Notícias em 18/07/2022

Promover a Integração através da Equidade em Saúde

Defesa Nacional, Administração Interna, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Saúde, Ambiente e Ação Climática e Agricultura e Alimentação – Gabinetes da Ministra da Defesa Nacional, do Ministro da Administração Interna, da Ministra da Saúde, do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, da Ministra da Agricultura e da Alimentação e do Secretário de Estado do Trabalho
Declaração da situação de alerta, devido ao risco de incêndio rural, entre as 00h de 18 de julho de 2022 e as 23h59 de 19 de julho de 2022, para todo o território continental


Circular normativa n.º 8/2022
Responsabilidade financeira pelos tratamentos de hemodiálise realizados nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores a doentes do Serviço Nacional de Saúde em situações de deslocação temporária.


Suspensão da comercialização e retirada do mercado nacional de cosméticos que contêm na sua composição Butylphenyl methylpropional (RickiParodi – Moda e Acessórios Profissionais, S.A) – Infarmed

InfarmedImg

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: cos

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; Fax: 21 111 7552; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

18 jul 2022

A Circular Informativa º 022/CD/100.20.200, datada de 14 de março de2022 respeitante à proibição da utilização de ingredientes (Butylphenyl methylpropional e Piritiona de zinco) em produtos cosméticos refere que a esta proibição se aplica desde o passado dia 1 de março de 2022, ou seja, a partir desta data não podem ser comercializados nem disponibilizados ao consumidor produtos cosméticos que tenham na sua composição estas substâncias.

O INFARMED, I.P. no âmbito de uma ação de fiscalização de mercado, constatou a existência no mercado nacional de produtos cosméticos comercializados pela empresa RickiParodi – Moda e Acessórios Profissionais, S.A.,que continham na sua composição o ingrediente Butylphenyl methylpropional. Os referidos produtos encontram-se listados na tabela anexa.

Assim, o INFARMED, I.P. determina o seguinte:

  • As entidades que disponham destes produtos não os podem disponibilizar. Para obter informações adicionais, devem contactar a empresa RickiParodi -Moda e Acessórios Profissionais, S.A;
  • Os consumidores que possuam estes produtos não os devem utilizar.

O Presidente do Conselho Diretivo
Rui Santos Ivo


Suspensão da comercialização e retirada do mercado de cosméticos da marca Salon Line com Butylphenyl methylpropional (GPH Laboratory Services, Lda)

InfarmedImg

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: cos

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; Fax: 21 111 7552; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

18 jul 2022

A Circular Informativa º 022/CD/100.20.200, datada de 14 de março de 2022 respeitante à proibição da utilização de ingredientes (Butylphenyl methylpropional e Piritiona de zinco) em produtos cosméticos refere que a esta proibição se aplica desde o passado dia 1 de março de 2022, ou seja, a partir desta data não podem ser comercializados nem disponibilizados ao consumidor produtos cosméticos que tenham na sua composição estas substâncias.

O INFARMED, I.P. no âmbito de uma ação de fiscalização de mercado, constatou a existência no mercado nacional de produtos cosméticos da marca Salon Line, que continham na sua composição o ingrediente Butylphenyl methylpropional e cuja Pessoa Responsável é a empresa GPH – Laboratory Services, Lda. Assim, o INFARMED, I.P. determinao seguinte:

• As entidades que disponham destes produtos não os podem disponibilizar. Para obter informações adicionais, devem contactar a Pessoa Responsável GPH –Laboratory Services, Lda.

• Os consumidores que possuam estes produtos não os devem utilizar.

O Presidente do Conselho Diretivo

(Rui Santos Ivo)


Promover a Integração através da Equidade em Saúde – DGS

Promover a Integração através da Equidade em Saúde

A Direção-Geral da Saúde acompanha com particular atenção o tema das migrações.. assim, no âmbito do Projeto – “Promover a Integração através da Equidade em Saúde – Fase 2”, são agora divulgados um conjunto de folhetos na área da Migração e Saúde.

Foram desenvolvidos cinco folhetos diferentes, em áreas como o Planeamento Familiar, Vacinação, Acesso aos Cuidados de Saúde, Saúde Mental e Contactos úteis, em 10 idiomas diferentes (inglês, ucraniano, russo, árabe, nepalês, hindi, urdu, romeno, chinês, mandarim).

Os folhetos agora publicados, disponíveis para consulta e download, foram também distribuídos pelas cinco Administrações Regionais de Saúde, Alto Comissariado para as Migrações, Organizações Não Governamentais e Associações que trabalhem com migrantes.

Espera-se que esta informação permita apoiar os migrantes a melhor conhecer os seus direitos na área da saúde, bem como a perceber como se processa o acesso aos cuidados de saúde no nosso país.

Folhetos (conjunto 1) – inglês, nepalês e português

Folhetos (conjunto 2) – mandarim, romeno, russo e ucraniano

Folhetos (conjunto 3) – árabe, hindi e urdu


DGS promove projeto na área da Migração e Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) acompanha com particular atenção o tema das migrações.. assim, no âmbito do Projeto – “Promover a Integração através da Equidade em Saúde – Fase 2”, são agora divulgados um conjunto de folhetos na área da Migração e Saúde.

