Notícias em 10/05/2022

CHEDV com novo equipamento

10/05/2022

Novo mamógrafo permite melhorar resposta à patologia mamária

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) adquiriu um novo mamógrafo, um equipamento que, além de uma resolução espacial superior, permite a realização de várias técnicas relevantes no rastreio, diagnóstico e intervenção mamária.

Este novo equipamento permite a realização de tomossíntese, uma técnica em que é efetuado um estudo tridimensional da mama, ultrapassando algumas limitações inerentes à mamografia convencional, sem aumento significativo da dose de radiação comparativamente com uma mamografia convencional. Assim, podem ser evitados exames de vigilância, caracterização por outras técnicas e ainda biópsias desnecessárias, melhorando a precisão diagnóstica e detetando lesões suspeitas mais precocemente.

Permite ainda a realização de mamografia com contraste, semelhante à mamografia convencional, porém realizada após administração de contraste iodado endovenoso. Tem como princípio a neovascularização que ocorre em lesões malignas, sendo comparável em termos de sensibilidade e especificidade à Ressonância Magnética mamária, e tendo como vantagens em relação à mesma a rapidez e conforto de realização, a acessibilidade e o custo.

De acordo com o CHEDV, no futuro será possível a realização de biópsias mamárias assistidas por vácuo, uma técnica que permite a obtenção de fragmentos de maiores dimensões, aumentando a confiança no diagnóstico histológico por maior representação das lesões, evitando repetição de biópsias e, em alguns casos, biópsias excisionais cirúrgicas. É um procedimento rápido, bem tolerado e minimamente invasivo, com menores custos face a uma intervenção cirúrgica. Atualmente tem também um papel terapêutico, permitindo a excisão de lesões benignas de pequenas dimensões.

Para saber mais, consulte:

CHEDV – https://www.chedv.min-saude.pt/


Hospitalização Domiciliária na Guarda

10/05/2022

Unidade assinala primeiro ano de atividade com balanço positivo

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital Sousa Martins, na Guarda, comemora, no dia 12 de maio, o seu primeiro ano de atividade efetiva.

A UHD dispõe de uma lotação de cinco doentes e conta com uma equipa médica e de enfermagem disponível 24 horas por dia. Está acessível a doentes cujo domicílio se situe, preferencialmente, no raio de 8 Km em relação ao Hospital Sousa Martins, de forma a garantir segurança e rapidez no tempo de resposta aos doentes e familiares.

Neste primeiro ano de atividade, a UHD prestou cuidados a 115 doentes, dos quais 110 já tiveram alta. Foram percorridos um total de 24.075 km e efetuaram-se mais de 1.100 visitas.

Em comunicado, a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda revela ainda que a UHD apresenta elevadas taxas de satisfação, tanto por parte dos doentes como das famílias.

A UHD tem como objetivo o internamento do doente no conforto da sua casa, com prestação de cuidados, rigor e segurança clínica idênticos ao internamento convencional. Esta equipa multidisciplinar conta ainda com apoio dos Serviços Farmacêuticos, Serviço de Nutrição, Serviço Social e Serviço de Psicologia.

Para saber mais, consulte:

ULS da Guarda – https://www.ulsguarda.min-saude.pt/


CHL dedica mês de maio à Família

10/05/2022

Hospital de Santo André promove ações para utentes e profissionais

A Comissão de Humanização do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) dedica o mês de maio à Família, com várias iniciativas a realizar no Hospital de Santo André, e que contam com a parceria dos estudantes do mestrado de Intervenção e Animação Turísticas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.

As ações decorrem no mês de maio e são dirigidas a utentes e profissionais do CHL.

«A Hora do Conto», com animação e dramatização de histórias para os mais pequenos, acontece na sala de espera da Consulta Externa de Pediatria, nas terças e quintas-feiras de maio, entre as 10 e as 12 horas. No dia 25 de maio, no mesmo horário, há uma dinâmica com a temática «Emoções, Música e Plasticina» para o mesmo público, e no dia 17 de maio, a partir das 14 horas, realiza-se uma dinâmica intitulada «Um sorriso cura», na área da consulta de Pedopsiquiatria, dirigida aos utentes mais novos e familiares. Nos dias 5, 13, 17, 19, 24, 26 de maio e 2 de junho decorrem sessões no Hospital de Dia Polivalente, de leitura partilhada, jogos e dinâmicas para os utentes.

No dia 10 de maio, entre as 15h30 e as 17h30, nas zonas da Consulta Externa, Unidade de Ambulatório de Pneumologia e de Gastrenterologia está prevista uma animação itinerante, com excertos teatrais e jogos dramáticos com humor, para utentes e colaboradores do CHL. Estes espaços também recebem, no dia 17 de maio, entre as 15h30 e as 17h30, uma performance de dança, com o tema «Intuição». Noutros espaços comuns, em zonas de elevadores, por exemplo, decorre no dia 13 de maio, entre as 10h00 e as 12h00, uma interação musical.

A Comissão de Humanização organiza ainda atividade só para os profissionais, mediante inscrição obrigatória. No dia 4 de maio concretiza-se um workshop de jogos de improvisação e teatro; no dia 9 de maio realiza-se o workshop «Vamos dançar a vida»; no dia 12 de maio acontece um workshop de teatro; e nos dias 16 e 17 de maio decorrem sessões de relaxamento.

