Notícias em 12/05/2022

Dia Internacional do Enfermeiro

12/05/2022

Entidades do SNS assinalam data, que se comemora em 12 de maio

Comemora-se esta quinta-feira, 12 de maio, o Dia Internacional do Enfermeiro, uma data que tem como objetivo afirmar e reforçar a importância destes profissionais na prestação dos cuidados de saúde à população.

Em 2022, esta data tem como tema «Enfermeiros: Uma Voz para Liderar – Investir em enfermagem e respeitar os direitos para garantir a saúde global» (Nurses: A Voice to Lead – Invest in Nursing and respect rights to secure global health).

A celebração da efeméride, instituída pelo Conselho Internacional de Enfermeiros, assinala-se no aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.

Instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) promovem iniciativas para celebrar a data

O Hospital Distrital de Santarém (HDS), em parceria com o município de Santarém, a Escola Superior de Saúde de Santarém e o Agrupamento de Centros de Saúde Lezíria, vão dinamizar diversas atividades no Jardim da República, no dia 12 de maio.

No período da manhã as atividades são dirigidas à comunidade, onde os participantes terão oportunidade de realizar vários rastreios, ter acesso a informação sobre temas de saúde, participar num workshop de pintura ou assistir à mostra «Evolução das fardas dos enfermeiros no HDS». No período da tarde, as atividades serão orientadas para os profissionais do HDS e decorrerão na unidade hospitalar.

O Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) vai realizar, no dia 12 de maio, pelas 14h30, uma conferência subordinada ao tema «Enfermeiros: Uma Voz para Liderar – Refletir o presente e investir na sustentabilidade dos cuidados de saúde», adaptada do mote escolhido para 2022 pelo Conselho Internacional de Enfermeiros.

Também foi preparado um vídeo no YouTube, onde os utentes do hospital deixam uma mensagem a estes profissionais de saúde.

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vai assinalar a data com uma sessão subordinada ao tema «Enfermagem: Uma Voz para Liderar – Investimento e Respeito aos seus Direitos para Garantir a Saúde Global».

A sessão decorre dia 12 de maio, pelas 13h30, nos auditórios do CHUC, com transmissão na plataforma Teams e Facebook. Segue-se uma mesa-redonda sobre «A literacia em saúde e a qualidade dos cuidados de enfermagem» e intervenções de palestrantes de várias instituições nacionais.

Vai ter ainda lugar sessão de homenagem aos enfermeiros que completaram «35 anos a cuidar» com entrega de placas comemorativas e, depois, um momento musical, seguido de Porto de Honra.

O Hospital da Senhora da Oliveira-Guimarães (HSOG) assinala a data as jornadas «Enfermeiros: Uma voz para liderar», no dia 12 de maio, que decorrem no Teatro Jordão, em Guimarães.

Do programa constam diversas mesas redondas, subordinadas a temas como «Conceção de cuidados para a prática de enfermagem», «Parceria nos cuidados HSOG e Elcos – Sociedade Portuguesa de Feridas» e «Prática de enfermagem: o olhar dos enfermeiros».

Nesta data, o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) também homenageou os enfermeiros que, diariamente, prestam cuidados de saúde aos seus utentes. Assim, e para assinalar a ocasião, o HFF divulga, no YouTube, dois vídeos associados à efeméride.

Para saber mais, consulte:


Dia Internacional do Enfermeiro

12/05/2022

Ministra da Saúde reafirma aposta na valorização dos enfermeiros

Na data em que se assinalou o Dia Internacional do Enfermeiro, 12 de maio, a Ministra da Saúde visitou o Hospital de Santa Maria (Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte), para agradecer aos profissionais de enfermagem e renovar a aposta nos recursos humanos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Quero deixar uma mensagem de reconhecimento a todos os profissionais de enfermagem que cuidam do nosso país. São uma peça fundamental de uma resposta maior, o nosso SNS”, disse Marta Temido.

O Governo já assumiu o compromisso de concretizar a reposição dos pontos perdidos aquando da entrada na nova carreira de enfermagem até ao final do ano, no âmbito do processo negocial iniciado com os representantes sindicais da classe.

Esta manhã, a Ministra da Saúde participou na reunião da equipa da Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital de Santa Maria, que se realiza diariamente, tendo oportunidade de acompanhar a passagem de turno e a organização das visitas aos doentes.

Para além de reconhecer “o sacrifício pessoal e a coragem e dedicação com que enfrentaram a pandemia”, Marta Temido frisou o papel dos enfermeiros na campanha de vacinação, no trabalho na linha SNS24. “Estiveram sempre na linha da frente. O meu agradecimento em nome do Ministério da Saúde, em nome do Governo e em nome de todos os portugueses”, salientou a governante.

A Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital de Santa Maria já admitiu 349 doentes, que em vez de estarem internados no hospital ficam em casa, com maior conforto e longe do maior perigo: as infeções hospitalares.

A expansão da hospitalização domiciliária a todos os hospitais do SNS, alargando esta resposta a outras patologias (do foro oncológico e pediátricas) com reforço de equipas, é uma das medidas que constam na proposta de Orçamento do Estado para 2022, que está em discussão na Assembleia da República.

Dia Internacional do Enfermeiro – 12 de maio 2022
Ministra da Saúde


Hospital de Santa Maria, em Lisboa, já acompanhou 349 doentes

A Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital de Santa Maria já admitiu 349 doentes para assistência ao domicílio.

Teresa Rodrigues, coordenadora da unidade inserida no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, considera que a «diminuição drástica» das infeções hospitalares e das transmissões de bactérias é «a parte clínica mais importante» da hospitalização domiciliária.

Além das vantagens para os doentes, que são acompanhados no conforto do seu lar, também se libertam camas para doentes que não preenchem os critérios necessários para acompanhamento no domicílio.

Esta quinta-feira, dia 12 de maio, data em que se assinala o Dia Internacional do Enfermeiro, Teresa Rodrigues recebeu a Ministra da Saúde, que participou na reunião que a equipa da hospitalização domiciliária faz todas as manhãs, para organizar as visitas aos doentes.

A equipa, composta por cinco enfermeiros, dois médicos, um assistente operacional, um assistente técnico e um assistente social, tem capacidade para acompanhar diariamente até oito pessoas, com visitas diárias a casa dos doentes. Até à data, esta unidade fez quase 6 mil visitas, percorrendo mais de 40 mil quilómetros.

Nos dois anos e quatro meses de funcionamento, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital de Santa Maria avaliou 626 doentes. Destes, 349 foram admitidos neste regime: mais de metade (236) eram do internamento, 79 da urgência, 18 tiveram admissão direta, 15 da consulta externa e um do hospital de dia.

Os dados revelam que foram admitidas mais mulheres (186) do que homens (163) e que a média de idades de doentes admitidos é 69 anos. A maioria dos doentes tinha como diagnóstico as infeções do trato urinário (149), mas também foram acompanhados em casa doentes com infeções bacterianas, insuficiência cardíaca descompensada ou pneumonia.

A proposta de Orçamento do Estado para 2022 que está em discussão na especialidade prevê a expansão da hospitalização domiciliária a todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde, alargando esta resposta a outras patologias (do foro oncológico e pediátricas) e reforçando equipas.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte – http://www.chln.min-saude.pt/


Linha já atendeu 5,8 milhões de chamadas desde o início do ano

A Linha SNS24 atendeu, desde janeiro de 2022, mais de 5,8 milhões de chamadas, «um número significativamente elevado, comparativamente a todo o ano de 2021, em que foram atendidas mais de seis milhões de chamadas».

De acordo com informação avançada pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, janeiro foi o mês deste ano com o maior número de atendimentos, tendo ultrapassado os três milhões de chamadas, um número três vezes superior aos atendimentos efetuados em janeiro de 2021 (perto de 1,1 milhões de chamadas).

No período compreendido entre os dias 22 de abril e 10 de maio, foram atendidas mais de 474 mil chamadas, mais do dobro do número de chamadas atendidas durante o período homólogo de 2021 (cerca de 180 mil).

Do total de chamadas atendidas, menos de 4% foram reencaminhadas para os serviços hospitalares, sublinha a SPMS, salientando que «2022 vai ser ano recorde de chamadas atendidas pelo SNS24».

Para saber mais, consulte:

SPMS – https://www.spms.min-saude.pt/


2.ª edição do FLAD Science Award

12/05/2022

Ministra da Saúde destaca a conclusão da reforma da Saúde Mental

O “processo de conclusão da reforma de saúde mental” constitui “uma prioridade do Ministério da Saúde”, destacou, esta quarta-feira, a Ministra da Saúde, Marta Temido, na entrega do prémio FLAD Science Award Mental Health da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

Esta reforma, prosseguiu a governante, “tem como objetivo modernizar a prestação de cuidados de saúde mental, adotando um modelo de proximidade e de continuidade, centrado em equipas multidisciplinares articuladas com os vários agentes da comunidade”.

Marta Temido lembrou que está a ser feito um investimento significativo na saúde mental, desde “a modificação legislativa até à reorganização dos serviços, passando pelo financiamento de novas estruturas e dispositivos, sempre com o intuito de melhor ajudar as populações mais vulneráveis”.

