Notícias em 23/08/2022

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 23-08-2022

Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 23-08-2022 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 23-08-2022

23-08-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Genómica e Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Até à data, foram analisadas 40.658 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 304 concelhos de Portugal.

Segundo o relatório do INSA, a linhagem BA.5 da variante Omicron (incluindo as suas múltiplas sublinhagens) é dominante em Portugal desde a semana 19 (9 a 15 de maio), apresentando uma frequência relativa de 96,3% de acordo com a mais recente amostragem aleatória por sequenciação na semana 32 (8 a 14 de agosto). A linhagem BA.4 da variante Omicron tem registado uma frequência relativa estável nas últimas amostragens semanais, representando 4,9% das sequências analisadas nas semanas 31 e 32.

Por outro lado, a linhagem BA.2 da variante Omicron, dominante em Portugal entre as semanas 8 (21 a 27 de fevereiro) e 19 (9 a 15 de maio), tem tido uma frequência relativa continuamente decrescente, registando 0,3% nas semanas 31 e 32. Têm vindo a ser monitorizadas sublinhagens de BA.2 com uma mutação adicional na posição L452 da proteína Spike (associadas à resistência a anticorpos neutralizantes), sendo que, entre estas, se destaca a circulação em Portugal da linhagem BA.2.12.1, embora a sua frequência relativa não tenha ultrapassado, até à data, os 2%. É de notar que ainda não foi detetada qualquer sequência da sublinhagem de interesse BA.2.75 em Portugal.

documento elaborado pelo INSA estima ainda que a circulação da linhagem BA.1 da variante Omicron, que foi dominante em Portugal entre as semanas 51/2021 e 7/2022, seja atualmente residual.

O relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal, divulgado semanalmente pelo INSA, tem desde 19 de julho uma nova apresentação gráfica, que inclui um ponto de situação semanal simplificado de página única, o qual é complementado com a disponibilização de novos gráficos interativos no website dedicado ao estudo da diversidade genética do SARS-CoV-2. Esta atualização tem como objetivo facilitar a consulta e exploração dos dados deste trabalho, enriquecendo o conhecimento sobre a circulação das linhagens variantes genéticas do vírus SARS-CoV-2 em Portugal.


CHL cria nova unidade dedicada à patologia do ombro e cotovelo.

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) criou a Unidade Funcional de Patologia do Ombro e Cotovelo, sob a alçada do Serviço de Ortopedia 1, uma área diferenciada para o tratamento de patologia do Ombro e do Cotovelo, nomeadamente dedicada a doentes com doenças osteoarticulares degenerativas e patologia traumática, que causam sofrimento, incapacidade e dificuldade nas atividades da vida diária.

A constituição desta unidade permite promover uma consulta especializada de patologia do Ombro e Cotovelo, devidamente articulada com os Cuidados de Saúde Primários, reduzindo o tempo de espera para as primeiras consultas de Ortopedia para esta área anatómica.

A nova unidade conta com uma equipa de dois médicos especialistas em Ortopedia e promove alternativas ao internamento convencional, como o ambulatório hospitalar e a hospitalização domiciliária, com o objetivo de diminuir a demora média de internamento.

«Pretendemos realizar procedimentos percutâneos e abertos, mini open ou não, em cirurgia de ambulatório e com internamento convencional, e efetuar cirurgia de ponta nesta área, especificamente artroplastia do ombro e cotovelo e artroscopia do ombro e cotovelo, bem como o tratamento de patologia traumática e degenerativa do ombro e cotovelo», explica Paula Helena Silva, assistente graduada de Ortopedia e membro da equipa da nova unidade. «Além da atividade assistencial, a nossa equipa propõe a realização de atividades de formação pré e pós-graduada, bem como de investigação médica com impacto positivo na nossa instituição.»

