Notícias em 22/06/2022

317 casos confirmados de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal

Entidade Reguladora de Saúde

Impacto da pandemia de COVID-19 no acesso a cuidados de saúde de oncologia – exames de diagnóstico no SNS e cuidados hospitalares nos IPO

22/06/2022

Ao abrigo das atribuições estabelecidas nos seus estatutos, a ERS realizou um estudo sobre o impacto da pandemia de COVID-19 no acesso a cuidados de saúde de oncologia.


317 casos confirmados de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal – DGS

317 casos confirmados de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirma mais 13 casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal, havendo, até ao momento, um total de 317 casos. A maioria das infeções foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve. Todos as infeções confirmadas são em homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos. Os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Os casos identificados mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis. A informação recolhida através dos inquéritos epidemiológicos está a ser analisada para contribuir para a avaliação do surto a nível nacional e internacional.

A DGS continua a acompanhar a situação a nível nacional em articulação com as instituições europeias.


Programa de formação de Equipas Comunitárias arrancou no Alentejo

No âmbito da reforma da saúde mental, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, em colaboração com as coordenações regionais, deu início ao programa de formação dirigido às equipas comunitárias de saúde mental.

Esta primeira ação, com uma duração de três dias, está a decorrer no Alentejo, envolvendo as equipas comunitárias dos serviços locais de saúde mental de Beja e de Portimão.

A formação tem como alvo os profissionais das equipas multidisciplinares (psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, técnicos superiores do serviço social e terapeutas ocupacionais) que já estão a trabalhar nos respetivos serviços de saúde mental, e procura melhorar a prestação de cuidados a pessoas com doença mental grave residentes no Baixo Alentejo e Barlavento Algarvio, de forma a contribuir para a respetiva integração na família e na comunidade onde vivem.

Com base em sólida evidência científica, o programa segue as boas práticas recomendadas no Plano Nacional de Saúde Mental, assim como das entidades mais representativas a nível internacional – como a Organização Mundial da Saúde e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico – e permitirá uma diferenciação muito significativa das competências necessárias para o exigente trabalho na comunidade.

A criação de novas equipas comunitárias de saúde mental (mais 10 em 2022) e a contratação dos recursos humanos multidisciplinares constituem dimensões cruciais da reforma em curso, em sintonia com o contexto existente na Europa Ocidental.

Com esta iniciativa, a primeira de várias que irão ser realizadas ainda este ano, dá-se mais um passo decisivo no processo de transformação que está a ocorrer nos serviços de saúde mental em Portugal, privilegiando a proximidade e continuidade de cuidados, a ligação às famílias e a articulação com outros sectores da sociedade.


Em 15 anos de atividade, Unidade já ajudou mais de mil famílias

A Unidade de Terapia Familiar (UTF) da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, que comemora esta quarta-feira, dia 22 de junho, quinze anos de atividade, já ajudou 1040 famílias, casais e casais pós-divórcio.

A UTF iniciou a sua atividade em 2007, em Faro, e surgiu como base de um projeto realizado por dois terapeutas familiares, Pedro Teigão e Alexandra Alvarez.

Atualmente, a equipa tem disponíveis quatro terapeutas familiares. As consultas são confidenciais, sem custos e os utentes podem ser referenciados pelo seu médico de família ou autorreferenciarem-se através do e-mail utf@arsalgarve.min-saude.pt.

Para saber mais, consulte:

ARS Algarve > Unidade de Terapia Familiar


São João realiza primeira intervenção para patologia oncológica peritoneal

A partir do dia 23 de junho, o Serviço de Cirurgia Geral do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) vai iniciar, a nível nacional, um novo tratamento para a carcinomatose peritoneal.

Denominada PIPAC – Pressurized Intraperitoneal Aerosol Chemotherapy, esta técnica consiste na aplicação de um aerossol na cavidade peritoneal que permite uma distribuição mais homogénea e concentrada do fármaco de quimioterapia, por cirurgia minimamente invasiva, mantendo a concentração plasmática baixa de forma a minimizar os efeitos colaterais e a toxicidade.

Segundo Elisabete Barbosa, diretora do Serviço de Cirurgia Geral do CHUSJ, «este tratamento permitirá eventualmente avançar para uma cirurgia de citorredução e numa perspetiva paliativa, aliviar os sintomas da carcinomatose peritoneal. Trata-se de uma esperança no tratamento da doença metastática quer no aumento da sobrevivência, quer no alívio de sintomas.»

