Notícias em 09/08/2022

Estudo do Instituto Ricardo Jorge e da Direção-Geral da Saúde

Estudo do Instituto Ricardo Jorge e da Direção-Geral da Saúde robustece evidência sobre efetividade da vacina para linhagens BA.2 e BA.5 – DGS

Estudo do Instituto Ricardo Jorge e da Direção-Geral da Saúde

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e a Direção-Geral da Saúde (DGS), em colaboração com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), o Algarve Biomedical Center e a Unilabs, realizaram um estudo epidemiológico sobre a efetividade da vacina contra a COVID-19, comparando o risco de infeção e de hospitalização pelas linhagens BA.2 e BA.5 da variante Omicron do vírus SARS-CoV-2. As conclusões apontam no sentido que a vacinação de reforço continua a prevenir substancialmente consequências mais graves da doença para ambas as linhagens.

Este trabalho, que contempla casos de pessoas infetadas entre o período de 25 de abril de 2022 e 10 de junho de 2022, estimou que o risco de infeção pela linhagem BA.5 em pessoas vacinadas é semelhante ao risco de infeção pela linhagem BA.2, uma tendência verificada tanto em indivíduos com o esquema vacinal completo, como em indivíduos com a dose de reforço.

Nos casos de doença mais grave, o estudo demonstrou uma redução da proteção dada pela dose de reforço da vacina para a linhagem BA.5, comparativamente à imunização conferida para a BA.2. Contudo, e apesar desta menor efetividade, os investigadores concluíram também que a vacinação de reforço continua, ainda assim, a reduzir de forma substancial o risco de hospitalização e de morte, na sequência de infeção pela linhagem BA.5, em 77% e 88%, respetivamente.

O trabalho dos especialistas do INSA e da DGS contribui, assim, para robustecer a evidência científica sobre a efetividade das vacinas para a linhagem BA.5 da variante Omicron, atualmente dominante em Portugal e noutros países da Europa, bem como para evidenciar a importância da vacinação de reforço para uma maior proteção contra a COVID-19. Os detalhes do estudo podem ser consultados na plataforma MedRXiv, através deste link.


Estudo do INSA e da DGS sublinha evidência sobre efetividade da vacina.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e a Direção-Geral da Saúde (DGS), em colaboração com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), o Algarve Biomedical Center e a Unilabs, realizaram um estudo epidemiológico sobre a efetividade da vacina contra a Covid-19, comparando o risco de infeção e de hospitalização pelas linhagens BA.2 e BA.5 da variante Omicron do vírus SARS-CoV-2.

As conclusões deste estudo revelam que a vacinação de reforço continua a prevenir substancialmente consequências mais graves da doença para ambas as linhagens.

Este trabalho, que contempla casos de pessoas infetadas entre o período de 25 de abril de 2022 e 10 de junho de 2022, estimou que o risco de infeção pela linhagem BA.5 em pessoas vacinadas é semelhante ao risco de infeção pela linhagem BA.2, uma tendência verificada tanto em indivíduos com o esquema vacinal completo, como em indivíduos com a dose de reforço.

Nos casos de doença mais grave, o estudo demonstrou uma redução da proteção dada pela dose de reforço da vacina para a linhagem BA.5, comparativamente à imunização conferida para a BA.2. Contudo, e apesar desta menor efetividade, os investigadores concluíram também que a vacinação de reforço continua, ainda assim, a reduzir de forma substancial o risco de hospitalização e de morte, na sequência de infeção pela linhagem BA.5, em 77% e 88%, respetivamente.

O estudo contribui, assim, para robustecer a evidência científica sobre a efetividade das vacinas para a linhagem BA.5 da variante Omicron, atualmente dominante em Portugal e noutros países da Europa, bem como para evidenciar a importância da vacinação de reforço para uma maior proteção contra a Covid-19.

Para saber mais, consulte:

INSA > Notícias



Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 09-08-2022 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 09-08-2022

09-08-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Até à data, foram analisadas 40.155 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 304 concelhos de Portugal.

