Notícias em 25/05/2022

Dia Mundial da Tiroide

25/05/2022

Data tem como objetivo sensibilizar para a doença

Comemora-se esta quarta-feira, dia 25 de maio, o Dia Mundial da Tiroide, uma data que tem por objetivo alertar para a importância do diagnóstico e tratamento da doença.

Falta de concentração, falta de motivação, dificuldades para engravidar ou obstipação podem ser originados pela tiroide, mas facilmente confundidos com outras doenças.

As doenças da tiroide mais conhecidas são o hipertiroidismo e o hipotiroidismo, com maior prevalência junto das mulheres.

Para saber mais, consulte:


Operação Nariz Vermelho

25/05/2022

Serviço de Pediatria do Hospital de Braga recebe prémio

O Serviço de Pediatria do Hospital de Braga recebeu o prémio «Belas Pernas», uma distinção da Operação Nariz Vermelho que homenageia os serviços hospitalares pela colaboração e apoio prestado ao longo da pandemia.

Durante a entrega do prémio, o Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, João Porfírio Oliveira, agradeceu à Operação Nariz Vermelho pelas iniciativas desenvolvidas e sublinhou a «importância desta instituição na humanização dos cuidados de saúde prestados aos pequenos utentes».

A Diretora do Serviço de Pediatria, Almerinda Barroso Pereira, destacou a importância do projeto «Palhaços na Linha», cujas visitas por videochamada, realizadas no pico da pandemia, foram essenciais para «transportar as crianças, pais e profissionais para fora do hospital, colorindo o difícil período de internamento com muito riso e boa disposição».

A Operação Nariz Vermelho, que este ano assinala o seu vigésimo aniversário, explica que o nome deste prémio se deve ao facto de os profissionais de saúde dos serviços de pediatria terem sido «as pernas da Operação Nariz Vermelho ao longo da pandemia», permitindo que os Doutores Palhaços continuassem a receitar, à distância, alegria às crianças internadas.

Também durante o contexto pandémico, Hospital de Braga recebeu seis workshops de relaxamento, intitulados «Desconfinar o seu palhaço interior», com o objetivo de levar os profissionais de saúde a descobrir um lugar seguro e aberto para respirar e recarregar baterias.

Para saber mais, consulte:

Hospital de Braga – https://www.hospitaldebraga.pt/


75.ª Reunião OMS

25/05/2022

Portugal assegura proteção às comunidades mais vulneráveis

“Já vacinámos quase 600 mil estrangeiros contra a Covid-19 em Portugal”, anunciou ontem Marta Temido no âmbito da 75.ª Assembleia Anual da Organização Mundial da Saúde (OMS), que está a decorrer em Genebra, na Suíça.

Numa reunião paralela promovida pela OMS Europa dedicada à promoção da saúde dos migrantes (“health for all, no matter where you come from”), a Ministra da Saúde realçou o facto de se ter promovido a vacinação de forma ágil e eficiente, permitindo imunizar mais de 598 mil estrangeiros contra a Covid-19. “Sabíamos que os migrantes sem documentos enfrentariam barreiras, por isso antecipámos duas soluções: acesso à vacinação apenas com um documento de identidade e alocação de equipas para vacinar nas comunidades”.

“Portugal tem uma longa tradição de programas de vacinação, independentemente da nacionalidade ou condição económica, social e cultural”, afirmou a governante, concretizando que “em 1965, o país implementou um programa nacional de vacinação, baseado em 5 princípios, sendo um deles a cobertura universal dirigida a todos: residentes, migrantes e refugiados”.

Na sua intervenção, a Ministra da Saúde renovou o compromisso com a migração segura, digna e responsável, salientado o facto de Portugal ser um país acolhedor de migrantes, a quem garante cobertura universal de saúde nas mesmas condições que aos nacionais. Numa referência à atualidade internacional, Marta Temido afirmou ainda que, “desde o início do conflito na Ucrânia, Portugal já acolheu cerca de 40.000 deslocados e que todos tiveram oportunidade de vacinação”.

