Notícias em 12/08/2022

CHUC cria Centro de Responsabilidade Integrada de Medicina do Sono.

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) tem, desde o dia 11 de agosto, um novo Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) dedicado à Medicina do Sono.

O CHUC refere, em comunicado, que depois dos CRI de Cirurgia Cardiotorácica, de Psiquiatria e de Oftalmologia, que foram pioneiros em Portugal, o CRI de Medicina do Sono é o primeiro a ser criado à luz da legislação de 2017.

Os CRI são estruturas orgânicas de gestão intermédia, constituídos por equipas multidisciplinares, integrando médicos, enfermeiros, assistentes técnicos, assistentes operacionais, gestores e administradores hospitalares e outros profissionais de saúde, de acordo com a área ou áreas de especialidade e que visam potenciar os resultados da prestação de cuidados de saúde, melhorando a acessibilidade dos utentes e a qualidade dos serviços prestados, aumentando a produtividade dos recursos aplicados, contribuindo para uma maior eficácia e eficiência.

O CHUC tem também em fase final de aprovação o CRI de Implantes Cocleares cuja formalização ocorrerá no início do próximo mês de setembro.

Com a criação destes novos modelos, o CHUC afirma o seu compromisso com a inovação na organização e gestão de cuidados, a par da excelência na prestação de cuidados de saúde, no ensino e na investigação clínica e translacional em Portugal.

Para saber mais, consulte:

CHUC – http://www.chuc.min-saude.pt/


Laboratório de Ortoprotesia vai produzir próteses para os utentes.

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) vai passar a contar com uma nova valência de Laboratório de Ortoprotesia, um projeto pioneiro que permitirá ao centro hospitalar produzir internamente próteses e ortóteses, bem como outras ajudas técnicas, e dessa forma disponibilizá-las, de forma mais célere e eficaz, aos utentes que delas necessitam.

A criação desta nova valência resulta de um projeto de colaboração entre o CHUA e a Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve (ESSUAlg), cujo protocolo foi assinado no dia 11 de agosto.

Para a Presidente do Conselho de Administração do CHUA, Ana Varges Gomes, trata-se de «uma iniciativa que vai fazer com que o CHUA seja o primeiro centro hospitalar com este tipo de oferta. Podemos fazer aqui as próteses para os nossos doentes e termos a primeira resposta, quase imediata e feita à medida das suas necessidades. É uma melhoria na qualidade, uma forma de economia circular porque acabamos por rentabilizar aquilo que temos e que nos vão entregando e assim podemos reutilizar, sendo mais céleres nesse apoio».

Luís Ribeiro, Diretor da ESSUAlg, explica que esta entidade «promoveu nos últimos anos a oferta formativa da licenciatura em ortoprotesia» e que há «um conjunto de diplomados no terreno, há know-how científico por parte de docentes que a universidade tem e esta colaboração resultará na melhoria da prestação de cuidados de saúde no âmbito do desenvolvimento de ortóteses e próteses para os pacientes do CHUA».

O atendimento, conceção e produção das próteses e outras ajudas técnicas, bem como a resposta aos utentes passará a ser prestado nas instalações do Laboratório de Ortoprotesia, já a partir de setembro.

Para saber mais, consulte:

CHUA > Notícias


Viaturas vão servir os ACES do Vale do Sousa Norte e do Alto Ave.

A Administração Regional de Saúde do Norte já recebeu e distribuiu as duas primeiras viaturas elétricas, adquiridas no âmbito do Plano Recuperação e Resiliência (PRR), correspondendo às primeiras unidades a nível nacional distribuídas no âmbito do PRR.

No total, foram adquiridas 338 viaturas no âmbito do PRR, num investimento da ordem dos 12 milhões de euros.

Em comunicado, a ARS do Norte explica que estas viaturas se destinam aos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) Vale do Sousa Norte e do Alto Ave, com o objetivo de reforçar as unidades para prestação de serviços na comunidade.

As Reformas e Investimentos da Componente 1 do PRR vêm contribuir para o cumprimento dos objetivos estratégicos definidos pelo Governo no domínio da Saúde, nomeadamente para potenciar as respostas de proximidade, com enfoque nos cuidados de proximidade junto da comunidade, reforçando-se, deste modo, a articulação com as restantes estruturas e serviços de apoio à população mais vulnerável.

A ARS refere que com estas novas viaturas é assinalado o início do processo de modernização do parque automóvel desta região de saúde.

Para saber mais, consulte:

ARS Norte – https://www.arsnorte.min-saude.pt/


Concelho de Góis inaugura o primeiro balcão, na freguesia de Alvares.

O concelho de Góis tem já o seu primeiro Balcão SNS 24, instalado na freguesia de Alvares. O Balão SNS24 visa facilitar o acesso da população a um conjunto de serviços digitais e de telessaúde, tais como marcar consultas, renovar medicação crónica, consultar os resultados de exames médicos, realizar teleconsultas, entre outros serviços digitais de saúde.

