Notícias em 05/09/2022

Norma nº 009/2020 de 02/04/2020 atualizada a 05/09/2022

Norma nº 009/2020 de 02/04/2020 atualizada a 05/09/2022 – DGS

Norma nº 009/2020 de 02/04/2020 atualizada a 05/09/2022

COVID-19: Cuidados de Saúde na Área da Oncologia


Nova técnica cirúrgica na ULS Guarda

05/09/2022

Unidade de Urologia realiza a primeira prostatectomia radical por via laparoscópica

Foi realizada pela primeira vez, na passada quinta-feira, dia 1 de setembro, uma prostatectomia radical por via laparoscópica na ULS Guarda. A Cirurgia minimamente invasiva, realizada no tratamento de carcinomas da próstata localizados, foi efetuada pela Equipa Cirúrgica – Hugo Antunes, Luís Sousa e Duarte Brito.

De acordo com a ULS da Guarda, a Unidade de Urologia da ULSG realiza cerca de 40 prostatectomias radicais por ano, contudo, até à semana passada foram sempre realizadas pela técnica tradicional, por via aberta.

A cirurgia laparoscópica tem a vantagem de ser menos invasiva, com pequenas incisões. Além disso, os estudos mostram que o tempo de internamento destes doentes é mais curto e a necessidade de transfusões sanguíneas também é inferior.

A Unidade de Urologia da ULS Guarda realiza cerca de 35 cirurgias por mês, quer oncológicas (próstata, rim, bexiga, pénis) quer por patologias benignas (tais como hiperplasia da próstata, cálculos urinários, incontinência urinária, entre outros).

Para saber mais, consulte:

Unidade Local de Saúde da Guarda > Notícias


CHUC|Requalificação de infraestruturas

05/09/2022

Investimentos no Hospital Geral de Coimbra ultrapassam os 4 M€

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), realizou um conjunto de investimentos no polo do Hospital Geral, ao nível da requalificação das infraestruturas e também na substituição de equipamentos, num total de investimento que ultrapassa os quatro milhões de euros (M€).

Deste investimento total, um milhão de euros foi investido durante o período da pandemia (Covid-19) para substituição de equipamento médico em diversas áreas, equipamentos para os blocos operatórios e unidade de cirurgia de ambulatório, otorrinolaringologia, centro de medicina do sono, imagiologia, entre outros.

O CHUC destaca o investimento feito na vertente de ambulatório como, a requalificação da área da Medicina Física e Reabilitação e a conclusão da obra da Unidade de Reabilitação Cardiorrespiratória, que entrará em funcionamento ainda este mês, financiada pelo Programa de Valorização e Integração do Percurso do Utente (PIIC). “Foi também possível criar as condições para a concentração da Unidade Funcional do Pé Diabético nas instalações do Hospital de Dia”, lê-se no comunicado.

Na vertente de internamento, “encontra-se concluída a requalificação da antiga unidade de internamento de traumatologia, que a partir deste mês passará a acolher 18 camas de cirurgia geral. Também no dia 29 de agosto 2022 se deu início à obra de requalificação da unidade de internamento de Cardiologia e Unidade de Cuidados Intermédios Coronários”.

Encontra-se em fase de adjudicação a empreitada para a requalificação da unidade de internamento que albergou durante mais de 24 meses os doentes com SARS-Cov-2, que passará a ser uma unidade de internamento com 16 camas de Ortopedia.

Ainda durante o mês de setembro vão iniciar-se outras empreitadas no âmbito da eficiência energética, como a colocação de painéis solares fotovoltaicos, substituição do sistema de aquecimento e arrefecimento de águas sanitárias e climatização bem como o sistema de gestão das instalações técnicas, assim como a última fase da substituição dos vãos envidraçados.

Visite:

CHUC – https://www.chuc.min-saude.pt/


Linha de Aconselhamento Psicológico

05/09/2022

Linha do SNS 24 já atendeu mais de 173 mil chamadas desde o dia 1 de abril.

A Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atendeu mais de 173 mil chamadas em dois anos e meio, sendo que mais de 10.800 eram de profissionais de saúde, de acordo com a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

No âmbito da comemoração do Dia Nacional do Psicólogo, a SPMS lembra que esta linha “criada em plena pandemia, a 1 de abril de 2020, através de uma parceria entre a SPMS, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Ordem dos Psicólogos Portugueses, tem sido uma voz de apoio para aqueles que a procuram em momentos difíceis”, e já ultrapassou as 46.000 chamadas só este ano.

De forma a garantir resposta aos cidadãos não falantes de português, a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 passou a disponibilizar o serviço também em língua inglesa, e, desde 20 de abril passado, já atendeu cerca de 2.500 chamadas.

No Aconselhamento Psicológico do SNS 24, o atendimento é sempre feito por psicólogos que procuram dar uma resposta de proximidade em saúde mental aos cidadãos. As chamadas recebidas estão relacionadas, na sua maior parte, com problemas e sintomatologia associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise. Nas situações emergentes, em que o psicólogo identifica que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados.

Paralelamente, o psicólogo “pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou que apresenta outro tipo de sintomatologia”.

Visite:

SNS 24- Aconselhamento psicológico no SNS 24


Assinatura do Acordo de Cooperação do projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe (2022-2025) – DGS

Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe (2022-2025)

Ao longo do tempo a DGS tem vindo a associar-se a um conjunto de projetos na área da cooperação e saúde no PALOP que visam essencialmente: o acompanhamento e prestação de cuidados médicos; formação, capacitação técnica e especialização de profissionais de saúde locais; o fortalecimento dos sistemas de saúde.

Associa-se mais uma vez ao Projeto “Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe 2022-2025”, promovido pela IMVF – Instituto Marquês de Valle Flôr, financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e cofinanciado pela DGS.

Conheça melhor o projeto em: https://lnkd.in/dCtmx6cN.