Notícias em 08/08/2022

Circular Informativa n.º 7/2022
Regime remuneratório do trabalho suplementar realizado por médicos em serviços de urgência aprovado pelo Decreto-Lei n.º 50-A/2022, de 25 de julho


Estudo do Instituto Ricardo Jorge e da Direção-Geral da Saúde robustece evidência sobre efetividade da vacina para linhagens BA.2 e BA.5 – INSA

imagem do post do Estudo do Instituto Ricardo Jorge e da Direção-Geral da Saúde robustece evidência sobre efetividade da vacina para linhagens BA.2 e BA.5

08-08-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e a Direção-Geral da Saúde (DGS), em colaboração com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), o Algarve Biomedical Center e a Unilabs, realizaram um estudo epidemiológico sobre a efetividade da vacina contra a COVID-19, comparando o risco de infeção e de hospitalização pelas linhagens BA.2 e BA.5 da variante Omicron do vírus SARS-CoV-2. As conclusões apontam no sentido que a vacinação de reforço continua a prevenir substancialmente consequências mais graves da doença para ambas as linhagens.

Este trabalho, que contempla casos de pessoas infetadas entre o período de 25 de abril de 2022 e 10 de junho de 2022, estimou que o risco de infeção pela linhagem BA.5 em pessoas vacinadas é semelhante ao risco de infeção pela linhagem BA.2, uma tendência verificada tanto em indivíduos com o esquema vacinal completo, como em indivíduos com a dose de reforço.

Nos casos de doença mais grave, o estudo demonstrou uma redução da proteção dada pela dose de reforço da vacina para a linhagem BA.5, comparativamente à imunização conferida para a BA.2. Contudo, e apesar desta menor efetividade, os investigadores concluíram também que a vacinação de reforço continua, ainda assim, a reduzir de forma substancial o risco de hospitalização e de morte, na sequência de infeção pela linhagem BA.5, em 77% e 88%, respetivamente.

O trabalho dos especialistas do INSA e da DGS contribui, assim, para robustecer a evidência científica sobre a efetividade das vacinas para a linhagem BA.5 da variante Omicron, atualmente dominante em Portugal e noutros países da Europa, bem como para evidenciar a importância da vacinação de reforço para uma maior proteção contra a COVID-19. Os detalhes do estudo podem ser consultados na plataforma MedRXiv, através deste link.


amamentacao_650

CHULN com nota máxima atribuída pela Entidade Reguladora da Saúde

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) teve nota máxima no último relatório do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde/Entidade Reguladora da Saúde, no que diz respeito ao indicador Aleitamento Materno Exclusivo.

O CHULN é um Hospital Amigo dos Bebés, com certificação renovada pela UNICEF em 2019. Além de todos os serviços envolvidos, da Obstetrícia à Pediatria, a Comissão do Hospital Amigo dos Bebés do CHULN acompanha de perto a avaliação nesta área, onde a promoção do aleitamento materno é fundamental.

O CHULN recorda que amamentação ou aleitamento materno tem diversas vantagens para o bebé e para a mãe, quando comparado com o aleitamento artificial.

O leite materno adapta-se nutricionalmente às necessidades do bebé, as quais variam de acordo com o tempo de vida. É de fácil digestão/absorção e melhor tolerado, o que reduz o risco de cólicas, diarreia, desidratação, regurgitação e prisão de ventre.

Diminui o risco de obesidade infantil e contém substâncias protetoras contra infeções e alergias e reforça o sistema imunitário. Reduz o risco de aparecimento de algumas doenças crónicas na idade adulta, como a diabetes, doença cardiovascular, e doença inflamatória intestinal, bem como a probabilidade de hospitalização do bebé.

Para a mãe, o aleitamento também apresenta diversas vantagens, nomeadamente a contração do útero (reduzindo o risco de hemorragia após o parto), redução do risco de cancro da mama, do ovário e de osteoporose e promoção da vinculação ao bebé.

Para saber mais, consulte:

CHULN – http://www.chln.min-saude.pt/


Importância dos sistemas alimentares sustentáveis em debate.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) organiza, dia 17 de novembro de 2022, nas suas instalações em Lisboa, a primeira edição do International Congress on Food, Nutrition & Public Health (ICFNH). Sob o tema “Towards a sustainable future”, este congresso multidisciplinar terá como objetivo debater a importância dos sistemas alimentares sustentáveis, nas vertentes da alimentação, nutrição e saúde pública.

Ao longo dos últimos anos, a evidência científica tem demonstrado que existe uma forte relação entre a alimentação, o estilo de vida, e o desenvolvimento precoce de graves problemas de saúde pública, que levam a uma diminuição da qualidade de vida e à mortalidade prematura da população. No ICFNH 2022 serão debatidas questões como a produção e o consumo sustentável de alimentos, as estratégias nutricionais sustentáveis e o impacto da abordagem sustentável da alimentação e da nutrição na saúde pública.

De acordo com o INSA, este congresso contará com intervenções de prestigiados oradores nacionais e internacionais, para além da possibilidade de submissão de comunicações orais e em painel, e é dirigido a todos os interessados nestas temáticas, nomeadamente profissionais de saúde, laboratórios, comunidades académica e científica, e indústria. Estão abertas as inscrições, com preços que variam desde os 10 euros (para os interessados em participar de forma virtual) até aos 50 euros, para quem quiser estar presente fisicamente no evento. Há ainda descontos para estudantes, mediante apresentação de comprovativo.

O Departamento de Alimentação e Nutrição é um dos seis departamentos técnico-científicos do Instituto Ricardo Jorge, desenvolvendo a sua atividade nas áreas da segurança alimentar e nutrição. Tem como objetivos a promoção da saúde, a prevenção de doenças de origem alimentar e a melhoria do estado nutricional da população, através de ações de investigação e desenvolvimento, vigilância, referência, prestação de serviços diferenciados, formação, informação e consultoria. Desde julho de 2015, é Centro Colaborativo da OMS para a Nutrição e Obesidade Infantil.

