bloco operatório, Luís d’Orey Manoel, «o reforço do número de instrumentos para laparoscopia nas especialidades de Ginecologia e Urologia vai permitir uma maior facilidade na realização de intervenções, uma vez que a sua utilização não ficará tão dependente da capacidade de esterilização dos atualmente existentes». O especialista acrescentou que a existência de vários conjuntos de instrumentos «permite a realização de várias intervenções sequenciais».

Esta cooperação com os Rotary Club de Lille e de Lisboa Internacional compreende outras duas vertentes. Uma prevê a prossecução do intercâmbio com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, como Cabo Verde, Angola e São Tomé e Príncipe, com vista à formação de equipas médicas e de técnicos daqueles países, que o IPO Lisboa tem vindo a desenvolver ao longo dos anos.

A outra prende-se com a celebração de um protocolo de cooperação entre o IPO Lisboa e o Centre Oscar Lambret, de Lille, com o objetivo de partilha de informação e boas práticas na utilização de técnicas laparoscópicas, de forma a aumentar a eficiência das equipas cirúrgicas nesta área.

Para saber mais, consulte:

IPO Lisboa – https://www.ipolisboa.min-saude.pt/


Curso Rede de Vigilância de Vetores (REVIVE) – Carraças – INSA

imagem do post do Curso Rede de Vigilância de Vetores (REVIVE) – Carraças

25-04-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) promove, nos dias 12 e 13 de maio, uma ação de formação intitulada “REVIVE-Carraças”, no âmbito da Rede de Vigilância de Vetores (REVIVE). Destinada a técnicos de saúde ambiental das Administrações Regionais de Saúde e a outros interessados, a iniciativa visa desenvolver competências teóricas e práticas nos domínios da epidemiologia, biologia de vetores, métodos laboratoriais, vigilância, controlo e prevenção das doenças transmitidas por carraças.

Organizada pelo Centro de Estudo de Vetores e Doenças Infeciosas (CEVDI) Doutor Francisco Cambournac do INSA, a formação decorrerá em formato em misto, com sessão online (síncrona), através da plataforma Teams (1º dia), e presencial no CEVDI, em Águas de Moura (2º dia). A inscrição é gratuita, mas exclusiva a técnicos das Administrações Regionais de Saúde envolvidos no programa REVIVE e mediante registo prévio.

Criada em 2008 e coordenada pelo INSA, a rede REVIVE tem como objetivos monitorizar a atividade de artrópodes hematófagos e caracterizar as espécies e sua ocorrência sazonal. A Rede visa também identificar agentes patogénicos importantes em saúde pública, dependendo da densidade dos vetores, o nível de infeção ou a introdução de espécies exóticas para alertar para as medidas de controlo

As carraças podem transmitir um ou vários agentes infeciosos causadores de doenças no Homem, tais como a febre hemorrágica Crimeia-Congo, a borrelise de Lyme e a febre escaro-nodular, ou febre da carraça, que em Portugal é a doença de notificação obrigatória associada a vetores com maior casuística. Para mais informações sobre a formação “REVIVE-Carraças”, consultar a Plataforma de e-Learning do INSA ou o programa do curso.