Segundo o relatório do INSA, a linhagem BA.5 da variante Omicron é dominante em Portugal desde a semana 19 (9 a 15 de maio), apresentando uma frequência relativa de 97% de acordo com a mais recente amostragem aleatória por sequenciação na semana 30 (25 a 31 de julho). A linhagem BA.4 da variante Omicron tem registado uma frequência relativa estável nas últimas amostragens semanais, representando 1,6% das sequências analisadas nas semanas 29 e 30.

Por outro lado, a linhagem BA.2 da variante Omicron, dominante em Portugal entre as semanas 8 (21 a 27 de fevereiro) e 19 (9 a 15 de maio), tem tido uma frequência relativa continuamente decrescente, registando 0,8% nas semanas 29 e 30. Têm vindo a ser monitorizadas sublinhagens de BA.2 com uma mutação adicional na posição L452 da proteína Spike (associadas à resistência a anticorpos neutralizantes), sendo que, entre estas, se destaca a circulação em Portugal da linhagem BA.2.12.1, embora a sua frequência relativa não tenha ultrapassado, até à data, os 2%. É de notar que ainda não foi detetada qualquer sequência da sublinhagem de interesse BA.2.75 em Portugal.

documento do INSA estima ainda que a circulação da linhagem BA.1 da variante Omicron, que foi dominante em Portugal entre as semanas 51/2021 e 7/2022, seja atualmente residual.

O relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal, divulgado semanalmente pelo INSA, tem desde 19 de julho uma nova apresentação gráfica, que inclui um ponto de situação semanal simplificado de página única, o qual é complementado com a disponibilização de novos gráficos interativos no website dedicado ao estudo da diversidade genética do SARS-CoV-2. Esta atualização tem como objetivo facilitar a consulta e exploração dos dados deste trabalho, enriquecendo o conhecimento sobre a circulação das linhagens variantes genéticas do vírus SARS-CoV-2 em Portugal.


Recolha voluntária de lotes de medicamentos Tadalafil Aristo, Tadalafil (comprimido revestido por película)

InfarmedImg

Circular Informativa N.º 089/CD/550.20.001 Data: 01/08/2022

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: med

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

09 ago 2022

A empresa Aristo Pharma Iberia S.L., irá proceder à recolha voluntária dos lotes abaixo indicados de medicamentos Tadalafil Aristo, Tadalafil, comprimido revestido por película, nas dosagens de 5mg, 10mg e 20mg por ter sido emitido um Relatório de Não Conformidade com as Boas Práticas de Fabrico ao fabricante dos medicamentos, pela autoridade do medicamento belga, dado terem sido detetadas falhas no cumprimento do Sistema das Boas Práticas de Fabrico de Medicamentos:

Nº de Registo Nome DCI Dosagem Forma Farmacêutica Embalagem N.º Lote Prazo de Validade
5726500 Tadalafil Aristo Tadalafil 5 mg Comprimido revestido por película 28 unidade(s) 0464019C 10/2022
5726500 Tadalafil Aristo Tadalafil 5 mg Comprimido revestido por película 28 unidade(s) 1464001D 02/2023
5726518 Tadalafil Aristo Tadalafil 10 mg Comprimido revestido por película 4 unidade(s) 0463004V 09/2022
5726526 Tadalafil Aristo Tadalafil 20 mg Comprimido revestido por película 4 unidade(s) 1462001E 02/2023

Assim, o Infarmed determina a suspensão imediata da comercialização destes lotes.

Face ao exposto:

  • As entidades que possuam estes lotes de medicamentos em stock não os podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução.
  • Os doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a estes lotes não devem interromper o tratamento. Logo que possível, devem contactar o médico para substituir por outro lote ou um medicamento alternativo.

