Notícias em 20/06/2022

297 casos confirmados de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal

Direção-Geral da Saúde conclui suporte normativo para a COVID-19

Direção-Geral da Saúde conclui suporte normativo para a COVID-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) concluiu o suporte normativo para a abordagem clínica da COVID-19 com a publicação da Norma 005/2022 sobre a Terapêutica Farmacológica para a doença. Válter Fonseca, Diretor do Departamento da Qualidade na Saúde (DQS) da DGS, faz um balanço deste percurso, marcado por uma atividade científica concertada e sem precedentes, a nível global, num artigo de opinião publicado no Diário de Notícias.

O Diretor do DQS e Coordenador da Comissão Técnica de Vacinação para a COVID-19 lembra que “quando em dezembro de 2019 foi identificada a infeção por SARS-CoV-2, a procura nos tratados e nas guidelines internacionais não mostrava nada mais do que um vazio”. A Direção-Geral da Saúde, através do DQS, foi preenchendo este vazio com a publicação e atualização de Normas.

De 23 de março de 2020, data da publicação da Norma que define a doença e a abordagem do doente, a 30 de maio de 2022, data da publicação da Norma que define as principais linhas orientadoras do tratamento com medicamentos antivirais, a DGS foi completando um ciclo de conhecimento – agora concluído.

Válter Fonseca considera que os processos de elaboração de uma Norma “foram profundamente desafiados pela pandemia, desde logo pelas velocidades diferentes dos tempos da ação e dos tempos da ciência” e acrescenta que “desta vivência surgiram visões, soluções e métodos inovadores que devem constituir um legado”.

Leia o artigo aqui.


297 casos confirmados de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal – DGS

297 casos confirmados de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirma mais 21 casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal, havendo, até ao momento, um total de 297 casos. A maioria das infeções foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve. Todos as infeções confirmadas são em homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos. Os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Os casos identificados mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis. A informação recolhida através dos inquéritos epidemiológicos está a ser analisada para contribuir para a avaliação do surto a nível nacional e internacional.

A DGS continua a acompanhar a situação a nível nacional em articulação com as instituições europeias.


Hospital Fernando Fonseca realiza I Jornadas, no dia 21 de outubro

O Grupo de Reabilitação Músculo-Esquelética do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), em parceria com a Associação de Amigos e Utentes do referido hospital, vai realizar as suas I Jornadas subordinadas ao tema «Reabilitação Músculo-Esquelética: Presente e Futuro», que decorrerão no próximo dia 21 de outubro, pelas 9h, no auditório do HFF.

Nesta primeira edição irão ser abordados diversos temas, dos quais se destaca a dor crónica, a reeducação neuromuscular e as mais recentes técnicas no tratamento das patologias de origem músculo-esquelética.

Carla Vera-Cruz, médica fisiatra e co-presidente das jornadas, espera que esta iniciativa promova uma partilha de conhecimentos entre os diferentes profissionais de saúde e contribua para uma melhoria sustentada e científica na abordagem e tratamento das diferentes patologias de origem músculo-esquelética.

Além das comunicações orais, a iniciativa também comtempla a apresentação de trabalhos originais relacionados a temática em formato de e-Poster. A submissão dos resumos deve ser feita até ao dia 10 de agosto, através do email: jornadasmfr@hff.min-saude.pt.

Para saber mais, consulte:


Hospital Fernando Fonseca lança e-book dedicado à amamentação

O grupo de trabalho da Iniciativa Hospital Amigo dos Bebés do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) lançou um e-book sobre aleitamento materno que promete ser uma ajuda para a saúde das mães e dos seus bebés.

A responsável pela realização do e-book é Joana Regadas Nunes, enfermeira do Serviço de Obstetrícia do HFF, que pretende dar a conhecer os benefícios do aleitamento materno, não só para as mães como para os seus filhos. O e-book aborda, ainda, algumas técnicas de aleitamento materno e dá algumas dicas para superar os principais desafios desta prática.

«Salvo algumas exceções, a mulher tem a capacidade de amamentar o/a bebé, garantindo-lhe uma nutrição adequada e de excelência» afirma Joana Regadas Nunes, destacando a importância do aleitamento materno e a existência de um documento-guia que explique de uma forma simples o processo de aleitamento materno.

