Notícias em 30/08/2022

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 30-08-2022

Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 30-08-2022 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 30-08-2022

30-08-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Genómica e Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Até à data, foram analisadas 40.895 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 304 concelhos de Portugal.

Segundo o relatório do INSA, a linhagem BA.5 da variante Omicron (incluindo as suas múltiplas sublinhagens) é dominante em Portugal desde a semana 19 (9 a 15 de maio), apresentando uma frequência relativa de 94% de acordo com a mais recente amostragem aleatória por sequenciação na semana 33 (15 a 21 de agosto). A linhagem BA.4 da variante Omicron tem registado uma frequência relativa estável nas últimas amostragens semanais, representando 2,6% das sequências analisadas nas semanas 32 e 33.

Por outro lado, a linhagem BA.2 da variante Omicron, dominante em Portugal entre as semanas 8 (21 a 27 de fevereiro) e 19 (9 a 15 de maio), tem tido uma frequência relativa continuamente decrescente, registando 2% nas semanas 32 e 33. Têm vindo a ser monitorizadas sublinhagens de BA.2 com uma mutação adicional na posição L452 da proteína Spike (associadas à resistência a anticorpos neutralizantes), sendo que, entre estas, se destaca a circulação em Portugal da linhagem BA.2.12.1, embora a sua frequência relativa não tenha ultrapassado, até à data, os 2%. Destaca-se também a deteção, pela primeira vez em Portugal, de três sequências da linhagem BA.2.75, que tem suscitado interesse devido à sua prevalência muito relevante em alguns países.

O relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal, divulgado semanalmente pelo INSA, tem desde 19 de julho uma nova apresentação gráfica, que inclui um ponto de situação semanal simplificado de página única, o qual é complementado com a disponibilização de novos gráficos interativos no website dedicado ao estudo da diversidade genética do SARS-CoV-2. Esta atualização tem como objetivo facilitar a consulta e exploração dos dados deste trabalho, enriquecendo o conhecimento sobre a circulação das linhagens variantes genéticas do vírus SARS-CoV-2 em Portugal.


Iniciativa “Acelerando os Ensaios Clínicos na UE” – Plano de trabalho 2022-2026 – Infarmed

Alertas_Notícias - profissionais de saúde

30 ago 2022

A Comissão Europeia (CE), os Chefes das Agências de Medicamentos (HMA) e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) publicaram o Plano de Trabalho 2022-2026 da iniciativa Accelerating Clinical Trials in the EU (ACT EU).

A iniciativa ACT EU, lançada em janeiro de 2022, procura transformar a forma como os ensaios clínicos são iniciados, concebidos e executados. O objetivo é desenvolver ainda mais a União Europeia (UE) como ponto focal para a investigação clínica, promover o desenvolvimento de medicamentos de alta qualidade, seguros e eficazes e integrar melhor a investigação clínica no sistema de saúde europeu.

O ACT EU irá fortalecer a promoção de ensaios clínicos, mantendo o alto nível de proteção dos participantes, assim como, a robustez dos dados e a transparência que os cidadãos da UE esperam.

Pode aceder a mais informação no Comunicado original no website da EMA.