Para saber mais, consulte:


Iniciativa do Centro Rovisco Pais visa promover a inclusão.

O Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais (CMRRC-RP) vai realizar, juntamente com outros parceiros, uma aula de surf adaptado, no dia 10 de agosto, pelas 09h30, na Praia da Tocha, concelho de Cantanhede.

Em comunicado, o CMRRC-RP refere que esta atividade «tem como objetivo principal a dinamização de uma prática desportiva que procura proporcionar emoções positivas, estados de liberdade e comportamentos preventivos perante o mar, às pessoas com incapacidade, que reúnam condições clínicas favoráveis à prática de surf adaptado».

A iniciativa, de modo a promover a inclusão, está aberta à participação de pessoas com incapacidade externas aquele centro de reabilitação, sediado na vila da Tocha. As inscrições devem ser feitas através do email secretariado@roviscopais.min-saude.pt ou através dos contactos 231 440 900, 231 440 938.

Para saber mais, consulte:

CMRRC-RP – https://www.roviscopais.pt/


Programa de Transplantação certificado por mais quatro anos.

O Instituto Português de Oncologia Porto (IPO Porto) voltou a ser acreditado pelo «The Joint Accreditation Committee» (JACIE-FACT) para a transplantação alogénica e autóloga em doentes adultos e pediátricos, por um período de mais quatro anos.

O IPO Porto foi o primeiro hospital do Serviço Nacional de Saúde a obter este certificado de qualidade, reconhecimento que possui desde 2014, sendo este o único sistema de acreditação internacional para unidades de transplante de medula e terapias celulares, para doentes adultos e pediátricos.

A continuidade deste reconhecimento é para o IPO Porto, e particularmente para os serviços de Transplantação de Medula Óssea, de Terapia Celular e de Pediatria, um selo de garantia de qualidade dos cuidados de saúde prestados ao doente nesta área, uma vez que se trata de uma avaliação internacional independente que certifica os melhores centros do mundo.

Para saber mais, consulte:

IPO Porto > Notícias


Centro Hospitalar do Médio Tejo com mais 11 médicos especialistas.

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) contratou 11 médicos especialistas para reforçar os quadros dos hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas.

De acordo com a administração do CHMT, quatro são especialistas de Medicina Interna, dois de Pediatria, um de Psiquiatria, um de Anestesiologia, um de Nefrologia, um de Patologia Clínica e um especialista em Medicina Física e Reabilitação.

Para o Presidente do Conselho de Administração, Casimiro Ramos, «apesar de não terem sido preenchidas a totalidade das vagas autorizadas, é muito significativo o CHMT ter preenchido a totalidade das quatro vagas da especialidade de Medicina Interna, bem como o reforço de dois especialistas na área da Pediatria, preenchendo igualmente as vagas que estavam autorizadas».

Em «áreas especialmente carenciadas a nível nacional, como é o caso da especialidade de Anestesiologia ou Psiquiatria, também o CHMT conseguiu atrair especialistas para reforçar a capacidade assistencial à população do Médio Tejo», frisou Casimiro Ramos.

Para Casimiro Ramos «este reforço de especialistas vai permitir aumentar a capacidade assistencial à população do Médio Tejo», sublinhando que «este ano, claramente, o CHMT vai superar a capacidade de resposta face a 2019 – um ano recorde a nível assistencial em todo o Serviço Nacional de Saúde».

Neste concurso nacional, em que todos os hospitais do SNS foram autorizados a reforçar os seus quadros, «o CHMT evidenciou-se como a primeira escolha de vários especialistas médicos de áreas muito carenciadas a nível nacional, como é o caso da Medicina Interna, Pediatria, Anestesiologia e Psiquiatria», afirmou o dirigente, para quem a atratividade do CHMT é uma «realidade incontestável».

Constituído pelas unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas, o CHMT funciona em regime de complementaridade de valências, abrangendo uma população na ordem dos 266 mil habitantes de 11 concelhos do Médio Tejo, a par da Golegã, da Lezíria do Tejo, também do distrito de Santarém, Vila de Rei, de Castelo Branco, e ainda dos municípios de Gavião e Ponte de Sor, ambos de Portalegre.

Para saber mais, consulte:

CHMT – https://www.chmt.min-saude.pt/


Direção-Geral da Saúde participa no I Encontro Internacional de Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública das Américas e CPLP – VIGIAR Internacional

Direção-Geral da saúde participa no VIGIAR Internacional

A Direção-Geral da Saúde através da Direção de Serviços e Informação e Análise e o Centro de Emergências em Saúde Pública participaram no I Encontro Internacional de Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública das Américas e CPLP – VIGIAR Internacional, que se realizou em Brasília, de 25 a 29 de julho de 2022.

Este encontro, promovido pelo Ministério da Saúde do Brasil, com o apoio técnico da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), teve como objetivo contribuir para o fortalecimento das estruturas de vigilância, alerta e resposta dos países das Américas e da CPLP. tendo contado com a participação de 42 países.

Ao longo da semana de trabalhos, os profissionais tiveram a oportunidade de participar em 2 exercícios de simulação, rever o progresso dos países e mapear as capacidades existentes em vigilância, alerta e resposta a emergências em saúde pública, identificar as necessidades de colaboração entre os países, partilhar experiências e boas práticas em vigilância, alerta e resposta e desenvolver um roteiro de colaboração e troca de experiências entre os países.

Vigilância, alerta e resposta a eventos e emergências em saúde pública são, de facto, essenciais para a construção e reforço de uma saúde pública abrangente.