Para saber mais, consulte:

HFF > E-book | Aleitamento materno


Nova técnica permite tratamento de patologias do trato digestivo

O Grupo de Patologia Biliopancreática do Serviço de Gastrenterologia do Hospital Garcia de Orta (HGO) realizou recentemente a primeira hepaticogastrostomia guiada por ecoendoscopia.

Trata-se de um procedimento inovador, realizado em poucos centros no nosso país, que permite obter sucesso técnico em patologias do trato digestivo, com a vantagem de ser menos invasivo e com menores complicações pós-cirúrgicas do que outras abordagens clínicas.

A primeira hepaticogastrostomia guiada por ecoendoscopia no HGO foi efetuada com sucesso técnico e sem intercorrências, a um doente jovem com um adenocarcinoma do cólon metastizado, com obstrução da via biliar. Neste contexto, o doente foi submetido a esta nova técnica que consistiu na colocação de uma prótese permanente entre o estômago e o lobo hepático esquerdo.

Para saber mais, consulte:

HGO > Notícias


Consulta multidisciplinar dá resposta integrada a esta patologia

A Unidade de Dor, a Medicina Física e de Reabilitação e a Neurorradiologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) estão a desenvolver a Consulta Multidisciplinar de Lombalgia Mecânica, com o objetivo de dar uma resposta global e integrada à lombalgia mecânica, uma das doenças mais dolorosas da atualidade.

«Estima-se que cerca de 80 por cento da população mundial sofre de queixas álgicas raquidianas, sendo a patologia osteodiscal degenerativa e miofascial as causas mais frequentes. A abordagem terapêutica com intervenções técnicas minimamente invasivas apresenta bons resultados, permite uma recuperação mais rápida e tem menos riscos e complicações associadas.», afirma Ana Pedro, anestesiologista e coordenadora da Unidade de Dor do HFF.

Ana Pedro explica que «este projeto conjunto consiste na avaliação de doentes com mais de três meses de evolução desta patologia, a quem foram excluídas as “red flags”, mantendo insuficiência de alívio sintomático, apesar de terapêutica analgésica e/ou reabilitação adequadas. Após esta avaliação é proposto ao doente um projeto terapêutico seguido de um plano integrado de reabilitação. Em caso de potencial indicação cirúrgica, o doente é encaminhado para a consulta de Neurocirurgia do Hospital Egas Moniz, segundo o protocolo já estabelecido».

Para saber mais, consulte:

HFF – https://hff.min-saude.pt/


Serviços da Região Norte a funcionar com normalidade

Todos os serviços de Obstetrícia e Ginecologia da Região Norte estão a funcionar com normalidade, não se prevendo qualquer orientação de desvio de grávidas, por parte do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), para outras unidades que não a da correspondente área de referenciação.

Esta informação foi avançada pela Administração Regional de Saúde do Norte, em comunicado, esta segunda-feira, dia 20 de junho.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Norte – https://www.arsnorte.min-saude.pt/


Serviços de Lisboa e Vale do Tejo estão a funcionar normalmente

Todos os serviços de Ginecologia e Obstetrícia da Região Lisboa e Vale do Tejo estão a funcionar dentro da normalidade, de acordo com dados de dia 19 de junho avançados pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

De acordo com a ARSLVT, poderão existir limitações em algumas unidades hospitalares, o que significa que alguns hospitais, num determinado período do dia, poderão ativar o desvio de CODU (Centros de Orientação de Doentes Urgentes)/INEM, um mecanismo utilizado há anos na gestão da procura pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Os hospitais que, por períodos transitórios, acionam o desvio de CODU mantêm a urgência externa a funcionar, dando resposta a quem lá se dirigir pelos seus meios. Neste caso, as grávidas transportadas pelo CODU/INEM serão encaminhadas para outras unidades da região, as quais assegurarão a resposta e o funcionamento em rede.

O comunicado reafirma que a ARSLVT, hospitais da região e o CODU/INEM mantêm estreita articulação para garantir o normal funcionamento das urgências das maternidades da região, com toda a segurança. Caso haja necessidade de encaminhar utentes, as equipas hospitalares articulam com o CODU/INEM, no sentido de identificar a unidade que naquele momento tem melhor capacidade de resposta.