O Conselho Diretivo


PRR – Novo contrato na área da Saúde Mental

imagem do post do PRR – Novo contrato na área da Saúde Mental

A ACSS celebrou, sexta-feira, dia 5 de agosto, um contrato com o Hospital Garcia de Orta, que prevê um investimento de 2,3 milhões de euros na melhoria do acesso e qualificação de respostas na área da saúde mental à população.

O projeto inclui, entre outras propostas, a abertura de um novo Hospital de Dia de Psiquiatria na Comunidade – Cuidados Integrados Reabilitativos de Almada (CIRA), a reinstalação e expansão da Unidade de Intervenção Comunitária para adultos, a funcionar atualmente na Cruz de Pau. Na vertente da Psiquiatria da Infância e Adolescência será realizado um investimento na requalificação do edifício e dos equipamentos atualmente sediados em Almada.

Victor Herdeiro, presidente da ACSS, esteve presente na cerimónia, que contou ainda com a participação dos responsáveis das Câmaras Municipais de Almada e Seixal, da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, do Agrupamento dos Centros de Saúde de Almada-Seixal, da Estrutura de Missão “Recuperar Portugal” e do Coordenador Nacional das Políticas de Saúde Mental.

Conheça todos os detalhes deste contrato, aqui.

Publicado em 9/8/2022


Hospital Garcia de Orta e ACES Almada Seixal reforçam cooperação.

O Hospital Garcia de Orta (HGO) e o Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) de Almada-Seixal assinaram o Manual de Integração de Cuidados, um documento que visa melhorar a comunicação e cooperação entre as instituições, potenciar ganhos em saúde, melhorar respostas clínicas, promover a satisfação dos profissionais, otimizar recursos e contribuir para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde.

Com este manual pretende-se promover uma referenciação para as consultas do HGO, qualificada e diferenciada, com a informação clínica e meios complementares de diagnóstico e terapêutica adequados a cada situação clínica, de acordo com as regras de boas práticas em vigor.

Melhorar a eficiência de referenciação permitirá reduzir o tempo de espera para a primeira consulta hospitalar, promover as adequadas condições de reencaminhamento para o ACES, com a garantia da qualidade da informação de retorno.

Segundo Nuno Marques, Diretor Clínico do HGO, e Paula Realista, Enfermeira Diretora do HGO, «a articulação com os cuidados primários é fundamental para a prestação de cuidados de proximidade aos utentes. A par, a integração de cuidados entre ambas as instituições, potencia o que cada uma tem de melhor, sendo o utente o grande beneficiário».

Para saber mais, consulte:

HGO > Notícias


HVFX cria unidade de desenvolvimento profissional e investigação.

O Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) criou o Centro de Desenvolvimento e Investigação Professor Reynaldo dos Santos, uma unidade que tem como missão o desenvolvimento profissional, laboral e social dos profissionais do HVFX e a investigação clínica e não clínica.

Este centro tem como objetivos específicos a formação pré-graduada, a formação graduada, a formação contínua, a promoção e acompanhamento de investigação clínica, a simulação clínica e não clínica, a criação de uma biblioteca digital e repositório institucional e a dinamização de atividades team building.

David Lito, médico e diretor deste centro, destaca a importância da investigação como fator de valorização dos profissionais de saúde, referindo que espera que o «Centro possa estimular a atividade de todos e também dar assistência e apoio logístico a todos aqueles que quiserem fazer formação e investigação».

O responsável quer «desafiar os profissionais do hospital para se diferenciarem em áreas novas, na área da investigação» e acredita que uma maior diferenciação vai «trazer mais motivação e vai permitir-nos avançar para áreas que ainda não conhecemos, que ainda não conseguimos desenvolver».

David Lito espera, também, «que o Centro de Desenvolvimento e Investigação possa ser a alavanca para os profissionais sentirem que têm as ferramentas para continuarem a diferenciarem-se e a apostarem nas áreas que mais lhes interessam».

Para saber mais, consulte:

HVFX > Notícias


Centro hospitalar certificado de acordo com padrões internacionais.

O Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) foi acreditado pela Caspe Healthcare Knowledge Systems (CHKS), um organismo internacional de acreditação de organizações de saúde, tendo ainda recebido o Prémio de Certificação de acordo com a ISO 9001, pela CHKS-UKAS.

Esta acreditação significa que os processos e padrões do CHVNGE obedecem às melhores práticas, legislação e requisitos regulatórios reconhecidos internacionalmente.

De acordo com o grupo de trabalho responsável pela implementação de todas as normas e procedimentos da CHKS na instituição «esta acreditação e certificação é o culminar de quase quatro anos de trabalho de toda a instituição, no seguimento do processo de candidatura a um projeto de financiamento para implementação de um sistema integrado de avaliação, melhoria da qualidade e acreditação, cujo objetivo principal passava por reforçar a capacidade institucional, garantindo que o CHVNGE é, cada vez mais, uma entidade pública eficiente».

Este projeto, que obteve um apoio do Fundo Social Europeu, permitiu, entre outros aspetos, melhorar a eficácia da política, o desempenho operacional, a qualidade e segurança dos serviços de saúde prestados; desenvolver uma abordagem integrada de autoavaliação dos serviços e definição de prioridades de atuação; melhorar a eficácia, eficiência e agilização dos processos organizacionais; e reduzir os custos de contexto da atividade e eliminar desperdício.

Para saber mais, consulte:

CHVNGE > Notícias


Hospital Garcia de Orta está a instalar 2800 painéis fotovoltaicos.

O Hospital Garcia de Orta (HGO) está a instalar 2800 painéis de produção de energia solar para autoconsumo, o que irá permitir uma poupança energética e a redução da emissão de CO2.

Orçamentado em mais de 788 mil euros, o projeto, que está em fase de conclusão, realiza-se no âmbito de uma candidatura apresentada ao programa POSEUR, que tem como objetivo a criação de condições que permitam tornar as instituições mais eficientes do ponto de vista ecológico, através do melhoramento técnico dos seus edifícios e infraestruturas.

Vera Almeida, Vogal Executiva do Conselho de Administração do HGO, explica que «com a implementação do projeto integrado de gestão e racionalização energética no HGO será possível reduzir a fatura energética das instalações; instalar equipamentos e redes de elevada eficiência energética; reduzir a dependência de combustíveis fósseis e transitar para uma economia com baixas emissões de carbono, tornando este hospital muito mais económico e amigo do ambiente»

Além da instalação dos painéis fotovoltaicos, o HGO procedeu à implementação de um conjunto de outras medidas de melhoria da eficiência energética que incluem a substituição de iluminação por tecnologia LED, a substituição de Unidades de Tratamento de Ar, a substituição de isolamento da distribuição de energia térmica, a instalação do sistema de monitorização nos sistemas de utilização de energia elétrica e de energia térmica, com controlo automático de setpoint (Sistema de Gestão Centralizada), e a aplicação de isolamento nas paredes exteriores com aglomerado de cortiça.

A conclusão do projeto está prevista para o final de 2022.

Para saber mais, consulte:

HGO > Notícias


Direção-Geral da Saúde recebe delegação do Kosovo

Direção-Geral da Saúde recebe delegação do Kosovo

A Direção-Geral da Saúde recebeu, entre os dias 1 a 5 de agosto passado, uma visita técnica de uma delegação do Kosovo, constituída por representantes do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Pública do Kosovo e também do Country Office da OMS em Pristina, com o objetivo de conhecer e estudar o sistema de vigilância epidemiológica português, incluindo os sistemas de alerta no contexto de emergências em saúde pública e Epidemic Intelligence.

A visita ocorreu a dois níveis abordando a estrutura dos sistemas de informação e integração de diferentes plataformas a nível nacional,  e a nível subnacional, apoiada por uma visita ao Departamento de Saúde Pública da ARS Centro, em Coimbra, com apresentação e demonstração de diferentes ferramentas e forma de funcionamento das mesmas.