Notícias em 25/07/2022

Dia Mundial das Hepatites Virais – DGS

Dia Mundial das Hepatites Virais

No dia 28 de julho, assinala-se o Dia Mundial das Hepatites Virais. A Direção-Geral da Saúde assinala o dia com um evento de apresentação do Relatório do Programa Nacional das Hepatites Virais.

Marque na agenda e junte-se a nós no dia 28 de julho.

Pode assistir no Youtube ou no Facebook na DGS.

Consulte o programa anexo.


Bloco Operatório tem novo equipamento para procedimentos ortopédicos.

O Centro Hospitalar de Leiria dispõe de um novo equipamento para procedimentos ortopédicos no Bloco Operatório do Hospital de Alcobaça – Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO).

O Mini Arco em C com detetor digital direto dedicado a procedimentos ortopédicos de extremidades, que representou um investimento de 98.400 euros, permite a intervenção da Unidade Funcional de Cirurgia Ambulatória da Mão e Artroscopia, em utentes com patologia traumática do membro superior em regime de ambulatório, de forma regular.

Este novo equipamento “tem como objetivo a efetivação das transferências de cirurgia de trauma do membro superior para a Unidade Funcional de Cirurgia Ambulatória da Mão e Artroscopia, evitando o internamento e a ocupação das salas de Urgência e eletivas no Bloco Operatório Central, para utentes com patologia traumática do membro superior”, explicou Carlos Pina, coordenador da Unidade Funcional.

“Com estas cirurgias haverá um ganho assistencial enorme, assim como uma poupança de recursos económicos importante, permitindo aos utentes serem intervencionados de uma forma cómoda, diminuindo riscos e gastos associados a internamentos, e permitindo reafectar recursos humanos e económicos”, acrescentou o responsável.

Licínio de Carvalho, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria, salientou que o novo equipamento “possibilita a descentralização dos procedimentos realizados no Hospital de Santo André, bem como a introdução de novas técnicas mais diferenciadas, mais seguras e menos invasivas para o doente”.

A Unidade Funcional de Cirurgia Ambulatória da Mão e Artroscopia entrou em funcionamento em março de 2021 no Hospital de Alcobaça e dedica-se à cirurgia da mão. Também realiza cirurgias como a artroscopia no joelho, tornozelo e outras. No primeiro ano de funcionamento, a unidade realizou 495 cirurgias.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar de Leiria – https://www.chleiria.pt/


Centro Hospitalar cria Equipa Comunitária para a Infância e Adolescência.

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai criar uma Equipa Comunitária de Saúde Mental para a Infância e Adolescência. O objetivo é aproximar os serviços de Saúde Mental da população mais jovem que acompanha e assegurar respostas focadas na prevenção, através do melhor entendimento do contexto onde as pessoas vivem, permitindo uma intervenção mais efetiva nos problemas de saúde mental.

A equipa deverá ficar constituída até 30 de setembro para iniciar atividade e fica sob a responsabilidade do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do CHL.

«Desde há várias décadas, diversos estudos salientam o facto de os cuidados prestados às pessoas com doença mental grave em contexto comunitário, serem mais eficazes do que modelos de prestação de cuidados de base hospitalar (PNSM, 2008)», salienta Graça Milheiro, diretora do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do CHL.

«A evidência científica mostra que as intervenções na comunidade, mais próximas das pessoas, são as mais eficazes e as que acolhem as preferências dos indivíduos com doença mental e suas famílias, pelo que tem havido uma crescente preocupação em desenvolver serviços na comunidade em Portugal.»

A constituição da nova equipa integra o Despacho n.º 8455/2022, que contempla a criação, em 2022, de cinco Equipas Comunitárias de Saúde Mental para a Infância e Adolescência, onde se inclui a do CHL, conforme previsto no Plano de Recuperação e Resiliência.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar de Leiria – https://www.chleiria.pt/


Vários serviços do centro hospitalar mantêm certificação.

Os Serviços de Esterilização, Farmacêuticos, Imagiologia, Imuno-hemoterapia e Laboratório de Genética do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) renovaram a certificação no processo de gestão da qualidade pela norma ISO 9001:2015, em junho de 2022.

A Certificação ISO 9001:2015 “representa o compromisso com a qualidade dos serviços prestados aos utentes/clientes, bem como o empenho numa melhoria contínua do sistema”, explica Clara Branco, Diretora do Serviço de Gestão da Qualidade do CHTMAD.

