Notícias em 14/07/2022

imagem do post do Rastreio Neonatal: 39.397 recém-nascidos estudados no primeiro semestre de 2022

Relatório de Atividades e Gestão de 2021

14/07/2022

A Entidade Reguladora da Saúde divulga o Relatório de Atividades e Gestão de 2021.


Rastreio Neonatal: 39.397 recém-nascidos estudados no primeiro semestre de 2022 – INSA

imagem do post do Rastreio Neonatal: 39.397 recém-nascidos estudados no primeiro semestre de 2022

14-07-2022

Nos primeiros seis meses de 2022, foram estudados 39.397 recém-nascidos no âmbito do Programa Nacional de Rastreio Neonatal (PNRN), coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através da sua Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética, do Departamento de Genética Humana. Comparando com igual período do ano passado, realizaram-se mais 1.722 “testes do pezinho” (37.675).

Os dados do PNRN referentes ao primeiro semestre de 2022 mostram também que o maior número de bebés rastreados se observou nos distritos de Lisboa e do Porto, com 11.731 e 7.251 testes efetuados, respetivamente, seguidos de Setúbal (3.071). Por outro lado, Bragança (266), Guarda (280) e Portalegre (284) foram os distritos com menos recém-nascidos estudados.

PNRN realiza, desde 1979, testes de rastreio de algumas doenças graves, em todos os recém-nascidos, o chamado “teste do pezinho”. O painel das doenças rastreadas é constituído por 26 patologias: hipotiroidismo congénito, fibrose quística e 24 doenças hereditárias do metabolismo, sendo o exame efetuado através da recolha de umas gotículas de sangue no pé da criança, para permitir diagnosticar algumas doenças graves que clinicamente são difíceis de identificar nas primeiras semanas de vida, e que mais tarde podem provocar atraso mental, alterações neurológicas graves, alterações hepáticas ou até situações de coma.

O exame deve ser realizado entre o terceiro e o sexto dia de vida do recém-nascido, porque antes do terceiro dia os valores dos marcadores existentes do sangue do bebé podem não ter valor diagnóstico, e após o sexto dia alguns marcadores perdem sensibilidade, havendo o risco de atrasar o início do tratamento. Todos os casos positivos são posteriormente encaminhados para a rede de Centros de Tratamento, sediados em instituições hospitalares de referência, contribuindo para a prevenção de doenças e ganhos em saúde.


DGS alerta para exposição ao fumo dos incêndios florestais.

Considerando a atual vaga de incêndios em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS), aconselha a população a tentar evitar a exposição ao fumo, mantendo-se dentro de casa com janelas e portas fechadas, em ambiente fresco, e, se possível, ligar o ar condicionado no modo de recirculação de ar.

As crianças, os doentes respiratórios crónicos e os idosos são os mais vulneráveis.

Existem lesões de inalação devidas ao calor que provocam obstrução e risco de infeção. Além da lesão pelo calor, há possibilidade de lesão pelas substâncias químicas do fumo que provocam inflamação e edema com tosse, broncoconstrição e aumento das secreções. Existe ainda a possibilidade de surgirem lesões mais tardias e mais graves, com destruição celular e, que, em casos extremos, causam falência respiratória.

O que fazer em situação de inalação de fumos:

  • Retirar a pessoa do local e evitar que respire o fumo ou esteja exposta ao calor;
  • Pesquisa de sinais de alarme:
    • presença de queimaduras faciais;
    • sinais de dificuldade respiratória;
    • alteração do estado de consciência;
  • Para mais informações ligue para o SNS24: 808 24 24 24. Em caso de emergência ligue o 112.

Mito do leite: não vem descrito em artigos científicos a sua utilidade. O leite não é um antídoto do monóxido de carbono.

Para saber mais, consulte:

Direção-Geral da Saúde > Impacte na saúde da inalação de fumo resultante de incêndios florestais.


Mais de 270 médicos de família estão prontos para ser colocados.

Mais de 270 novos médicos de família estão prontos para iniciar funções no Serviço Nacional de Saúde (SNS), de acordo com informação avançada pela Secretária de Estado da Saúde, Fátima Fonseca.

Na Comissão de Saúde, que decorreu esta quinta-feira, dia 14 de julho, no Parlamento, a governante disse ainda que, o processo de escolhas, no âmbito do concurso para médicos de Medicina Geral e Familiar aberto a 17 de junho, foi concluído há dois dias, havendo, “neste momento, prontos para ser colocados 272 novos médicos de Medicina geral e familiar no sistema”.

Estas contratações, afirmou, correspondem “a um incremento bastante expressivo da cobertura de utentes com médicos de família”.

A Secretária de Estado da Saúde acrescentou ainda que as vagas que ficaram por ocupar podem vir a sê-lo através dos procedimentos concursais a desenvolver a nível regional pelas administrações regionais de saúde, além do concurso de segunda época em novembro ou dezembro, no imediato.


Projeto já apoiou quase duas mil famílias com crianças internadas desde 2017.

O Espaço Familiar Ronald McDonald no Hospital de Santa Maria já apoiou quase duas mil famílias com crianças internadas ou em tratamento no Departamento de Pediatria do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), desde a sua inauguração, em julho de 2017.

Através de fotografias e de histórias, a Fundação Infantil Ronald McDonald pretende agora dar a conhecer a importância deste projeto pioneiro. Uma exposição que foi inaugurada no dia 12 de julho, data do 5ª aniversário do Espaço Familiar de Santa Maria, e que também homenageia os profissionais e voluntários que todos os dias constroem esta ideia que faz a diferença para centenas de famílias.

A exposição “Uma Casa no Hospital”, está patente no Átrio Principal do piso 2 do Hospital de Santa Maria, onde poderá ser visitada até 31 de agosto.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte > Destaques