Para saber mais, consulte:

CHL > Notícias


Atividade Assistencial em 2022

10/05/2022

CHBM regista crescimento da atividade no primeiro trimestre do ano

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) registou um crescimento nas principais linhas de atividade no primeiro trimestre de 2022, comparativamente com o mesmo período do ano anterior.

Em comunicado, o CHBM refere que, entre 1 de janeiro e 31 de março de 2022, o CHBM realizou um total de 70.495 consultas, mais 11,4% comparativamente com o período homólogo, sendo que nas consultas médicas o aumento foi de 9,5% e nas consultas não médicas esse incremento foi de 14,9%.

Na área cirúrgica (que inclui a cirurgia programada, de ambulatório e urgente) foram operados 1.923 doentes no primeiro trimestre de 2022, mais 23,4% do que no mesmo período do ano anterior. Na cirurgia programada esse aumento foi de 97,9%, enquanto que na cirurgia urgente ficou nos 30,1%.

No mesmo período, o Hospital de Dia registou também um aumento da atividade, realizando 6.649 sessões, mais 25,7% comparativamente com o período homólogo. O CHBM salienta o incremento da atividade no Bloco de Partos, onde se registaram 358 partos no primeiro trimestre de 2022, um aumento de 14,4%.

No internamento o número de doentes acompanhou a mesma tendência, registando o CHBM 3.411 doentes saídos no primeiro trimestre de 2022, mais 17,9% do que no ano anterior. Em Hospitalização Domiciliária, área onde tem feita uma grande aposta nos últimos anos, foram registados 114 doentes saídos no primeiro trimestre de 2022, mais 115,1% do que no mesmo período do ano anterior.

Nos serviços de urgência (que inclui a urgência geral, pediátrica, obstétrica/ginecológica e básica), registou-se um aumento muito significativo de episódios, tendo sido realizados, no primeiro trimestre deste ano, 35.985 atendimentos nas urgências, mais 69,9% comparativamente com o período homólogo.

Para saber mais, consulte:

CHBM > Notícias


CHULC | Colheita e Transplantação

10/05/2022

Hospital de São José regista mais 15% de dadores de órgãos

Em 2021, a atividade do Gabinete Coordenador de Colheita e Transplantação (GCCT) do Hospital de São José, inserido no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), registou um aumento de 15% no número de dadores falecidos comparativamente com o ano anterior.

De acordo com os dados recolhidos, desta atividade de doação resultou a colheita de 257 órgãos. Este número representa um aumento de 17,9% nos órgãos disponíveis para transplante, correspondendo a 28% da atividade de doação nacional.

A área de influência do GCCT abrange 23 hospitais, sendo os atos de colheita assegurados por profissionais do CHULC dedicados a esta atividade.

Para saber mais, consulte:

CHULC > Notícias


Dia Mundial do Lúpus

10/05/2022

Data assinala-se em 10 de maio e visa sensibilizar para a doença

O Dia Mundial do Lúpus, que se celebra anualmente em 10 de maio, é uma data que tem como principais objetivos sensibilizar para o impacto da doença, alertar para a necessidade de aumentar a pesquisa sobre as suas causas e a cura, diagnosticar e tratar precocemente o lúpus e obter melhores dados epidemiológicos sobre a prevalência global desta doença.

O Lúpus é uma doença crónica autoimune que pode afetar qualquer parte do corpo. Estima-se que cinco milhões de pessoas em todo o mundo tenham esta doença.

Em 2022, o Dia Mundial do Lúpus tem como mote «Make Lupus Visible» («Dar Visibilidade ao Lúpus»). A data é dinamizada pela Federação Mundial de Lúpus, uma coligação de organizações de pacientes com lúpus de todo o mundo, unidas para melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas pela doença.

Para saber mais, consulte:

Dia Mundial do Lúpus – http://www.worldlupusday.org/ (em inglês)


OE2022 | Incentivos para atrair médicos de família

10/05/2022

Governo está a trabalhar num modelo para zonas “especialmente carenciadas”

O Governo está a trabalhar num modelo de incentivos para atrair médicos de Medicina Geral e Familiar para zonas “especialmente carenciadas”, nomeadamente em Lisboa e Vale do Tejo, no Algarve e no Alentejo.

O anúncio foi feito esta terça-feira, dia 10 de maio, pela Ministra da Saúde, no decorrer de uma audição parlamentar no âmbito da apreciação da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Marta Temido explicou que está a ser estudado “um regime majorado de incentivos”, nomeadamente no reforço da compensação remuneratória, para os médicos de família que aceitem trabalhar em zonas especialmente carenciadas.

“Neste momento, houve 324 recém-especialistas que obtiveram aprovação no concurso de primeira época de formação de especialistas em Medicina Geral e Familiar em 2022. Ou seja, quando forem homologadas as notas, penso que isso estará para breve, teremos a possibilidade de desafiar estes profissionais a continuarem no SNS”, afirmou a Ministra de Saúde em resposta a questões relativas ao número de utentes sem médico de família.

Marta Temido adiantou, ainda, que o Ministério da Saúde está a trabalhar no regime de dedicação plena dos médicos, esperando que possa ser negociado ainda antes do verão, após a devida aprovação do novo estatuto do Serviço Nacional de Saúde.