Notícias em 30/05/2022

Norma nº 005/2022 de 28/05/2022

Norma nº 005/2022 de 28/05/2022 – DGS

Norma nº 005/2022 de 28/05/2022

Terapêutica Farmacológica para a COVID-19


DGS publica Norma sobre Terapêutica farmacológica para a COVID-19

DGS publica Norma sobre Terapêutica farmacológica para a COVID-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publica hoje (30 de maio), a Norma 005/2022, com as principais linhas orientadoras do tratamento com medicamentos antivirais contra a COVID-19, para as várias fases da doença (ligeira, moderada e grave).

Para a doença ligeira a moderada, a Norma identifica os grupos de doentes que mais beneficiam com os medicamentos que se revelaram eficazes, de acordo com os dados disponíveis.

Atualmente dispomos de uma elevada cobertura vacinal, eficaz na prevenção de doença grave e morte para a maioria das pessoas infetadas por SARS-CoV-2. Assim, numa primeira fase, perante a disponibilidade ainda reduzida destes medicamentos, são elegíveis para tratamento com medicamentos antivirais as pessoas com doença ligeira a moderada (confirmada laboratorialmente), que ainda tenham fatores de risco clínico de progressão para doença grave, e se encontrem nos primeiros 5 dias de sintomas. São consideradas pessoas em risco clínico de progressão para doença grave as pessoas com imunodepressão grave (mesmo se vacinadas) e as pessoas que, não tendo esquema vacinal primário completo, tenham idade avançada ou algumas doenças definidas na Norma.

Para a doença grave, a Norma vem estabelecer os critérios clínicos para a seleção de cada uma das opções terapêuticas disponíveis em internamento hospitalar.

Todas as pessoas com suspeita de infeção são orientadas de acordo com a sua gravidade clínica, tal como definido na Norma 004/2020 e, agora, também de acordo com a sua elegibilidade para realizar esta terapêutica. O medicamento é dispensado de acordo com a avaliação médica e com a situação clínica de cada pessoa.

A Norma define ainda as boas práticas a seguir nos cuidados de saúde primários e nos hospitais, bem como os circuitos e as diferentes opções terapêuticas disponíveis para a COVID-19.

As pessoas que realizem a terapêutica antiviral contra a COVID-19 devem manter o cumprimento das medidas não farmacológicas e podem retomar o esquema de vacinação, de acordo com as recomendações de vacinação para pessoas recuperadas.

Atendendo à disponibilidade destes medicamentos e à situação epidemiológica, nomeadamente no que respeita às variantes em circulação do vírus, esta Norma será sempre atualizada em consonância.

Consulte e norma aqui.


Resolução do Conselho de Ministros n.º 47/2022 – Diário da República n.º 104/2022, Série I de 2022-05-30
Presidência do Conselho de Ministros
Prorroga a declaração da situação de alerta no âmbito da pandemia da doença COVID-19


96 casos confirmados de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal – DGS

96 casos confirmados de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirma mais 22 casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal, havendo, até ao momento, um total de 96 casos. A maioria das infeções foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve. Todos as infeções confirmadas são em homens entre os 20 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos. Os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Os casos identificados mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis. A informação recolhida através dos inquéritos epidemiológicos está a ser analisada para contribuir para a avaliação do surto a nível nacional e internacional.

A DGS continua a acompanhar a situação a nível nacional em articulação com as instituições europeias.


Inaugurados mais três Balcões SNS24 no distrito de Vila Real

Foram inaugurados, no dia 27 de maio, os primeiros Balcões SNS 24 no concelho de Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real, que passa a disponibilizar 8 balcões ao serviço da comunidade.

Estes novos Balcões SNS 24 irão funcionar nas freguesias de Telões, de Alvão, de Bragado, de Soutelo de Aguiar, de Valoura, de Vreia de Bornes, de Capeludos de Aguiar e freguesia de Vila Pouca de Aguiar, possibilitando o acesso a serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através de um acesso facilitado ou de um acesso mediado. Com o apoio de mediadores digitais, será possível marcar consultas, renovar receitas, realizar uma teleconsulta, entre muitos outros serviços.

Promover a inclusão digital e social constitui um dos propósitos desta iniciativa do sector da saúde, criada em contexto de pandemia, que resulta da parceria entre a Administração Regional de Saúde do Norte, a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, municípios, juntas de freguesia e Agrupamentos de Centros de Saúde.

