Notícias em 26/07/2022

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 26-07-2022

Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 26-07-2022 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 26-07-2022

26-07-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Até à data, foram analisadas 39.622 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 304 concelhos de Portugal.

Segundo o relatório do INSA, a linhagem BA.5 da variante Omicron é dominante em Portugal desde a semana 19 (9 a 15 de maio), apresentando uma frequência relativa de 95% de acordo com a mais recente amostragem aleatória por sequenciação na semana 28 (11 a 17 de julho). A linhagem BA.4 da variante Omicron, que havia registado um aumento de frequência relativa na semana 26, tem vindo a decrescer nas últimas duas amostragens semanais (semanas 27 a 28), representando 2,7% das sequências analisadas.

Por outro lado, a linhagem BA.2 da variante Omicron, dominante em Portugal entre as semanas 8 (21 a 27 de fevereiro) e 19 (9 a 15 de maio), tem tido uma frequência relativa continuamente decrescente, registando 2,4% nas semanas 27 e 28. Têm vindo a ser monitorizadas linhagens com uma mutação adicional na posição L452 da proteína Spike (associadas à resistência a anticorpos neutralizantes), sendo que, entre estas, se destaca a circulação em Portugal da linhagem BA.2.12.1, a qual tem apresentado uma frequência relativa flutuante nas últimas semanas, não tendo, até à data, ultrapassado os 2%. É de notar que ainda não foi detetada qualquer sequência da sublinhagem de interesse BA.2.75 em Portugal.

documento do INSA estima ainda que a circulação da linhagem BA.1 da variante Omicron, que foi dominante em Portugal entre as semanas 51/2021 e 7/2022, seja atualmente residual.

O relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal, divulgado semanalmente pelo INSA, tem agora uma nova apresentação gráfica, que inclui um ponto de situação semanal simplificado de página única, o qual é complementado com a disponibilização de novos gráficos interativos no website dedicado ao estudo da diversidade genética do SARS-CoV-2. Esta atualização tem como objetivo facilitar a consulta e exploração dos dados deste trabalho, enriquecendo o conhecimento sobre a circulação das linhagens variantes genéticas do vírus SARS-CoV-2 em Portugal.


Hospital aumenta atividade assistencial no primeiro semestre de 2022.

O Hospital do Espírito Santo de Évora registou um aumento da atividade assistencial no primeiro semestre de 2022, face ao período homólogo de 2021. O aumento verifica-se em todas as linhas de atividade clínica, com particular destaque na área de Urgência.

Registaram-se 36.961 atendimentos no Serviço de Urgência nos primeiros seis meses do ano de 2022, face a 26.102, em 2021, que corresponde a um aumento de 42%. Trata-se da atividade onde se verifica um aumento maior de um ano para o outro, e que corresponde a valores em linha com a realidade pré-pandemia.

O número de doentes intervencionados também aumentou 17%, face ao primeiro semestre do ano anterior, sendo que em 2021 foram intervencionados 5.518 doentes, comparativamente a 6.440, em 2022. Nos internamentos, nos primeiros seis meses de 2021 foram registados 5.377 doentes internados e, em 2022, registaram-se 6.152 internamentos, no mesmo período.

O número de consultas externas realizadas também aumentou. Neste período, em 2021, decorreram 84.876 consultas e, no primeiro semestre deste ano, 89.778, um aumento de 6% que reflete o esforço dos profissionais para a retoma da atividade pré-pandemia.

Para saber mais, consulte:

Hospital do Espírito Santo de Évora > Notícias


Alentejo vai ter Equipa Comunitária de Saúde Mental para Adultos.

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) vai ter em ação uma das cinco Equipas Comunitárias de Saúde Mental para Adultos que entrarão em funcionamento, de acordo com o Despacho n.º 8455/2022, publicado a 11 de julho em Diário da República.

 A constituição destas Equipas está prevista no Plano de Recuperação e Resiliência e permitirá uma resposta de maior proximidade às pessoas com doença mental, devendo assegurar que o tratamento decorre na comunidade, em articulação com outros profissionais de saúde e outros níveis de cuidados, contribuindo para a redução do estigma e da discriminação, frequentemente associados à doença mental.

Estas equipas são constituídas por um médico com a especialidade de psiquiatria, dois enfermeiros, sendo um enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiátrico, um psicólogo clínico, um técnico superior de serviço social, um técnico superior de diagnóstico e terapêutica, com a profissão de terapeuta ocupacional, e um assistente técnico.

Para saber mais, consulte:

Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano > Notícias


Instituto Ricardo Jorge promove 3.ª edição do Dia do Jovem Investigador

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove 3.ª edição do Dia do Jovem Investigador

26-07-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) promove, dia 8 de novembro de 2022, nas suas instalações em Lisboa, a terceira edição do Dia do Jovem Investigador do INSA. O evento tem como principal objetivo a divulgação do trabalho de investigação realizado na instituição por jovens investigadores com idade inferior a 35 anos, bem como por outros colaboradores que estejam a desenvolver investigação em projetos de mestrado ou doutoramento.

Esta iniciativa dá aos jovens investigadores a oportunidade de divulgar a sua contribuição para a produção científica e tecnológica do INSA, perante uma audiência diversificada. O programa do evento prevê ainda a intervenção de dois convidados, que serão responsáveis por duas comunicações sobre abordagens e pensamento científico e desenvolvimento de carreira para jovens investigadores.

As comunicações orais e os posters a apresentar no Dia do Jovem Investigador abordarão diferentes áreas temáticas como Genética Humana, Doenças Infeciosas, Epidemiologia, Saúde Ambiental, Promoção da Saúde, e Alimentação e Nutrição. As restantes contribuições serão discutidas em formato de poster. Serão atribuídos dois prémios, um para a melhor comunicação oral, outro para melhor poster. As intervenções poderão ser acompanhadas por todos os interessados via streaming nos canais digitais do INSA.

O Dia do Jovem Investigador é uma iniciativa conjunta do Conselho Diretivo e do Conselho Científico do INSA e visa proporcionar a todos os interessados o contacto direto com a produção científica e tecnológica dos jovens investigadores do INSA, dando a conhecer o seu contributo a este Instituto, enquanto Laboratório do Estado no setor da Saúde, laboratório nacional de referência e observatório nacional de saúde.