Notícias em 25/08/2022

Informação semanal sobre Infeção Humana por vírus Monkeypox – Nº 008

Informação semanal sobre Infeção Humana por vírus Monkeypox – Nº 008

Informação semanal sobre Infeção Humana por vírus Monkeypox – Nº 008

Informação sobre número de casos em Portugal até 24 de agosto de 2022

A 3 de maio foi detetada a presença do vírus Monkeypox (VMPX) em Portugal, com a confirmação laboratorial de cinco casos de infeção humana por VMPX. Desde então até 24 de agosto de 2022, foram identificados 846 casos confirmados.

Até 24 de agosto de 2022, foram reportados 749 casos no SINAVEmed (Figura 1). Dos 749 casos, a maior parte pertence ao grupo etário entre os 30 e 39 anos (337, 45%).  A maioria dos casos são do sexo masculino (742; 99,1%), havendo 7 casos (0,9%) reportados no sexo feminino.

Ações a nível nacional

A 16 de julho foi iniciada a vacinação dos primeiros contactos próximos de casos, de acordo com critérios de elegibilidade da Norma 006/2022 de 12/07/2022. Até 21 de agosto, foram vacinados 286 contatos. Continuam a ser identificados e orientados para vacinação os contactos elegíveis nas diferentes regiões.

A DGS encontra-se atenta à situação epidemiológica, quer a nível nacional quer internacional, acompanhando e adaptando, quando necessário, a implementação de medidas de saúde pública, nomeadamente no que diz respeito à vacinação.  A DGS, em articulação com o INFARMED I.P. e a Comissão Técnica de Vacinação está a analisar e a avaliar as condições de operacionalização/disponibilização e equidade na gestão da reserva limitada de vacinas para a abordagem da vacinação preventiva. Esta análise e avaliação abrange aspetos técnicos e logísticos, para além da autorização de utilização excecional e capacitação de profissionais de saúde para a utilização de doses reduzidas de vacinação para adultos.


Dispositivos de Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina (“Bombas de Insulina”)

Dispositivos de Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina (“Bombas de Insulina”)

Os Centros de Tratamento com Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina, integrados no Programa Nacional para a Diabetes da Direção-Geral da Saúde, passam também, a ter disponíveis bombas de insulina híbridas e microbombas comparticipadas na totalidade pelo Serviço Nacional de Saúde. Estas novas bombas de insulina oferecem oportunidades de melhoria da qualidade do tratamento e qualidade de vida. Prevê-se uma aquisição faseada destes novos tipos de dispositivos ao longo dos próximos anos, de forma a cobrir a totalidade dos utentes com Diabetes tipo 1 e indicação clínica para a sua utilização.

Desde 2020 que todas as pessoas com Diabetes tipo 1 acompanhadas nos Centros de Tratamento validados e com indicação clínica, podem ter acesso ao tratamento com bombas de insulina, ao abrigo deste programa.

As bombas de insulina permitem melhorar o controlo glicémico, reduzir as complicações e melhorar a qualidade de vida dos seus utilizadores.


Vacinação combinada arranca na semana de 5 de setembro.

A vacinação contra a Covid-19 e a gripe sazonal deverá arrancar na semana de 5 de setembro, de acordo com informação avançada pela Ministra da Saúde, Marta Temido, na conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros, que decorreu esta quinta-feira, dia 25 de agosto.

«Aquilo que se mantém como planeamento do Ministério da Saúde é o início da campanha de vacinação combinada entre Covid-19 (reforço sazonal) e gripe sazonal na semana que se inicia a 05 de setembro», afirmou a governante, quando questionada sobre a preparação do período de outono e inverno na Saúde.

A apresentação da estratégia de reforço de vacinação contra a Covid-19 e a gripe sazonal vai decorrer no dia 2 de setembro, mas a Ministra avançou que o processo de vacinação deverá arrancar na semana de 5 de setembro.

Marta Temido referiu, ainda, que se prevê que a Agência Europeia de Medicamentos emita um parecer no dia 1 de setembro a propósito utilização de vacinas combinadas contra a Covid-19 e a gripe e que, a confirmar-se, Portugal começa a receber os primeiros lotes no decorrer dessa semana.

