Notícias em 08/09/2022

Dia internacional da Literacia

COMUNICADO SOBRE ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA VISÃO

08/09/2022

Na sequência da publicação, pela Revista Visão, do artigo com o título “O Drama invisível das listas de espera” e da entrevista com a Presidente do Conselho de Administração da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), cumpre dizer o seguinte:

I. A ERS foi contactada pela Revista Visão para responder a várias questões relacionadas com o cumprimento dos tempos máximos de resposta garantidos (TMRG) previstos na Lei, tendo ainda sido solicitada uma breve entrevista à Presidente do Conselho de Administração.

II. Todas as questões colocadas foram respondidas e a entrevista foi realizada, por escrito.

III. Sucede que, na peça da Revista Visão que resultou das respostas e entrevistas referidas, a jornalista responsável publicou o seguinte:

“Em entrevista à VISÃO, a presidente da Entidade Reguladora da Saúde admite que os dados conhecidos estarão manipulados e não permitem uma fiscalização eficaz.”

e

“Presidente da Entidade Reguladora da Saúde fala em dificuldade “sistémica do SNS para responder a horas aos doentes, denunciando manipulação dos dados dos tempos de espera, que impede fiscalização eficaz.”

IV. Estas afirmações são falsas – a Presidente do Conselho de Administração da ERS nunca admitiu ou denunciou que os dados em causa tivessem sido manipulados.

V. Acresce ainda que a Reguladora não tem conhecimento de factos que permitam concluir pela ocorrência de uma qualquer manipulação de dados.

VI. Tal como decorre da entrevista em causa e das Recomendações emitidas pela ERS sobre esta temática – dirigidas aos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde primários e hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e ao Ministério da Saúde, à ACSS e aos SPMS –, existem sérios constrangimentos nos procedimentos administrativos de registo de atos sujeitos a TMRG, transversais ao SNS e relacionados, sobretudo, com os sistemas de informação utilizados pelos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde, que impedem uma completa e rigorosa monitorização do cumprimento dos TMRG pelos próprios prestadores e pela ERS.

VII. Não resulta da entrevista, nem das Recomendações referidas, que tais constrangimentos tenham tido origem numa qualquer manipulação de dados, por parte de nenhuma das entidades envolvidas.

VIII. A ERS solicita, assim, que a Revista Visão reponha imediatamente a verdade dos factos, publicando nas suas edições, em formato online e em papel, o presente comunicado.

O Conselho de Administração da ERS
Porto, 8 de setembro de 2022


Dia internacional da Literacia – DGS

Dia internacional da Literacia

A Direção-Geral da Saúde assinala o Dia Internacional da Literacia (8 de setembro)  com um vídeo sobre um projeto de promoção da literacia em saúde desenvolvido durante a pandemia. Conheça os nossos microinfluenciadores e o fantástico trabalho que realizaram junto da comunidade, informando sobre medidas como o uso de máscaras ou a vacinação.

Porque uma comunidade informada é uma comunidade com mais saúde.

Ordem dos Farmacêuticos | GNR – Guarda Nacional Republicana | Bombeiros Voluntários de Avis | Ordem dos Psicólogos Portugueses | Ordem dos Médicos Dentistas.


Nova unidade de saúde

08/09/2022

Loulé lança primeira pedra de nova Unidade de Saúde

O Ministério da Saúde e a Câmara de Loulé assinaram esta quinta-feira, dia 8 de setembro, o auto de consignação da obra da Unidade de Saúde de Loulé e lançaram a primeira pedra do novo edifício, uma obra de cinco milhões de euros.

A nova unidade de saúde vai ficar situado num terreno junto ao atual Centro de Saúde e contará com quatro valências: Agrupamento de Centros de Saúde Central, Unidade de Saúde Familiar, Unidade de Cuidados de Saúde na Comunidade e Centro de Saúde Universitário.

O novo edifício, que dará apoio e irá ampliar em 2.650 m2 o atual Centro de Saúde, tem um prazo de construção, a partir de agora, de 900 dias (cerca de dois anos e meio) e um custo de 4,680 milhões de euros que, segundo as autoridades locais, pode aumentar até cerca de cinco milhões de euros, dos quais 65% será pago pela autarquia e 35% pelo governo central.

“Com este equipamento os louletanos vão ficar muito mais bem servidos no que diz respeito aos cuidados de saúde”, realçou o Presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, acrescentando que o edifício irá servir 14 mil utentes na Unidade de Saúde Familiar e 70 mil na Unidade de Cuidados de Saúde na Comunidade.

Por seu lado, o Presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, Paulo Morgado, realçou que o novo edifício será “inovador e foi pensado para ser flexível, para se adaptar no futuro”.


Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

08/09/2022

“Criar Esperança e Agir” é o lema da efeméride

A Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental promove, no próximo sábado (10 de setembro), um evento dedicado ao Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que irá decorrer na Fundação Oriente, em Lisboa, entre as 10h15 e as 13h00.

