Notícias em 21/06/2022

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 21-06-2022

Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 21-06-2022 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 21-06-2022

21-06-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Até à data, foram analisadas 37.248 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 304 concelhos de Portugal.

No âmbito da monitorização contínua da diversidade genética do SARS-CoV-2 que o INSA está a desenvolver, têm vindo a ser analisadas uma média de 511 sequências por semana desde o início de junho de 2021, provenientes de amostras colhidas aleatoriamente em laboratórios distribuídos pelos 18 distritos de Portugal continental e pelas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, abrangendo uma média de 139 concelhos por semana.

Segundo o relatório do INSA, as amostragens semanais por sequenciação, juntamente com a avaliação diária da proporção de amostras com perfil SGTF, têm mostrado que, após a sua primeira deteção na semana 13 (28 de março a 3 de abril), a linhagem BA.5 tem apresentado uma frequência relativa marcadamente crescente, sendo dominante em Portugal desde a semana 19 (9 a 15 de maio), apresentando uma frequência relativa de 88% de acordo com a amostragem aleatória por sequenciação na semana 23 (6 a 12 de junho).

Por outro lado, a linhagem BA.2 apresenta uma frequência relativa continuamente decrescente, tendo deixado de ser dominante desde a semana 19, ponto a partir do qual a linhagem BA.5 se tornou dominante em Portugal. A sublinhagem BA.2.12.1, detetada nas sete regiões e que apresentou um máximo de frequência relativa de 1,3% na semana 19, tem mostrado uma tendência decrescente desde então.

A sublinhagem BA.2.35 da BA.2 tem vindo a ser caracterizada pela mutação adicional L452R na proteína Spike, associada à resistência a anticorpos neutralizantes e marcadora de outras variantes de interesse/preocupação, tais como as variantes DeltaKappa e Omicron BA.4/BA.5. Após a deteção a 1 de março de 2022 (semana 9), tem apresentado uma frequência relativa com tendência decrescente desde a semana 18 (2 a 8 de maio), onde atingiu o seu pico com 3,6%. Apresentou uma frequência relativa de 1,4% na semana 23 (dados em apuramento).

A frequência relativa da linhagem BA.1 atingiu um máximo na semana 2 (95,6%, 10 a 16 de janeiro), altura em que iniciou uma tendência decrescente. Estima-se que a sua circulação seja residual atualmente, tendo sido detetada a uma frequência inferior a 1% desde a semana 16 (18 a 24 de abril). Desde a semana 19, foram identificadas 8 sequências da linhagem BA.4 da variante Omicron em Portugal, associados a casos confirmados em 5 das 7 regiões do país.

O relatório do INSA refere ainda que, em Portugal, os poucos vírus recombinantes identificados, até ao momento, foram detetados em casos esporádicos nas amostragens aleatórias semanais. Entre estes, destacam-se casos associados aos recombinantes com as designações internacionais “XM”, “XN”, “XE”, “XH” e “XQ”, sendo que todos são caracterizados por um perfil genético híbrido em que uma parte inicial do genoma corresponde à linhagem BA.1 e o restante à linhagem BA.2.


304 casos confirmados de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal – DGS

304 casos confirmados de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirma mais 7 casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal, havendo, até ao momento, um total de 304 casos. A maioria das infeções foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve. Todos as infeções confirmadas são em homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos. Os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Os casos identificados mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis. A informação recolhida através dos inquéritos epidemiológicos está a ser analisada para contribuir para a avaliação do surto a nível nacional e internacional.

A DGS continua a acompanhar a situação a nível nacional em articulação com as instituições europeias.


Unidade realizou cinco mil visitas em três anos de atividade

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar), que celebrou o ser terceiro aniversário no dia 17 de junho, já realizou cerca de cinco mil visitas e percorreu mais de 50 mil quilómetros.

Para médica Cláudia Martins, médica e coordenadora desta UHD, trata-se de um serviço que permite humanizar cuidados, oferecendo um tratamento diferenciado de nível hospitalar no conforto da casa do doente. «É também uma oportunidade para a reconciliação terapêutica, deteção da necessidade de alteração de hábitos de vida (alimentares e de exercício físico) e de deteção de necessidades de equipamentos médicos, meios de apoio diretos ao doente e habitacionais, entre outros», salienta.

Segundo a responsável, esta unidade, que acaba por desenvolver a literacia para a saúde, possibilita «reduzir a taxa de complicações, sobretudo infeções relacionadas o internamento hospitalar convencional».

