Notícias em 12/07/2022

Novas equipas comunitárias vão permitir a contratação de até 60 profissionais em 2022.

O Governo vai criar dez equipas comunitárias de saúde mental em 2022, cinco para a população adulta (ECSM-PA) e cinco para para a infância e adolescência (ECSM-IA), e autorizou a contratação de até 60 profissionais para as integrarem, entre psiquiatras, psicólogos e enfermeiros de saúde mental.

De acordo com um Despacho conjunto do Ministério da Saúde e das Finanças publicado na segunda-feira, dia 11 de julho, em Diário da República, estas novas equipas seguem o previsto no Plano de Recuperação e Resiliência (PPR) e vão integrar um projeto-piloto, iniciado em fevereiro de 2020 com outras dez equipas, para reforço das respostas de proximidade a pessoas com problemas de saúde mental.

Estas equipas são formadas por médicos psiquiatras, psicólogos clínicos, enfermeiros especialistas em saúde mental e psiquiátrica, técnicos superiores de serviço social, terapeutas ocupacionais e assistentes técnicos.

As novas equipas para os adultos são criadas, por Administração Regional de Saúde, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, ULS de Castelo Branco, ULS do Norte Alentejano, centros hospitalares do Oeste e Universitário do Algarve.

As cinco equipas para crianças e adolescentes são criadas para os centros hospitalares de Trás-os-Montes e Alto Douro, de Leiria, de Setúbal, ULS do Alto Minho e ULS do Baixo Alentejo.

Para saber mais, consulte:

Despacho n.º 8455/2022
Finanças e Saúde – Gabinetes do Ministro das Finanças e da Ministra da Saúde
Cria, em 2022, cinco equipas comunitárias de saúde mental para a população adulta (ECSM-PA) e cinco equipas comunitárias de saúde mental para a infância e adolescência (ECSM-IA), conforme previsto no PRR, e determina que o membro do Governo responsável pela área da saúde pode autorizar o recrutamento, através da celebração de contratos de trabalho sem termo, de até 60 profissionais para as referidas ECSM-PA e ECSM-IA


PNPAS participa no diálogo para prevenção da obesidade infantil

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS) participou nos Policy Dialogues to Fight Obesity (Diálogos políticos para combater a obesidade) organizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esta iniciativa fornece uma plataforma aberta para que as principais partes interessadas do setor da saúde se reúnam e considerem os próximos passos na implementação de políticas que contribuam para a prevenção da obesidade.

O PNPAS esteve presente nos Policy Dialogues direcionados para as sub-regiões dos países dos Balcãs Ocidentais, na Macedónia do Norte, e dos países da Ásia Central, no Quirguistão. Para além da partilha de conhecimento e experiências na área da prevenção e gestão da obesidade, a OMS promove também cursos que permitam aumentar a capacidade dos trabalhadores do setor da saúde na área de gestão de obesidade infantil.

A Diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, Maria João Gregório, está a facilitar alguns destes cursos em ambas as sub-regiões e explica que «os diálogos políticos da OMS, seguidos de workshops de capacitação, permitirão aos países dos Balcãs Ocidentais e da Ásia Central utilizar a experiência local como base para novas práticas na prevenção e gestão da obesidade».

Maria João Gregório acrescentou que «estes formatos nos dão uma oportunidade única de encontrar abordagens mais eficazes que beneficiarão toda a região europeia da OMS».

Para saber mais, consulte:

Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável – www.alimentacaosaudavel.dgs.pt


Serviço do Hospital Garcia de Orta recebeu prémio de melhor poster

O Serviço de Pediatria do Hospital Garcia de Orta (HGO), através da equipa de Neuropediatria, integrada no Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva (CDC), foi recentemente premiado no 16.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Neuropediatria (SPNP).

De entre 54 trabalhos apresentados no Congresso, o HGO venceu o prémio de melhor poster com o trabalho “Mieloneuronopatia secundaria a inalação de óxido nitroso – um tema pouco hilariante”, apresentado por Teresa Silvério, Catarina Franquelim, Inês Marques, João Carvalho, Nuno Félix, Pedro Pereira e José Paulo Monteiro.

O CDC do HGO presta serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento a crianças e jovens com patologias neurológicas e do desenvolvimento, residentes na área de influência do HGO, proporcionando uma assistência eficaz e eficiente, defendendo a promoção da qualidade e da excelência.

Segundo o HGO, neste momento, o projeto do CDC passa pela abertura do Ciclo de Estudos Especiais de Neurologia Pediátrica e do Ciclo de Estudos de Neurodesenvolvimento, no sentido de formar novos médicos nesta área difícil e exigente, assegurando a continuidade do trabalho assistencial, formativo e científico que realiza desde 1994.

Para saber mais, consulte:

Hospital Garcia de Orta – http://www.hgo.pt/


DGS no 17th European Congress of Psychology – DGS

DGS no 17th European Congress of Psychology

A Direção-Geral da Saúde (DGS) esteve presente no 17th European Congress of Psychology, em Ljubliana. Miguel Arriaga, Chefe da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar da DGS apresentou o trabalho realizado durante a pandemia no âmbito da Literacia em Saúde e das Ciências Comportamentais e da Task Force para as Ciências Comportamentais.

Portugal apresentou o trabalho desenvolvido e a importância da estratégia das ciências do comportamento na definição e desenho de políticas de saúde.

O Congresso Europeu de Psicologia tem como objetivo iniciar o diálogo entre profissionais da área da Psicologia, mas também de outras áreas que se relacionem com esta, e promover a colaboração entre colegas, através da partilha de conhecimentos e experiências.