De forma segura, eficiente e próxima, os Balcões SNS 24 facilitam a vida das pessoas que vivem em locais mais isolados, que apresentem reduzida literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos, a internet, ou que não tenham condições necessárias para aceder remotamente aos serviços do SNS.

A região Norte passa a contar com 125 balcões e ao longo deste ano irá continuar a apostar na concretização de outros para, deste modo, melhor servir as populações.

Visite:

ARS Norte – http://www.arsnorte.min-saude.pt/


Saúde oral com capacidade reforçada nos cuidados primários

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) acaba de aumentar a sua capacidade de resposta em consultas de Medicina Dentária à população de Matosinhos, disponibilizando acesso referenciado a estes cuidados através de uma parceria celebrada com a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU).

Através desta parceria, formalizada no dia 26 de maio, os utentes inscritos no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Matosinhos podem usufruir de cuidados de saúde oral na Clínica Universitária de Medicina Dentária, a funcionar em Matosinhos. Nesta fase de arranque prevê-se que sejam realizadas 24 primeiras consultas por dia, ultrapassando as mil por mês, a partir de setembro.

Até agora, e pela necessidade de priorizar uma resposta que não era acessível a todos os utentes inscritos em Matosinhos, a condição económica era um dos critérios de encaminhamento às consultas disponíveis nos centros de Saúde de Leça da Palmeira e S. Mamede de Infesta.

Neste momento, através desta parceria, todos os utentes inscritos no ACES Matosinhos, independentemente dos seus rendimentos, podem usufruir destes cuidados especializados. A única condição é a referenciação pelo médico de família.

Pioneira na prestação de cuidados de saúde oral, a ULSM abriu o primeiro serviço público de medicina dentária há 17 anos, no Centro de Saúde de Leça da Palmeira. Desde essa altura que esta área tem sido “assumida como uma prioridade e uma resposta estratégica na ULSM, bem como no contexto das políticas de Saúde definidas para o SNS”, como salientou António Taveira Gomes, presidente do Conselho de Administração da ULSM, no momento de formalização desta parceria com a CESPU.

Para saber mais, consulte:

Unidade Local de Saúde de Matosinhos – http://www.ulsm.min-saude.pt/


Caminhada no Parque da Cidade do Porto encerra congresso

O congresso do Centro Materno Infantil do Norte, o CMIN Summit’22, que este ano tem como tema “Cérebro e Saúde: Proteger o Cérebro e Cuidar da Saúde”, decorre de 29 de junho a 2 de julho, no Porto, e vai culminar com uma caminhada no Parque da Cidade dedicada à comunidade.

“O objetivo é juntar a comunidade CMIN: famílias, profissionais de saúde e funcionários. Queremos estimular estilos de vida saudável e partilhar bons momentos. Cada vez mais sabemos que a obesidade e o excesso de peso são fatores de risco cardiovascular. Queremos que, em família, todos pratiquem exercício e, com isto, cultivar um momento de convívio”, explicou a médica Ana Teixeira da comissão organizadora do CMIN Summit’22.

A caminhada, agendada para sábado, dia 2 de julho, terá início às 10 horas no Parque da Cidade do Porto e estão convidadas as grávidas, pais e mães, crianças e adolescentes, os avós, bem como todos os cuidadores associados a doentes do CMIN para “um momento de convívio” com os profissionais de saúde e funcionários desta unidade pediátrica que pertence ao Centro Hospitalar Universitário do Porto.

De acordo com um estudo feito no âmbito do projeto “Childhood Obesity Surveillance Initiative” (em português “Iniciativa de Vigilância da Obesidade Infantil”), as crianças portuguesas com idades entre os 6 e os 8 anos mostram uma prevalência de excesso de peso e obesidade em 2008 de 37.9%, percentagem que diminuiu para 29,6% em 2019.

Ana Teixeira sublinhou a importância de fazer este alerta aos mais novos, envolvendo-os em iniciativas dedicadas a estilos de vida saudável, porque “ao falar aos jovens e às crianças, estas são um veículo de comunicação com a restante família”.