De acordo com o Presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira, os utentes e cuidadores reconhecem a UHD como um «serviço de excelência, apresentando um grau de satisfação acima dos 95%».

A UHD conta como uma equipa multidisciplinar, composta por quatro enfermeiros, dois médicos, apoio de uma assistente operacional, um técnico de cardiologia e um assistente social, assim como apoio de nutricionista e psicóloga. Tem capacidade para acompanhar diariamente até cinco pessoas, funcionando todos os dias do ano, inclusive nos feriados e fins-de-semana, em regime de presença física e prevenção.

Trata-se de uma modalidade de assistência que assegura a prestação de cuidados de saúde com diferenciação, complexidade e intensidade de nível hospitalar, durante um período limitado, dependendo sempre da vontade expressa dos doentes.

Para saber mais, consulte:

HFZ-Ovar > Notícias


Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano com 36 vagas para médicos

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) abriu um concurso com 36 vagas para médicos, onde constam especialidades como Anatomia Patológica, Psiquiatria da Infância e da Adolescência.

As vagas destinam-se a 25 novos médicos especialistas na área hospitalar, nove de medicina geral e familiar e duas para clínicos na área de saúde publica.

A ULSNA gere os hospitais de Portalegre e Elvas e 16 centros de saúde nos concelhos que compõem o distrito de Portalegre.

Para saber mais, consulte:

ULSNA – https://www.ulsna.min-saude.pt/


Mais de um milhão de resultados disponíveis digitalmente desde maio

A prescrição de exames médicos de forma eletrónica já permitiu que fossem disponibilizados digitalmente mais de um milhão de resultados desde maio, que podem ser consultados através da aplicação para telemóvel e do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

De acordo com um comunicado dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), «o projeto arrancou em maio e já está disponível em mais de 300 unidades do grupo Unilabs, estando agora a ser alargado a outros laboratórios». Para a SPMS «a partilha eletrónica dos resultados de meios complementares de diagnóstico e terapêutica apresenta muitas vantagens para os utentes, especialmente pela rapidez, facilidade e comodidade no acesso aos resultados dos seus exames».

Desde abril que os médicos de família já podem prescrever todos os meios complementares de diagnóstico e terapêutica por via eletrónica, como radiografias ou colonoscopias, mas também referentes a áreas como medicina física, reabilitação ou pneumologia-imunoalergologia.

«Já foram prescritas desde então mais de 6,2 milhões de requisições eletrónicas, mais de 90% das quais sem papel», refere a SPMS, acrescentando que a «expansão deste projeto irá permitir que o número de pessoas a aceder digitalmente aos resultados dos seus exames médicos seja cada vez maior».

Luis Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, sublinha que com este projeto há «um aumento da transparência dos processos» e uma disponibilização imediata de resultados que «é muito benéfica para os utentes, que passam a ter os seus exames sempre consigo».

Para saber mais, consulte:

SPMS – https://www.spms.min-saude.pt/


Teatro Municipal da Guarda recebe encontros, nos dias 23 e 24 de junho

Os Serviços de Pediatria da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, da ULS de Castelo Branco e do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira promovem, nos dias 23 e 24 de junho, o II Encontro de Pediatria e o VIII Encontro de Neurodesenvolvimento da Beira Interior.

A iniciativa vai decorrer no pequeno auditório do Teatro Municipal da Guarda e é direcionada a profissionais de saúde, professores, educadores e alunos das áreas da saúde e da educação.

«Pediatria ao Longo do Tempo» é o tema central desta dupla iniciativa, que tem como propósito dinamizar a partilha de informação científica e a disseminação de boas práticas clínicas e educativas, em torno de questões relacionadas com as novas abordagens a velhos problemas de pediatria, com a Saúde do Adolescente, Nutrição e novas Dietas, Cuidados Paliativos, Hiperatividade entre outros temas.

Para saber mais, consulte:


Ministério constitui grupos de trabalho para elaboração de propostas

O Ministério da Saúde constituiu dois grupos de trabalho, um para a apresentação de proposta de perfil assistencial, área de influência e dimensionamento, e outro para a proposta de programa funcional, para o novo Hospital de Barcelos.

