Notícias em 21/07/2022

Informação semanal sobre Infeção Humana por vírus Monkeypox – Nº 003

Informação semanal sobre Infeção Humana por vírus Monkeypox – Nº 003

Informação semanal sobre Infeção Humana por vírus Monkeypox – Nº 003

Informação sobre número de casos em Portugal até 20 de julho de 2022

A 3 de maio foi detetada a presença do vírus Monkeypox (VMPX) em Portugal, com a confirmação laboratorial de cinco casos de infeção humana por VMPX. Desde então até 13 de julho de 2022, foram identificados 588 casos confirmados.

A 16 de julho foi iniciada a vacinação dos primeiros três contactos próximos de casos, com critérios de elegibilidade de acordo com a Norma 006/2022 de 12/07/2022.  Desde então, continuam a ser identificados e orientados para vacinação os contactos elegíveis nas diferentes regiões.


Estudo sobre exposição das crianças e adolescentes ao marketing digital de alimentos e bebidas

Estudo sobre exposição das crianças e adolescentes ao marketing digital de alimentos e bebidas

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS), em colaboração com a Organização Mundial da Saúde Europa (World Health Organization) e com o apoio do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB), está a fazer um estudo de enorme relevância em termos de saúde pública com o objetivo principal de avaliar a exposição ao marketing digital de alimentos e bebidas.

Neste estudo podem participar crianças e adolescentes portugueses com idades entre os 3 e os 18 anos que utilizem dispositivos móveis com sistema operativo Android.

Caso tenha filhos/educandos nesta faixa etária e interesse em participar no estudo consulte o link: https://lnkd.in/d8H4QsUq

Agradecemos também a divulgação do estudo!


Unidade de procriação medicamente assistida foi recertificada pela APCER.

A APCER – Associação Portuguesa de Certificação recertificou, recentemente, a unidade de procriação medicamente assistida (UPMA) do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE).

Certificada desde 2010 no âmbito da ISO 9001:2008, a norma NP EN ISO 9001:1015, agora em vigência, pretende, de acordo com Eduarda Felgueira, Diretora da UPMA, “determinar a conformidade do sistema de gestão da organização, assegurar o cumprimento dos requisitos estatutários, regulamentares e contratuais aplicáveis e alcançar os objetivos especificados.

A Diretora da UPMA salienta ainda a importância desta certificação, que vai muito mais além de “um requisito legal para todos os Centros de procriação medicamente assistida (CPMA)”, na medida em que “permite que toda a atividade da UPMA seja continuamente monitorizada, no que diz respeito ao cumprimento dos seus objetivos, em termos de produtividade e de todos os requisitos aplicáveis aos CPMA (legais, segurança, rastreabilidade, controlo de risco, satisfação dos utentes, entre outros)”.

A unidade de procriação medicamente assistida do CHVNGE entrou em funcionamento em 1991, atende cerca de 700 utentes por mês, entre consultas e realização de meios complementares de diagnóstico e terapêutica, contabilizando, até à data, mais de 3500 crianças nascidas.

Para saber mais, consulte:

CHVNGE > Notícias


CHULC realizou o transplante hepático número 2.500

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) alcançou há duas semanas o marco de 2.500 transplantes hepáticos, com uma cirurgia realizada no Hospital Curry Cabral, no dia 6 de julho, a um homem ucraniano com 61 anos, anunciou o centro hospitalar.

De acordo com o Diretor do serviço de cirurgia geral do CHULC, Hugo Pinto Marques, a cirurgia, que durou cerca de quatro horas, “decorreu sem problemas nenhuns, como felizmente decorre a maior parte destes transplantes mais usuais e com uma equipa como a nossa, que já tem muita experiência”.

O primeiro transplante hepático no Hospital de Curry Cabral foi realizado em setembro de 1992 e, quase 30 anos depois, o CHULC é atualmente o centro hospitalar em Portugal com maior número de doentes transplantados ao fígado, sendo que Coimbra contabiliza cerca de 1.600 e o Porto cerca de 1.550.

A cirurgia número 2.500 foi realizada por uma equipa constituída por cinco cirurgiões, um anestesista e três enfermeiras.

Para saber mais, consulte:

CHULC > Notícias