Relativamente à iniciativa da FLAD, a Ministra da Saúde destacou “a aposta na saúde mental como foco na investigação”, o facto de “o prémio se destinar a jovens investigadores” e “a opção pelo estímulo ao arranque de uma carreira”.

Para a governante, “devemos congratular-nos com este prémio da FLAD, que vem complementar na área da investigação aquilo que se está já a desenvolver em várias outras dimensões da saúde mental, permitindo ainda uma experiência de trabalho com centros norte-americanos de grande prestígio científico”.

Por fim, a Ministra felicitou a vencedora do prémio, Manuela Silva, pela importância que é dada à participação ativa de pessoas com experiência prévia de doença mental no projeto terapêutico de outras pessoas com o mesmo tipo de problema.


HSOG obtém certificação de nível «Bom» para todo o hospital

O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães (HSOG) recebeu a certificação nível «Bom» para todo o hospital, passando a ser o terceiro hospital público do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a ter esta certificação atribuída pelo Modelo de Certificação do Ministério da Saúde (ACSA).

Esta certificação visa reconhecer a qualidade do hospital enquanto entidade prestadora dos cuidados de saúde, ao nível das estruturas organizativas, mas essencialmente da prática clínica desenvolvida pelos profissionais na prestação dos cuidados de saúde aos utentes, consolidando a cultura de qualidade e segurança que se pretende para todo o SNS, ficando desta forma fortalecida a confiança dos cidadãos e dos profissionais neste hospital.

Este processo de certificação é conduzido pelo Departamento da Qualidade na Saúde (DQS) da Direção-Geral da Saúde, tendo como referência a Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde e os procedimentos documentados em vigor no DQS.

Para saber mais, consulte:

HSOG – https://www.hospitaldeguimaraes.min-saude.pt/

 


 

Equipa de Neurologia ganha bolsa com projeto inovador em demência

A equipa do Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) ganhou uma das bolsas atribuídas pelo programa Building Better Tomorrow, liderado pela Roche, para inovação na área das demências.

No âmbito deste programa, quatro projetos de startups vão avançar para seis pilotos em hospitais e unidades de saúde portuguesas, para aplicar soluções inovadoras que melhorem a vida das pessoas com demência.

NeoNeuro é o projeto a implementar no CHEDV, que tem como objetivo fazer uma previsão da possibilidade de um doente ter doença de Alzheimer, de uma forma não invasiva e mais simples, mediante uma análise ao sangue com um protocolo e um equipamento próprio. Este projeto será implementado pela equipa da Consulta de Memória do Serviço de Neurologia do CHEDV, com a colaboração do Serviço de Patologia Clínica.

Um outro projeto, denominado iLoF, será implementado no Centro Hospitalar Universitário de São João e na Luz Saúde, através de uma base de perfis biológicos e biomarcadores que fornece ferramentas para uma triagem mais rápida e portátil de risco de demência, usando nomeadamente inteligência artificial.

Até setembro de 2022, as startups selecionadas vão estar focadas em trabalhar em soluções adaptadas a três desafios-chave previamente estabelecidas pelos parceiros: a educação e prevenção da doença; o diagnóstico precoce e melhorado; e a gestão da doença e apoio a doentes e cuidadores. Após esta data, as soluções vão ser testadas no contexto real e apresentadas ao ecossistema de saúde.

Para saber mais, consulte:

CHEDV > Notícias


Suspensão imediata da comercialização e a retirada do mercado nacional de produtos cosméticos da marca Gota Dourada que contêm na sua composição o ingrediente Butylphenyl methylpropional

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: cos

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; Fax: 21 111 7552; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

12 mai 2022

A Circular Informativa º 022/CD/100.20.200, datada de 14 de março de 2022 respeitante à proibição da utilização de ingredientes (Butylphenyl methylpropional e Piritiona de zinco) em produtos cosméticos refere que a esta proibição se aplica desde o passado dia 1 de março de 2022, ou seja, a partir desta data não podem ser comercializados nem disponibilizados ao consumidor produtos cosméticos que tenham na sua composição estas substâncias.

O INFARMED, I.P. no âmbito de uma ação de fiscalização de mercado, constatou a existência no mercado nacional de produtos cosméticos da marca Gota Dourada, que continham na sua composição o ingrediente Butylphenyl methylpropional e cuja Pessoa Responsável é a empresa Mutual Smile S.A.
 

Assim, o INFARMED, I.P. determina o seguinte:

  • As entidades que disponham destes produtos não os podem disponibilizar. Para obter informações adicionais, devem contactar a Pessoa Responsável Mutual Smile S.A:
  • Os consumidores que possuam estes produtos não os devem utilizar.


O Vice-Presidente do Conselho Diretivo