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Notícias


Mais 23 meios de emergência médica para o período de verão

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai reforçar o dispositivo de emergência médica nacional durante os próximos meses, para acautelar e garantir uma resposta eficaz do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) a situações de acidente ou doença súbita.

Este reforço, que se traduz no acréscimo de 23 meios de emergência médica, vai decorrer entre junho e setembro, consoante as áreas geográficas e previsões de procura da população.

Assim, no norte do país, o concelho de Terras de Bouro passará a contar com dois Postos de Emergência Médica (PEM) localizados nos Bombeiros Voluntários (BV) de Terras de Bouro e na delegação da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) de Rio Caldo.

A área metropolitana do Porto, abrangendo os concelhos do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos, será reforçada com seis PEM, localizados na delegação CVP Porto, Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto, BV Valadares, BV Leça do Balio, BV Portuenses e BV Coimbrões.

Já na área metropolitana de Lisboa, os meios de emergência serão reforçados com ambulâncias localizadas nos BV Sacavém, BV Sintra, BV Sul e Sueste e BV Camarate. Na margem sul, duas Ambulâncias vão reforçar a região, com PEM localizados nos BV Canha e BV Trafaria.

O concelho de Odemira contará com mais um PEM, adstrito aos BV Vila Nova de Mil Fontes.

A região algarvia terá ao dispor oito meios de emergência adicionais, através de PEM localizados nos BV Lagos, BV Silves (Alcantarilha), CVP Portimão, CVP Faro/Loulé, CVP Faro em Boliqueime (2 ambulâncias), CVP Olhão na Fuseta e CVP Silves em Ferreiras.

Além do acréscimo dos PEM, o INEM prevê o reforço da resposta do SIEM com a deslocalização da ambulância SIV de Cantanhede para Mira, bem como a continuidade da Ambulância de Emergência Médica de Tavira.

O INEM recorda que os meios de emergência médica pré-hospitalar devem ser apenas utilizados em situações onde exista perigo de vida iminente. No caso de não ser necessário enviar um meio de emergência, as chamadas serão encaminhadas para o SNS 24 (808 24 24 24) que procederá ao aconselhamento adequado à situação.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias


DGS apresenta Plano de Contingência – Módulo Verão 2022

A Direção-Geral da Saúde, em parceria com o Município de Alpiarça, realiza esta quarta-feira, dia 22 de junho, o evento «Juntos por um Verão Seguro 2022», onde será apresentado o Plano de Contingência – Módulo Verão 2022.

O Plano de Contingência – Módulo Verão 2022 elenca um referencial de medidas a implementar pelos parceiros do setor da saúde para acautelar a prontidão dos serviços e garantir a resposta ao aumento da procura ou a uma procura diferente da esperada nesta altura do ano, bem como recomendações para capacitar os cidadãos para a sua proteção individual.

Para saber mais, consulte:

DGS > Destaques


Webinar “A Ética na formação do Jovem Investigador” – INSA

imagem do post do Webinar “A Ética na formação do Jovem Investigador”

22-06-2022

“A Ética na formação do Jovem Investigador” é o título do próximo webinar organizado pela Comissão de Ética para a Saúde do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), que terá lugar dia 28 de junho (10:30), através da plataforma online Teams. A iniciativa tem como objetivo principal promover a reflexão sobre a aprendizagem da ética na formação dos jovens investigadores.

Deve o pensamento ético desenvolver-se a par da formação académica? Encontramos a ética nos curricula das diversas licenciaturas das ciências da saúde? Será que os jovens investigadores sentem a necessidade de saber quando devem pedir um consentimento informado e esclarecido ou invocar um conflito de interesses? A fim de responder a estas perguntas e suscitar o debate sobre estas questões, o evento contará com um painel constituído por jovens investigadores e professores.

A participação no webinar “A Ética na formação do Jovem Investigador” não carece de inscrição, bastando para o efeito aceder à seguinte ligação. A iniciativa será gravada com vista à sua reprodução, sendo que o acesso à reunião pressupõe consentimento para efeitos do Regulamento Geral da Proteção de Dados. Para mais informações, consultar o programa do evento.

Comissão de Ética para a Saúde do INSA tem como funções zelar pela observância de padrões de ética no exercício das ciências médicas, de forma a proteger e garantir a dignidade e integridade humanas, procedendo à análise e reflexão sobre temas da prática médica que envolvam questões de ética. Os seus pareceres não têm caráter vinculativo, sem prejuízo do determinado no regime legal relativo a ensaios clínicos em seres humanos.