A iniciativa resulta da parceria entre a autarquia de Góis, a Junta de Freguesia de Alvares, a Administração Regional de Saúde do Centro, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e o Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Centro > Notícias


teleconsulta_650

Eletrocardiogramas a partir de casa reduzem deslocações ao hospital.

O Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG) tem um programa inovador que permite aos doentes, após a realização de ablação para tratamento de arritmias, fazerem eletrocardiogramas a partir de casa, sem necessidade de se deslocarem ao hospital com tanta frequência.

Este programa interseta momentos de consulta presencial com monitorização remota através de dispositivos inteligentes conectados, questionários de saúde cientificamente validados, para avaliar a qualidade de vida dos pacientes com base em algoritmos inteligentes.

A integração da tecnologia no ciclo de cuidados tradicional permite aumentar o conforto e proximidade dos pacientes com a equipa clínica, reduzir visitas desnecessárias ao hospital, através da realização de eletrocardiogramas a partir de casa e envio do relatório diretamente para a equipa clínica. É, assim, possível detetar e documentar, mais precocemente, arritmias e proceder, mais cedo, à reavaliação clínica dos doentes.

Os pacientes são convidados a integrar o programa antes do estudo electrofisiológico e são acompanhados num período de tempo até dois anos pós ablação.

De forma a terem uma integração mais ativa no programa, os pacientes recebem uma caixa de boas-vindas com material educacional do hospital e um relógio inteligente (smartwatch), que deverão usar durante o período de seu acompanhamento.

Esta nova tecnologia envolve médicos, enfermeiros e técnicos de cardiopneumologia e utiliza uma aplicação móvel para os pacientes, um portal web para os profissionais e um smartwatch com capacidades de fazer um eletrocardiograma sempre que necessário.

Para saber mais, consulte:

HSOG – https://www.hospitaldeguimaraes.min-saude.pt/


«Solidariedade intergeracional» é o tema das comemorações de 2022.

Celebrado anualmente em 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude foi instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1999.

Este ano, a efeméride tem como tema « Solidariedade intergeracional: criando um mundo para todas as idades» («Intergenerational Solidarity: Creating a World for All Ages») e pretende aumentar a consciencialização sobre as barreiras à solidariedade intergeracional, o preconceito da idade, que afeta jovens e idosos, enquanto tem efeitos prejudiciais na sociedade como um todo.

Nesta data, a ONU lembra que para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é necessário aproveitar o potencial de todas as gerações e que deve existir uma colaboração no sentido de promover relações e parcerias intergeracionais bem-sucedidas e equitativas.

Para saber mais, consulte:

Organização das Nações Unidas > Dia Internacional da Juventude (em inglês)


Relatório internacional sobre “Violência na Saúde” destaca boas práticas portuguesas – DGS

Relatório internacional sobre “Violência na Saúde” destaca boas práticas portuguesas

A Federação Internacional dos Hospitais (IHF), representada em Portugal pela APDH – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, publicou recentemente o relatório “VIOLENCE AGAINST HEALTH CARE: Current practices to prevent, reduce or mitigate violence against health care”.

Esta foi uma iniciativa conjunta da IHF, da Associação Médica Mundial (WMA), do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) e do Comité Internacional da Cruz Vermelha (ICRC) e a APDH contou com o apoio da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Gabinete de Segurança do Ministério da Saúde na preparação das respostas a este estudo.

O estudo tinha como finalidade alertar a comunidade para a violência nos cuidados de saúde e incentivar a partilha de experiências e estratégias.

Foram analisadas medidas de diferentes países (num total de 120 respostas) e Portugal foi considerado um dos cinco países com boas práticas para partilhar, apoiando a comunidade global da Saúde na passagem à ação com estratégias relevantes para proteger os/as profissionais de saúde e abordar a Violência no Setor da Saúde.

Portugal

Relativamente ao país foram destacadas a implementação do Plano de Ação para a Prevenção da Violência em Saúde em todas as instituições da saúde do país e a publicação da Resolução do Conselho de Ministros de Portugal (n.º 1/2022 de 5 de janeiro) que coloca a prevenção deste tipo de violência como uma das prioridades de investimento, apostando-se no trabalho intersetorial e entre ministérios.

Foi evidenciado o modelo de governação desta área com a nomeação de uma coordenação nacional e grupos operativos regionais, assim como pontos focais dentro de cada instituição, responsáveis pela atuação na área da violência no setor da saúde, juntamente com Gabinete de Segurança do Ministério da Saúde e os pontos oficiais de contacto das forças de segurança – PSP e GNR. A criação de um inovador sistema de apoio remoto disponível 24h/7 dias no âmbito do Centro de Contacto SNS24, com psicólogos/as formados/as para atuar em casos de violência sobre profissionais de saúde foi, ainda, evidenciado.