Marta Temido defendeu Saúde como ponte para a paz

Na segunda-feira, no dia 23 de maio, Marta Temido já tinha pedido o fim do conflito na Ucrânia, fazendo um apelo expresso para que não se ataquem hospitais e estabelecimentos de saúde. “Existe uma interdependência inegável entre a saúde e a paz”, salientou a Ministra da Saúde.

A 75.ª Assembleia da OMS, a primeira presencial desde o início da pandemia de Covid-19, é subordinada ao tema “Saúde pela paz, paz pela Saúde” e aborda, entre outros, temas como a preparação e resposta da OMS a situações de emergência/desastre, estratégias globais relativas à segurança alimentar, saúde oral e medidas de prevenção e controle de doenças não transmissíveis.


Cirurgia do Ombro e Cotovelo

25/05/2022
CHSJ_Porto651

Unidade do CHUSJ integra centros de ensino de Sociedade Europeia

A Unidade de Ombro e Cotovelo, do Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ), acaba de integrar a lista de Teaching Centers (centros de ensino) da Sociedade Europeia de Cirurgia do Ombro e Cotovelo.

De acordo com o responsável desta unidade, Manuel Gutierres, «a frequência de um curso com o selo de qualidade da Unidade de Ombro do São João, será certamente um fator diferenciador para quem o obtiver».

Composta por quatro cirurgiões de ombro e cotovelo altamente especializados, esta unidade conta com anos de experiência clínica e docente, sendo um centro de trauma de nível 1, onde um amplo espectro de fraturas e luxações do membro superior é avaliado e tratado.

As instalações da unidade estão equipadas para garantir o tratamento mais adequado, usando implantes e técnicas de última geração, tanto em cirurgia aberta quanto artroscópica.

Integrada num centro hospitalar e universitário, a unidade permite a integração dos formandos em equipas de investigação da Faculdade de Medicina. Existem, ainda, parcerias com o Labiomep da Universidade do Porto e outros departamentos de investigação, permitindo o desenvolvimento de trabalhos científicos e a sua publicação ou apresentação em reuniões especializadas.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Notícias


Rastreio Visual Infantil

25/05/2022

ACES Alentejo Central promove rastreios durante o mês de junho

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Alentejo Central vai dar continuidade, no mês de junho, aos rastreios de saúde visual infantil.

Este rastreio destina-se a crianças nascidas em 2020 e que estejam inscritas na Unidade de Cuidados Saúde Personalizados de Estremoz e de Mora e nas Unidades de Saúde Familiares Extremus, Matriz, Foral e Alcaides.

O programa de rastreio baseia-se num exame simples aos olhos da criança, que permite detetar precocemente alterações da visão.

Consiste na realização de um exame de foto-rastreio aos olhos da criança, de uma forma rápida, segura e inofensiva, utilizando uma tecnologia inovadora, que permite identificar os fatores de risco capazes de provocar ambliopia («olho preguiçoso»), mesmo antes de ela se instalar, ou então numa fase muito precoce do seu desenvolvimento.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Alentejo > Notícias


ULSCB recebe doação

25/05/2022

Aparelhos de treino respiratório permitem fortalecimento muscular

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) recebeu dois aparelhos de treino inspiratório «KH2 da POWER breathe», uma oferta da Delta Cafés.

Estes dispositivos médicos, que já estão ao serviço da Medicina Física e de Reabilitação, vão ser usados no treino muscular inspiratório, para o tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, asma, reabilitação cardíaca e reabilitação médica geral.

O treino muscular tem como benefícios o fortalecimento do músculo inspiratório, a redução da falta de ar, a melhoria da qualidade de vida e a melhoria na tolerância ao exercício.

Para saber mais, consulte:

ULSCB > Notícias


Aconselhamento Psicológico em inglês

25/05/2022

Linha do SNS 24 atendeu mais de mil chamadas num mês

A Linha de Aconselhamento Psicológico SNS 24 em inglês atendeu mais de mil pessoas num mês, serviço criado para dar resposta a cidadãos estrangeiros em Portugal.

De acordo com a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, o serviço em inglês, disponibilizado em 20 de abril, pretende dar resposta a cidadãos não falantes de português, nomeadamente a pessoas que chegam a Portugal oriundas da Ucrânia, tendo em conta que atende pessoas com sintomatologia associada à ansiedade, depressão e adaptação a situações de crise.