A ARSLVT agradece aos profissionais de saúde que vão assegurar a prestação de cuidados, pelo esforço adicional e apela à compreensão dos utentes, lamentando, desde já, os constrangimentos que, apesar de todos os meios disponibilizados, não foram possíveis de ultrapassar.

Para saber mais, consulte:

ARSLVT – https://www.arslvt.min-saude.pt/


Medidas do Hospital de Guimarães permitem poupança de recursos

A Operação de Eficiência Energética no Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG) tem como finalidade a implementação de medidas de eficiência energética e utilização de energias renováveis.

Este é um investimento financiado a 95% pelos Fundos Estruturais e de Coesão, ao abrigo do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Em comunicado, o HSOG destaca o isolamento térmico e unidades de tratamento de ar. Com a implementação destas medidas, estima-se uma redução de 56% no consumo anual energético e cerca de 62% nas emissões de CO2.

A redução de consumos energéticos traduzir-se-á numa poupança média anual de cerca de 170 mil euros.

A efetivação da instalação de painéis solares fotovoltaico, a produzir eletricidade para consumo interno desde setembro de 2021, garante ao HSOG uma poupança anual de cerca de 50 mil euros.

A classe energética do edifício presente antes da implementação da operação é «D», esperando que este investimento permita atingir a classe «B».

Estes investimentos encontram-se alinhados com a promoção da utilização racional dos recursos, priorizando as grandes linhas de atuação nas áreas da eficiência energética e da produção de energias renováveis, garantindo a prossecução de uma estratégia nacional sustentável.

Para saber mais, consulte:

HSOG – https://www.hospitaldeguimaraes.min-saude.pt/


pessoas na rua saude

Unidades de saúde do Litoral Alentejano com rastreios até 28 de junho

Para assinalar o Dia Mundial das Hepatites, que se celebra no dia 28 de junho, o Projeto Proximus Litoral, da Associação para o Planeamento da Família, com o apoio da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), vai dinamizar a «Semana das Hepatites», que decorrerá entre 20 e 28 de junho em várias unidades de saúde do Litoral Alentejano.

Nesta iniciativa vão ser realizados rastreios às hepatites e outras infeções sexualmente transmissíveis e distribuídos materiais contracetivos e/ou informativo, bem como aconselhamento em Saúde Sexual e Reprodutiva.

Estes rastreios, que são confidenciais e gratuitos, realizam-se nas seguintes datas/locais:

  • Dia 20 de junho (10h às 17h) – Centro de Saúde de Odemira
  • Dia 22 de junho (10h às 17h) – Centro de Saúde de Sines
  • Dia 23 de junho (10h às 17h) – Centro de Saúde de Santiago do Cacém
  • Dia 24 de junho (10h às 17h) – Polo de Saúde de Vila Nova de Santo André
  • Dia 27 de junho (10h às 17h) – Centro de Saúde de Alcácer do Sal
  • Dia 28 de junho (10h às 17h) – Centro de Saúde de Grândola

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Alentejo > Notícias


Portugal reconhecido pela implementação de políticas de nutrição

Portugal é o único de 17 países europeus a ter uma abordagem totalmente abrangente na implementação de políticas de nutrição, de acordo com o Nourishing Framework – uma ferramenta de avaliação de políticas para promover a alimentação saudável e reduzir a obesidade do World Cancer Research Fund International.

O reconhecimento do país no âmbito das boas práticas em políticas alimentares e nutricionais aconteceu no Simpósio Europeu de Políticas na área da Prevenção das Doenças Crónicas, que decorreu entre os dias 14 e 16 de junho, em Bruxelas.

No segundo dia do simpósio foi apresentado um estudo que analisou 17 países europeus e destacou Portugal em três grandes áreas de atuação: ambiente alimentar, comunicação para a mudança de hábitos e sistema alimentar. Os resultados apresentados identificam um claro progresso de Portugal no que diz respeito a políticas de nutrição.