«Estamos a trabalhar nesse contexto e no sentido de que a resposta seja sobretudo destinada à proteção da população mais vulnerável, num contexto em que antecipamos um aumento da procura dos serviços de saúde», acrescentou.

Além da estratégia de vacinação, na mesma conferência de imprensa prevista para o dia 2 de setembro, a Direção-Geral de Saúde e o Ministério vão também apresentar as linhas orientadoras para a Covid-19 e outras infeções respiratórias durante o período de outono e inverno.


Máscara deixa de ser obrigatória nos transportes públicos e farmácias.

A Ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou hoje que a utilização de máscara nos transportes públicos de passageiros e nas farmácias de venda ao público vai deixar de ser obrigatória.

Após a reunião do Conselho de Ministros, que decorreu esta quinta-feira, dia 25 de agosto, Marta Temido explicou que «atendendo à manutenção da evolução favorável, com uma tendência controlada da utilização dos cuidados de saúde e também com a informação cientifica disponível, [o Conselho de Ministros] entendeu ser adequado pôr fim à obrigatoriedade de utilização de máscaras ou viseiras nos transportes públicos de passageiros e também em táxis e TVDE».

A governante explicou ainda que o fim da obrigatoriedade do uso da máscara de proteção se estende às farmácias de venda ao público. No entanto, Marta Temido ressalvou que continua a ser necessário usar máscara nos hospitais e em lares de idosos.

«Mantém-se a obrigatoriedade de utilização de máscaras em estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde, face à particular exposição das pessoas que a eles recorrem, e nos estabelecimentos residenciais para idosos e estruturas semelhantes», sublinhou.

Para saber mais, consulte:

Portal do Governo > Comunicado do Conselho de Ministros de 25 de agosto de 2022


Pneumologia realiza exame para estadiamento do cancro do pulmão.

O Serviço de Pneumologia do Hospital de Braga realizou, pela primeira vez, uma Ecoendoscopia Brônquica (EBUS), um exame de primeira linha para o estadiamento do cancro do pulmão, uma das doenças oncológicas mais prevalentes em Portugal e no mundo.

A ecoendoscopia brônquica consiste na introdução de um broncoscópio flexível, acoplado a uma sonda de ecografia, permitindo a visualização, não só da árvore brônquica, mas também das estruturas circundantes, nomeadamente estações ganglionares ou lesões do mediastino.

O carácter minimamente invasivo e de elevada rentabilidade permite ainda detetar outras doenças, como a sarcoidose ou a tuberculose, alargando as ferramentas diagnósticas atualmente ao dispor.

O exame é realizado sob sedação, com total conforto e segurança para o doente, sendo um procedimento de ambulatório implementado em parceria com o Serviço de Anestesiologia.

Para Lurdes Ferreira, Diretora do Serviço de Pneumologia do Hospital de Braga, esta técnica endoscópica, além de «fundamental para o diagnóstico e estadiamento de cancro do pulmão», representa uma «melhoria da qualidade do serviço prestado ao doente e contribui para uma maior autonomia e eficiência dos cuidados».

Rui Rolo, pneumologista e responsável pelo procedimento, destacou que a EBUS é uma pretensão de longa data do serviço, uma vez que «permite que o Hospital de Braga possa prestar todos os cuidados necessários ao doente com cancro do pulmão, com maior conforto e celeridade».

Esta nova técnica, agora disponível no Hospital de Braga, aumentará, assim, a resposta e acessibilidade de doentes da região, acelerando tempos de diagnóstico e estadiamento de doenças oncológicas.

Para saber mais, consulte:

Hospital de Braga > Notícias


Unidade da Área Cirúrgica dispõe de uma nova viatura.

A Unidade de Hospitalização Domiciliária da Área Cirúrgica do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) recebeu uma nova viatura para as suas deslocações, entregue no âmbito de um protocolo com o Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH).

De acordo com o CHBM, trata-se da quarta viatura afeta a estas unidades do centro hospitalar, entregue pelo SUCH.

No CHBM existem duas Unidades de Hospitalização Domiciliária – uma na área cirúrgica e outra na área médica. Em 2021, as duas unidades registaram 340 doentes saídos. Até ao final de julho de 2022 foram internados no centro hospitalar, na modalidade de Hospitalização Domiciliária, 278 doentes.