Portugal tem, nesta área, um verdadeiro trabalho de equipa envolvendo as várias áreas da Saúde –   DGS, Gabinete de Segurança do Ministério da Saúde, ARS, INA, SPMS, ACSS, ACeS, Hospitais, DICAD, Ordens Profissionais e outras associações profissionais da Saúde – numa abordagem intersetorial entre o Ministério da Saúde, da Administração Interna e da Justiça. Procurando uma abordagem holística e integrada no SNS, o Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde é uma das áreas de atuação do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida.

O estudo pode ser consultado aqui.


Organização Mundial da saúde – Foundation Prizes and Award in 2023 – DGS

Organização Mundial da saúde - Foundation Prizes and Award in 2023

A Organização Mundial da Saúde convida os seus Estados-Membros a apresentar candidaturas a um conjunto de prémios a atribuir durante a 76ª Sessão da Assembleia Mundial da Saúde, que terá lugar em Genebra, em maio de 2023.

As candidaturas estão abertas até ao dia 4 de novembro de 2022 para os seguintes Prémios:

  • Sasakawa Health Prize
  • United Arab Emirates Health Foundation Prize
  • State of Kuwait Health Promotion Foundation, “His Highness Sheikh Sabah Al-Ahmad Al-Jaber Al-Sabah Prize for Research in Health Care for the Elderly and in Health Promotion
  • Dr LEE Jong-wook Memorial Prize for Public Health
  • Nelson Mandela Award for Health Promotion

Os prémios são concedidos, em geral, a pessoas ou instituições que tenham alcançado progressos no desenvolvimento da investigação da saúde, sendo as bolsas destinadas a pesquisas adicionais em áreas específicas da medicina.

Ao longo dos anos, os prémios têm sido atribuídos a reconhecidos cientistas, investigadores, instituições que prestam cuidados de saúde às comunidades locais ou a pessoas dedicadas cujo trabalho em muito contribuiu para o progresso da saúde pública.

Informações adicionais sobre a apresentação de candidaturas e sobre os estatutos de cada prémio poderão ser obtidas no documento que segue em anexo bem como no seguinte endereço eletrónico: https://apps.who.int/gb/awards/.


Instituto Ricardo Jorge participa em seminário dedicado aos projetos NewFood4Thought e I9+ProAlga

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge participa em seminário dedicado aos projetos NewFood4Thought e I9+ProAlga

12-08-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em conjunto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (FMV), promove, dia 9 de setembro, uma ação de divulgação dos projetos “NewFood4Thought” e “I9+ProAlga”, em formato misto (presencial e online). Dedicado ao tema “Valorização de recursos marinhos sustentáveis como fonte de compostos para a promoção da saúde e bem-estar”, este seminário visa dar a conhecer os projetos e alguns dos resultados obtidos até ao momento.

Composta por duas sessões, o programa da iniciativa prevê abordar os objetivos e as atividades dos projetos “NewFood4Thought” e “I9+ProAlga”, fazendo uma panorâmica global sobre os progressos obtidos, as etapas e os trabalhos experimentais, seguindo-se uma série de apresentações de caráter mais específico relativas ao trabalho já desenvolvido e às principais conclusões daí resultantes, com espaço para questões e discussão dos temas apresentados. Este evento decorrerá nas instalações do IPMA, em Lisboa, mas também em formato online, e a participação, apesar de ser gratuita, requer inscrição prévia, que pode ser efetuada através deste link.

Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o projeto “NewFood4Thought” surge da colaboração de três instituições nacionais: o IPMA, a FMV e o INSA, que unem esforços no sentido de explorar compostos bioativos, através de uma abordagem nutricional rica em nutrientes neuroprotetores, com potencial para prevenir a doença de Alzheimer e retardar a perda da função cognitiva associada ao envelhecimento. Para cumprir este objetivo, será realizado um estudo em profundidade com recurso a biomarcadores e usados métodos analíticos que lancem luz sobre os mecanismos que despoletam o processo de declínio cognitivo e uma modelação matemático-estatística avançada que limite enviesamentos e assegure uma avaliação realista de possíveis efeitos da dieta na saúde cognitiva.

O consumo de ácidos gordos polinsaturados n-3, em particular, o ácido docosahexaenóico (DHA), foi associado com o abrandamento do declínio cognitivo. Diversos estudos demonstram a importância das vitaminas B9 e B12, e do selénio (Se) para o correto funcionamento do sistema nervoso e a manutenção de uma atividade neuronal sã. Cavala (fonte de DHA, B12 e Se) e quinoa
(rica em vitamina B9) são alimentos acessíveis, sustentáveis e de origem nacional, com grande potencial de valorização.