“Em 2021, tivemos cerca de 85 mil chamadas em que o utente procurou ser atendido em inglês na área da triagem”, afirmou o Presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro.

Criada no início da pandemia, a 1 de abril de 2020, a Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) do SNS 24 já atendeu mais de 156.800 chamadas em língua portuguesa.

No último mês, entre 20 de abril e 23 de maio, atendeu mais de 5.600 pessoas falantes de língua portuguesa.

A SPMS sublinha ainda que “o papel da Ordem dos Psicólogos tem sido fundamental na determinação dos algoritmos clínicos usados neste serviço”.


PNSOC e Câmara Municipal de Loures debatem o Guia Técnico da DGS sobre risco psicossocial em contexto laboral – DGS

PNSOC e Câmara Municipal de Loures debatem o Guia Técnico da DGS sobre risco psicossocial

O Programa Nacional de Saúde Ocupacional (PNSOC) da DGS participou no Fórum organizado pela Câmara Municipal de Loures relativo ao Guia Técnico n.º 3 “Vigilância da saúde dos trabalhadores expostos a fatores de risco psicossocial no local de trabalho”, no dia 12 de maio.

Este Fórum teve como principais objetivos a divulgação e o debate sobre o Guia Técnico n.º 3 da DGS/PNSOC e a partilha de boas práticas, por parte de entidades públicas e privadas, no âmbito da prevenção, avaliação e gestão de risco psicossocial em contexto laboral.

A abertura do Fórum foi realizada pela Sra. Dr.ª Sónia Paixão, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Loures, tendo as apresentações estado a cargo da Equipa de Coordenação do PNSOC, da Câmara Municipal de Loures, da empresa Hovione e da Câmara Municipal de Lisboa.

Este Fórum juntou, presencialmente, mais de 80 participantes, para além da sua difusão on-line. Salienta-se a participação neste Fórum de representantes de Câmaras Municipais (Loures, Almada, Alcochete, Barreiro, Lisboa, Mafra, Odivelas, Sintra, Torres Vedras), Juntas de Freguesia (União de Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, União de Freguesias da Bobadela, São João da Talha e Santa Iria de Azóia, Junta de Freguesia de Lousa, Junta de Freguesia de Bucelas), de Estruturas Representativas dos Trabalhadores (SINTAP – Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos, Estrutura Representativa dos Trabalhadores para a Segurança e Saúde do Trabalho da Câmara Municipal de Loures,  Estrutura Representativa dos Trabalhadores para a Segurança e Saúde do Trabalho dos SIMAR) entre outras entidades (SIMAR – Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas,  Empresa Hovione, CCDML – Centro de Cultura e Desporto do Município de Loures, Associação Luís Pereira da Mota (IPSS), Centro Social e Paroquial de Moscavide).


Direção-Geral da Saúde fortalece parceria com ACSA (Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía) – DGS

Direção-Geral da Saúde fortalece parceria com ACSA (Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía)

O Departamento da Qualidade na Saúde (DQS) da Direção-Geral da Saúde (DGS) realizou a primeira reunião em formato presencial desde o início da pandemia com os parceiros da ACSA (Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía).

 Desta reunião, que teve lugar no dia 12 de maio, sai fortalecida a parceria interinstitucional entre a DGS e a ACSA, através do protocolo existente entre as duas instituições. Esta parceria permitiu a implementação do Modelo de Certificação em Saúde, adotado em Portugal pelo Ministério da Saúde, e tem elevada importância estratégica em matéria de Qualidade na Saúde.

A reunião serviu ainda para discutir a evolução do Modelo de Certificação em Portugal e na Andaluzia durante a pandemia de COVID-19 e para projetar no futuro possíveis colaborações que permitam reforçar a cultura de Qualidade na Saúde.

Em Portugal, durante a pandemia COVID-19, nos anos 2020 e 2021, 151 unidades iniciaram o processo de certificação e 44 obtiveram a certificação inicial, através do Modelo ACSA. A 25 de fevereiro, o modelo operacionalizado pelo Departamento da Qualidade na Saúde foi acreditado, pelo Instituto Português de Acreditação IPAC.