O CMIN Summit’22 decorre ao longo de três dias no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, com transmissão online.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Universitário do Porto – https://www.chporto.pt/


Governo atualiza subsídios da atividade de socorro pré-hospitalar

“Apesar de termos atualizado os subsídios atribuídos pelo INEM no âmbito do Sistema Integrado de Emergência Médica em novembro do ano passado, procedemos agora a uma nova atualização, nos valores que têm em conta o contexto nacional e internacional”, anunciou o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, domingo, dia 29 de maio, em Lamego.

Na sessão de encerramento das comemorações do Dia Nacional dos Bombeiros, António Lacerda Sales agradeceu “o serviço público, a dedicação, o espírito de missão e a capacidade de sacrifício” dos bombeiros portugueses, salientando que “o Governo nunca deixou de prosseguir o caminho da melhoria das condições” de trabalho das corporações.

Na sua intervenção, o governante salientou a solidariedade e coragem dos bombeiros portugueses. “Nas horas difíceis escolhem ajudar o próximo e a esperança. Garantem proteção aos mais fracos e amparo aos mais vulneráveis”, salientou.

O despacho conjunto dos gabinetes da Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, e de António Lacerda Sales, determina que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) atribuirá aos Postos de Emergência Médica (PEM) “um subsídio para a aquisição de ambulância, no montante de 52.000 euros”, e, no caso daqueles em que se justifique a colocação de uma ambulância “todo-o-terreno”, o subsídio será de 60.000 euros.

Aos novos PEM será também atribuído “um subsídio para aquisição de equipamento de desfibrilhação automática externa e outros equipamentos” de 2.500 euros. Será ainda atribuído “um subsídio mensal fixo destinado a contribuir para os encargos com as tripulações que asseguram o funcionamento dos PEM, no montante de 4.500 euros”.


22.ª Conferência Internacional de Cuidados Integrados – ACSS

imagem do post do 22.ª Conferência Internacional de Cuidados Integrados

A ACSS participou na conferência internacional promovida pela International Foundation for Integrated Care, que teve lugar no passado dia 24 de maio, na Dinamarca.

Vanessa Ribeiro, coordenadora do Núcleo de Planeamento e Inovação da ACSS, foi a responsável por partilhar a experiência portuguesa no projeto internacional que visa disseminar a integração de cuidados através de uma ação conjunta com outros 16 países.

Os moderadores do workshop foram Jon Txarramendieta e Yhasmine Hamu (Kronikgune Institute for Health Services Research). Os convidados do primeiro painel Igor Zabala (Serviço de Saúde Basco de Osakidetza), Josep Roca (Instituto de Pesquisa Biomédica August Pi i Sunyer), Manfred Zahorka (Optimedis AG) e Kuno Strand Kudajewski (Centro de Inovação em Saúde do Sul da Dinamarca), descreveram as principais estratégias de cuidados integrados, facilitados pelas tecnologias, e os desafios da transferência das boas práticas para outros países.

Posteriormente, Vanessa Ribeiro e Mart Kull (Hospital de Viljandi, Estónia), representantes de dois dos países que estão a transferir a boa prática original (next adopters), apresentaram intervenções locais e planos de ação para articular a sua transferência durante o projeto JADECARE.

A conferência internacional aconteceu, entre os dias 23 e 25 de maio, em Odense, Dinamarca.

Publicado em 30/5/2022


27-05-2022 Estudo de Avaliação dos Riscos Psicossociais na Administração Pública

Divulga-se o relatório global do Estudo de Avaliação dos Riscos Psicossociais na Administração Pública.

O presente estudo foi promovido pela DGAEP, enquanto entidade com funções de estudo, conceção, coordenação e apoio técnico ao governo na definição e implementação das políticas que respeitam à Administração Pública (AP), e visa contribuir para uma Administração Pública mais humana, moderna e resiliente, levando em conta as perceções dos trabalhadores acerca da sua exposição aos riscos psicossociais nas entidades onde exercem funções.

Este estudo contou com a parceria da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e com a colaboração de 77 entidades da Administração Pública.

Pode aceder AQUIao estudo.


Boletim Epidemiológico Observações – Número 31 (janeiro-abril) 2022 – INSA

imagem do post do Boletim Epidemiológico Observações – Número 31 (janeiro-abril) 2022

30-05-2022

Encontra-se disponível para consulta uma nova edição do Boletim Epidemiológico Observações, publicação científica periódica editada pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) em acesso aberto. Relativo a janeiro-abril de 2022, este número é constituído por 10 artigos que abordam temas relacionados com doenças infeciosas, saúde ambiental e ocupacional, alimentação e nutrição, doenças cardiovasculares e hepatobiliares, perturbações do desenvolvimento infantil e sequenciação genómica.

