Notícias em 13/07/2022

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 12-07-2022

Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 12-07-2022 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 12-07-2022

12-07-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Até à data, foram analisadas 38.671 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 304 concelhos de Portugal.

No âmbito da monitorização contínua da diversidade genética do SARS-CoV-2 que o INSA está a desenvolver, têm vindo a ser analisadas uma média de 515 sequências por semana desde o início de junho de 2021, provenientes de amostras colhidas aleatoriamente em laboratórios distribuídos pelos 18 distritos de Portugal continental e pelas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, abrangendo uma média de 139 concelhos por semana.

Segundo o relatório do INSA, as amostragens semanais por sequenciação, têm mostrado que, após a sua primeira deteção na semana 13 (28 de março a 3 de abril), a linhagem BA.5 tem apresentado uma frequência relativa marcadamente crescente, sendo dominante em Portugal desde a semana 19 (9 a 15 de maio), apresentando uma frequência relativa de 92,3% de acordo com a amostragem aleatória por sequenciação na semana 26 (27 de junho a 4 de julho).

Por outro lado, a linhagem BA.2 apresenta uma frequência relativa continuamente decrescente, estimando-se que esta seja de 2,6% na semana 26 (dados em apuramento). Entre as sublinhagens da BA.2, a linhagem BA.2.12.1 tem apresentado uma frequência relativa flutuante nas últimas semanas, não tendo, até à data, ultrapassado os 2%, enquanto que a linhagem BA.2.35 tem apresentado uma frequência relativa decrescente desde a semana 19, não tendo sido detetado nenhum caso na semana 26 (dados em apuramento).

A frequência relativa da linhagem BA.1 atingiu um máximo na semana 2 (95,6%, 10 a 16 de janeiro), altura em que iniciou uma tendência decrescente. Estima-se que a sua circulação seja residual atualmente, tendo sido detetada a uma frequência inferior a 1% desde a semana 16 (18 a 24 de abril). Desde a semana 19, foram identificadas 42 sequências da linhagem BA.4 da variante Omicron em Portugal, associados a casos confirmados em todas as regiões do país. Esta linhagem apresentou uma frequência relativa de 5,1% na semana 26 (dados em apuramento).

O relatório do INSA refere ainda que, em Portugal, os poucos vírus recombinantes identificados, até ao momento, foram detetados em casos esporádicos nas amostragens aleatórias semanais. Entre estes, destacam-se casos associados aos recombinantes com as designações internacionais “XM”, “XN”, “XE”, “XH” e “XAG”, sendo que todos são caracterizados por um perfil genético híbrido em que uma parte inicial do genoma corresponde à linhagem BA.1 e o restante à linhagem BA.2.


Governo anuncia reforço de 8 milhões de euros para o financiamento da PMA

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou esta quarta-feira, numa audição em comissão parlamentar, um reforço de oito milhões de euros para o financiamento da procriação medicamente assistida (PMA) contratada para 2022 e avançou que o novo centro de PMA no Algarve abrirá em janeiro de 2023.

António Lacerda Sales esteve presente numa audição sobre o acesso a procedimentos de procriação medicamente assistida, que foi precedida por uma audição do Grupo de Trabalho criado pelo Governo para avaliação do alargamento dos programas de acesso à PMA e promoção de doações ao Banco Público de Gâmetas, onde teve oportunidade de referir que já foram concretizadas várias medidas com vista à concretização das recomendações formuladas pelo grupo de trabalho.

Na sua intervenção, destacou como primeira medida o “aumento significativo” do financiamento da atividade assistencial contratada para 2022, que “foi além daquilo que era recomendado pelo grupo de trabalho (5,4 milhões de euros)”

Segundo António Lacerda Sales, este aumento resultou da revisão e da atualização de tratamentos e da sua valorização em cerca de oito milhões euros, dos quais 1,1 milhões se referem à nova linha de atividade, disse, recordando que em 2021 estavam consignados no orçamento 8.737.000 euros e no, Orçamento para 2022, 16.852.000 euros, mais 93%.

O governante revelou ainda que o novo centro público de PMA do Algarve, anunciado em abril de 2021, entrará em funcionamento em janeiro de 2023, alargando para 10 número de centros no país, considerando que o centro “é essencial para o reforço da equidade geográfica” e tem 691.039 euros destinados a equipamento.


Novos membros nomeados em 11 de julho, Rui Santos Ivo preside.

O novo Conselho Diretivo do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. entrou no dia 12 de julho formalmente em funções para o triénio 2022-2025.

A entrada em funções ocorre após a publicação do Despacho n.º 8456/2022 em Diário da República, onde são designados Rui Santos Ivo, Carlos Lima Alves e Erica Viegas, respetivamente, para os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Vogal Executivo.

Despacho n.º 8456/2022
Finanças e Saúde – Gabinetes do Ministro das Finanças e da Ministra da Saúde
Designa os membros do conselho diretivo do INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P.