Para saber mais, consulte:

CHBM > Notícias


90% dos utentes dão Muito Bom e Bom à qualidade dos serviços.

O Relatório de Avaliação da Satisfação do Doente Internado relativo a 2021 do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) revela que 90% dos utentes que participaram no estudo atribuíram a classificação de “Muito Bom” e “Bom” à qualidade global do serviço prestado durante o internamento e 89% respondeu que aconselharia o CHL a um familiar, amigo ou colega que tivesse de recorrer a um hospital.

O documento, elaborado pela Comissão de Humanização do CHL, tem como objetivo compreender as expectativas dos utentes com vista ao reforço dos laços de confiança e à melhoria contínua dos serviços prestados.

De acordo com o relatório, «a perceção dos inquiridos sobre o atendimento pelos diferentes grupos profissionais é também destacada como um ponto forte da instituição», assim como a clareza da informação transmitida pelos profissionais de saúde, utilidade e quantidade.

A privacidade no atendimento, o silêncio nas enfermarias, as instalações e respetiva limpeza, bem como o conforto e o processo de alta foram outros fatores avaliados muito positivamente com “Muito Bom” e “Bom” pelos inquiridos, apesar de também terem sido identificadas como áreas com alguns aspetos a melhorar.

A alimentação e a roupa foram maioritariamente avaliadas com “Bom”, embora alguns aspetos tenham classificações de “Satisfatório” com indicação de melhorias necessárias.

«Os resultados obtidos são bastante positivos e assumem especial relevância para o CHL, tendo em conta que dizem respeito à atividade realizada durante um ano particularmente difícil, em contexto de combate à pandemia», destaca Licínio de Carvalho, Presidente do Conselho de Administração.

No âmbito da política da qualidade e com o objetivo da melhoria contínua, o CHL instituiu o Guia de Acolhimento ao Utente e Família, aquando do internamento, e a Avaliação da Satisfação do Utente internado, sendo este último a base do relatório agora apresentado.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar de Leiria > Notícias


Projeto ITUCCI

Projeto ITUCCI

A Direção Nacional do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA), em colaboração com a Coordenação da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, inicia a Fase de Candidaturas, pelas Unidades da Rede, ao Projeto de Prevenção das Infeções do Trato Urinário associadas ao Cateter Vesical, projeto selecionado entre 30 candidaturas, a nível internacional, pela Parfoundation – The foundation to prevent antibiotic resistance https://www.dgs.pt/programa-de-prevencao-e-controlo-de-infecoes-e-de-resistencia-aos-antimicrobianos/projetos-europeus/par-foundation.aspx.

Este Projeto, que designamos de ITUCCI, dirige-se às Unidades da RNCCI, do Serviço Nacional de Saúde, (todas as tipologias) e às Unidades convencionadas.

De 05 a 25 de agosto de 2022 podem ser apresentadas candidaturas que se enquadrem nos critérios de elegibilidade do presente concurso, que tem por objetivo a redução em 30% da taxa de infeção urinária associada a cateter vesical, no prazo de três anos, através de 3 eixos de ação:

  1. melhorar a prevenção e controlo de infeções do trato urinário, através da formação e treino dos profissionais e de ações para a promoção da Literacia (residentes, familiares e cuidadores informais,
  2. melhorar o modelo de prescrição de antimicrobianos, monitorizar cumprimento da bundle, consumos de antimicrobianos e resistências a antimicrobianos
  3. capacitar profissionais de Saúde, residentes, familiares e cuidadores informais para a prevenção das infeções do trato urinário associadas ao cateter vesical, através de duas Campanhas.

As candidaturas deverão ser apresentadas por unidades da Rede do Serviço Nacional de Saúde ou convencionadas (apenas uma candidatura por Unidade), sendo apenas admitidas a concurso as candidaturas apresentadas no formulário abaixo disponível, devidamente preenchido, que reúnam os requisitos exigidos no regulamento do concurso.

Por favor note que não é possível guardar o formulário durante o respetivo preenchimento e após ser submetido não será possível modificá-lo.

Se tiver dúvidas, deverá formular um pedido de informação e enviar para ppcira@dgs.min-saude.pt.

Nota: O prazo para apresentação de candidaturas foi prorrogado até 05/09/2022