As principais ações de prevenção do suicídio são desenvolvidas anualmente em setembro – o Mês da Prevenção do Suicídio –, em torno do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que este ano tem como lema “Criar Esperança e Agir”.

O suicídio, na forma conseguida ou tentada, é um problema de saúde pública que representa um grande desafio em todo o mundo. Em Portugal, cerca de três pessoas morrem por suicídio a cada dia, e muitas mais tentam fazê-lo. Este fenómeno não escolhe classes, género, idade ou região geográfica. A mobilização de todos os setores da sociedade é essencial para prevenir o suicídio, uma área em que o preconceito, a desinformação e o estigma são aspetos tão presentes e nefastos.

A Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio tem como propósito desenvolver uma resposta nacional e coordenada para reduzir a mortalidade por suicídio em Portugal, potenciando a colaboração entre várias entidades sob a liderança da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental do Ministério da Saúde, com três objetivos principais (1) alcançar toda a população, (2) mudar atitudes em relação ao suicídio e à doença mental, através do aumento da literacia em saúde mental e da luta contra o estigma e (3) promover mudanças na sociedade através do incentivo ao pedido de ajuda da pessoa em risco.

Todos temos uma palavra a dizer, todos podemos ajudar.

Para saber mais, consulte:

Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental > Dia Mundial da Prevenção do Suicídio 2022


Reunião Informal de Ministros da Saúde da UE

08/09/2022

Governo reafirma carácter universal do Serviço Nacional de Saúde.

António Lacerda Sales participou na Reunião Informal de Ministros da Saúde da União Europeia (EU) que decorreu nos dias 6 e 7 de setembro em Praga, no âmbito da Presidência Checa do Conselho da UE.

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, em representação da Ministra da Saúde, reafirmou o carácter universal do Serviço Nacional de Saúde, salientado o apoio que tem sido dado aos cidadãos deslocados da Ucrânia.

“Existe uma relação irrefutável entre a saúde e a paz”, destacou Lacerda Sales, alertando que os conflitos, para além do rasto de morte e destruição, perturbam os equilíbrios sociais e económicos. Por isso, o Secretário de Estado garantiu que o Governo português continuará a cooperar com a Ucrânia e a prestar assistência e apoio ao povo ucraniano, nomeadamente através do donativo de medicamentos e produtos médicos, e acolhimento de doentes e refugiados.

Na sua intervenção, o governante defendeu também o papel “determinante” da vacinação na promoção da saúde pública e na prevenção da doença na Europa, considerando essencial avançar “rapidamente” com um cartão de vacinação europeu e prosseguir com as ações conjuntas de aquisição de vacinas. “Temos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir uma elevada cobertura de vacinação na UE”, defendeu.

A Reunião de Ministros da Saúde abordou ainda o Plano Europeu Contra o Cancro, tendo António Lacerda Sales defendido, a par da implementação das estratégias nacionais contra o cancro atualmente em curso, a necessidade de definir conceitos e requisitos a nível europeu, “fundamentais para garantir a uniformização e coesão da prestação de cuidados oncológicos aos cidadãos europeus”.


Dia Mundial da Fisioterapia

08/09/2022

Data visa sensibilizar para a importância da fisioterapia na saúde

Assinala-se esta quinta-feira, dia 8 de setembro, o Dia Mundial da Fisioterapia, uma data que tem como principal objetivo sensibilizar para a importância da fisioterapia na saúde, bem como divulgar a profissão.

A temática deste ano é centrada na osteoartrose, uma doença reumática que atinge 520 milhões de pessoas em todo o mundo.

A data é celebrada anualmente, desde a data da fundação da World Confederation for Physical Therapy (WCPT) em 1951. Em 2020, a World Confederation for Physical Therapy tornou-se World Physiotherapy.

Em Portugal, para assinalar o Dia Mundial da Fisioterapia, o Hospital de Braga promove, esta quinta-feira, o Simpósio “Exercício em Primeiro Lugar – Osteoartrose”. Esta iniciativa, que pretende promover um momento de discussão e esclarecimento de dúvidas sobre a Espondilite Anquilosante e a Artrite Reumatoide.

O evento é composto por duas iniciativas, iniciando-se, às 14 horas, com uma mesa redonda, apresentada e moderada por Alexandra Afonso e Tânia Pereira, Fisioterapeutas do Hospital de Braga, cujo principal destaque é a participação de Arsisete Saraiva e Jorge Matos, representantes da Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatoide e da Associação de Doentes com Espondilite Anquilosante, respetivamente.

Simultaneamente, a mesa redonda contará com a presença de dois Utentes seguidos no Hospital de Braga, os quais partilharão o seu testemunho, em virtude de um melhor conhecimento destas patologias, seus riscos e principais preocupações.

O Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro associa-se às comemorações através da promoção de uma exposição, elaborada pela World Phisiotherapy e traduzida pela Associação Portuguesa de Fisioterapeutas. A exposição está patente até ao dia 16 de setembro na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário.

Também o Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães, comemora o dia mundial da fisioterapia. Estes profissionais de saúde são membros-chave em diferentes equipas multidisciplinares, desenvolvem o seu trabalho em vários contextos, a nível hospitalar e outras instituições, com o intuito da recuperação da Independência funcional.

A celebração deste dia, na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco culmina com o início da colaboração da Fisioterapia com o Centro de Saúde de S. Miguel, em parceria com o departamento de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.

É assinalado nesta data o arranque deste projeto pioneiro no concelho de Castelo Branco, “Diabetes”, que tem como finalidade a promoção da saúde e qualidade de vida, a prevenção de limitações funcionais resultantes das diferentes patologias e a educação para o controlo dos sintomas e fatores de risco, não atuando ao nível da reabilitação.

Para saber mais, consulte:


imagem do post do Foundation Prizes and Award in 2023 | Candidaturas até 4 de novembro

Estão a decorrer as candidaturas aos “Foundation Prizes and Award in 2023”, da Organização Mundial da Saúde, cujo prazo limite é dia 4 de novembro.

As distinções distribuem-se pelas seguintes categorias:

  • Sasakawa Health Prize
  • United Arab Emirates Health Foundation Prize
  • State of Kuwait Health Promotion Foundation, “His Highness Sheikh Sabah Al-Ahmad Al-Jaber Al-Sabah Prize for Research in Health Care for the Elderly and in Health Promotion
  • Dr LEE Jong-wook Memorial Prize for Public Health
  • Nelson Mandela Award for Health Promotion

Os galardões visam a distinção de pessoas ou instituições que tenham alcançado progressos no desenvolvimento da investigação da saúde, sendo as bolsas destinadas a pesquisas adicionais em áreas específicas da medicina.

Os prémios serão atribuídos durante a 76.ª Sessão da Assembleia Mundial da Saúde, que terá lugar em Genebra, em maio do próximo ano.

Saiba mais sobre a apresentação de candidaturas e os estatutos de cada prémio em https://apps.who.int/gb/awards/

Publicado em 8/9/2022


ICFNH 2022: alargado prazo limite para submissão de resumos de comunicações – INSA

imagem do post do ICFNH 2022: alargado prazo limite para submissão de resumos de comunicações

08-09-2022

O prazo limite para a submissão de resumos de comunicações orais ou em formato poster na primeira edição do “International Congress on Food, Nutrition & Public Health – ICFNH 2022”, que terá lugar dia 17 de novembro em formato híbrido, foi alargado para 20 de setembro e 11 de outubro, respetivamente. Subordinada ao tema “Towards a sustainable future”, a iniciativa tem como objetivo debater a importância dos sistemas alimentares sustentáveis, nas vertentes da alimentação, nutrição e saúde pública.

Promovido pelo Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), este congresso multidisciplinar permitirá abordar temas como produção e consumo sustentável de alimentos, dietas sustentáveis e nutrição humana e o impacto da alimentação e nutrição na sustentabilidade da Saúde Pública. O ICFNH 2022 contará com intervenções de oradores nacionais e internacionais, sendo dirigida a todos os interessados nestas temáticas, nomeadamente profissionais de saúde, laboratórios, comunidades académica e científica, e indústria.

Os interessados em apresentar comunicações deverão efetuar a submissão dos respetivos resumos através do preenchimento do seguinte formulário. Cada autor que participar presencialmente poderá submeter até dois resumos (para comunicação oral ou em poster), enquanto que cada autor que participar online poderá submeter apenas um resumo (comunicação em poster). Os autores deverão indicar a preferência de apresentação (comunicação oral ou em poster) do resumo submetido, cabendo, no entanto, à Comissão Científica a decisão sobre o formato final.

Todos os resumos aceites serão publicados no livro de resumos do ICFNH 2022. Os valores da inscrição no evento, que decorre nas instalações do INSA, em Lisboa, e online, através da plataforma Zoom, variam desde os 10 euros (para os interessados em participar de forma virtual) até aos 50 euros, para quem quiser estar presente fisicamente na sessão, havendo ainda descontos para estudantes, mediante apresentação de comprovativo.

O Departamento de Alimentação e Nutrição é um dos seis departamentos técnico-científicos do INSA, desenvolvendo a sua atividade nas áreas da segurança alimentar e nutrição. Tem como objetivos a promoção da saúde, a prevenção de doenças de origem alimentar e a melhoria do estado nutricional da população, através de ações de investigação e desenvolvimento, vigilância, referência, prestação de serviços diferenciados, formação, informação e consultoria.