Foram desenvolvidos cinco folhetos diferentes, em áreas como o Planeamento Familiar, Vacinação, Acesso aos Cuidados de Saúde, Saúde Mental e Contactos úteis, em 10 idiomas diferentes (inglês, ucraniano, russo, árabe, nepalês, hindi, urdu, romeno, chinês, mandarim).

De acordo com a DGS, os folhetos agora publicados, disponíveis para consulta e download online, foram também distribuídos pelas cinco Administrações Regionais de Saúde, Alto Comissariado para as Migrações, Organizações Não Governamentais e Associações que trabalhem com migrantes.

Espera-se que esta informação permita apoiar os migrantes a melhor conhecer os seus direitos na área da saúde, bem como a perceber como se processa o acesso aos cuidados de saúde no nosso país.

Para saber mais:


“Determinação e graduação das sanções disciplinares” em debate, dia 20 de julho.

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) realiza no dia 20 de julho, entre as 15 e as 16 horas, uma sessão de sensibilização sobre a “Determinação e graduação das sanções disciplinares”.

De acordo com a IGAS, a sessão, em formato virtual, destina-se aos dirigentes e trabalhadores de entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) responsáveis pela tramitação de processos de natureza disciplinar e terá como orador António Pires Abreu, inspetor da Equipa Multidisciplinar para a Qualidade e Direitos dos Cidadãos.

Esta iniciativa enquadra-se num conjunto de sessões de capacitação e sensibilização sobre o exercício do poder disciplinar que a IGAS irá para promover até ao final de 2022, e que visam contribuir para uma maior autonomia e tecnicidade dos estabelecimentos e serviços do SNS e organismos integrados ou tutelados pelo Ministério da Saúde.

A participação é gratuita, mediante inscrição, até dia 20 de julho, às 12h30, neste formulário eletrónico.

Para saber mais, consulte:

IGAS > Inscrição


Mais de 6 mil visitas e de 101 mil quilómetros percorridos

Ao fim de três anos de atividade, a Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital Distrital de Santarém (HDS) percorreu mais de 101 mil quilómetros, tendo realizado um total de 6 039 visitas e admitido 463 doentes.

O balanço foi apresentado pela equipa da UHD, na conferência organizada a semana passada para dar a conhecer os resultados alcançados ao longo destes três anos.

A UHD do HDS iniciou atividade a 28 de junho de 2019, permitindo que os doentes que reúnem um determinado conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos possam estar internados no conforto do seu domicílio.

Desde que entrou em funcionamento, em junho de 2019, esta valência do Hospital de Santarém tem permitido que os doentes que reúnem um determinado conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos possam estar internados no conforto do seu domicílio.

A cobertura geográfica tem vindo a ser alargada e, atualmente, assegura a prestação de cuidados à população dos concelhos de Santarém, Alpiarça, Almeirim, Rio Maior e Cartaxo.

Inquérito revela que os utentes internados na UHD e seus cuidadores estão “muito satisfeitos”

Um inquérito por questionário, de natureza confidencial e anónima, enviado a utentes internados na UHD e seus familiares/cuidadores, no período de 1 janeiro a 31 de dezembro de 2021, revelou que a maioria dos inquiridos apresentam níveis elevados de satisfação em todas as dimensões avaliadas (qualidade/atendimento; continuidade de cuidados; acesso; segurança).

Os resultados obtidos em todas as dimensões avaliadas aproximaram-se do valor máximo possível. Numa escala de 1 a 5, os utentes revelaram um nível de satisfação de 4,84 e os cuidadores de 4,64, concluindo-se que, de um modo geral, os utentes e cuidadores se encontram “muito satisfeitos” com os cuidados prestados pelos profissionais da UHD.

Para saber mais, consulte:

Hospital Distrital de Santarém – http://www.hds.min-saude.pt/


HFF assina protocolo para articulação/resolução de altas hospitalares

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) assinou um protocolo com o Instituto da Segurança Social para articulação/resolução de altas hospitalares.

De acordo com o HFF, este “Protocolo de Colaboração Protelamento Altas Sociais – Alta Hospitalar Certa” tem como finalidade identificar a melhor resposta pós-alta clínica das pessoas que não se encontram com autonomia para regressar ao seu domicílio, com apoio das respostas sociais da comunidade.

“O objetivo é promover a cooperação entre as entidades de saúde e de apoio social, para garantirmos uma continuidade de cuidados no pós-alta hospitalar a utentes que apenas necessitam de apoio social” afirma Alexandra Ferreira, vogal executiva do Conselho de Administração do HFF. “Atualmente, existem 45 doentes internados com alta hospitalar atribuída que aguardam uma resposta social.

“Com este protocolo, agora assinado, estamos confiantes que iremos encontrar novas soluções, melhorando assim a capacidade de resposta aos doentes agudos que necessitam de cuidados de saúde.” conclui Alexandra Ferreira.

Para saber mais, consulte:

HFF – https://hff.min-saude.pt/