De acordo com o Healthy Food Environment Policy Index (Food-EPI), Portugal destaca-se também pela positiva, a par da Noruega e da Finlândia, num conjunto de 11 países europeus (Estónia, Finlândia, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Eslovénia e Espanha). O Food-EPI é uma ferramenta desenvolvida para avaliar o grau de implementação de políticas públicas com impacto no ambiente alimentar e para identificar e priorizar as ações necessárias à criação de ambientes alimentares saudáveis.

Durante o simpósio, foram também identificadas algumas das melhores práticas em Portugal na área das políticas de nutrição, das quais se destacam a limitação de produtos pouco saudáveis em máquinas de venda automática, a criação de um imposto especial para os refrigerantes e a implementação de restrições na publicidade alimentar direcionada a crianças com menos de 16 anos.

Maria João Gregório, Diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde, considera ser «muito positivo ver o reconhecimento internacional de que Portugal está a fazer um bom trabalho nas políticas alimentares e nutricionais», acrescentando que «apesar de ainda haver um longo caminho a percorrer, muito já foi feito em Portugal».

Para saber mais, consulte:

Direção-Geral da Saúde > Destaques


Hospital de Santarém autorizado a contratar 28 médicos em várias especialidades

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) foi autorizado pelo Governo a contratar 28 novos médicos especialistas, esperando conseguir reforçar o seu quadro médico.

No concurso aberto pelo Governo para a contratação de médicos a nível nacional, o HDS foi autorizado a contratar cinco médicos de medicina interna, três de psiquiatria e dois de oftalmologia.

As restantes vagas visam a contratação de um médico em cada uma das especialidades de anestesia, cardiologia, cirurgia geral, dermatovenereologia, doenças infecciosas, gastrenterologia, ginecologia/obstetrícia, medicina física e de reabilitação, medicina intensiva, neurologia, oncologia médica, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, psiquiatria da infância e adolescência, reumatologia e urologia.

“O HDS espera conseguir assim reforçar o seu quadro médico e continuar a trabalhar no sentido de munir o hospital dos recursos humanos necessários para a prestação dos melhores cuidados de saúde à população que serve”, de acordo com comunicado divulgado pelo hospital.


Artigo: Monitorização da composição nutricional de alimentos prontos a consumir para pequeno-almoço e lanche, com relevância para crianças em idade escolar – INSA

imagem do post do Artigo: Monitorização da composição nutricional de alimentos prontos a consumir para pequeno-almoço e lanche, com relevância para crianças em idade escolar

20-06-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, efetuou um estudo com o objetivo de monitorizar dados relativos à composição nutricional de alimentos prontos a consumir, relevantes para crianças em idade escolar. O trabalho realizado teve por base a rotulagem obrigatória das categorias de alimentos, iogurtes, cereais de pequeno almoço e barras de cereais disponíveis no mercado português em 2021.

Comparando os valores obtidos com as metas preconizadas pela Estratégia Integrada para a Alimentação Saudável para 2020, verificou-se que 24% dos iogurtes, 10% dos cereais de pequeno almoço e 5% das barras de cereais, têm teores de açúcar iguais ou inferiores ao recomendado e que 49% e 33% dos cereais de pequeno almoço e barras de cereais, respetivamente, têm teores de sal abaixo do máximo desejável. Foram determinados parâmetros estatísticos para os componentes energia, lípidos, ácidos gordos saturados, hidratos de carbono, açúcares, fibra proteína e sal.

A obesidade é a doença de origem nutricional mais prevalente a nível mundial e tem na sua génese, em mais de 96% dos casos, fatores comportamentais, nomeadamente estilos de vida obesogénicos. Em 2019, cerca de 29,6% e 12% das crianças portuguesas apresentavam excesso de peso e obesidade, respetivamente, de acordo com o sistema europeu de vigilância nutricional infantil Childhood Obesity Surveillance Initiative (COSI).

“Monitorização da composição nutricional de alimentos prontos a consumir para pequeno-almoço e lanche, disponíveis no mercado português em 2021, com relevância para crianças em idade escolar” foi publicado no Boletim Epidemiológico Observações, publicação científica periódica editada pelo INSA em acesso aberto. Para consultar o artigo de Andreia Lopes, Paulo Fernandes, Roberto Brazão, Sidney Tomé e Maria Graça Dias, clique aqui.