Notícias em 07/09/2022

Medicamentos contendo Topiramato: Início da revisão da utilização na gravidez e em mulheres com potencial para engravidar – Infarmed

Medicamentos contendo Topiramato: Início da revisão da utilização na gravidez e em mulheres com potencial para engravidar

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: med

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; Fax: 21 111 7552; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

07 set 2022

O Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) iniciou[i] uma revisão de segurança relacionada com o risco de perturbações do desenvolvimento neurológico em crianças cujas mães tomaram medicamentos contendo topiramato durante a gravidez. Este medicamento é utilizado na União Europeia (EU) para o tratamento da epilepsia, prevenção da enxaqueca e, em alguns países, em combinação com fentermina para redução do peso corporal.

O risco aumentado de defeitos congénitos associados à utilização de medicamentos contendo topiramato na gravidez é conhecido. As mulheres com epilepsia em tratamento com estes medicamentos são aconselhadas a evitar uma gravidez, e a consultar um médico para um aconselhamento especializado caso desejem engravidar. Estes medicamentos não devem ser utilizados para prevenir enxaquecas ou para controlar o peso corporal em mulheres grávidas ou com potencial para engravidar que não utilizem métodos anticoncecionais altamente eficazes.

Esta revisão de segurança foi desencadeada na sequência de um estudo[ii] recente que sugeriu um possível risco de aumento de perturbações do desenvolvimento neurológico, em particular perturbações do espetro do autismo e deficiência intelectual, em crianças cujas mães tomaram estes medicamentos durante a gravidez.

O estudo baseou-se em dados de vários registos Nórdicos (Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia), que incluem informação sobre mais de 24.000 crianças expostas a pelo menos um medicamento antiepilético antes do nascimento. Destas crianças, 471 foram expostas a medicamentos com topiramato em monoterapia, incluindo 246 crianças nascidas de mães que tinham epilepsia.

O Comité procederá a uma revisão mais aprofundada dos dados disponíveis sobre os benefícios e potenciais riscos da utilização de medicamentos contendo topiramato em mulheres grávidas ou com potencial para engravidar, nas indicações aprovadas. Adicionalmente irá analisar as atuais medidas de minimização do risco e considerar a necessidade de tomar medidas adicionais para minimizar os riscos da utilização destes medicamentos em mulheres grávidas ou com potencial para engravidar.

Enquanto decorre esta revisão, os medicamentos contendo topiramato devem continuar a ser utilizados de acordo com a informação constante nos Resumos das Características (RCM) destes medicamentos. As mulheres devem discutir com o seu médico ou farmacêutico quaisquer questões ou preocupações relativas ao seu tratamento com estes medicamentos e não devem interromper o tratamento antiepilético sem antes falarem com o médico assistente.

A EMA e o Infarmed comunicarão a recomendação do PRAC logo que a revisão esteja concluída.

O Vice-Presidente do Conselho Diretivo

(Carlos Lima Alves)


Campanha de vacinação sazonal

07/09/2022

Vacinação contra a Covid-19 e gripe inicia-se esta quarta-feira, dia 7 de setembro.

A campanha de vacinação outono-inverno contra a Covid-19 e a gripe inicia-se esta quarta-feira, dia 7 de setembro, em Portugal, com o objetivo principal de proteger as pessoas mais vulneráveis, prevendo-se vacinar cerca de três milhões de pessoas até dezembro.

O processo vai arrancar de forma gradual, os primeiros a ser chamados à vacinação serão os maiores de 80 anos com comorbilidades, um processo que vai decorrer novamente de forma escalonada, por faixas etárias, avançando à medida que se esgotem os agendamentos na faixa etária mais elevada.

São elegíveis para serem vacinadas as pessoas com 60 ou mais anos de idade, os residentes e profissionais dos lares de idosos e da rede nacional de cuidados continuados, as pessoas a partir dos 12 anos com doenças de risco, as grávidas com 18 ou mais anos e doenças definidas pela Direção-Geral da Saúde e os profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

Com uma capacidade semanal de agendamento de cerca de 280 mil pessoas, o dispositivo está distribuído por todo o território continental, através de 397 pontos de vacinação, dois terços dos quais localizados em centros de saúde e um terço em centros específicos de vacinação.

Para saber mais, consulte:

DGS – https://www.dgs.pt/


Novo projeto – Rovisco Pais

07/09/2022

Centro de medicina de reabilitação da Tocha constrói “casa inteligente”

O Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais (CMRRC-RP), na Tocha, no concelho de Cantanhede (distrito de Coimbra), vai construir uma casa, dotada de tecnologia, adaptada para doentes com incapacidade.

O projeto será apresentado esta quarta-feira, dia 7 de setembro, dia em que se celebram os 75 anos da inauguração do Hospital Colónia Rovisco Pais (extinta Leprosaria Nacional, em cuja herdade está instalado, desde a sua criação, em 1996, o CMRRC-RP).

De acordo com a Presidente do Conselho Diretivo do Centro de Medicina de Reabilitação, Isabel Bento, será uma casa inteligente adaptada para ser habitada por alguém que necessite de suporte especial para a sua condição de locomoção ou outra qualquer incapacidade.

A construção da casa foi iniciada em agosto, no CMRRC-RP, e estará ligada à tecnologia e à robótica, com comandos automáticos, e poderá “funcionar com voz ou com outro tipo de sinais”, exemplificou.

O projeto decorre de um protocolo de colaboração, assinado em 2020, entre o centro de reabilitação da Tocha, a Universidade de Aveiro, a Associação Desenvolvimento da Casa do Futuro (Inova Domus) e a empresa Oli.

Para saber mais, consulte:

CMRRC-RP – https://www.roviscopais.pt/


Dia Mundial da Segurança do Doente – WHO Global Virtual Event “Medication Without Harm”

Dia Mundial da Segurança do Doente - WHO Global Virtual Event “Medication Without Harm

No âmbito das iniciativas do Dia Mundial da Segurança do Doente 2022 a Organização Mundial de Saúde encontra-se a organizar um evento online intitulado  “Medicação sem Danos”, no próximo dia 15 de setembro, entre as 13h00 e as 16h30.

A Direção-Geral da Saúde, através do Departamento da Qualidade na Saúde e do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA) em parceria com o INFARMED, encontram-se a organizar uma campanha de comunicação conjunta no âmbito do Dia mundial da Segurança do Doente, agendada para a semana de 12-17 de setembro.

Clique abaixo para se inscrever no evento e aceder a mais informação.