Notícias em 11/08/2022

Informação semanal sobre Infeção Humana por vírus Monkeypox – Nº 006

Informação semanal sobre Infeção Humana por vírus Monkeypox – Nº 006 – DGS

Informação semanal sobre Infeção Humana por vírus Monkeypox – Nº 006

Informação sobre número de casos em Portugal até 10 de agosto de 2022

A 3 de maio foi detetada a presença do vírus Monkeypox (VMPX) em Portugal, com a confirmação laboratorial de cinco casos de infeção humana por VMPX. Desde então até 10 de agosto de 2022, foram identificados 770 casos confirmados.

Até 10 de agosto de 2022, foram reportados 678 casos no SINAVEmed (Figura 1). Dos 678 casos, a maior parte pertence ao grupo etário entre os 30 e 39 anos (290; 43%).  A maioria dos casos são do sexo masculino (673; 99,3%), havendo 5 casos (0,7%) reportados no sexo feminino.

Ações a nível nacional

A 16 de julho foi iniciada a vacinação dos primeiros contactos próximos de casos, de acordo com critérios de elegibilidade da Norma 006/2022 de 12/07/2022. Até 1 de agosto, foram vacinados 73 contactos, dos 104 considerados elegíveis (70,2%). Continuam a ser identificados e orientados para vacinação os contactos elegíveis nas diferentes regiões. A DGS encontra-se atenta à situação epidemiológica, quer nível nacional quer internacional, acompanhando e adaptando, quando necessário, a implementação de medidas de saúde pública, nomeadamente no que diz respeito à vacinação.


Serviço de Reabilitação e Urgência Pediátrica vão ser remodelados.

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) deu início a obras de beneficiação no espaço físico do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação que, desde o início da pandemia, passou a dividir parte do espaço com a Urgência Pediátrica, de modo a garantir circuitos separados neste último serviço.

De acordo com um comunicado do CHBM, trata-se de um investimento de cerca de 100 mil euros que visa melhorar a prestação de cuidados aos utentes e as condições de trabalho dos seus profissionais.

A obra vai decorrer de forma faseada, tendo iniciado no espaço ocupado atualmente pelo Serviço de Medicina Física e de Reabilitação. Será reconvertido o espaço da antiga piscina, que se encontra desativada, em três gabinetes e um ginásio, bem como a deslocação do secretariado para um espaço com acesso ao exterior.

A segunda fase da obra será no espaço ocupado pela Urgência Pediátrica, para permitir a manutenção dos circuitos de atendimento divididos. A intervenção maioritária será para separar fisicamente os dois serviços, com a instalação de uma parede divisória. Uma das salas que atualmente aí funciona será dividida para permitir alguma privacidade no atendimento médico e de enfermagem. Está ainda contemplada a criação de uma pequena sala para doentes que precisem de isolamento, em frente à Unidade Administrativa da Urgência de Pediatria.

Para saber mais, consulte:

CHBM > Notícias


INEM presente no acompanhamento e apoio no combate aos incêndios.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) encontra-se a acompanhar o evoluir dos incêndios rurais em Portugal Continental, tendo disponibilizado recursos humanos e materiais no incêndio rural que lavra na zona da Serra da Estrela.

O plano de resposta do INEM, no âmbito do Dispositivos Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), prevê um conjunto de medidas internas, que passam por ter em prontidão meios de emergência pré-hospitalar, equipas de apoio para integrar os postos de comando operacionais nos teatros de operações dos incêndios, bem como a presença de oficiais de ligação do INEM nos Centros de Coordenação Distritais e/ou Nacional e no Comando Nacional e/ou Distrital de Emergência e Proteção Civil da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Desde o dia 8 de agosto, o INEM tem uma Ambulância de Suporte Imediato de Vida e uma equipa de apoio ao Posto de Comando Operacional do incêndio que fustiga a Serra da Estrela, nos concelhos da Covilhã e Manteigas. No dia 9 de agosto, devido ao evoluir do incêndio e ao aumento de meios de combate ao mesmo, o INEM mobilizou para o local uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação. Estas equipas mantêm-se no terreno, à ordem do Comandante das Operações de Socorro, prontas a intervir, caso seja necessário.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias


Hospital de Guimarães contratou mais 11 médicos especialistas.

O Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG) contratou mais 11 médicos especialistas para reforçar as equipas no serviço de urgência, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 50-A/2022, que estabelece o regime remuneratório do trabalho suplementar realizado por médicos em serviços de urgência.

Em comunicado, o HSOG lembra que os profissionais de saúde são fundamentais para dar uma resposta efetiva aos serviços prestados à comunidade, e como tal, estas contratações visam gerar ainda mais eficiência à prestação de serviços clínicos disponibilizada à população.

Com estas novas contratações, o HSOG reforça os seus quadros clínicos, que beneficiarão os utentes que este hospital serve diariamente.

Para saber mais, consulte:

HSOG – https://www.hospitaldeguimaraes.min-saude.pt/


VMER de Santa Maria da Feira com mais de 1.300 socorros em 2022.

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), em Santa Maria da Feira, realizou, de janeiro a julho de 2022, um total de 1.310 acionamentos de socorro, o que equivale a uma média mensal de 187 ativações.

Ao serviço desde 2007, esta VMER apresentou, nos primeiros sete meses de 2022, uma taxa de inoperacionalidade de apenas 0,4%, o que se deveu a avarias na viatura. De resto, a taxa de disponibilidade de equipa foi de 100%.

A equipa-tipo de cada VMER é constituída por um médico com diferenciação em suporte avançado de vida e por um enfermeiro.

O serviço prestado pela VMER, que integra o Serviço de Urgência Médico-cirúrgico do Hospital de S. Sebastião, está ao serviço da população 24h por dia numa área territorial que é composta pelos concelhos de Santa Maria da Feira. S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Arouca e ainda parte dos concelhos de Castelo de Paiva e Ovar, contribuindo diariamente para a capacidade de resposta do número de emergência nacional 112 a uma população de cerca de 330.000 pessoas.

A VMER é um veículo de intervenção pré-hospitalar, destinado ao transporte rápido de uma equipa médica diretamente ao local onde se encontra o doente.

Para saber mais, consulte:

CHEDV > Notícias