O despacho, publicado esta terça-feira, dia 21 de junho, em Diário da República, explica que foi autorizada a abertura do procedimento de concurso público internacional para a elaboração do projeto, que foi adjudicado em 2010 e deu origem a estudo prévio aprovado no início de 2014, sem que se tenha tomado decisão sobre as fases seguintes do projeto.

O diploma refere que, «não obstante o lapso de tempo decorrido e as alterações na rede regional de serviços de saúde», se mantém a necessidade de requalificação do Hospital de Santa Maria Maior, em Barcelos.

Assim, e considerando a necessidade de dispor de elementos técnicos atualizados que confiram ao projeto a maturidade suficiente para uma eventual decisão de financiamento, o despacho refere a necessidade de proceder à constituição de novos grupos de trabalho para atualizar as características demográficas, necessidades de cuidados de saúde, perfil assistencial e dimensionamento das futuras instalações do novo Hospital de Barcelos, rever o respetivo programa funcional, bem como proceder à atualização do estudo de viabilidade económico-financeiro, aferir o valor global do investimento e estudar eventuais fontes de financiamento.

As propostas a elaborar pelos grupos de trabalho devem estar concluídas no prazo de 12 meses, sendo submetidas, dentro desse prazo, a aprovação pelo membro do Governo responsável pela área da saúde.

Para saber mais, consulte:

Despacho n.º 7701/2022
Saúde – Gabinete da Ministra
Constitui o grupo de trabalho para a elaboração de proposta de perfil assistencial, área de influência e dimensionamento do novo Hospital de Barcelos e do grupo de trabalho para a elaboração de proposta de programa funcional


Ala pediátrica do São João passa a receber utentes com música

A ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, passa a receber, uma vez por semana, os seus utentes com música ao vivo. O primeiro concerto, a cargo do maestro Rui Massena, é já esta terça-feira, dia 21 de junho, pelas 12h30, no átrio da ala pediátrica.

Isabel Aragão, gestora do projeto «Música em família», explica que se trata de uma «iniciativa inédita em Portugal que visa transformar e humanizar o ambiente hospitalar». O que se pretende «é que as pessoas, quando chegam ao hospital para uma consulta ou um internamento, sejam envolvidas pela música, que sendo muito terapêutica, calmante e relaxante, vai baixar os níveis de ansiedade dos pais e das crianças, que serão apanhadas por aquela surpresa».

O Presidente do Conselho de Administração do CHUSJ, Fernando Araújo, defende que «iniciativas desta natureza têm um papel fundamental no internamento das crianças e famílias na Ala Pediátrica, do ponto de vista do bem-estar e lúdico, mas também na componente terapêutica do processo de recuperação».

«Música em família» é um projeto da Fundação Infantil Ronald McDonald, que surge no âmbito do Dia Europeu da Música.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ – https://portal-chsj.min-saude.pt


Juntos por um Verão Seguro 2022 – DGS

Juntos por um Verão Seguro 2022

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, participa amanhã (dia 22 de junho) no evento Juntos por um Verão Seguro 2022, onde será apresentado o Plano de Contingência – Módulo Verão 2022. O evento conta com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, na sessão de encerramento.

Participam também no evento o Presidente do Conselho Diretivo da ARSLVT, Luís Pisco; o Delegado de Saúde Regional, António Carlos da Silva; a Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Sónia Sanfona, e representantes dos vários parceiros da Saúde Sazonal (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Instituto Nacional de Emergência Médica, Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Associação Para a Promoção da Segurança Infantil, Instituto de Socorros a Náufragos).

O Plano de Contingência – Módulo Verão 2022 elenca um referencial de medidas a implementar pelos parceiros do setor da saúde para acautelar a prontidão dos serviços e garantir a resposta ao aumento da procura ou a uma procura diferente da esperada nesta altura do ano, bem como recomendações para capacitar os cidadãos para a sua proteção individual (literacia).

A Direção-Geral da Saúde assinala, assim, o início do Verão, reforçando um conjunto de recomendações que garantam um verão seguro para todos.

O evento tem a organização da Direção-Geral da Saúde, em parceria com o Município de Alpiarça.


Boletim de Farmacovigilância, Volume 26, n.º4, abril de 2022 – Infarmed

Boletim de Farmacovigilância, Volume 26, nº4, abril de 2022

21 jun 2022

Volume 26, n.º4, abril de 2022

Já está disponível a nova edição do Boletim de Farmacovigilância, Volume 26, n.º4, abril de 2022.

Pode consultar esta e outras edições na área das “Publicações