Paula Helena Silva refere que se pretende «criar uma maior proximidade com a população, adequando e maximizando do ponto de vista técnico e de recursos uma resposta mais rápida por parte da instituição à procura cada vez mais frequente de especialistas em áreas diferenciadas segundo a região anatómica afetada.»

Para saber mais, consulte:

CHL > Notícias


DGS recebeu delegação do Ministério da Saúde da Guiné-Bissau.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) reuniu com o Ministério da Saúde da Guiné-Bissau no sentido de discutir e definir estratégias de fortalecimento da cooperação bilateral entre os dois países, nomeadamente ao nível do apoio na organização de missões médicas à Guiné-Bissau.

A DGS aproveitou este encontro para reforçar o compromisso de apoiar o sistema de saúde da Guiné-Bissau, considerando como áreas prioritárias de cooperação a formação a profissionais de saúde, o combate à desnutrição materno-infantil, a telemedicina, prevenção de mutilação genital feminina, capacitação no diagnóstico de doenças infeciosas e a vigilância epidemiológica.

Para saber mais, consulte:

DGS > Destaques


IPO de Coimbra cria banco de próteses auditivas para doentes oncológicos.

O Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPO de Coimbra) lançou o Programa ReADAPTAR, um banco de próteses auditivas que pretende ser uma resposta social inovadora específica e facilitadora da vida diária do doente oncológico com perda auditiva, assim como das suas famílias ou cuidadores.

Em comunicado, o IPO de Coimbra explica que a perda auditiva é muitas vezes fator de isolamento social pela dificuldade de comunicação que acarreta, com potencial para induzir quadros de ansiedade e depressão, pelo que este programa pretende contribuir para devolver a capacidade de audição aos doentes oncológicos, independentemente da fase da doença ou do tratamento.

O Programa ReADAPTAR é uma iniciativa do Serviço de Otorrinolaringologia que está acessível a toda a comunidade e que funcionará numa perspetiva de complementaridade às respostas já existentes.

Para saber mais, consulte:

IPO de Coimbra > Notícias


ICFNH 2022: submissão de resumos para comunicações orais até 26 de agosto – INSA

imagem do post do ICFNH 2022: submissão de resumos para comunicações orais até 26 de agosto

23-08-2022

Os interessados em apresentar comunicações orais na primeira edição do “International Congress on Food, Nutrition & Public Health – ICFNH 2022”, que terá lugar dia 17 de novembro em formato híbrido, deverão submeter os respetivos resumos até 26 de agosto. Promovido pelo Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), o evento visa debater a importância dos sistemas alimentares sustentáveis, nas vertentes da alimentação, nutrição e saúde pública.

Subordinado ao tema “Towards a sustainable future”, este congresso multidisciplinar permitirá debater questões como a produção e o consumo sustentável de alimentos, as estratégias nutricionais sustentáveis e o impacto da abordagem sustentável da alimentação e da nutrição na saúde pública. A iniciativa contará com intervenções de oradores nacionais e internacionais, sendo dirigida a todos os interessados nestas temáticas, nomeadamente profissionais de saúde, laboratórios, comunidades académica e científica, e indústria.

submissão de resumos de comunicações orais ou em formato poster deve ser efetuada até 26 de agosto e 14 de setembro, respetivamente. Os valores da inscrição no evento, que decorre nas instalações do INSA, em Lisboa, e online, através da plataforma Zoom, variam desde os 10 euros (para os interessados em participar de forma virtual) até aos 50 euros, para quem quiser estar presente fisicamente na sessão, havendo ainda descontos para estudantes, mediante apresentação de comprovativo.

O Departamento de Alimentação e Nutrição é um dos seis departamentos técnico-científicos do INSA, desenvolvendo a sua atividade nas áreas da segurança alimentar e nutrição. Tem como objetivos a promoção da saúde, a prevenção de doenças de origem alimentar e a melhoria do estado nutricional da população, através de ações de investigação e desenvolvimento, vigilância, referência, prestação de serviços diferenciados, formação, informação e consultoria.