A implementação de um sistema de gestão da qualidade como a ISO 9001 visa atingir objetivos como o aumento da confiança, interna e externa, nos serviços prestados, a reorganização/estruturação dos serviços, aumentar a motivação dos colaboradores, dar prestígio aos serviços, ter maior controlo dos custos de não qualidade e, principalmente, aumentar a satisfação dos utentes/clientes.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro – https://www.chtmad.min-saude.pt/


Mais de oito milhões de chamadas atendidas em 2022.

O SNS 24 já atendeu, em 2022, mais de oito milhões de chamadas, um recorde, que ultrapassa as mais de seis milhões de chamadas registadas no ano passado.

“O SNS 24 comemora cinco anos de atividade e, só este ano, já atendeu mais de oito milhões de chamadas. 2022 é o ano com o maior número de chamadas de sempre, ultrapassando os mais de seis milhões de atendimentos realizados em 2021”, destacaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), em comunicado.

De acordo com os dados da SPMS, cerca de 2,8 milhões de chamadas foram resolvidas automaticamente.

A linha SNS24 também inclui, desde abril de 2020, a Linha de Aconselhamento Psicológico, que “prestou apoio a mais de 167 mil pessoas”, tendo este ano já atendido mais de 40 mil chamadas. “Este serviço passou a ser disponibilizado em língua inglesa e, em apenas três meses, atendeu mais de 2.100 chamadas de cidadãos não falantes de português”, refere a SPMS.

Por sua vez, a app SNS 24 registou 7,5 milhões de ‘downloads’, permitindo o acesso dos cidadãos a um conjunto de informações de saúde, como o Boletim de Vacinas, receitas, requisições e os resultados de exames médicos.

O Portal SNS 24 foi visitado, este ano, por mais de 21 milhões de utilizadores.

A SPMS destaca ainda a existência de 250 Balcões SNS 24, criados durante a pandemia, que “prestam apoio presencial assistido aos serviços digitais do SNS e à realização de teleconsultas em espaços localizados em juntas de freguesia, estabelecimentos residenciais e estabelecimentos prisionais”.

Para saber mais, consulte:

SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde – https://www.spms.min-saude.pt/


Portugal já implementou as medidas fundamentais de resposta ao surto.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) afirmou que Portugal já adotou as medidas fundamentais para responder à Monkeypox, um surto que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a decretar, no dia 23 de julho, a emergência de saúde pública internacional.

A nível nacional “já estão implementadas as medidas fundamentais” para responder ao surto que surgiu a 3 de maio, com confirmação laboratorial dos primeiros cinco casos, e que já resultou em 588 pessoas infetadas. A declaração da OMS “não implica muito mais do que aquilo que está a ser feito”, explicou Margarida Tavares, porta-voz da DGS para o surto da Monkeypox em Portugal, citada pela agência Lusa.

Apesar de Portugal ser um dos países do mundo mais afetados pela Monkeypox, em termos do número de casos diagnosticados, “o que temos assistido é um número constante semanal e até com uma tendência ligeiramente decrescente”, salientou a médica, acrescentando que Portugal não está numa “situação de enorme alarme”.

A OMS declarou o surto de Monkeypox como uma emergência de saúde pública de preocupação internacional, o nível mais alto de alerta, quando estão notificados mais de 16 mil casos em 75 países.


Comissão Europeia lança consulta pública – DGS

Comissão Europeia lança consulta pública

Desde a comunicação da Comissão de 2010 intitulada «O papel da UE na saúde mundial», que lançou as bases para a ação da UE pela primeira vez, registaram-se mudanças significativas na saúde e na geopolítica a nível mundial. Estas mudanças incluem: (i) os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas; (ii) a pandemia de COVID-19; (iii) a Estratégia da UE Global Gateway; (iv) o efeito crescente das alterações climáticas e da perda de biodiversidade; (v) a evolução das doenças infeciosas e não transmissíveis e (vi) as recentes alterações na arquitetura mundial em matéria de saúde.

Neste contexto, a Comissão Europeia lançou uma consulta pública, que se encontra a decorrer até ao próximo dia 19 de setembro, e que tem por objetivo permitir que um vasto leque de participantes, desde as partes interessadas ao público, dê a sua opinião sobre o que a estratégia global de saúde deve incluir.

Os contributos podem ser apresentados em qualquer uma das línguas oficiais da EU, sendo que os que forem considerados relevantes serão integrados numa base sólida que irá ser criada para a estratégia, baseada em dados concretos. Os resultados dessas atividades de consulta complementarão os dados provenientes de outras fontes fiáveis (por exemplo, estudos).

Informações adicionais poderão ser consultadas em https://ec.europa.eu/info/law/better-regulation/have-your-say/initiatives/13506-Saude-mundial-uma-nova-estrategia-da-UE_pt.