O Boletim Epidemiológico Observações visa contribuir para o conhecimento da saúde da população, os fatores que a influenciam, a decisão e a intervenção em Saúde Pública, assim como a avaliação do seu impacte na população portuguesa, divulgando resultados científicos gerados por atividades de observação em saúde, monitorização e vigilância epidemiológica nas áreas de atuação do INSA, sendo dada especial atenção à disseminação rápida de informação relevante para a resposta a temas de relevo para a saúde.

O Boletim tem como alvo todos os profissionais de saúde, investigadores e decisores intervenientes na área da Saúde Pública em Portugal, bem como a comunidade em geral. Para consultar a edição janeiro-abril de 2022, clique aqui.

SUMÁRIO:

  • Editorial
    • Tratamento de dados pessoais no âmbito da investigação científica: prazos de conservação
  • Doenças infeciosas
    • Efetividade da vacina contra a COVID-19: implementação de estudo de coorte em profissionais de saúde dos hospitais em Portugal
  • Saúde ambiental e ocupacional
    • Caracterização da exposição ao tabaco durante a gravidez e da sua influência em indicadores de saúde neonatal: projeto NeoGene
    • Exposição a substâncias químicas na indústria da gestão de resíduos elétricos e eletrónicos e seus potenciais efeitos na saúde dos trabalhadores
  • Alimentação e nutrição
    • Monitorização da composição nutricional de alimentos prontos a consumir para pequeno-almoço e lanche, disponíveis no mercado português em 2021, com relevância para crianças em idade escolar
    • Monitorização dos teores de energia, lípidos, ácidos gordos saturados e sal numa seleção de alimentos prontos para consumo disponíveis no mercado português, 2021
    • Comparação de três métodos para deteção de Salmonella em diversos géneros alimentícios
  • Doenças cardiovasculares e hepatobiliares
    • Aplicação da metodologia Seis Sigma nos parâmetros colesterol total, colesterol LDL e triglicéridos
    • Estudo para a determinação dos valores de referência das enzimas aspartato aminnotransferase (AST), alanina aminotransferase (ALT) e gama-glutamil transferase (GGT), no soro
  • Perturbações do desenvolvimento infantil
    • Perturbação do espectro do autismo: identificação de variantes em genes envolvidos no mecanismo regulador da expressão génica nonsense-mediated mRNA decay
  • Sequenciação genómica
    • Avaliação do desempenho de uma core-facility de sequenciação genómica especializada em saúde pública

Epidemiologia de campo – Investigação de surtos – INSA

imagem do post do Epidemiologia de campo – Investigação de surtos

30-05-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através dos seus departamentos de Epidemiologia e de Doenças Infeciosas, promove, nos dias 29 e 30 de junho, nas suas instalações em Lisboa, a 9ª edição do curso “Epidemiologia de campo – Investigação de surtos”. Destinada a profissionais de saúde e todos aqueles com especial interesse na temática, a formação possui uma forte componente prática com a simulação da investigação de três surtos com a intervenção dos participantes.

programa do curso “Epidemiologia de campo – Investigação de surtos” permitirá também abordar breves conceitos em epidemiologia, medidas de frequência e de associação, assim como desenhos de estudo e os passos da investigação de um surto, entre outros temas. Os interessados em participar na primeira edição de 2022 deverão efetuar a sua inscrição através do seguinte formulário.

Em 2022, o Instituto Ricardo Jorge realizará ainda uma edição especial deste curso exclusivamente para médicos do internato médico em Saúde Pública, no âmbito dos protocolos de colaboração celebrados com as Administrações Regionais de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, do Alentejo e do Algarve. A edição especial ARS terá lugar nos dias 14 e 15 de julho.

A investigação de surtos é fundamental para a implementação de medidas de controlo e prevenção, sendo que as ferramentas que permitem essa investigação de forma rápida e efetiva estão atualmente ao dispor de todos os níveis profissionais. Os formadores do curso “Epidemiologia de campo – Investigação de surtos” dispõe de formação específica em epidemiologia (treino EPIET/EUPHEM), à qual se adicionam vários anos de experiência em vigilância e investigação epidemiológica.