Notícias em 02/08/2022

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 02-08-2022

Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 02-08-2022 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 02-08-2022

02-08-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Até à data, foram analisadas 39.888 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 304 concelhos de Portugal.

Segundo o relatório do INSA, a linhagem BA.5 da variante Omicron é dominante em Portugal desde a semana 19 (9 a 15 de maio), apresentando uma frequência relativa de 96% de acordo com a mais recente amostragem aleatória por sequenciação na semana 29 (18 a 24 de julho). A linhagem BA.4 da variante Omicron tem registado uma frequência relativa estável nas últimas amostragens semanais, representando 2,4% das sequências analisadas nas semanas 28 e 29.

Por outro lado, a linhagem BA.2 da variante Omicron, dominante em Portugal entre as semanas 8 (21 a 27 de fevereiro) e 19 (9 a 15 de maio), tem tido uma frequência relativa continuamente decrescente, registando 1,7% nas semanas 28 e 29. Têm vindo a ser monitorizadas linhagens com uma mutação adicional na posição L452 da proteína Spike (associadas à resistência a anticorpos neutralizantes), sendo que, entre estas, se destaca a circulação em Portugal da linhagem BA.2.12.1, embora a sua frequência relativa não tenha ultrapassado, até à data, os 2%. É de notar que ainda não foi detetada qualquer sequência da sublinhagem de interesse BA.2.75 em Portugal.

documento do INSA estima ainda que a circulação da linhagem BA.1 da variante Omicron, que foi dominante em Portugal entre as semanas 51/2021 e 7/2022, seja atualmente residual.

O relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal, divulgado semanalmente pelo INSA, tem agora uma nova apresentação gráfica, que inclui um ponto de situação semanal simplificado de página única, o qual é complementado com a disponibilização de novos gráficos interativos no website dedicado ao estudo da diversidade genética do SARS-CoV-2. Esta atualização tem como objetivo facilitar a consulta e exploração dos dados deste trabalho, enriquecendo o conhecimento sobre a circulação das linhagens variantes genéticas do vírus SARS-CoV-2 em Portugal.


Suspensão imediata da comercialização e retirada do mercado nacional de produtos cosméticos da marca CNTENDENCE (com Butylphenyl methylpropional) – Infarmed

InfarmedImg

Circular Informativa N.º088/CD/100.20.200

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: cos

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; Fax: 21 111 7552; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

02 ago 2022

A Circular Informativa º 022/CD/100.20.200, datada de 14 de março de 2022 respeitante à proibição da utilização de ingredientes (Butylphenyl methylpropional e Piritiona de zinco) em produtos cosméticos refere que a esta proibição se aplica desde o passado dia 1 de março de 2022, ou seja, a partir desta data não podem ser comercializados nem disponibilizados ao consumidor produtos cosméticos que tenham na sua composição estas substâncias.

O INFARMED, I.P. no âmbito de uma ação de fiscalização de mercado, constatou a existência no mercado nacional de produtos cosméticos da marca CNTENDENCE, cuja Pessoa Responsável é a empresa Cosmética do Norte Sociedade de Representações, Lda., que continham na sua composição o ingrediente Butylphenyl methylpropional. Os referidos produtos encontram-se listados na tabela anexa.

Assim, o INFARMED, I.P. determina o seguinte:

• As entidades que disponham destes produtos não os podem disponibilizar. Para obter informações adicionais, devem contactar a empresa Cosmética do Norte Sociedade de Representações, Lda.;

• Os consumidores que possuam estes produtos não os devem utilizar.

A Vogal do Conselho Diretivo
Erica Rodrigues Viegas


António Sales inaugura os dois primeiros Balcões SNS 24 no Alentejo.

“Estes balcões, mais que computadores em secretárias, são portas de acesso ao nosso Serviço Nacional de Saúde”, disse António Lacerda Sales, no dia 2 de agosto, em Santiago do Cacém, na cerimónia de assinatura dos protocolos de adesão ao projeto Balcão SNS 24.

Os dois novos balcões, instalados nas freguesias de Vale de Santiago, município de Odemira, e de São Francisco da Serra, no concelho de Santiago do Cacém, são os dois primeiros instalados na região do Alentejo.

Os Balcões SNS 24 permitem, de forma rápida e segura, marcar e realizar teleconsultas, marcar consultas nos cuidados de saúde primários, pedir isenção de taxas moderadoras, renovar medicação habitual, consultar exames, aceder a receitas de medicamentos, entre outros serviços.

Nas palavras do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, os Balcões SNS 24 são “especialmente útil para a população sénior do território e, por isso, mais vulnerável e com maior necessidade de acesso e dificuldades acrescidas de locomoção”.

“Este é mais um excelente exemplo a tecnologia pode aproximar os cidadãos dos serviços, ajustando-os às necessidades da população, e colocando o cidadão no centro do sistema”, considerou o governante.

Em Portugal são já 253 os balcões em funcionamento em juntas de freguesia, espaços do cidadão, estabelecimentos residenciais e estabelecimentos prisionais.

A cerimónia contou com a presença do presidente da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro, da Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, Catarina Filipe, do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha e da Vereadora da Câmara Municipal de Odemira, Isabel Raposo.


Oito novos médicos no Hospital Distrital de Santarém

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) contrata oito novos médicos especialistas, que vêm reforçar o quadro médico do hospital a partir do dia da primeira semana de agosto.

O HDS dá as boas-vindas aos novos médicos, dos quais dois especialistas de medicina interna, um especialista de medicina intensiva, um especialista de cirurgia geral, um otorrinolaringologista, um psiquiatra, um pediatra e um cardiologista, que se juntam à equipa de profissionais do Hospital empenhada em prestar os melhores cuidados de saúde à comunidade, uma população residente de cerca de 200 mil habitantes, distribuídos por nove concelhos na Lezíria do Tejo.

Para saber mais, consulte:

Hospital Distrital de Santarém – http://www.hds.min-saude.pt/