Notícias em 17/05/2022

Dia Mundial da Hipertensão

17/05/2022

Data visa lembrar a importância da prevenção e do tratamento desta doença

Comemora-se esta terça-feira, dia 17 de maio, o Dia Mundial da Hipertensão, uma data que tem como objetivo promover a consciencialização pública sobre o perigo desta doença, como a prevenir e controlar.

A hipertensão arterial (HTA) caracteriza-se por uma pressão sanguínea excessiva na parede das artérias, acima dos valores considerados normais, que ocorre de forma crónica. Define-se hipertensão arterial quando a pressão máxima é maior ou igual a 140 mmHg (vulgo 14), ou a pressão mínima é maior ou igual a 90 mmHg (vulgo 9).

Trata-se de um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doença cardiovascular, uma das principais causas de morte a nível mundial.

Na Europa estima-se que a hipertensão arterial afete cerca de 35 a 40% da população, e em Portugal estima-se que a prevalência de hipertensão arterial na população adulta seja de 42,6%.


Reunião bilateral | Egipto

17/05/2022

Equipa governativa da Saúde recebe o Ministro interino da Saúde do Egipto

A Ministra da Saúde, Marta Temido, e o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde reuniram, esta segunda-feira, com o Ministro do Ensino Superior e Investigação Científica e Ministro da Saúde ad interium egípcio, Khaled Abdel Ghaffar, à margem do evento “Encontro Ciência 2022”, a decorrer em Lisboa.

No encontro foram abordados temas como a resposta à COVID-19, o funcionamento do sistema de saúde português, a digitalização e a mortalidade infantil.

Estiveram também presentes dirigentes e outros elementos do Infarmed, da SPMS, da DGS e do INSA.


Instituto Ricardo Jorge participa no V Webinar da Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge participa no V Webinar da Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública

17-05-2022

A decorrer entre 16 e 20 de maio, a Semana Europeia da Saúde Pública é o mote para o V Webinar da Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública (APPSP), da qual o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) é membro fundador. A sessão, que terá lugar dia 18 de maio, pelas 17 horas, será transmitida online e terá como tema a “Saúde ao Longo do Ciclo de Vida”, respeitando aquele que é também o tema da edição 2022 da Semana que procura anualmente sensibilizar para a importância da Saúde Pública.

Organizado pela APPSP, em colaboração com o INSA e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), o webinar terá abertura e moderação de Carlos Dias, médico de Saúde Pública e coordenador do Departamento de Epidemiologia do INSA, e contará com um painel composto por cinco convidados, entre eles o ex-Ministro da Saúde e atual docente da ENSP Adalberto Campos Fernandes, Ana Rita Pedro (investigadora da ENSP), Cândida Pité (Engenheira Sanitarista na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo), Vera Cruz (Psicóloga na Sociedade Portuguesa de Arte Terapia) e Guilherme Quinaz Romana (Médico de Saúde Pública e membro da Direção da APPSP). O V Webinar: “Saúde ao Longo do Ciclo de Vida decorre no âmbito da Semana Europeia da Saúde Pública, e será transmitido online através do canal de YouTube da APPSP, através deste link.

O Instituto Ricardo Jorge esteve desde a sua fundação ligado à APPSP, através da participação no processo da sua constituição, do acolhimento da sua primeira sede no Instituto e da participação de diversos profissionais do Instituto nos seus órgãos sociais. Atualmente esta ligação mantém-se íntegra, já que da Direção da Associação faz parte um elemento designado pelo Instituto Ricardo Jorge, o Instituto é membro associado da APPSP e apoia as suas iniciativas, como é o caso deste webinar.

Promovida pela Associação Europeia de Saúde Pública (EUPHA), com o apoio do Comité Regional para a Europa da Organização Mundial da Saúde, que procura criar um movimento europeu promotor da Saúde Pública com eventos e atividades em toda a Europa, a Semana Europeia da Saúde Pública visa promover a saúde pública e uma sociedade mais inclusiva em toda a Europa, sensibilizando para a importância e partilhando mensagens existentes sobre temas específicos de saúde pública.